3º BAvEx - Batalhão Pantera

Através do Decreto n° 2.961, de 20 de janeiro de 1941, foi criado o Ministério da Aeronáutica e extintos o Corpo de Aviação da Marinha, a Arma de Aeronáutica do Exército e o Conselho Nacional de Aeronáutica. A Aviação do Exército ressurgiu através do Decreto n° 93.206, de 03 de setembro de 1986, com a criação do Primeiro Esquadrão de Aviação do Exército em Taubaté, no interior do Estado de São Paulo.

 

Após sucessivas reorganizações, no dia 01 de janeiro de 2005 os Esquadrões de Aviação passaram a ser denominados Batalhões de Aviação, com a estrutura composta basicamente por uma Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA), duas Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), uma Esquadrilha de Manutenção e Suprimento (EMS) e uma Esquadrilha de Comando e Apoio (ECAP). Como integrantes da Força de Ação Rápida (FAR), os Batalhões de Aviação do Exército, dentro de suas capacidades, podem atuar em qualquer lugar do país.

 

O 3º BAvEx (Terceiro Batalhão de Aviação do Exército) Batalhão Pantera foi criado em 17 de agosto de 1993 em Taubaté. A Unidade faz parte da Força de Ação Rápida (FAR) do Exército, cuja missão é atuar rapidamente em conflitos em todo o território nacional, provendo apoio a ações de combate, apoio em combate e operações logísticas. O 3º BAvEx também realiza missões de caráter humanitário, evacuação aeromédica e de apoio à comunidade, inclusive em situações de calamidade pública.

 

Com o objetivo de atender a região Oeste do Brasil, em especial as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, o Exército Brasileiro transferiu o 3º BAvEx de Taubaté para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. No dia 17 de janeiro de 2009, pousaram no quartel do Comando Militar do Oeste cinco helicópteros HA-1 Fennec, iniciando as atividades do Destacamento Tuiuiú em Campo Grande. Ainda deve demorar mais alguns anos a conclusão das obras de sua sede definitiva, que está sendo construída numa ampla área ao lado do Aeroporto Internacional de Campo Grande.

 

Aeronaves

 

O Helibras (Eurocopter) HA-1 Fennec é uma versão militar do monomotor civil AS350 Ecureuil projetado pela Eurocopter (AS550 A2 Fennec), montado no Brasil pela Helibras. Equipado com um motor Turbomeca Arriel de 625 shp, o Fennec pode ser armado com lançadores de foguetes SBAT de 70 mm e metralhadoras axiais de calibre .50 (12,7 mm). Na Aviação do Exército, os Fennecs são utilizados basicamente para cumprir missões de reconhecimento e ataque. Para cumprir missões de evacuação aeromédica e transporte de carga externa, o HA-1 pode ser equipado com um gancho externo com capacidade para 750 kg e guincho lateral para 136 kg.

 

O Eurocopter HM-1 Pantera é basicamente o bimotor AS365 K armado com metralhadoras laterais de calibre 7,62 mm. Conceitualmente, o Pantera é um helicóptero de manobra da Aviação do Exército, tendo como missão primordial o transporte de tropa em operações aeromóveis. Devido as suas características, pode ser empregado também em missões secundárias, tais como reconhecimento, apoio à guerra eletrônica, busca e salvamento, evacuação aérea e transporte de carga. Impulsionado por dois motores Turbomeca Arriel 1M1 de 653 shp, transporta sete soldados, além de sua tripulação. Pode transportar até 1.600 Kg de carga externa em um guincho embaixo da fuselagem.

 

Fonte: SPOTTER / Comando do Exército

 

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