Voando com o Flecha

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O Esquadrão Flecha está baseado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Lavagem do Embraer A-27 Tucano - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Mecânicos do Esquadrão Flecha realizando uma inspeção de rotina no Tucano - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

No dia anterior ao voo, foi preciso fazer o "briefing de cabine", para receber as instruções básicas de segurança - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Painel dianteiro do Embraer A-27 Tucano - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

O painel traseiro do Embraer A-27 Tucano tem basicamente os mesmos instrumentos do dianteiro - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Recebendo as instruções para saber como utilizar o assento ejetável em caso de emergência - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

O "briefing de cabine" é importante para entender o funcionamento de alguns instrumentos essenciais - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Hora de aprender a usar o paraquedas. Nesse treinamento, o tripulante aprende as noções básicas para descer de maneira controlada e segura - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Nesse treinamento é preciso saltar da escada, permancer pendurado e depois se soltar sozinho - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Hora de experimentar os trajes de voo na Sala de Equipamentos de Voo do Esquadrão Flecha. Cada piloto tem um traje completo personalizado - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Os capacetes precisam ser no tamanho certo, para maior conforto e segurança do piloto - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Os Tucanos prontos para uma missão exclusiva para o SPOTTER - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

André Duailibi no cockpit traseiro do Embraer T-27 Tucano FAB-1318, pronto para o voo - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Taxiando para a cabeceira 06 do Aeroporto Internacional de Campo Grande - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Na cabeceira 06, as últimas checagens antes da decolagem - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

O Flecha 1429 decolando da pista 06-24 do Aeroporto Internacional de Campo Grande - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

A decolagem foi em duas duplas, com a quinta aeronave decolando sozinha - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Com curva para esquerda, a esquadrilha se reuniu e seguiu para a região sudoeste do Mato Grosso do Sul - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Durante a primeira parte da missão, foram realizadas diversas formações com quatro aeronaves - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Os Tucanos nessa missão tinham as matrículas FAB-1318, FAB-1396, FAB-1402, FAB-1429 e FAB-1439 - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Para quem voa na última aeronave, a formação "Cobrinha" proporciona uma visão maravilhosa... - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Na formação "Diamante" o líder vai na frente, com dois alas e uma quarta aeronave defendendo o setor traseiro - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Na primeira parte da missão o FAB-1439 foi utilizado como "Photo-Chasse", manobrando de um lado para outro, sempre buscando os melhores ângulos - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Hora de retornar para Campo Grande. As aeronaves começam a fazer a dispersão, com curva para a esquerda - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Com o mesmo intervalo de tempo, uma aeronave segue a outra, como num balé aéreo - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Em 2004 o Esquadrão Flecha operava com doze aeronaves Tucano, nas versões A-27 e T-27 - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

No trecho de retorno o FAB-1439 entrou na formação e o FAB-1318 assumiu a posição de "Photo-Chasse" - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

A segunda parte da missão seguiu um caminho diferente, sobrevoando as fazendas da região - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Formação "Quatro Dedos" simulando uma missão de ataque de baixa altura e alta velocidade - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Sobrevoando a região norte de Campo Grande - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Curva para direita, para se aproximar da Base Aérea de Campo Grande pelo setor leste - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Sorevoando o Parque das Nações Indígenas, um dos cartões postais de Campo Grande - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Passagem baixa sobre a pista 06-24 do Aeroporto Internacional de Campo Grande - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Após o rasante na BACG, a esquadrilha ganhou altura e seguiu para mais uma passagem sobre a cidade - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Os Tucanos contornaram Campo Grande e seguiram para mais uma passagem sobre a Base Aérea - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Na vertical da BACG, a esquadrilha realiza a dispersão com curva para a direita - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Embraer A-27 Tucano - Esquadrão Flecha - Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com

Aproximação para pouso na pista 06-24 do Aeroporto Internacional de Campo Grande - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Luciano Porto e André Oliveira Duailibi - Foto: Comunicação Social da BACG

 

No dia 26 de julho de 2004, o SPOTTER visitou a Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para voar nas aeronaves do 3º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação, o Esquadrão Flecha. Operando naquele ano com 12 aeronaves Embraer A-27 e T-27 Tucano, o Esquadrão Flecha foi criado para atuar no patrulhamento aéreo da fronteira oeste do Brasil. Com a regulamentação da Lei do Tiro de Destruição (conhecida popularmente como Lei do Abate) no dia 19 de julho de 2004, o 3º/3º GAv tornou-se conhecido nacionalmente, por operar em uma área com grande quantidade de voos ilícitos, principalmente na região de fronteira com a Bolívia e o Paraguai. O SPOTTER foi o primeiro veículo de imprensa a voar nas aeronaves de interceptação da Força Aérea Brasileira depois da regulamentação da Lei do Tiro de Destruição. As fotos são de Luciano Porto e André Oliveira Duailibi.

 

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