CIAvEx - Esquadrilha Pégaso

Através do Decreto n° 2.961, de 20 de janeiro de 1941, foi criado o Ministério da Aeronáutica e extintos o Corpo de Aviação da Marinha, a Arma de Aeronáutica do Exército e o Conselho Nacional de Aeronáutica. A Aviação do Exército ressurgiu através do Decreto n° 93.206, de 03 de setembro de 1986, com a criação do Primeiro Esquadrão de Aviação do Exército em Taubaté, no interior do Estado de São Paulo.

 

Após sucessivas reorganizações, no dia 01 de janeiro de 2005 os Esquadrões de Aviação passaram a ser denominados Batalhões de Aviação, com a estrutura composta basicamente por uma Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA), duas Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), uma Esquadrilha de Manutenção e Suprimento (EMS) e uma Esquadrilha de Comando e Apoio (ECAP). Como integrantes da Força de Ação Rápida (FAR), os Batalhões de Aviação do Exército, dentro de suas capacidades, podem atuar em qualquer lugar do país.

 

O CIAvEx (Centro de Instrução de Aviação do Exército) Esquadrilha Pégaso foi criado no dia 26 de setembro de 1991 e efetivado no ano seguinte em Taubaté, tendo suas origens no Núcleo do Centro de Instrução de Aviação do Exército, implantado com o objetivo de iniciar os trabalhos que permitiriam a criação do CIAvEx. Enquanto as suas instalações estavam sendo construídas, os primeiros instrutores foram formados na Marinha e na FAB, para depois se incorporarem ao efetivo do CIAvEx.

 

Em suas missões, a Esquadrilha Pégaso utiliza os helicópteros HA-1 Esquilo, HA-1 Fennec e HM-1 Pantera, ministrando cursos e estágios visando a formação, especialização e aperfeiçoamento de pilotos e tripulantes para a Aviação do Exército. Cabe ainda ao CIAvEx a padronização de procedimentos técnicos e táticos no âmbito da Aviação do Exército.

 

Aeronaves

 

O Helibras (Eurocopter) HA-1 Esquilo é uma versão militar do monomotor civil HB350 L1 Esquilo projetado pela Eurocopter e montado no Brasil pela Helibras, equipado com um motor Turbomeca Arriel 1B. O CIAvEx utiliza também alguns HA-1 Fennec, que é a versão militar do monomotor civil AS350 Ecureuil projetado pela Eurocopter (AS550 A2 Fennec), também montado no Brasil pela Helibras, equipado com um motor Turbomeca Arriel de 625 shp. Ambos podem ser armados com tubos lançadores de foguetes de 70 mm e casulos com metralhadoras de calibre .50 (12, 7 mm).

 

O Eurocopter HM-1 Pantera é basicamente o bimotor AS365 K armado com metralhadoras laterais de calibre 7,62 mm. Conceitualmente, o Pantera é um helicóptero de manobra da Aviação do Exército, tendo como missão primordial o transporte de tropa em operações aeromóveis. Devido as suas características, pode ser empregado também em missões secundárias, tais como reconhecimento, apoio à guerra eletrônica, busca e salvamento, evacuação aérea e transporte de carga. Impulsionado por dois motores Turbomeca Arriel 1M1 de 653 shp, transporta sete soldados, além de sua tripulação. Pode transportar até 1.600 Kg de carga externa em um guincho embaixo da fuselagem.

 

Fonte: SPOTTER / Comando do Exército

 

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