Destacamento de Aviação do Exército do Comando Militar do Norte

Amazônia Oriental

 

Através do Decreto n° 2.961, de 20 de janeiro de 1941, foi criado o Ministério da Aeronáutica e extintos o Corpo de Aviação da Marinha, a Arma de Aeronáutica do Exército e o Conselho Nacional de Aeronáutica. A Aviação do Exército ressurgiu através do Decreto n° 93.206, de 03 de setembro de 1986, com a criação do Primeiro Esquadrão de Aviação do Exército em Taubaté, no interior do Estado de São Paulo. Após sucessivas reorganizações, no dia 01 de janeiro de 2005 os Esquadrões de Aviação passaram a ser denominados Batalhões de Aviação, com a estrutura composta basicamente por uma Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA), duas Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), uma Esquadrilha de Manutenção e Suprimento (EMS) e uma Esquadrilha de Comando e Apoio (ECAP). Como integrantes da Força de Ação Rápida (FAR), os Batalhões de Aviação do Exército, dentro de suas capacidades, podem atuar em qualquer lugar do país.

O Comando Militar do Norte (CMN) foi criado em 2013 com a divisão da área sob a responsabilidade do Comando Militar da Amazônia, ficando responsável pela região oriental, composta pelos estados do Amapá, Pará, Maranhão e norte do Tocantins, correspondendo a cerca de 20% do território nacional. O seu slogan é "Defesa e Proteção da Amazônia Oriental".

No dia 23 de março de 2022, o Estado-Maior do Exército autorizou a criação do Destacamento de Aviação do Exército do Comando Militar do Norte (DstAvEx / CMN), sediado na Base Aérea de Belém, no Pará, com o objetivo de proporcionar melhores condições de atuação na faixa de fronteira e maior disponibilidade de horas de voo para o Exército Brasileiro na região. O efetivo inicial era de sessenta e um militares, entre oficiais e praças, e uma Seção de Aviação do Exército com dois HM-4 Jaguar (EB-5011 e EB-5014), operados por pilotos e tripulantes do 1º BAvEx sediado em Taubaté, em São Paulo.

No dia 15 de abril de 2024 o DstAvEx / CMN recebeu oficialmente os dois primeiros  Helibras (Airbus Helicopters) HM-1A Pantera, operados anteriormente pelo 4º BAvEx sediado em Manaus, no Amazonas, com a previsão de receber uma terceira aeronave proveniente do 2º BAvEx sediado em Taubaté. A expectativa é que futuramente o DstAvEx / CMN receba um efetivo maior e mais aeronaves, dando origem ao 5º BAvEx (Quinto Batalhão de Aviação do Exército).

Entre as missões realizadas pelo DstAvEx / CMN, destacam-se as de ataque, reconhecimento, segurança, incursão, infiltração e exfiltração aeromóvel, apoio ao combate e apoio logístico, transporte de pessoal, evacuação médica, calibração de tiro de artilharia e treinamento de tropa em técnicas aeromóveis, além do apoio a outros órgãos públicos, como o IBAMA e a Polícia Federal.

Aeronaves

O Eurocopter HM-1 Pantera é basicamente o bimotor AS365 K armado com metralhadoras laterais de calibre 7,62 mm. Conceitualmente, o Pantera é um helicóptero de manobra da Aviação do Exército, tendo como missão primordial o transporte de tropa em operações aeromóveis. Devido as suas características, pode ser empregado também em missões secundárias, tais como reconhecimento, apoio à guerra eletrônica, busca e salvamento, evacuação aérea e transporte de carga. Impulsionado por dois motores Turbomeca Arriel 1M1 de 653 shp, transporta sete soldados, além de sua tripulação, e pode transportar até 1.600 Kg de carga externa em um guincho embaixo da fuselagem. Em março de 2014, o Exército Brasileiro começou a receber a versão modernizada do HM-1 Pantera, denominada Pantera K2. As aeronaves modernizadas são similares ao AS365 K2 desenvolvido pela Airbus Helicopters, e estão equipadas com motores Turbomeca Arriel 2C2CG com potência máxima de 994 shp cada um, Full Authority Digital Engine Control (FADEC), radar meteorológico Telephonics RDR-1600, novos rádios e aviônicos, piloto automático de quatro eixos, painel de instrumentos digital e proteção térmica na fuselagem traseira. Em agosto de 2021, o Estado-Maior do Exército alterou a designação do HM-1 Pantera K2 para HM-1A Pantera.

No dia 20 de dezembro de 2010, como parte do Programa H-XBR, o Exército Brasileiro recebeu o primeiro Helibras (Eurocopter) EC725 Super Cougar, denominado HM-4 Jaguar. Equipado com dois motores Turbomeca Makila 2A1 com 2.415 shp de potência cada, torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red), sistemas de autoproteção com lançadores de chaff e flare, RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver) e MAWS (Missile Approach Warning System) e modernos sistemas de navegação, o HM-4 Jaguar realiza missões de transporte tático, apoio logístico e C-SAR (Busca e Salvamento em Combate). Em 01 de janeiro de 2014 a Eurocopter foi extinta e nasceu a Airbus Helicopters, como parte do Airbus Group (que antes era EADS).

Fonte: SPOTTER / Comando do Exército

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