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ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

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Na última atualização, publicamos 10 novas fotos nas páginas de quatro esquadrões que participaram do EXOP Carranca 2022: o 1º/7º GAv Esquadrão Orungan (Base Aérea de Santa Cruz), o 2º/7º GAv Esquadrão Phoenix (Base Aérea de Canoas), o 3º/7º GAv Esquadrão Netuno (Base Aérea de Belém) e o 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano (Base Aérea de Campo Grande). O Exercício Operacional Carranca 2022 foi realizado pela Força Aérea Brasileira na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina, entre os dias 17 de abril e 7 de maio, com o objetivo de treinar pilotos, tripulantes e controladores de voo para realizarem missões de Busca e Salvamento (SAR).

Visite o blog Aviação em Floripa e leia as matérias com a cobertura completa, com todos os detalhes do exercício e dezenas de fotos exclusivas.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

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Na atualização anterior, publicamos 19 novas fotos nas páginas do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 do Esquadrão Gordo pousando na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ao entardecer do dia 20 de abril. Devido ao baixo volume de tráfego comercial e o apoio SAR proporcionado pelo Esquadrão Pelicano, a BACG tem sido utilizada pelos esquadrões Gordo e Zeus para a instrução em voo dos novos pilotos, além de missões de treinamento de lançamento de paraquedistas e cargas.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer VC-99B Legacy FAB-2582 do Grupo de Transporte Especial no Aeroporto Mário de Almeida Franco, em Uberaba, Minas Gerais, no dia 30 de abril, transportando os ministros que participaram da cerimônia de abertura da ExpoZebu 2022. A estrutura do GTE é composta por três esquadrões: o GTE 1 para o transporte do presidente e vice-presidente com os VC-1 e VC-2, o GTE 2 para o transporte de autoridades do segundo escalão com os C-99A, VC-99A, VC-99B e VC-99C, e o GTE 3 para o transporte do presidente, com os helicópteros VH-35 e VH-36.

Foto: Raphael Resende Fabris - raphael.rfabris@gmail.com

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No dia 01 de maio, publicamos 14 novas fotos nas páginas dos quatro esquadrões que operam com o Super Tucano e que participaram da cerimônia militar do Dia da Aviação de Caça, realizada na Base Aérea de Santa Cruz, no dia 22 de abril. Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5931 do Esquadrão Flecha (Base Aérea de Campo Grande), A-29B FAB-5949 do Esquadrão Joker (Base Aérea de Natal), A-29B FAB-5959 do Esquadrão Escorpião (Base Aérea de Boa Vista) e A-29B FAB-5926 do Esquadrão Grifo (Base Aérea de Porto Velho).

Fotos: Carlos Moyna - chmoyna@hotmail.com

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Publicamos também 6 novas fotos na página do Primeiro Grupo de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, que possui dois esquadrões: o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf. Depois da desativação do Esquadrão Pacau e a retirada de serviço de quase todos os Tiger II do Esquadrão Jaguar, o 1º GAvC e o 1º/14º GAv Esquadrão Pampa estão operando com praticamente toda a frota de F-5EM e F-5FM da Força Aérea Brasileira, com previsão de manterem essas aeronaves em uso até receberem os SAAB F-39E Gripen do segundo lote, ainda em fase de negociação.

Foto: Carlos Moyna - chmoyna@hotmail.com

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.ABRIL

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No dia 24 de abril, publicamos 17 novas fotos nas páginas do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. No dia 22 de abril, junto com a solenidade militar para celebrar o Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz, a Força Aérea Brasileira realizou uma solenidade militar para incorporar oficialmente os dois primeiros SAAB F-39E Gripen, o FAB-4101 e o FAB-4102. Embora estas duas aeronaves ainda não tenham sido entregues ao Esquadrão Jaguar, a partir desta data vamos começar a publicar as fotos dos F-39E na página, mantendo as fotos dos F-5EM até a sua completa desativação.

Foto: Carlos Moyna - chmoyna@hotmail.com

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Neste ano, a solenidade militar para celebrar o Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz reuniu cerca de 50 aeronaves de diversos esquadrões da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5FM Tiger II FAB-4810 com a pintura comemorativa dos 75 anos do Esquadrão Pampa. Nas próximas atualizações vamos publicar as fotos das aeronaves dos outros esquadrões participantes.

Foto: Carlos Moyna - chmoyna@hotmail.com

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No dia 17 de abril, publicamos 16 novas fotos nas páginas do HS-1 Esquadrão Guerreiro, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Sikorsky SH-16 Seahawk N-3033 do Esquadrão Guerreiro decolando do Navio-Aeródromo Multipropósito A140 Atlântico no dia 15 de março, durante a Operação ADEREX / Aeronaval 2022, realizada pela Marinha do Brasil no litoral do Rio de Janeiro.

