1º GTT - Esquadrão Zeus |
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O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), foi criado pelo Decreto Nº 43.089 de 22 de janeiro de 1958, sediado na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro e subordinado à Quinta Força Aérea (V FAe). O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º/1º GTT - Esquadrão Coral) foi ativado em 07 de fevereiro do mesmo ano. O Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (2º/1º GTT - Esquadrão Cascavel) foi ativado em 01 de novembro de 1961 pela Portaria S-67/GM3. O 1º/1º GTT foi criado para realizar o transporte de cargas, lançamento de paraquedistas e o transporte logístico para o Exército Brasileiro, principalmente nas regiões de fronteira e na Amazônia, além de servir ao Governo Federal no apoio em calamidades públicas. Além de atender as necessidades do Exército Brasileiro, o Esquadrão Coral realizava tarefas de transporte aeroterrestre e transporte aéreo tático para Força Aérea Brasileira, bem como missões SAR (Search and Rescue - Busca e Salvamento) na parte sul do Oceano Atlântico, essenciais para a segurança da navegação aérea internacional. O 2º/1º GTT também foi criado para prestar apoio logístico para o Exército Brasileiro, além de servir ao Governo Federal no apoio em calamidades públicas. Com a chegada dos Lockheed C-130H Hercules com maior raio de ação, o Esquadrão Cascavel adquiriu a possibilidade de realizar missões para o exterior, bem como missões SAR na parte sul do Oceano Atlântico. Com os KC-130H Hercules, passou a executar missões de reabastecimento em voo até os anos 90, quando essas aeronaves foram transferidas para o Esquadrão Gordo. No segundo semestre de 2013, o 1º GTT voltou a realizar missões de reabastecimento em voo, quando recebeu de volta essas aeronaves. Devido a estreita colaboração entre os dois esquadrões, desde o início os Hercules do Coral e do Cascavel ostentavam os emblemas das duas Unidades aplicados na parte dianteira da fuselagem: no lado esquerdo estava o emblema da Unidade a que pertencia e no lado direito o emblema da outra Unidade, sendo comum uma Unidade voar com as aeronaves da outra. Em 2013, para minimizar os custos de manutenção e melhorar a capacidade operacional, a Força Aérea Brasileira decidiu concentrar em uma única Base Aérea todos os Hercules de sua frota. Assim, o 1º GTT foi transferido para a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, onde já estava sediado o 1º/1º GT Esquadrão Gordo, que também operava com o mesmo tipo de aeronave, e os dois esquadrões do 1º GTT e o 1º/1º GT passaram a atuar de forma totalmente integrada, resultando na retirada dos emblemas das aeronaves. O Coral, o Cascavel e o Gordo não foram extintos, pois as tripulações ainda utilizavam os códigos-rádio originais e as bolachas nos uniformes, mas as missões eram realizadas com qualquer aeronave que estivesse disponível. No dia 18 de junho de 2018, o 1º/1º GTT e o 2º/1º GTT foram transferidos para a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, passando a operar com o Embraer KC-390 Millennium. O Esquadrão Gordo ficou com parte das tripulações e todos os Hercules ainda operacionais, passando a ser o único esquadrão na FAB a operar com essa aeronave. Com o objetivo de promover o incremento da eficiência administrativa e maior racionalidade da estrutura organizacional, em dezembro de 2016 o Comando da Aeronáutica extinguiu o Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), as quatro Forças Aéreas (I FAe, II FAe, III FAe e V FAe) e os Comandos Aéreos Regionais (I COMAR, II COMAR, III COMAR, IV COMAR, V COMAR, VI COMAR e VII COMAR). Nesse processo de reestruturação, o COMGAR foi substituído pelo Comando de Preparo (COMPREP), o COMDABRA pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e as Bases Aéreas foram incorporadas pelas Alas, passando a subordinação das suas Unidades Aéreas para as respectivas Alas. Assim, em janeiro de 2017, a Base Aérea de Anápolis foi desativada e passou a fazer parte da Ala 2, sediando o 1º GTT Esquadrão Zeus, o 1º GDA Esquadrão Jaguar, o 1º/6º GAv Esquadrão Carcará (anteriormente sediado na Base Aérea de Recife) e o 2º/6º GAv Esquadrão Guardião. No dia 04 de setembro de 2019, a Embraer e a Força Aérea Brasileira realizaram na Base Aérea de Anápolis a cerimônia de entrega do FAB-2853, o primeiro KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa. O primeiro deveria ser o FAB-2852, mas devido a um acidente com perda total do primeiro protótipo, essa aeronave permaneceu com a Embraer para ser utilizada nos voos de ensaios e homologação, devendo em breve também ser entregue ao 1º GTT. No final de 2019, o 1º GTT passou a ser denominado Esquadrão Zeus, com a previsão de ter duas esquadrilhas. Ainda não foi definido se essas esquadrilhas serão transformadas em esquadrões, que voltariam a ser Coral e Cascavel. Em meados de 2020, o Comando da Aeronáutica decidiu reativar os Comandos Aéreos Regionais. As Alas não foram extintas, mas as Bases Aéreas foram reativadas e receberam de volta o comando das suas Unidades Aéreas. Aeronaves O Embraer KC-390 Millennium é um avião para transporte tático/logístico desenvolvido e fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, subsidiária do grupo brasileiro Embraer. Equipado com dois turbofans Pratt & Whitney IAE V2500-E5 com 31.300 libras de empuxo cada, utiliza a tecnologia fly-by-wire em sua aviônica e tem capacidade para transportar 23 toneladas, realizando missões de transporte e lançamento de cargas e paraquedistas, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, ajuda humanitária e combate a incêndios florestais. No dia 16 de fevereiro de 2022, o Esquadrão Zeus recebeu o KC-390 FAB-2857, que veio se juntar aos KC-390 FAB-2853, FAB-2854, FAB-2855 e FAB-2856. No dia 25 de março, o FAB-2853 e o FAB-2857 foram transferidos para o Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. Fonte: SPOTTER / CECOMSAER |
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