REVO na FIDAE 2006

Passe o mouse sobre a imagem para identificação e clique sobre ela para ver maior.

Os dois KC-10A Extender fizeram o transporte de equipamentos e o apoio aos F-15, F-16 e B-1B nas viagens de ida e volta - Foto: Equipe SPOTTER Quando estacionados, os KC-10A Extender utilizam uma capa de lona nas turbinas, para evitar a ingestão de poeira, pássaros e possíveis detritos levados pelo vento - Foto: Equipe SPOTTER O 70th Air Reffueling Squadron possui 18 unidades do KC-10A, podendo se deslocar para qualquer lugar do planeta e começar a atuar em sua nova base em apenas 72 horas - Foto: Equipe SPOTTER No estabilizador vertical, o indicativo da cidade onde está baseado, Travis, na Califórnia, além das iniciais do Air Mobility Command - Foto: Equipe SPOTTER
O KC-10A Extender é uma versão militar do DC-10, utilizado por diversas companhias aéreas - Foto: Equipe SPOTTER Além do sistema “flying-boom” para reabastecimento dos caças F-15 e F-16, o KC-10 também tem o sistema tradicional, que utiliza a mangueira com cesta, para aeronaves equipadas com sonda fixa - Foto: Equipe SPOTTER Preparativos finais para embarcar no KC-10A Extender - Foto: Equipe SPOTTER Painel de instrumentos do KC-10A Extender, muito parecido com o do DC-10 da aviação comercial - Foto: Equipe SPOTTER
A engenheira de vôo verificando os detalhes da missão - Foto: Equipe SPOTTER A posição do operador da lança de reabastecimento, na parte traseira do KC-10A Extender - Foto: Equipe SPOTTER O interior do Extender é bem espaçoso porque os tanques para o reabastecimento estão na parte inferior, liberando a parte principal para o transporte de pessoal e cargas - Foto: Equipe SPOTTER O F-15C Eagle do 71st Figther Squadron “Iron Men”, durante o seu reabastecimento - Foto: Equipe SPOTTER
A lança do KC-10A se encaixa no receptáculo instalado na raiz da asa do F-15C Eagle - Foto: Equipe SPOTTER Os F-16DG Fighting Falcon presentes na FIDAE 2006 pertencem ao 4th Figther Squadron “Fightin Fuujins” - Foto: Equipe SPOTTER Os biplaces F-16DG Fighting Falcon são utilizados em missões Wild Weasel - Foto: Equipe SPOTTER Completado o reabastecimento, a lança é recolhida e o F-16DG começa a se afastar - Foto: Equipe SPOTTER
A aeronave que já está abastecida vai para o lado esquerdo do KC-10, enquanto aguarda a próxima aeronave ser reabastecida - Foto: Equipe SPOTTER A segunda missão de reabastecimento, com a lança já estendida, esperando as aeronaves para serem reabastecidas - Foto: Equipe SPOTTER Lentamente, o F-16DG se posiciona, cabendo ao operador da lança os ajustes finais para a conexão - Foto: Equipe SPOTTER O receptáculo para o reabastecimento em vôo dos F-16 está localizado na parte superior - Foto: Equipe SPOTTER
Conectado, o F-16DG recebe a quantidade de combustível necessário para continuar a sua missão - Foto: Equipe SPOTTER Os pilotos esperam o término do reabastecimento, mantendo diálogo com o operador da lança. Em missões de combate, tudo pode ser feito em silêncio-rádio - Foto: Equipe SPOTTER O F-15C Eagle se aproxima para ser reabastecido - Foto: Equipe SPOTTER Mais um F-16DG se aproxima para ser reabastecido - Foto: Equipe SPOTTER
Quando o reabastecimento não é em linha reta, se torna mais difícil a conexão com a lança  - Foto: Equipe SPOTTER O F-16DG recebendo a sua cota de combustível - Foto: Equipe SPOTTER Reabastecido,  o F-16DG segue para a sua missão - Foto: Equipe SPOTTER O KC-10A Extender retorna para o Aeropuerto Arturo Merino Benitez, onde foi realizada a FIDAE 2006 - Foto: Equipe SPOTTER

 

Para participar da FIDAE 2006, realizada em Santiago, no Chile, entre os dias 27 de março e 02 de abril, a USAF enviou dois caças F-15 Eagle e 4 caças F-16 Fighting Falcon, além de dois bombardeiros B-1B Lancer, para exposição estática e apresentações em vôo. Os Lockheed Martin F-16CG e F-16DG Fighting Falcon pertencem ao 4th FS da 388th FW, baseados em Hill AFB, Utah e são utilizados em missões Wild Weasel. Os Boeing (McDonnell Douglas) F-15C Eagle pertencem ao 71st FS da 1st FW, baseados em Langley AFB, na Virginia. Para as missões de transporte dos stands das empresas americanas que estavam expondo na FIDAE e o apoio a suas aeronaves de combate, a USAF enviou dois McDonnell Douglas KC-10A Extender, pertencentes ao 70th ARS, subordinado a 60th AMW do AMC e a 349th AMW do AFRC, baseado em Travis AFB, Califórnia. A equipe do SPOTTER participou de duas missões REVO (reabastecimento em vôo), nos dias 30 e 31 de março, a bordo dos KC-10A Extender para reabastecer os Eagles e Fighting Falcons sobre o Oceano Pacífico.

 

Copyright © www.spotter.com.br - Reservados todos os direitos - All rights reserved