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

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Na imagem acima, os Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4846 e FAB-4866 do Esquadrão Jaguar no pátio da Base Aérea de Anápolis. No dia 12 de abril, a Força Aérea Brasileira realizou uma cerimônia militar para celebrar os 43 anos do 1º Grupo de Defesa Aérea, que será a primeira Unidade de Caça a receber os SAAB F-39 Gripen. Atualmente o 1º GDA está operando com uma quantidade reduzida de F-5EM, realizando apenas missões de alerta e voos de rotina para manter a proficiência dos seus pilotos, que já estão recebendo treinamento no Brasil e na Suécia.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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No dia 10 de abril, publicamos 9 novas fotos nas páginas do /10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do / GAv Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Airbus SC-105 Amazonas SAR FAB-6550 retornando para a BACG no dia 04 de abril, depois de passar por um processo de atualização na Espanha, onde recebeu a sonda para reabastecimento em voo. Agora o Esquadrão Pelicano está com a sua dotação definitiva, com quatro helicópteros Sikorsky H-60L Black Hawk (FAB-8901, FAB-8902, FAB-8903 e FAB-8907) e três Amazonas SAR (FAB-6550, FAB-6551 e FAB-6552) equipados com o sistema tático FITS (Fully Integrated Tactical System), a torreta EO/IR e a sonda fixa para reabastecimento em voo.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8910 do Esquadrão Pantera no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes, Santa Catarina, no dia 06 de abril. Essa aeronave ficou de prontidão para cumprir uma eventual missão de Busca e Salvamento durante a decolagem dos dois primeiros SAAB F-39E Gripen de produção entregues para a Força Aérea Brasileira. Os Gripens vieram da Suécia no navio holandês MV Marsgracht e foram deslocados por terra até o aeroporto de Navegantes, de onde decolaram para a sede da Embraer em Gavião Peixoto. Visite o blog Aviação em Floripa e leia a matéria com a cobertura completa, com todos os detalhes da operação e dezenas de fotos exclusivas.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

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No dia 03 de abril, publicamos 11 novas fotos nas páginas de dois esquadrões que utilizam o Grand Caravan na Força Aérea Brasileira: o 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, e o 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Cessna C-98A Grand Caravan FAB-2709 do Esquadrão Guará chegando na BACG, no dia 18 de março de 2022. O 6º ETA é um dos esquadrões da FAB com a frota mais heterogênea, operando com os C-95BM e C-95CM Bandeirante, C-98A Grand Caravan, C-97 Brasília, U-55C Learjet e U-100 Phenom, cumprindo missões de transporte leve de pessoal e carga, transporte de autoridades e TOTEQ (Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipe).

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Cessna C-98A Grand Caravan FAB-2727 do Esquadrão Onça pousando na BACG no dia 07 de fevereiro de 2022. O 1º/15º GAv possui apenas esse C-98A Grand Caravan, que atua em missões de transporte leve e de curta distância. Com capacidade de levar 1.500 kg de carga e autonomia de 2.000 km, o Grand Caravan realiza as missões onde seria inviável economicamente empregar os C-105A Amazonas, que possuem maior capacidade de carga e autonomia.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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.MARÇO

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No dia 27 de março, publicamos 15 novas fotos nas páginas do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. No dia 25 de março de 2022, a Força Aérea Brasileira realizou na Base Aérea do Galeão a cerimônia de entrega dos primeiros Embraer KC-390 Millennium para o Esquadrão Gordo, o FAB-2853 e o FAB-2857, operados anteriormente pelo Esquadrão Zeus. Essas aeronaves vão operar junto com os veteranos C-130M e KC-130M, que ainda devem permanecer em uso por mais alguns anos.

Foto: Carlos Moyna - chmoyna@hotmail.com

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Na imagem acima, quatro Embraer A-29A Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça escoltando o Embraer KC-390 Millennium FAB-2855 do Esquadrão Zeus durante a cerimônia de entrega dos KC-390 FAB-2853 e FAB-2857 para o Esquadrão Gordo, no dia 25 de março. Nesse mesmo dia, a Esquadrilha da Fumaça realizou passagens baixas sobre a Base Aérea do Galeão durante a cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica.

