Operação PARBRA 2005

Passe o mouse sobre a imagem para identificação e clique sobre ela para ver maior.

Embraer AT-26 Xavante do Esquadrão Pacau - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br Embraer A-27 Tucano do Esquadrão Flecha - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br Algumas aeronaves participantes da PARBRA 2005 - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br Cessna C-98 Grand Caravan do Esquadrão Cobra - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br
Embraer SC-95B Bandeirante SAR do Esquadrão Pelicano - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br Embraer R-99A do Esquadrão Guardião - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br A missão começa com o R-99A decolando para fazer a cobertura-radar da região onde está sendo realizada a Operação PARBRA - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br Os pilotos do Cessna C-98 Grand Caravan do Esquadrão Cobra simulam um vôo irregular e penetram no território paraguaio - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br
Poucos minutos depois, os Embraer A-27 Tucano da Força Aérea Paraguaia interceptam a aeronave intrusa - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br Os pilotos da FAB são orientados para mudar de rota e se dirigir para a Base Aérea de Concepción, onde terão que pousar - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br Os Tucanos da FAP pertencem ao 3º Escuadrón de Reconocimiento y Ataque - Escuadrón Moros, baseado em Assunción - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br O C-98 do Esquadrão Cobra na Base Aérea de Concepción - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br
Helicóptero Bell UH-1H Iroquois da FAP em alerta na Base Aérea de Concepción - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br O 3º Escuadrón de Reconocimiento y Ataque é composto pela Escuadrilla Gama e a Escuadrilla Omega, e opera subordinado ao Grupo Aerotáctico (GAT) - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br Embraer A-27 Tucano da Força Aérea Paraguaia na Base Aérea de Concepción - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br Na Base Aérea de Concepción, foi realizada uma apresentação áudio-visual sobre a Operação PARBRA - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br
Centro Diretor Aéreo do Teatro de Operações (CDAT) que a Força Aérea Brasileira montou na Base Aérea de Concepción - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br A FAB deslocou um radar MRCS-403 do 4º/1º GCC (Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle), o Esquadrão Mangrulho, para fazer a cobertura-radar da região norte do Paraguai - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br Casa C212-200 Aviocar da Força Aérea Paraguaia - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br Casa C212-200 Aviocar da Força Aérea Paraguaia - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Cabine de comando do C212-200 Aviocar - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

A Base Aérea de Concepción fica próxima ao Rio Paraguai, a cerca de 400 Km ao norte de Assunción - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Embraer A-27 Tucano da Força Aérea Paraguaia - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ENAER T-35 Pillan do Grupo Aéreo de Instrucción (GAI) - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

O Paraguai utiliza o T-35 Pillan nas versões A e B, sendo denominados ECH-51A e ECH-51B - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Aerotec T-23 Uirapuru - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Embraer A-27 Tucano - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Embraer A-27 Tucano - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Dois Grand Caravan da FAB na Base Aérea de Concepción - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Quando as aeronaves provenientes do Paraguai entram no espaço aéreo brasileiro, são interceptadas pelos Tucanos da FAB - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Durante a interceptação, um Tucano fica abaixo da aeronave intrusa, enquanto o outro fica do lado esquerdo, fazendo a identificação - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Embraer A-27 Tucano do Esquadrão Flecha - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Pousando na Base Aérea de Campo Grande - MS - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Embraer AT-26 Xavante do Esquadrão Pacau - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Um T-27 Tucano do Esquadrão Flecha, armado com dois casulos de metralhadoras, saindo para mais uma missão de interceptação - Foto: Equipe SPOTTER

Painel de instrumentos do C-98 do Esquadrão Cobra, voando em missão de invasão do espaço aéreo do Paraguai - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Decolando de Concepción, o A-27 Tucano da FAP rapidamente localiza a aeronave invasora - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Girando base para pousar na Base Aérea de Concepción, que aparece ao fundo - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Embraer A-27 Tucano da Força Aérea Paraguaia na Base Aérea de Concepción - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ENAER T-35 Pillan do Grupo Aéreo de Instrucción (GAI) - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Centro Diretor Aéreo do Teatro de Operações (CDAT) da Força Aérea Brasileira na Base Aérea de Concepción - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Durante o retorno, uma nova interceptação, desta vez por dois Tucanos da FAB, sendo que um deles se posiciona do lado esquerdo, identificando a aeronave - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Embraer AT-26 Xavante da FAB na Base Aérea de Campo Grande - Foto: Equipe SPOTTER

