USS Carl Vinson no Brasil

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A Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, foi o local escolhido para as operações de ressuprimento, realizadas com os Grumman C-2A Greyhound - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br O embarque no Grumman C-2A Greyhound é feito pela rampa traseira, sendo que a aeronave não possui janelas - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Para voar em suas aeronaves, a US NAVY exige que os passageiros utilizem um colete salva-vidas com kit de sobrevivência, capacete, protetor auditivo e viseira - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Após o pouso no USS Carl Vinson, a rampa traseira é aberta, enquanto a aeronave é rebocada para o seu box - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br
No convés, o colete salva-vidas é trocado por uma jaqueta especial e o visitante recebe um capacete diferente, além de uma viseira especial - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br O Grumman C-2A Greyhound do VRC-40 “Rawhide” sendo rebocado para seu local definitivo - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Mesmo com o tempo fechado, as operações aéreas no convés do USS Carl Vinson não param - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Boeing F/A-18E Super Hornet do VFA-81 “Sunliners” - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br
Boeing F/A-18E Super Hornet do VFA-81 “Sunliners” - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Antes do acionamento da catapulta, enormes defletores de calor e ondas de choque são levantados atrás do Super Hornet - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br O Super Hornet não necessita de pós-combustor para decolar, bastando a ação de seus motores e da catapulta - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Em poucos segundos, o Super Hornet está no ar e ganha altura rapidamente - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br
Grumman E-2C Hawkeye do VAW-125 “Tiger Tails” - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br O pessoal que trabalha no convés de voo utiliza jaquetas com cores diferentes, para identificar as suas funções - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br A equipe de bombeiros utiliza macacões metalizados e botas especiais, para melhor proteção térmica - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br A US NAVY organizou um pequeno “show aéreo” para os convidados - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br
Boeing F/A-18F Super Hornet do VFA-81 “Sunliners” - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Cinco Super Hornet do VFA-81 “Sunliners” em formação com um E-2C Hawkeye do VAW-125 “Tiger Tails” - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Um Sikorsky SH-60F Seahawk do HS-15 “Red Lions” simulando um resgate no mar - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Um Sikorsky HH-60H Seahawk do HS-15 “Red Lions” simulando um desembarque de soldados das Forças Especiais - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br
Ao final, um Sikorsky SH-60F Seahawk do HS-15 “Red Lions” desfilou com a bandeira do Brasil - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Enquanto o E-2C Hawkeye espera a sua vez, os Super Hornets começam a pousar no USS Carl Vinson - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Boeing F/A-18E Super Hornet “Sunliners 213” - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br O “Sunliners 204” prestes a pegar o cabo de retenção - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br
O cabo de retenção é puxado e o seu sistema amortece progressivamente a velocidade da aeronave - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Em poucos metros, a aeronave está parada e o cabo começa a ser recolhido - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Boeing F/A-18E Super Hornet “Sunliners 200” - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Grumman E-2C Hawkeye do VAW-125 “Tiger Tails” - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br
Ainda com os motores girando, o Hawkeye dobra as suas asas e taxia para o seu local de estacionamento - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Cabine de comando do USS Carl Vinson - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br O mapa eletrônico mostra toda a região da operação, o litoral do Rio de Janeiro e a área de operações aéreas - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br O USS Carl Vinson conta com duas aeronaves Grumman C-2A Greyhound para missões COD (carrier on-board delivery) - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br
McDonnell Douglas AF-1A Falcão do VF-1 “Falcão” da Marinha do Brasil - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br McDonnell Douglas AF-1 Falcão do VF-1 “Falcão” da Marinha do Brasil - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Boeing F/A-18F Super Hornet do VFA-81 “Sunliners” - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Grumman E-2C Hawkeye do VAW-125 “Tiger Tails” - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br
O USS Carl Vinson tem 333 metros de comprimento e 76,8 metros de largura, podendo operar com até 90 aeronaves, entre aviões e helicópteros - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br O VFA-81 “Sunliners” opera com os dois modelos de Super Hornet: o F/A-18E monoplace e o F/A-18F biplace - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Os mísseis ar-ar Raytheon AIM-9X Sidewinder, de quinta geração, são os mais modernos da família Sidewinder - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Piloto e co-piloto de um F/A-18F Super Hornet, sendo que o piloto está utilizando o novíssimo capacete JHMCS (Joint Helmet-Mounted Cueing System), da Boeing - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br
Sikorsky SH-60F Seahawk do HS-15 “Red Lions” - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Boeing F/A-18E Super Hornet do VFA-81 “Sunliners” - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Boeing F/A-18E Super Hornet do VFA-81 “Sunliners” - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Boeing F/A-18E Super Hornet do VFA-81 “Sunliners” - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br
O CVN-70 USS Carl Vinson foi entregue para a US NAVY em 1982, sendo o terceiro da Classe Nimitz a entrar em serviço - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br O Grumman C-2A Greyhound sendo rebocado para a sua posição de lançamento, na catapulta frontal direita - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br A chegada na Base Aérea do Galeão foi debaixo de muita chuva. Logo em seguida, o “Rawhide 42” decolou de volta para o USS Carl Vinson - Foto: Carlos H. Moyna - carlos@spotter.com.br Para os "corajosos" que pousam e decolam do USS Carl Vinson, a US NAVY concede um certificado, atestando o sucesso da missão. Uma belíssima recordação para o nosso grande amigo, Carlos H. Moyna.

 

Entre os dias 26 de fevereiro e 05 de março de 2010, o porta-aviões nuclear da marinha americana CVN-70 USS Carl Vinson participou de manobras com a marinha brasileira no litoral do Rio de Janeiro, como parte da missão Southern Seas 2010. Nos dias 02 e 03 de março, o USS Carl Vinson navegou ao largo da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, para que os AF-1 Falcão da Marinha do Brasil realizassem o exercício PASSEX, simulando aproximações para o pouso no porta-aviões. Todas as fotos são do nosso enviado especial Carlos H. Moyna.

 

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