HI-1 Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Instrução

 

O Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), denominado Esquadrão Garça, foi criado pelo Aviso nº 0284, de 22 de fevereiro de 1961 e ativado em 27 de junho de 1962, para a realização da parte prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais, complementando o ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval. No início, o HI-1 contava com apenas dois helicópteros Bell 47 e seis Hughes 200, adquiridos nos Estados Unidos, estando subordinado ao Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), na cidade do Rio de Janeiro.

 

Em 1961 o HI-1 foi transferido para a cidade de São Pedro da Aldeia, no litoral norte do Rio de Janeiro, juntamente com o CIAAN, onde foi construída a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA). Em seguida, o HI-1 deixou de ser subordinado ao CIAAN, que ficou responsável apenas pela formação acadêmica dos aviadores.

 

Em 1963 o HI-1 começou a receber os helicópteros Hughes 269A para substituir na instrução de voo os antigos Bell 47 e Hughes 200, que permaneceriam auxiliando na formação do pessoal aeronavegante até o ano de 1974, quando foram substituídos pelos Bell 206B Jet Ranger II, mais modernos e apropriados para a realização de manobras primárias de instrução de voo em aeronaves de asas rotativas. Em 1985,  para substituir os Jet Ranger II, chegaram os Bell 206B Jet Ranger III, utilizados atualmente.

 

Além de Oficiais da Marinha do Brasil, o Esquadrão Garça já brevetou dezenas de oficiais de outras marinhas do continente sul-americano e também do Exército Brasileiro, sendo responsável pela formação da primeira turma de aviadores do EB em 22 de maio de 1987, além de preparar o seu pessoal para a manutenção de suas aeronaves. Ao todo, o HI-1 participou da formação de sete turmas, totalizando 51 oficiais.

 

A sua missão é "Realizar a parte prática de voo do curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais, a fim de complementar o ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval". O seu lema é: "Nós ensinamos aos homens o que Deus legou apenas aos pássaros".

 

Aeronaves

 

O Esquadrão Garça emprega atualmente os helicópteros Bell IH-6B Jet Ranger III, versão do modelo 206B fabricado nos Estados Unidos pela Bell Helicopter Textron. Equipado com uma turbina Allison 250-C20J com 420 shp, tem peso básico de aproximadamente 1.057 kg e peso máximo de decolagem de 1.451 kg. Com autonomia de 690 km e velocidade máxima de 241 km/h, pode levar até 5 tripulantes. Extremamente versátil, pode ser armado com metralhadoras e foguetes, podendo também utilizar um gancho para transporte de carga externa e um guincho para recolher ou arriar pequenas cargas.

 

Fonte: SPOTTER / Comando da Marinha

 

RETORNAR