.

Voando com o Esquadrão Pelicano

.

No dia 27 de outubro de 2007, o SPOTTER participou de um exercício de treinamento com o Esquadrão Pelicano na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, envolvendo diversas aeronaves e praticando todas as missões da Unidade. Durante o exercício, os helicópteros H-1H realizaram navegação a baixa altura, busca e salvamento e resgate em combate (C-SAR), enquanto o SC-95B realizou missões de busca e salvamento com o lançamento de paraquedistas para socorrer uma vítima simulada. Na imagem acima, o Bell H-1H Iroquois no pátio da BACG.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Embraer SC-95B Bandeirante SAR FAB-6543 do Esquadrão Pelicano.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

A simulação começa quando o Comando de Operações Aéreas (COA) recebe as informações sobre um acidente fictício.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Acionada pelo Comando de Operações Aéreas, a equipe de resgate começa a planejar a missão.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Com as informações sobre a região da busca, os tripulantes traçam o plano de voo.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Durante a preparação da aeronave, os tripulantes definem os últimos detalhes da missão.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

As aeronaves de alerta estão sempre prontas, mas precisam ser equipadas de acordo com o tipo de missão.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Os tripulantes preparam os equipamentos, enquanto o piloto inspeciona a aeronave.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Por ser mais veloz, o SC-95B Bandeirante SAR é o primeiro a decolar e vai chegar primeiro na região do resgate.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Embraer SC-95B Bandeirante SAR FAB-6546 do Esquadrão Pelicano.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Painel de instrumentos do Bell H-1H Iroquois.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Chamado carinhosamente de “sapão” pelos seus tripulantes, o H-1H taxia para a cabeceira 24.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

A Base Aérea compartilha a pista 24-06 com o Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Quando chegamos na região onde teria ocorrido o acidente, o SC-95B já estava realizando diversas órbitas com o objetivo de encontrar algum vestígio da aeronave acidentada.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Após encontrar a aeronave acidentada, o SC-95B segue para a região onde será realizado o lançamento de paraquedistas em outro resgate simulado.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

O “sapão” segue para a mesma região, realizando uma navegação a baixa altura (NBA).

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Para o resgate em combate (C-SAR), os H-1H são armados com metralhadoras e lançadores de foguetes.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

O “sapão” se aproxima da área de treinamento, onde vai deixar o editor do SPOTTER e a vítima fictícia.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

O pouso foi em uma clareira, decolando logo em seguida para começar o treinamento.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

O Bell H-1H Iroquois se afasta para proporcionar maior segurança aos paraquedistas.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Para maior precisão nos saltos, a equipe de resgate utiliza paraquedas esportivos, muito mais manobráveis.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Antes de chegar ao solo, os paraquedistas lançaram fumígenos, para saber a direção do vento.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

A vítima é imobilizada e a equipe de resgate faz a avaliação do seu estado de saúde.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Diante da gravidade da situação, a equipe decide remover a vítima, utilizando uma maca trazida pelo helicóptero.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Um tripulante do helicóptero desce ao solo, para ajudar a preparar a vítima para o içamento.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

O “sapão” armado se aproxima, para dar cobertura no momento mais crítico da missão.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Com muito cuidado, a vítima é içada para o helicóptero de resgate.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Orbitando em volta, o helicóptero armado protege o que está realizando o resgate.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Terminada a missão, tem início a simulação do resgate de um piloto abatido em território inimigo.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

O pouso é realizado em alta velocidade, para evitar ser atingido pelos inimigos que tentam capturar o piloto.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Os soldados desembarcam e começam a fazer a varredura do terreno.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

O piloto abatido é encontrado e levado rapidamente para o helicóptero.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Após recolher todos os soldados, o "sapão" decola, encerrando a missão.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Em seguida, o “sapão” pousa novamente na clareira, agora para recolher o editor do SPOTTER e retornar para a Base Aérea de Campo Grande.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

O outro “sapão” desce para recolher os outros militares envolvidos no treinamento.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

A área escolhida para o treinamento fica dentro de uma fazenda a cerca de 20 km de Campo Grande.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

A Base Aérea de Campo Grande está localizada a pouco mais de 10 km do centro da cidade.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Voando na direção norte (pista 06-24), a Base Aérea fica do lado direito e o Aeroporto Internacional do lado esquerdo.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

O “sapão” na aproximação para o pátio da Base Aérea de Campo Grande.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

Em dezembro de 2007, o Esquadrão Pelicano comemorou 50 anos de existência.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

RETORNAR