HU-91 - Esquadrão Tucano

 

O Terceiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-3), Esquadrão Tucano, foi criado pela Portaria Ministerial nº 0054 de 31 de janeiro de 1994 e ativado no dia 14 de abril do mesmo ano, tendo suas origens no Destacamento Aéreo Embarcado da Flotilha do Amazonas (DAE-FlotAM), criado em 1979 na cidade de Manaus, Amazonas. No início de suas atividades, o Esquadrão Tucano utilizava helicópteros Bell UH-6 Jet Ranger II de fabricação americana, utilizando atualmente o Helibras UH-12 Esquilo fabricado no Brasil.

O Esquadrão Tucano está sediado na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, de onde apóia os navios da Flotilha do Amazonas, participando de operações ribeirinhas e patrulhas fluviais, realizando missões de busca e salvamento (SAR), esclarecimento visual, transporte de tropa, evacuação aeromédica (EVAM), ligação e observação, apoio logístico, apoio às operações especiais, reconhecimento armado e ataque aéreo. A missão do Esquadrão Tucano é “Prover meios aéreos em apoio às unidades de superfície e de tropa e as demais Organizações Militares da Marinha do Brasil, a fim de contribuir para a aplicação do Poder Naval na área do Comando do Nono Distrito Naval”.

Em julho de 2019, o Comando da Marinha decidiu alterar a designação dos três esquadrões distritais (HU-3, HU-4 e HU-5) para ficar de acordo com o Distrito Naval a que estão subordinados (9º DN, 6º DN e 5º DN). O Terceiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-3) passou a ser denominado Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (HU-91).

Aeronaves

O helicóptero UH-12 Esquilo utilizado pela Marinha do Brasil é uma versão do monomotor civil HB350 BA Esquilo projetado pela Eurocopter e montado no Brasil pela Helibras. Equipado com uma turbina Turbomeca Arriel 1B de 680 shp, o Esquilo pode ser armado com lançadores de foguetes LM 70/7 calibre 70 mm e metralhadoras axiais (ou laterais) FN Herstal MAG calibre 7,62 mm. Para cumprir missões de evacuação aeromédica e transporte de carga externa, o UH-12 Esquilo pode ser equipado com um gancho externo com capacidade para 750 kg e um guincho lateral para 136 kg.

Fonte: SPOTTER / Comando da Marinha

.

.

RETORNAR

.

.

.

.