2º/10º GAv - Esquadrão Pelicano

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Bell H-1H Iroquois

Base Aérea de Campo Grande - MS - 25/06/10

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Bell H-1H Iroquois

Base Aérea de Campo Grande - MS - 14/12/11

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Bell H-1H Iroquois

Base Aérea de Campo Grande - MS - 08/03/12

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Bell H-1H Iroquois

Base Aérea de Campo Grande - MS - 09/06/15

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Bell H-1H Iroquois

Ala 5 - Campo Grande - MS - 25/05/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Bell H-1H Iroquois

Ala 5 - Campo Grande - MS - 21/02/18

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Airbus SC-105 Amazonas SAR

Ala 5 - Campo Grande - MS - 03/08/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Airbus SC-105 Amazonas SAR

Ala 5 - Campo Grande - MS - 03/08/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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O CASA/EADS SC-105 Amazonas FAB-2810 recebeu a mesma faixa laranja pintada na fuselagem do Airbus SC-105 Amazonas SAR, conforme padrão internacional para aeronaves especializadas em missões SAR (Search and Rescue). Essa aeronave deverá permanecer no Esquadrão Pelicano até a chegada do segundo Amazonas SAR, previsto para meados de 2018

Ala 5 - Campo Grande - MS - 18/09/17

Foto: Vinícius Marcelli - vinimarcelli10@gmail.com

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Airbus SC-105 Amazonas SAR

Ala 5 - Campo Grande - MS - 23/10/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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CASA/EADS SC-105 Amazonas

Ala 5 - Campo Grande - MS - 23/10/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Airbus SC-105 Amazonas SAR

Ala 5 - Campo Grande - MS - 23/10/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Airbus SC-105 Amazonas SAR

Ala 5 - Campo Grande - MS - 27/10/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Airbus SC-105 Amazonas SAR

Ala 5 - Campo Grande - MS - 27/10/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Airbus SC-105 Amazonas SAR

Ala 5 - Campo Grande - MS - 04/12/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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CASA/EADS SC-105 Amazonas

Ala 5 - Campo Grande - MS - 21/02/18

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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CASA/EADS SC-105 Amazonas

Ala 5 - Campo Grande - MS - 21/02/18

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Para observação e monitoramento da missão, o SC-105 Amazonas possui duas janelas em forma de bolha nas laterais da parte traseira da fuselagem. O Amazonas SAR possui as mesmas janelas na parte traseira e mais duas na parte dianteira da fuselagem

Base Aérea de Campo Grande - MS - 09/04/09

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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As janelas para observação e monitoramento proporcionam ampla visão em todas as direções, sendo fundamentais nas missões SAR iniciadas sem informações precisas da localização do objetivo

Voando entre Dourados e Campo Grande - MS - 24/03/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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O SC-105 Amazonas possui assentos especiais na parte traseira da fuselagem, para observação e monitoramento da missão através das janelas em forma de bolha. Os assentos dos observadores e o armário para os equipamentos são instalados numa plataforma removível

Base Aérea de Campo Grande - MS - 09/04/09

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Os Amazonas da FAB estão equipados com dois motores Pratt & Whitney Canada PW127G com 3.058 shp e hélices Hamilton Standard 586-F com seis pás de passo reversível. Na imagem acima, o SC-105 FAB-2810 sendo interceptado por um Embraer A-29B Super Tucano do Esquadrão Flecha

Voando entre Dourados e Campo Grande - MS - 24/03/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Sob o nariz do Amazonas SAR está a torreta EO/IR (Electro-Optical and Infrared). Na parte ventral, o radome do radar de busca multimodo Elta EL/M-2022A(V)3 que possui alcance de 360 km

Ala 5 - Campo Grande - MS - 04/12/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Torreta EO/IR (Electro-Optical and Infrared) FLIR Systems Star SAFIRE sob o nariz do Amazonas SAR. As luzes do trem de pouso dianteiro foram reposicionadas

Ala 5 - Campo Grande - MS - 04/12/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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O Amazonas SAR possui uma rampa traseira que pode ser aberta em voo para o lançamento de carga e paraquedistas. Com exceção do FITS e os assentos dos observadores dianteiros, os demais equipamentos SAR podem ser removidos para a aeronave ser utilizada em missões de transporte de carga e pessoal

Ala 5 - Campo Grande - MS - 04/12/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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O Amazonas SAR possui quatro assentos especiais (dois na parte dianteira e dois na parte traseira) para a observação e monitoramento da missão através das janelas em forma de bolha

Ala 5 - Campo Grande - MS - 04/12/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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O Amazonas SAR está equipado com o sistema tático FITS (Fully Integrated Tactical System), que gerencia as informações captadas pelo radar de busca e a torreta EO/IR

Ala 5 - Campo Grande - MS - 04/12/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Interior do Amazonas SAR, com todos os equipamentos para uma missão de Busca e Salvamento. As macas na parte dianteira podem ser utilizadas no transporte de feridos e servem para o descanço da tripulação reserva durante as missões de longa duração

Ala 5 - Campo Grande - MS - 04/12/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Parte traseira do Amazonas SAR, mostrando os dois assentos especiais para a observação e monitoramento da missão através das janelas em forma de bolha. As caixas e fardos alaranjados são suprimentos, remédios e balsas infláveis que podem ser lançados em voo durante missões sobre a terra ou mar

Ala 5 - Campo Grande - MS - 04/12/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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O Amazonas SAR possui um tubo para o lançamento de fumígenos, que proporciona a imediata marcação do alvo. No Amazonas sem esse equipamento, após localizar o alvo é preciso abrir a porta lateral ou a rampa traseira, lançando manualmente durante uma segunda passagem

Ala 5 - Campo Grande - MS - 04/12/17

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Painel de instrumentos do SC-105 Amazonas. O painel do Amazonas SAR é muito semelhante, com o acréscimo de uma tela na parte central para a visualização das informações geradas pelo FITS. Nas colunas de comando estão aplicadas as logomarcas com o nome original da aeronave, CASA C295. A espanhola CASA passou a fazer parte da EADS (European Aeronautic Defence and Space Company), que depois criou uma divisão chamada Airbus Military, que agora se chama Airbus Defence and Space

Base Aérea de Campo Grande - MS - 09/04/09

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Painel de instrumentos do H-1H Iroquois

Base Aérea de Campo Grande - MS - 08/12/07

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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