1º GTT - Esquadrão Zeus

.


.

Embraer KC-390 Millennium

.


.

Página 03 - Fotos de 2024

.


.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Anápolis - GO - 08/01/24

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Anápolis - GO - 08/01/24

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Anápolis - GO - 08/01/24

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Anápolis - GO - 08/01/24

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

O KC-390 FAB-2858 simulando um reabastecimento aéreo com quatro SAAB F-39E Gripen do Esquadrão Jaguar, durante a cerimônia militar de troca de comando do COMPREP na Base Aérea de Brasília, Distrito Federal, no dia 09 de janeiro de 2024

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

KC-390 Millennium FAB-2858 e os F-39E Gripen FAB-4101 e FAB-4104 do Esquadrão Jaguar

Base Aérea de Brasília - DF - 09/01/24

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Anápolis - GO - 19/01/24

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Anápolis - GO - 05/04/24

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Anápolis - GO - 05/04/24

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

FIDAE 2024 - Santiago - Chile - 07/04/24

Foto: Marcos Junglas - mjunglas@gmail.com

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

FIDAE 2024 - Santiago - Chile - 09/04/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

FIDAE 2024 - Santiago - Chile - 09/04/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

FIDAE 2024 - Santiago - Chile - 09/04/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

FIDAE 2024 - Santiago - Chile - 09/04/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Aeroporto da Pampulha - Belo Horizonte - MG - 05/05/24

Foto: Júlio Barbosa Vieira - barbosajulio344@gmail.com

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Aeroporto da Pampulha - Belo Horizonte - MG - 05/05/24

Foto: Gabriel Wallace Camargo - gabrielwallacecamargo@gmail.com

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Aeroporto da Pampulha - Belo Horizonte - MG - 05/05/24

Foto: Gabriel Wallace Camargo - gabrielwallacecamargo@gmail.com

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Aeroporto da Pampulha - Belo Horizonte - MG - 05/05/24

Foto: Gabriel Wallace Camargo - gabrielwallacecamargo@gmail.com

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 16/07/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 16/07/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 16/07/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 16/07/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 31/07/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 31/07/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 02/08/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 02/08/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 02/08/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 02/08/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 02/08/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Passagem baixa dos KC-390 FAB-2854 do Esquadrão Zeus e FAB-2857 do Esquadrão Gordo durante o Exercício Técnico Airlift 2024

Base Aérea de Campo Grande - MS - 06/08/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

KC-390 FAB-2854 do Esquadrão Zeus e FAB-2857 do Esquadrão Gordo

Base Aérea de Campo Grande - MS - 06/08/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

KC-390 FAB-2854 do Esquadrão Zeus e FAB-2857 do Esquadrão Gordo

Base Aérea de Campo Grande - MS - 06/08/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

KC-390 FAB-2854 do Esquadrão Zeus e FAB-2857 do Esquadrão Gordo

Base Aérea de Campo Grande - MS - 06/08/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 07/08/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 07/08/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 07/08/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Embraer KC-390 Millennium

Base Aérea de Campo Grande - MS - 07/08/24

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.


.

Detalhes

.


.

.

Além da rampa traseira, o KC-390 possui duas portas na parte lateral traseira para o lançamento de paraquedistas

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

O KC-390 está equipado com dois turbofans Pratt & Whitney IAE V2500-E5 com 31.300 libras de empuxo cada

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Para ser reabastecido em voo, o KC-390 possui uma sonda fixa sobre a parte superior da fuselagem

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Nas missões onde o KC-390 atua como reabastecedor, são instalados dois casulos Cobham 912E WARP (Wing Aerial Refuelling Pod) sob as asas, contendo as mangueiras extensíveis e a cesta para a conexão com a sonda da aeronave receptora

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

A rampa traseira do KC-390 pode ser aberta em voo para o lançamento de paraquedistas e cargas volumosas

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

O interior do KC-390 pode ser configurado de várias formas, podendo dobrar as cadeiras laterais para liberar mais espaço para cargas ou receber uma estrutura longitudinal com mais assentos para paraquedistas, além de poltronas para transporte VIP ou tanques de combustível para missões de reabastecimento em voo

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

A parte dianteira da cabine do KC-390, com a estação de trabalho do loadmaster, as instalações para descanso da tripulação, os armários, a galley e o banheiro

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

O carregamento e o descarregamento de carga e soldados, bem como o lançamento em voo, é gerenciado pelo loadmaster com o auxílio de sensores instalados ao longo da cabine, possibilitando um controle preciso da distribuição de peso e do centro de gravidade

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Como a cabine de comando do KC-390 está posicionada no piso superior, os pilotos entram pela porta principal e depois sobem uma outra escada interna no lado esquerdo

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Nas missões de transporte de grandes volumes e lançamento de cargas com paraquedas, o KC-390 recebe uma barreira de contenção para evitar que a carga se desloque para a frente. O local de instalação depende das dimensões e do peso do material transportado

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

O Aero Union MAFFS II (Modular Airborne Fire Fighting System) é um sistema aerotransportado de combate a incêndios com capacidade de lançar 11.000 litros de água ou retardantes químicos sem a necessidade de abrir a porta de carga, mantendo a pressurização e melhorando a performance da aeronave. Os C-130M Hercules da FAB utilizam o MAFFS do modelo original, com dois tubos instalados na rampa da porta de carga

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Para realizar missões de lançamento de cargas e paraquedistas durante a noite, o KC-390 pode ser equipado com um casulo de navegação Rafael LITENING III, de fabricação israelense

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Quando o KC-390 vai cumprir missões de lançamento de paraquedistas, são instaladas as plataformas nas portas laterais, proporcionando maior segurança nos saltos

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

O painel de instrumentos do KC-390 utiliza o sistema de aviônicos "Pro Line Fusion" desenvolvido pela empresa norte-americana Rockwell Collins, possuindo telas digitais sensíveis ao toque e comandos laterais tipo joystick. Para auxiliar os pilotos, a aeronave está equipada com HUD (head-up display), EVS (Enhanced Vision System) e SPS (Self-Protection and Countermeasures Systems) da empresa brasileira AEL Sistemas

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Pág. 01 / Pág. 02 - RETORNAR

.

.

.

.