HU-2 - Esquadrão Pegasus

 

O Segundo Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), Esquadrão Pegasus, foi criado pelo Decreto nº 93.274 em 18 de setembro de 1986 e ativado em 25 de fevereiro de 1988, com sede na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA). As primeiras aeronaves foram os helicópteros Eurocopter UH-14 (AS332F1) Super Puma e UH-14 (AS532F1) Cougar, que eram tecnicamente iguais e por isso receberam a mesma denominação de UH-14 na Marinha do Brasil.

O Esquadrão Pegasus está capacitado para as mais diversas missões, principalmente o transporte de cargas e de tropa, esclarecimento aéreo, lançamento de paraquedistas e de mergulhadores de combate, guerra ar-superfície, guarda de aeronaves no Porta-Helicópteros Multipropósito A140 Atlântico, busca e salvamento (SAR), evacuação aeromédica (EVAM) e transporte VIP. A sua missão é “Aprestar os meios no cumprimento das tarefas que lhe são inerentes no âmbito das Operações Navais, a fim de contribuir para o preparo e aplicação do Poder Naval”. O seu símbolo é o Pegasus, o cavalo alado da mitologia que representa a versatilidade, a força, a robustez e a segurança.

Aeronaves

A Marinha do Brasil começou a receber os Helibras (Eurocopter) EC725 Super Cougar no dia 20 de dezembro de 2010, como parte do Programa H-XBR. Equipados com dois motores Turbomeca Makila 2A1 com 2.415 shp de potência cada, torretas FLIR (Forward Looking Infra-Red) e modernos sistemas de navegação, os EC725 receberam a designação UH-15, UH-15A e AH-15B Super Cougar, substituindo gradativamente os UH-14 Cougar e Super Puma.

O UH-15A é a configuração operacional, pois além da torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red), possui sistemas de autoproteção com lançadores de chaff e flare, RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver) e MAWS (Missile Approach Warning System). A versão AH-15B possui um radar de busca Telephonics APS-143C(V)3 OceanEye no radome sob a parte dianteira, TDMS (Sistema de Gestão Tática de Dados) e pode ser armado com dois mísseis MDBA AM 39 Exocet. A versão UH-15A SAR possui um guincho na lateral direita, além de alguns equipamentos específicos para as missões de Busca e Salvamento. A previsão é que todos os UH-15 sejam modernizados para o padrão UH-15A.

Em 01 de janeiro de 2014 a Eurocopter foi extinta e nasceu a Airbus Helicopters, como parte do Airbus Group (que antes era EADS).

Fonte: SPOTTER / Comando da Marinha

.

.

RETORNAR

.

.

.

.