Os Xavantes utilizados na PARBRA pertencem ao Esquadrão Pacau, baseado em Natal - Foto: Equipe SPOTTER

Embraer AT-26 Xavante do Esquadrão Pacau - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Cockpit dianteiro do Xavante do Esquadrão Pacau - Foto: Equipe SPOTTER

Cockpit traseiro do Xavante, utilizado pelo instrutor - Foto: Equipe SPOTTER

Seção traseira do Embraer AT-26 Xavante - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

As quatro Esquadrilhas do 1º/4º GAv são identificadas pelos naipes de cartas de baralho, pintados na empenagem dos aviões - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Bell UH-1H Iroquois do Esquadrão Pelicano, utilizado na PARBRA para missões SAR - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Um Tucano do Esquadrão Flecha retorna após mais uma missão de interceptação - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

As sete horas da manhã, os Cessna C-98 Grand Caravan do Esquadrão Cobra já estão sendo preparados para as missões do dia - Foto: Equipe SPOTTER

A turbina Pratt & Whitney PT-6A-114 do C-98 Grand Caravan - Foto: Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

O Embraer R-99A do Esquadrão Guardião é sempre a primeira aeronave a decolar - Foto: Equipe SPOTTER

O R-99A controla de cima todas as operações aéreas da PARBRA - Foto: Equipe SPOTTER

O C-98 Caravan se preparando para decolar e cumprir a primeira missão do dia - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

As aeronaves da FAB, quando retornavam do Paraguai, eram interceptadas pelos Tucanos do Esquadrão Flecha - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Embraer C-95B Bandeirante do Esquadrão Onça - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Embraer AT-26 Xavante do Esquadrão Pacau - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Os Xavantes tinham a missão de interceptar as aeronaves paraguaias que adentravam no espaço aéreo brasileiro - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Um Cessna 402 paraguaio na Base Aérea de Campo Grande - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Após o C-98 penetrar no território paraguaio, os Tucanos se aproximam para fazer a interceptação - Foto: Equipe SPOTTER

Embraer A-27 Tucano da Força Aérea Paraguaia - Foto: Equipe SPOTTER

Os Tucanos da FAP na Base Aérea de Concepción - Foto: Equipe SPOTTER

Bell UH-1H Iroquois da Força Aérea Paraguaia - Foto: Equipe SPOTTER

Ainda pela manhã, mais um Grand Caravan da FAB é interceptado pela FAP - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Quando retornava do Brasil, o Cessna 402 também era interceptado, mas desta vez pela própria FAP e trazidos para a Base Aérea de Concepción - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Após a interceptação, os Tucanos da FAP retornam para a Base Aérea de Concepción - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Beechcraft B58 Baron da Força Aérea Paraguaia - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Um Grand Caravan da FAB na Base Aérea de Concepción - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Quando retornava ao Brasil, o C-98 também era interceptado, mas desta vez pelos Tucanos do Esquadrão Flecha - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

O C-98 pousando na Base Aérea de Campo Grande - Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

 

Durante os dias 09 a 13 de maio de 2005, a Força Aérea Brasileira e a Força Aérea Paraguaia realizaram a Operação PARBRA I, sob a coordenação do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) e da Divisão de Vigilância e Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Paraguaia. O objetivo era treinar pilotos e controladores de voo, brasileiros e paraguaios, de forma a consolidar procedimentos para combater o tráfego aéreo ilícito na região. Aeronaves-alvo simularam esses tráfegos ilícitos, cruzando a linha de fronteira entre Brasil e Paraguai, nos dois sentidos. Para localizá-los, foram utilizados radares e aeronaves de interceptação de ambos os países, adotando as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo previstas. Com o apoio do CECOMSAER e da Base Aérea de Campo Grande, o SPOTTER participou da Operação PARBRA I, fotografando no Brasil e no Paraguai e voando em seis missões nas aeronaves-alvo que cruzavam a fronteira nos dois sentidos.

 

Copyright © www.spotter.com.br - Reservados todos os direitos - All rights reserved