Voando com o Esquadrão Flecha |
. |
|
. |
No dias 25 e 26 de julho de 2004, o SPOTTER visitou a Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para voar nas aeronaves do 3º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação, o Esquadrão Flecha. Operando inicialmente com os Embraer A-27 e T-27 Tucano, a Unidade foi criada para atuar no patrulhamento aéreo da fronteira oeste do Brasil. Com a regulamentação da Lei do Tiro de Destruição (conhecida popularmente como Lei do Abate) no dia 19 de julho de 2004, o 3º/3º GAv tornou-se conhecido nacionalmente, por operar em uma área com grande quantidade de voos ilícitos, principalmente na região de fronteira com a Bolívia e o Paraguai. |
. |
. |
|
. |
No dia anterior ao voo, foi preciso fazer o "briefing de cabine", para receber as instruções básicas de segurança Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
. |
. |
|
. |
Painel de instrumentos dianteiro do Embraer A-27 Tucano Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
. |
. |
|
. |
O painel traseiro do Embraer A-27 Tucano tem basicamente os mesmos instrumentos do dianteiro Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
. |
. |
|
. |
Recebendo as instruções para saber como utilizar o assento ejetável em caso de emergência Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
O "briefing de cabine" é importante para entender o funcionamento de alguns instrumentos essenciais Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Hora de aprender a usar o paraquedas. Nesse treinamento, o tripulante aprende as noções básicas para descer de maneira controlada e segura Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
. |
. |
|
. |
Nesse treinamento é preciso saltar da escada, permancer pendurado e depois se soltar sozinho Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Hora de experimentar os trajes de voo na Sala de Equipamentos de Voo do Esquadrão Flecha. Cada piloto tem um traje completo personalizado Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
. |
. |
|
. |
Os capacetes precisam ser no tamanho certo, para maior conforto e segurança do piloto Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
. |
. |
|
. |
No dia seguinte, os Tucanos abastecidos e preparados para a missão exclusiva com a equipe do SPOTTER Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
. |
. |
|
. |
André Duailibi no cockpit traseiro do Embraer T-27 Tucano FAB-1318, pronto para o voo Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
. |
. |
|
. |
Taxiando para a cabeceira 06 do Aeroporto Internacional de Campo Grande Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Na cabeceira 06, as últimas checagens antes da decolagem Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
O Flecha 1429 decolando da pista 06-24 do Aeroporto Internacional de Campo Grande Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
As aeronaves decolaram em duplas, com a quinta aeronave decolando sozinha Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Com curva para esquerda, a esquadrilha se reuniu e seguiu para a região sudoeste do Mato Grosso do Sul Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
. |
. |
|
. |
Durante a primeira parte da missão, foram realizadas diversas formações com quatro aeronaves Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
. |
. |
|
. |
Os Tucanos nessa missão tinham as matrículas FAB-1318, FAB-1396, FAB-1402, FAB-1429 e FAB-1439 Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
. |
. |
|
. |
Para quem voa na última aeronave, a formação "Cobrinha" proporciona uma visão maravilhosa... Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Na formação "Diamante" o líder vai na frente, com dois alas e uma quarta aeronave defendendo o setor traseiro Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
. |
. |
|
. |
Na primeira parte da missão o FAB-1439 foi utilizado como "Photo-Chasse", manobrando de um lado para outro, sempre buscando os melhores ângulos Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
. |
. |
|
. |
Hora de retornar para Campo Grande. As aeronaves começam a fazer a dispersão, com curva para a esquerda Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Com o mesmo intervalo de tempo, uma aeronave segue a outra, como num balé aéreo Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Em 2004 o Esquadrão Flecha operava com doze aeronaves Tucano, nas versões A-27 e T-27 Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
No trecho de retorno o FAB-1439 entrou na formação e o FAB-1318 assumiu a posição de "Photo-Chasse" Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
A segunda parte da missão seguiu um caminho diferente, sobrevoando as fazendas da região Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Formação "Quatro Dedos" simulando uma missão de ataque de baixa altura e alta velocidade Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Sobrevoando a região norte de Campo Grande Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Curva para direita, para se aproximar da Base Aérea de Campo Grande pelo setor leste Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Sorevoando o Parque das Nações Indígenas, um dos cartões postais de Campo Grande Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Passagem baixa sobre a pista 06-24 do Aeroporto Internacional de Campo Grande Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Após o rasante na BACG, a esquadrilha ganhou altura e seguiu para mais uma passagem sobre a cidade Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Os Tucanos contornaram Campo Grande e seguiram para mais uma passagem sobre a Base Aérea Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Na vertical da BACG, a esquadrilha realiza a dispersão com curva para a direita Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
O SPOTTER foi o primeiro veículo de imprensa a voar nas aeronaves de interceptação da Força Aérea Brasileira depois da regulamentação da Lei do Tiro de Destruição Foto: André Oliveira Duailibi - aodcrew@hotmail.com |
. |
. |
|
. |
Aproximação para pouso na pista 06-24 do Aeroporto Internacional de Campo Grande Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
. |
. |
|
. |
Luciano Porto e André Oliveira Duailibi Foto: Comunicação Social da BACG |
. |
. |
. |
. |
. |
. |
. |