4º BAvEx - Batalhão Coronel Ricardo Pavanello

 

Através do Decreto n° 2.961, de 20 de janeiro de 1941, foi criado o Ministério da Aeronáutica e extintos o Corpo de Aviação da Marinha, a Arma de Aeronáutica do Exército e o Conselho Nacional de Aeronáutica. A Aviação do Exército ressurgiu através do Decreto n° 93.206, de 03 de setembro de 1986, com a criação do Primeiro Esquadrão de Aviação do Exército em Taubaté, no interior do Estado de São Paulo. Após sucessivas reorganizações, no dia 01 de janeiro de 2005 os Esquadrões de Aviação passaram a ser denominados Batalhões de Aviação, com a estrutura composta basicamente por uma Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA), duas Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), uma Esquadrilha de Manutenção e Suprimento (EMS) e uma Esquadrilha de Comando e Apoio (ECAP). Como integrantes da Força de Ação Rápida (FAR), os Batalhões de Aviação do Exército, dentro de suas capacidades, podem atuar em qualquer lugar do país.

O 4º BAvEx (Quarto Batalhão de Aviação do Exército) Batalhão Cel. Ricardo Pavanello foi ativado no dia 15 de dezembro de 1993 e no início ocupou instalações provisórias cedidas pela Força Aérea Brasileira na Base Aérea de Manaus, Amazonas. Alguns meses depois, através de um acordo interministerial, a FAB cedeu ao Exército um espaço na BAMN, adjacente à pista já existente, onde foram construídas as instalações definitivas do 4º BAvEx.

Devido a imensa área onde atua, o 4º BAvEx tem uma rotina operacional intensa. Entre as suas principais missões estão as de suprir as Unidades Apoiadas do Exército e Unidades Aéreas da Marinha e Aeronáutica na Amazônia, evacuação aeromédica e apoio à comunidade, inclusive em campanhas de saúde pública e situações de calamidade.

Atualmente a estrutura operacional do 4º BAvEx é composta por três Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), sendo a primeira com HM-1A Pantera, a segunda com HM-2 Black Hawk e a terceira com HM-4 Jaguar.

Aeronaves

O Eurocopter HM-1 Pantera é basicamente o bimotor AS365 K armado com metralhadoras laterais de calibre 7,62 mm. Conceitualmente, o Pantera é um helicóptero de manobra da Aviação do Exército, tendo como missão primordial o transporte de tropa em operações aeromóveis. Devido as suas características, pode ser empregado também em missões secundárias, tais como reconhecimento, apoio à guerra eletrônica, busca e salvamento, evacuação aérea e transporte de carga. Impulsionado por dois motores Turbomeca Arriel 1M1 de 653 shp, transporta sete soldados, além de sua tripulação. Pode transportar até 1.600 Kg de carga externa em um guincho embaixo da fuselagem. Em meados de 2020, o 4º BAvEx recebeu o primeiro Helibras (Airbus Helicopters) HM-1 Pantera K2, a versão modernizada do HM-1 Pantera. Essas aeronaves são similares aos AS365 K2 desenvolvidos pela Airbus Helicopters, equipados com motores Turbomeca Arriel 2C2CG com potência máxima de 994 shp cada um, Full Authority Digital Engine Control (FADEC), radar meteorológico Telephonics RDR-1600, novos rádios e aviônicos, piloto automático de quatro eixos, painel de instrumentos digital e proteção térmica na fuselagem traseira. Em agosto de 2021, o Estado-Maior do Exército alterou a designação do HM-1 Pantera K2 para HM-1A Pantera.

O Sikorsky UH-60 Black Hawk foi desenvolvido desde o início para ser uma aeronave militar, mas o HM-2 do Exército Brasileiro é uma versão do modelo de exportação denominado Sikorsky S-70, apresentando algumas diferenças em relação ao UH-60 Black Hawk do Exército Americano. Adquiridos inicialmente para emprego na Missão de Observadores Militares Equador-Peru (MOMEP), ao final da missão passaram a integrar a frota de helicópteros do 4º BAvEx em Manaus. Impulsionado por dois motores General Electric T700-701C de 1940 shp cada, a sua missão principal é o transporte de tropa, sendo capaz de conduzir quatorze homens totalmente equipados, além da tripulação da aeronave (dois pilotos e um mecânico de voo), podendo ser equipado com diversos tipos de armamentos, inclusive mísseis anti-tanque. Está equipado com equipamentos que lhe permitem realizar o voo por instrumentos e configurado de maneira a possibilitar o voo com óculos de visão noturna. O Black Hawk é conhecido na Amazônia como Acari-bodó, por sua semelhança física com um peixe típico da região, dotado de uma grande resistência.

No dia 24 de janeiro de 2019 o 4º BAvEx recebeu o primeiro Helibras (Airbus Helicopters) HM-4 Jaguar para substituir os Eurocopter HM-3 Cougar (que foram enviados para o 3º BAvEx Batalhão Pantera, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul). Equipado com dois motores Turbomeca Makila 2A1 com 2.415 shp de potência cada, torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red), sistemas de autoproteção com lançadores de chaff e flare, RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver) e MAWS (Missile Approach Warning System) e modernos sistemas de navegação, o HM-4 Jaguar realiza missões de transporte tático, apoio logístico e C-SAR (Busca e Salvamento em Combate). Em 01 de janeiro de 2014 a Eurocopter foi extinta e nasceu a Airbus Helicopters, como parte do Airbus Group (que antes era EADS).

Fonte: SPOTTER / Comando do Exército

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