HU-1 - Esquadrão Águia

 

O Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), Esquadrão Águia, foi criado pelo Aviso nº 1003 de 05 de junho de 1961, sendo a primeira Unidade Aérea Operativa da Marinha do Brasil. A sua primeira sede foi na cidade do Rio de Janeiro, nas antigas instalações do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval. Em 1965 transferiu-se para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), onde está atualmente.

Seus meios aéreos são empregados em tarefas de guarda de aeronaves, busca e salvamento (SAR), esclarecimento visual, transporte de tropa, evacuação aeromédica (EVAM), ligação e observação, apoio logístico, apoio às operações especiais, reconhecimento armado e ataque aéreo, apoio à Base Comandante Ferraz, no continente Antártico, entre outras, participando de quase todas as operações aeronavais desenvolvidas pela Marinha do Brasil.

A missão do Esquadrão Águia é “Prover meios aéreos em apoio às unidades de superfície e de tropa e às demais Organizações Militares da Marinha do Brasil, a fim de contribuir para o cumprimento de suas missões operativas e atividades administrativas”.

Aeronaves

Inicialmente o Esquadrão Águia utilizou os helicópteros Westland UH-5 Whirlwind (S-55) que pertenceram ao Destacamento de Helicópteros do NAeL Minas Gerais e dois Widgeon, utilizando depois o UH-2 Wasp, Fairchild Hiller FH-1100, Bell 206B Jet Ranger, Helibras (Eurocopter) UH-12 Esquilo (monomotor) e Eurocopter UH-13 Fennec (bimotor), uma versão do AS555 de uso civil equipada com duas turbinas Turbomeca Arriel. No dia 29 de agosto de 2020, o Esquadrão Águia recebeu o primeiro Helibras (Airbus Helicopters) UH-17 e deu início ao processo de desativação dos UH-13.

O helicóptero UH-12 Esquilo utilizado pela Marinha do Brasil é uma versão do monomotor civil HB350 BA Esquilo projetado pela Eurocopter e montado no Brasil pela Helibras. Equipado com uma turbina Turbomeca Arriel 1B de 680 shp, o Esquilo pode ser armado com lançadores de foguetes LM 70/7 calibre 70 mm e metralhadoras axiais (ou laterais) FN Herstal MAG calibre 7,62 mm. Para cumprir missões de evacuação aeromédica e transporte de carga externa, o UH-12 Esquilo pode ser equipado com um gancho externo com capacidade para 750 kg e um guincho lateral para 136 kg.

O Helibras (Airbus Helicopters) UH-17 é a versão militarizada do H135 de uso civil, equipada com glass cockpit. São empregados em missões de busca e salvamento (SAR), esclarecimento visual, transporte de tropa, evacuação aeromédica (EVAM), ligação, observação e apoio à Base Comandante Ferraz no continente Antártico.

Fonte: SPOTTER / Comando da Marinha

.

.

RETORNAR

.

.

.

.