Voando com o Esquadrão Pelicano |
. |
|
. |
No dia 27 de outubro de 2007, o SPOTTER participou de um exercício de treinamento com o Esquadrão Pelicano na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, envolvendo diversas aeronaves e praticando todas as missões da Unidade. Durante o exercício, os helicópteros H-1H realizaram Navegação a Baixa Altura (NBA), Busca e Salvamento (SAR) e Resgate em Combate (C-SAR), enquanto o SC-95B realizou missões de Busca e Salvamento e lançamento de paraquedistas para socorrer uma vítima simulada. Todas as fotos são de Luciano Porto |
. |
. |
|
. |
Embraer SC-95B Bandeirante SAR FAB-6543 |
. |
. |
|
. |
A simulação começa quando o Comando de Operações Aéreas (COA) recebe as informações sobre o acidente |
. |
. |
|
. |
Acionada pelo Comando de Operações Aéreas, a equipe de resgate começa a planejar a missão |
. |
. |
|
. |
Com as informações sobre a região da busca, os tripulantes traçam o plano de voo |
. |
. |
|
. |
Durante a preparação da aeronave, os tripulantes definem os últimos detalhes da missão |
. |
. |
|
. |
As aeronaves de alerta estão sempre prontas, mas precisam ser equipadas de acordo com o tipo de missão |
. |
. |
|
. |
Os tripulantes preparam os equipamentos, enquanto o piloto inspeciona a aeronave |
. |
. |
|
. |
Por ser mais veloz, o SC-95B Bandeirante SAR é o primeiro a decolar e vai chegar primeiro na região do resgate |
. |
. |
|
. |
Embraer SC-95B Bandeirante SAR FAB-6546 |
. |
. |
|
. |
Painel de instrumentos do Bell H-1H Iroquois |
. |
. |
|
. |
Chamado carinhosamente de “sapão” pelos seus tripulantes, o H-1H taxia para a cabeceira 24 |
. |
. |
|
. |
A Base Aérea compartilha a pista 24-06 com o Aeroporto Internacional de Campo Grande |
. |
. |
|
. |
Quando chegamos na região onde ocorreu o acidente, o SC-95B já estava realizando diversas órbitas com o objetivo de encontrar algum vestígio da aeronave acidentada |
. |
. |
|
. |
Após encontrar a aeronave acidentada, o SC-95B segue para a região onde será realizado o lançamento de paraquedistas em outro resgate simulado |
. |
. |
|
. |
O “sapão” segue para a mesma região, realizando um voo de Navegação a Baixa Altura (NBA) |
. |
. |
|
. |
Para o resgate em combate (C-SAR), os H-1H são armados com metralhadoras e lançadores de foguetes |
. |
. |
|
. |
O “sapão” se aproxima da área de treinamento, onde vai deixar o editor do SPOTTER e a vítima fictícia |
. |
. |
|
. |
O pouso foi em uma clareira, decolando logo em seguida para começar o treinamento |
. |
. |
|
. |
O Bell H-1H Iroquois se afasta para proporcionar maior segurança aos paraquedistas |
. |
. |
|
. |
Para maior precisão nos saltos, a equipe de resgate utiliza paraquedas esportivos, muito mais manobráveis |
. |
. |
|
. |
Antes de chegar ao solo, os paraquedistas lançaram fumígenos, para saber a direção do vento |
. |
. |
|
. |
A vítima é imobilizada e a equipe de resgate faz a avaliação do seu estado de saúde |
. |
. |
|
. |
Diante da gravidade da situação, a equipe decide remover a vítima, utilizando uma maca trazida pelo helicóptero |
. |
. |
|
. |
Um tripulante do helicóptero desce ao solo, para ajudar a preparar a vítima para o içamento |
. |
. |
|
. |
O “sapão” armado se aproxima, para dar cobertura no momento mais crítico da missão |
. |
. |
|
. |
A vítima sendo içada para o helicóptero de resgate |
. |
. |
|
. |
Orbitando em volta, o helicóptero armado protege o que está realizando o resgate |
. |
. |
|
. |
Terminada a missão, tem início a simulação do resgate de um piloto abatido em território inimigo |
. |
. |
|
. |
O pouso é realizado em alta velocidade, para evitar ser atingido pelos inimigos que tentam capturar o piloto |
. |
. |
|
. |
Os soldados desembarcam e começam a fazer a varredura do terreno para encontrar o piloto abatido |
. |
. |
|
. |
O piloto abatido é encontrado e levado rapidamente para o helicóptero de resgate |
. |
. |
|
. |
Após recolher todos os soldados, o "sapão" decola, encerrando a missão |
. |
. |
|
. |
Em seguida, o “sapão” pousa novamente na clareira, agora para recolher o editor do SPOTTER e retornar para a Base Aérea de Campo Grande |
. |
. |
|
. |
O outro “sapão” desce para recolher os outros militares envolvidos no treinamento |
. |
. |
|
. |
A área escolhida para o treinamento fica dentro de uma fazenda a cerca de 20 km de Campo Grande |
. |
. |
|
. |
A Base Aérea de Campo Grande está localizada a pouco mais de 10 km do centro da cidade |
. |
. |
|
. |
Voando na direção norte (pista 06-24), a Base Aérea fica do lado direito e o Aeroporto Internacional do lado esquerdo |
. |
. |
|
. |
O “sapão” na aproximação para o pátio da Base Aérea de Campo Grande |
. |
. |
|
. |
Em dezembro de 2007, o Esquadrão Pelicano comemorou 50 anos de existência |
. |
. |
. |
. |
. |
. |
. |