3º/8º GAv - Esquadrão Puma

 

O Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAv), conhecido como Esquadrão Puma, tem suas origens na Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO), que participou da campanha brasileira na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

A 1ª ELO foi desativada ao final da guerra, mas foi reativada em 12 de dezembro de 1955 na Escola de Aeronáutica (Campo dos Afonsos) onde operou até 19 de julho de 1972, quando fundiu-se com o Terceiro Esquadrão de Reconhecimento e Ataque (ERA-3). Essa fusão deu origem ao Terceiro Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (3º EMRA), que utilizava jatos Embraer AT-26 Xavante, helicópteros Bell UH-1H Iroquois e monomotores Cessna L-19A/E Bird Dog e Neiva L-42 Regente ELO, para transporte leve e ligação. Com a desativação do 3º e do 4º EMRA no dia 09 de setembro de 1980, foram criados dois novos esquadrões: o 3º/8º GAv e o 1º/13º GAv, que depois foi extinto. Coube ao 3º/8º GAv a continuidade das operações com os Bell UH-1H Iroquois, recebendo em 1981 os helicópteros Aerospatiale SA-330L Puma, designado na FAB como CH-33, sendo subordinado à então V Força Aérea de Transporte Aéreo (V FATA) e realizando missões de transporte aéreo, busca e salvamento, ligação, observação e operações aéreas especiais.

Com o objetivo de promover o incremento da eficiência administrativa e maior racionalidade da estrutura organizacional, em dezembro de 2016 o Comando da Aeronáutica extinguiu o Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), as quatro Forças Aéreas (I FAe, II FAe, III FAe e V FAe) e os Comandos Aéreos Regionais (I COMAR, II COMAR, III COMAR, IV COMAR, V COMAR, VI COMAR e VII COMAR). Nesse processo de reestruturação, o COMGAR foi substituído pelo Comando de Preparo (COMPREP), o COMDABRA pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e as Bases Aéreas foram incorporadas pelas Alas, passando a subordinação das suas Unidades Aéreas para as respectivas Alas. Assim, em janeiro de 2017, a Base Aérea de Santa Cruz foi desativada e passou a fazer parte da Ala 12, sediando o 3º/8º GAv Esquadrão Puma (anteriormente sediado na Base Aérea dos Afonsos) e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça. No dia 29 de dezembro de 2017 o 4º ETA Esquadrão Carajá foi desativado na Base Aérea de São Paulo e suas aeronaves e tripulantes foram incorporados ao 3º ETA Esquadrão Pioneiro, que foi transferido da Base Aérea do Galeão para a Base Aérea de Santa Cruz. No dia 11 de janeiro de 2018 chegou o 1º/7º GAv Esquadrão Orungan (anteriormente sediado na Base Aérea de Salvador).

Em meados de 2020, o Comando da Aeronáutica decidiu reativar os Comandos Aéreos Regionais. As Alas não foram extintas, mas as Bases Aéreas foram reativadas e receberam de volta o comando das suas Unidades Aéreas.

Aeronaves

Em 26 de outubro de 1981, o 3º/8º GAv começou a substituir os veteranos UH-1H pelos recém-adquiridos Aerospatiale (depois Eurocopter) CH-33 Puma, sendo a única Unidade a operar essas aeronaves na Força Aérea Brasileira, quando passou a ser conhecido como Esquadrão Puma. Os CH-33 foram desativados durante o ano de 1986, quando chegaram os primeiros exemplares do Eurocopter CH-34 Super Puma.

Em 2006 a FAB alterou a designação de todos os seus helicópteros, retirando a letras C e U do nome, dessa forma, o CH-34 Super Puma passou a ser H-34 Super Puma. Entre 1996 e 2004, o 3º/8º GAv operou um Eurocopter VH-34 Super Puma, configurado para transporte VIP e utilizado pelo Presidente da República. Posteriormente esse helicóptero foi transferido para o GTE, que assumiu integralmente a responsabilidade pelo transporte presidencial.

No dia 20 de dezembro de 2010, como parte do Programa H-XBR, a Força Aérea Brasileira recebeu o primeiro Eurocopter EC725 Super Cougar, montado pela Helibras e batizado como H-36 Caracal, iniciando a desativação dos Bell H-1H Iroquois no 1º/8º GAv Esquadrão Falcão. Em 01 de janeiro de 2014, a Eurocopter foi extinta e nasceu a Airbus Helicopters, como parte do Airbus Group (que antes era EADS). No dia 27 de novembro de 2015, o Esquadrão Puma recebeu o seu primeiro Helibras (Airbus Helicopters) H-36 Caracal e os H-34 Super Puma foram desativados.

Equipados com dois motores Turbomeca Makila 2A1 com 2.415 shp de potência cada, torretas FLIR (Forward Looking Infra-Red) e modernos sistemas de navegação, os H-36 proporcionaram uma elevação do padrão operacional do Esquadrão Puma, que tem entre as suas principais tarefas as missões de transporte e diversos tipos de missões especiais, tais como: infiltração e exfiltração de tropas, Busca e Salvamento (SAR) e Busca e Salvamento em Combate (C-SAR). Boa parte de suas missões é realizada em conjunto com outras Unidades do Exército e da Marinha, além de cumprir missões humanitárias e de socorro a vítimas em casos de desastres naturais.

Fonte: SPOTTER / CECOMSAER

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