IPEV- Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo

 

O Centro Técnico Aeroespacial (CTA) iniciou suas atividades em 1947, na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano foi criado o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), utilizando instalações cedidas pela Escola Técnica do Exército (atual Instituto Militar de Engenharia) e com o objetivo de realizar a formação acadêmica de recursos humanos especializados em aeronáutica. Em 16 de janeiro de 1950, o CTA foi transferido para a cidade de São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo. Em 26 de novembro de 1953, o decreto n° 34.701 formalizou a organização do CTA, cujas atividades seriam coordenadas e supervisionadas por uma Direção Geral e executadas pelos seguintes órgãos: Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Curso de Proteção ao Voo e Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPORAer).

O IPD tinha sob sua direção um Departamento de Aeronaves (PAR), um de Eletrônica (PEA), um de Materiais (PMR) e um de Motores (PMO). Dentro desse contexto, dois dos principais objetivos do IPD eram: "ensaiar e homologar novos tipos de aeronaves produzidas no país bem como aeronaves modificadas ou alteradas e fornecer os certificados de tais homologações" e "ensaiar e homologar equipamentos, componentes e materiais de interesse dos órgãos da aeronáutica, por solicitação de outros órgãos do governo ou da indústria". No final de 1961, foi criada a Seção de Operações e Ensaios em Voo, mais tarde denominada Sub-divisão de Ensaios em Voo e posteriormente Divisão de Ensaios em Voo (até fevereiro de 2006) e Grupo Especial de Ensaios em Voo (até março de 2011), quando recebeu a denominação atual de Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo.

O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo está subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (anteriormente denominado como Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial e até fevereiro de 2006 como Centro Técnico Aeroespacial). As suas instalações, incluindo hangares, estação de telemetria, sistemas de trajetografia fixa e móvel, laboratórios de instrumentação e calibração e salas de aula ainda se mantém em São José dos Campos. O distintivo do IPEV mostra Santos Dumont realizando o primeiro ensaio em voo, quando anexou o 14-bis sob o balão de número 14. A letra X representa a atividade aeronáutica experimental em todo o mundo.

Os especialistas do IPEV relacionados com as atividades de ensaios em voo estão distribuídos em cinco grupos principais: Pilotos, Engenheiros, Especialistas em Aquisição de Dados, Técnicos de Manutenção e Pessoal Administrativo, possuindo cinco Divisões: Administrativa, Engenharia, Logística, Pesquisa e Suporte Técnico, com um efetivo composto por civis e militares de nível médio e superior, totalizando mais de 200 pessoas. As áreas de ensaios em voo estão localizadas sobre o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira, além de uma grande área sobre o Oceano Atlântico, nas proximidades da cidade de Ubatuba.

Aeronaves

Para realizar suas missões, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo utiliza algumas aeronaves próprias e outras que permanecem sob sua responsabilidade apenas pelo tempo necessário para realizar os ensaios e testes solicitados. Entre as aeronaves próprias utilizadas atualmente, estão dois Embraer A-29B Super Tucano, um T-27M Tucano, um Embraer C-95AM Bandeirante, um Embraer U-100 Phenom e um Eurocopter H-55 Fennec, todos eles utilizados anteriormente por outros esquadrões da Força Aérea Brasileira.

Fonte: SPOTTER / CECOMSAER

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