2º/6º GAv - Esquadrão Guardião

 

O 2° Esquadrão do 6° Grupo de Aviação foi criado no dia 16 de dezembro de 1947 e foi ativado em novembro de 1956 na Base Aérea de Recife, para cumprir missões de reconhecimento fotográfico com os Boeing RB-17G Flying Fortress. Em maio de 1969 o 2°/6° GAv foi desativado e seu efetivo distribuído para outras Unidades. Após quase 30 anos, no dia 18 de janeiro de 1999, o 2°/6° GAv foi reativado mas a sua base não seria mais em Recife, ele permaneceu sediado junto às instalações do Comando Geral do Ar em Brasília até 18 de janeiro de 2000, quando foi incorporado à Base Aérea de Anápolis. A sua reativação estava diretamente ligada aos objetivos do Sistema de Vigilância da Amazônia, mais conhecido como SIVAM.

 

O SIVAM é o maior e mais sofisticado projeto ambiental do planeta e foi elaborado pelas Forças Armadas do Brasil para monitorar o espaço aéreo e promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A coleta de dados é feita por satélites e aeronaves de vigilância e sensoriamento, estações, satélites e radares meteorológicos, radares fixos e aerotransportáveis, sensores de monitoramento de comunicação e os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. Esses dados estão à disposição dos órgãos governamentais para seus planejamentos e auxiliam na tomada de decisões. Entre os maiores usuários do SIVAM estão os Ministérios da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, da Integração Regional, das Minas e Energia, da Saúde, da Agricultura, da Defesa e da Justiça, além de diversos órgãos como o IBAMA, IBGE, FUNAI, Universidades, Defesa Civil, Polícia Federal, Secretarias Estaduais e Municipais e outros organismos governamentais e não-governamentais.

 

Com o objetivo de promover o incremento da eficiência administrativa e maior racionalidade da estrutura organizacional, em dezembro de 2016 o Comando da Aeronáutica extinguiu o Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), as quatro Forças Aéreas (I FAe, II FAe, III FAe e V FAe) e os Comandos Aéreos Regionais (I COMAR, II COMAR, III COMAR, IV COMAR, V COMAR, VI COMAR e VII COMAR). Nesse processo de reestruturação, o COMGAR foi substituído pelo Comando de Preparo (COMPREP), o COMDABRA pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e as Bases Aéreas foram transformadas em Alas, mantendo sob sua subordinação as Unidades Aéreas sediadas em cada uma delas. Assim, no dia 18 de janeiro de 2017, a Base Aérea de Anápolis se tornou a Ala 2, e nela estão sediados o 1º GDA (Esquadrão Jaguar), o 1º/6º GAv Esquadrão Carcará (anteriormente sediado na Base Aérea de Recife) e o 2º/6º GAv Esquadrão Guardião.

 

Aeronaves

 

O Esquadrão Guardião utiliza cinco aeronaves Embraer R-99A equipadas com radares Ericsson PS-890 Erieye e três R-99B com radares de visão lateral de abertura sintética e scanner multiespectral EPS-31T. Além de atender aos objetivos do SIVAM, o Esquadrão Guardião introduziu o Alarme Aéreo Antecipado e o Sensoriamento Remoto na Força Aérea Brasileira, elevando o patamar operacional e proporcionando novas aplicações em operações militares e missões SAR (Busca e Salvamento). Em 2008, a designação do R-99A foi alterada para E-99 e os R-99B passaram a ser apenas R-99.

 

Fonte: SPOTTER / CECOMSAER

 

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