Grupo de Transporte Especial

GTE 1 - GTE 2 - GTE 3

 

Com a construção de Brasília, foi criado em 1958 o Destacamento de Apoio para a criação da Base Aérea de Brasília, efetivamente implantada no dia 03 de dezembro de 1963. Uma das primeiras atribuições da BABR foi possibilitar a operação das aeronaves que realizavam o transporte de material necessário à construção da nova capital e também das autoridades civis e militares. Com o objetivo de realizar o transporte dessas autoridades, em 1957 foi criado o Grupo de Transporte Especial - GTE, subordinado ao Quartel-General da então III Zona Aérea, sediada na cidade do Rio de Janeiro.

A missão básica do GTE é realizar o transporte aéreo do Presidente da República, Ministros de Estado, Secretários da Presidência da República e autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário, bem como o Alto-Comando da Aeronáutica. Também baseado em Brasília está o 6º ETA Esquadrão Guará, responsável por missões de transporte aéreo e que algumas vezes realiza o transporte de autoridades governamentais. Administrativamente, o GTE sempre esteve subordinado à Base Aérea de Brasília e dela recebe todo o apoio necessário ao seu funcionamento, mas, operacionalmente, o GTE está subordinado ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GabAer). Em coordenação com a Assessoria de Relações Públicas do GabAer (GC-2) e a Assessoria 4 do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (ASS-4), o GTE realiza as missões solicitadas pelo Palácio do Planalto.

Com o objetivo de promover o incremento da eficiência administrativa e maior racionalidade da estrutura organizacional, em dezembro de 2016 o Comando da Aeronáutica extinguiu o Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), as quatro Forças Aéreas (I FAe, II FAe, III FAe e V FAe) e os Comandos Aéreos Regionais (I COMAR, II COMAR, III COMAR, IV COMAR, V COMAR, VI COMAR e VII COMAR). Nesse processo de reestruturação, o COMGAR foi substituído pelo Comando de Preparo (COMPREP), o COMDABRA pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e as Bases Aéreas foram transformadas em Alas, mantendo sob sua subordinação as Unidades Aéreas sediadas em cada uma delas. Assim, no dia 19 de janeiro de 2017, a Base Aérea de Brasília se tornou a Ala 1 e nela estão sediados o Grupo de Transporte Especial (subordinado ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica) e o 6º ETA Esquadrão Guará.

Aeronaves

O Grupo de Transporte Especial possui três esquadrões: GTE 1 para transportar o Presidente da República, o GTE 2 para transportar os Ministros de Estado e demais autoridades e o GTE 3 para transportar o Presidente da República utilizando aeronaves de asas rotativas, operando as seguintes aeronaves:

No início de suas atividades, ainda no Rio de Janeiro, o GTE 1 estava equipado com os bimotores Douglas VC-47 Dakota, recebendo logo a seguir os quadrimotores Vickers VC-90 Viscount, fabricados na Inglaterra. O GTE 1 foi transferido para Brasília em 1960 e passou a operar aeronaves a jato no ano de 1968, quando recebeu dois BAC VC-92 One-eleven para o transporte do Presidente da República. Os VC-92 foram desativados em 1976 e foram substituídos por dois Boeing VC-96, versão VIP do Boeing 737-200 de uso comercial. Em 2005 chegou o Airbus VC-1A, versão do Airbus Corporate Jetliner, que por sua vez é uma versão VIP do Airbus A319 de uso comercial.

O GTE 2 foi equipado inicialmente com aeronaves Douglas C-47 Dakota, Beechcraft VC-45 Expediter e helicópteros Bell H-13J, e permaneceu no Rio de Janeiro até 1967, quando foi transferido para a Base Aérea de Brasília. No ano seguinte recebeu os primeiros BAe (Hawker Siddeley) VU-93 Dominie, destinados ao transporte de Ministros e Secretários da República, e em 1987 chegaram os Gates VU-35A Learjet. Em meados de 2006 entraram em serviço os jatos bimotores Embraer ERJ 145, designados como C-99A e VC-99A, substituindo os VU-93 Dominie. Em setembro de 2006 começaram a chegar os Embraer Legacy, designados como VC-99B e os Embraer ERJ 135, designados como VC-99C, para substituir os VU-35A Learjet.

O GTE 3 foi ativado em 2005, com o objetivo de operar os helicópteros franceses Eurocopter VH-55 Fennec e VH-34 Super Puma, sendo dois novos de fábrica e um anteriormente utilizado pelo Esquadrão Puma. Em 2008 foram recebidos dois bimotores Eurocopter VH-35 para substituir os VH-55 Fennec e no dia 18 de julho de 2012 o GTE 3 recebeu dois Helibras (Airbus Helicopters) VH-36 Caracal.

Fonte: SPOTTER / CECOMSAER

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