3º BAvEx - Batalhão Pantera |
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Através do Decreto n° 2.961, de 20 de janeiro de 1941, foi criado o Ministério da Aeronáutica e extintos o Corpo de Aviação da Marinha, a Arma de Aeronáutica do Exército e o Conselho Nacional de Aeronáutica. A Aviação do Exército ressurgiu através do Decreto n° 93.206, de 03 de setembro de 1986, com a criação do Primeiro Esquadrão de Aviação do Exército em Taubaté, no interior do Estado de São Paulo. Após sucessivas reorganizações, no dia 01 de janeiro de 2005 os Esquadrões de Aviação passaram a ser denominados Batalhões de Aviação, com a estrutura composta basicamente por uma Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA), duas Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), uma Esquadrilha de Manutenção e Suprimento (EMS) e uma Esquadrilha de Comando e Apoio (ECAP). Como integrantes da Força de Ação Rápida (FAR), os Batalhões de Aviação do Exército, dentro de suas capacidades, podem atuar em qualquer lugar do país. O 3º BAvEx (Terceiro Batalhão de Aviação do Exército) Batalhão Pantera foi criado em 17 de agosto de 1993 em Taubaté. A Unidade faz parte da Força de Ação Rápida (FAR) do Exército, cuja missão é atuar rapidamente em conflitos em todo o território nacional, provendo apoio a ações de combate, apoio em combate e operações logísticas. O 3º BAvEx também realiza missões de caráter humanitário, evacuação aeromédica e de apoio à comunidade, inclusive em situações de calamidade pública. Com o objetivo de atender a região Oeste do Brasil, em especial as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, o Exército Brasileiro transferiu o 3º BAvEx de Taubaté para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. No dia 17 de janeiro de 2009, pousaram no quartel do Comando Militar do Oeste cinco helicópteros HA-1 Fennec, iniciando as atividades do Destacamento Tuiuiú em Campo Grande. A sede do 3º BAvEx foi construída numa ampla área ao lado do Aeroporto Internacional de Campo Grande, e atualmente conta com apenas um hangar, utilizado para manutenção e abrigo. Em breve, será iniciada a construção de um segundo hangar específico para a manutenção, liberando o atual para o abrigo das aeronaves. Atualmente a estrutura operacional do 3º BAvEx é composta por uma Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA) com HA-1A Fennec, e duas Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), sendo a primeira com HM-1A Pantera e a segunda com HM-3 Cougar. Aeronaves O Helibras (Eurocopter) HA-1 Fennec é uma versão militar do monomotor civil AS350 Ecureuil projetado pela Eurocopter (AS550 A2 Fennec), montado no Brasil pela Helibras. Equipado com um motor Turbomeca Arriel de 625 shp, o Fennec pode ser armado com lançadores de foguetes SBAT de 70 mm e metralhadoras axiais de calibre .50 (12,7 mm). Na Aviação do Exército, os Fennecs são utilizados basicamente para cumprir missões de reconhecimento e ataque. Para cumprir missões de evacuação aeromédica e transporte de carga externa, o HA-1 pode ser equipado com um gancho externo com capacidade para 750 kg e guincho lateral para 136 kg. Em 2014 o Exército Brasileiro começou a receber a versão modernizada do Fennec, então denominada Fennec AvEx. As aeronaves modernizadas estão equipadas com um novo sistema aviônico e piloto automático, painel com mostradores digitais e melhorias nos sistemas de comunicação e navegação. Em agosto de 2021, o Estado-Maior do Exército alterou a designação do HA-1 Fennec AvEx para HA-1A Fennec. O Eurocopter HM-1 Pantera é basicamente o bimotor AS365 K armado com metralhadoras laterais de calibre 7,62 mm. Conceitualmente, o Pantera é um helicóptero de manobra da Aviação do Exército, tendo como missão primordial o transporte de tropa em operações aeromóveis. Devido as suas características, pode ser empregado também em missões secundárias, tais como reconhecimento, apoio à guerra eletrônica, busca e salvamento, evacuação aérea e transporte de carga. Impulsionado por dois motores Turbomeca Arriel 1M1 de 653 shp, transporta sete soldados, além de sua tripulação. Pode transportar até 1.600 Kg de carga externa em um guincho embaixo da fuselagem. No dia 25 de abril de 2019, o 3º BAvEx recebeu o primeiro Helibras (Airbus Helicopters) HM-1 Pantera K2, a versão modernizada do HM-1 Pantera. Essas aeronaves são similares aos AS365 K2 desenvolvidos pela Airbus Helicopters, equipados com motores Turbomeca Arriel 2C2CG com potência máxima de 994 shp cada um, Full Authority Digital Engine Control (FADEC), radar meteorológico Telephonics RDR-1600, novos rádios e aviônicos, piloto automático de quatro eixos, painel de instrumentos digital e proteção térmica na fuselagem traseira. Em maio de 2020 todos os Panteras tradicionais já haviam sido enviados para a modernização na Helibras. Em agosto de 2021, o Estado-Maior do Exército alterou a designação do HM-1 Pantera K2 para HM-1A Pantera. No dia 05 de fevereiro de 2020, o 3º BAvEx recebeu o primeiro Eurocopter HM-3 Cougar, de um total de quatro aeronaves operadas anteriormente pelo 4º BAvEx sediado em Manaus. O HM-3 Cougar é o modelo AS532 UE Cougar Mk.1, com algumas adaptações exigidas pelo Exército Brasileiro, para ser usado no transporte tático e apoio logístico. O HM-3 está equipado para realizar voos por instrumentos e noturnos, estando dotado de modernos sistemas de comunicação e navegação, além de posto de pilotagem compatível com óculos de visão noturna. Pode ser equipado com metralhadoras laterais calibre 7,62 mm, macas para o transporte de feridos, guincho de içamento e gancho para o transporte de carga externa, com capacidade para 4.500 kg. O HM-3 tem capacidade para transportar vinte e dois soldados, além da tripulação. Fonte: SPOTTER / Comando do Exército |
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