Foto: Carlos Moyna - chmoyna@hotmail.com

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No dia 20 de março, publicamos 28 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 retornando de uma missão de lançamento de cargas na Zona de Lançamento da Fazenda Metello, na área rural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Entre os dias 02 e 18 de março, o Esquadrão Zeus deslocou suas aeronaves para a Base Aérea de Campo Grande com o objetivo de formar novos pilotos e qualificar os pilotos já formados para cumprirem missões de lançamento de paraquedistas e cargas, utilizando a técnica de extração por gravidade. As aeronaves FAB-2855, FAB-2856 e FAB-2857 voaram cerca de 90 horas, em dezenas de missões diurnas e noturnas. Esse exercício marcou a despedida do FAB-2857 no Esquadrão Zeus, que no dia 25 de março foi transferido para o Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 13 de março, publicamos 12 novas fotos nas páginas do /6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado no 3º Batalhão de Aviação do Exército de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Embraer E-99M FAB-6700 na BAAN no dia 21 de dezembro de 2021. Essa é a terceira aeronave modernizada entregue para o /6º GAv, que já havia recebido o FAB-6702 e o FAB-6703. Nesta atualização, retiramos todas as fotos dos E-99 originais, que não estão mais em uso, pois o FAB-6701 e o FAB-6704 já estão em processo de modernização na Embraer, devendo retornar para o Esquadrão Guardião ainda neste ano.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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.Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-1A Pantera EB-2023 na final para pouso no heliponto do 3º BAvEx no dia 17 de fevereiro de 2022. O Pantera é um helicóptero de manobra da Aviação do Exército, tendo como missão primordial o transporte de tropa em operações aeromóveis. Devido as suas características, pode ser empregado também em missões secundárias, tais como reconhecimento, apoio à guerra eletrônica, busca e salvamento, evacuação aérea e transporte de carga. Em agosto de 2021, o Estado-Maior do Exército alterou a designação do HM-1 Pantera K2 para HM-1A Pantera.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 06 de março, publicamos 10 novas fotos nas páginas do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, e do HU-2 Esquadrão Pegasus, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, ambas no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4865 decolando da Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no 21 de outubro de 2021. O GAvC, composto pelos esquadrões Jambock e Pif-Paf, recebeu diversos Tiger II que antes operavam no extinto Esquadrão Pacau e também do Esquadrão Jaguar, que manteve em operação apenas algumas aeronaves, enquanto espera a chegada dos primeiros SAAB F-39E/F Gripen. Com a entrada em serviço dos Gripens no Esquadrão Jaguar, os Tigers serão repassados para o GAvC e o 1º/14º GAv, onde devem operar até essas Unidades também receberem os seus Gripens.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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.Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) UH-15 Super Cougar N-7108 do Esquadrão Pegasus na BAeNSPA no dia 19 de outubro de 2021. Essa aeronave está configurada para realizar missões de Combate-SAR, equipada com flutuadores, torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red) na parte inferior do nariz, metralhadoras FN Herstal MAG calibre 7,62 mm nas janelas laterais e guincho elétrico sobre a porta direita.

Foto: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com

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.FEVEREIRO

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No dia 27 de fevereiro, publicamos 9 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do  HU-1 Esquadrão Águia, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 durante o exercício de lançamento de carga aérea realizado pelo Esquadrão Zeus entre os dias 23 e 25 de fevereiro, em uma área rural próxima de Goiânia.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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.Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) UH-17 N-7090 do Esquadrão Águia na BAeNSPA no dia 19 de outubro de 2021. Essa aeronave é utilizada no apoio logístico das missões OPERANTAR do Programa Antártico Brasileiro para o ressuprimento da Estação Antártica Comandante Ferraz, operando embarcada no Navio de Apoio Oceanográfico H44 Ary Rongel.

Foto: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com

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No dia 20 de fevereiro, publicamos 8 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do  HA-1 Esquadrão Lince, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 chegando na BAAN no dia 16 de fevereiro, quando foi entregue oficialmente ao Esquadrão Zeus. Esse é o quinto KC-390 entregue para a Força Aérea Brasileira, e foi apresentado na solenidade de aniversário do GTT na BAAN no dia 30 de novembro de 2021 ostentando um adesivo com o emblema do Esquadrão Gordo, para onde será transferido quando os dois KC-130M Hercules do / GT forem desativados.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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.Na imagem acima, o Leonardo (AgustaWestland) AH-11B Wild Lynx N-4003 do Esquadrão Lince na BAeNSPA no dia 19 de outubro de 2021. O AH-11B Wild Lynx é uma modernização do AH-11A Super Lynx, com novos motores LHTEC CTS 800-4N e diversas melhorias. A torreta FLIR Star SAFIRE III está instalada na parte de cima do nariz e o radome do radar Marconi Seaspray Mk. 3000 na parte de baixo. Na porta lateral, uma metralhadora automática FN Herstal M3M (GAU-21) calibre .50 (12.7 x 99 mm padrão OTAN) com capacidade para 1.025 tiros por minuto, utilizada em missões de patrulha e interdição de pequenas embarcações.

Foto: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com

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No dia 13 de fevereiro, publicamos 10 novas fotos nas páginas do HS-1 Esquadrão Guerreiro, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Sikorsky SH-16 Seahawk N-3032 do Esquadrão Guerreiro no pátio da BAeNSPA no dia 19 de outubro de 2021. Essa aeronave está equipada com a versão de treinamento do míssil norueguês Kongsberg AGM-119B Penguin. Com uma ogiva de 120 kg, velocidade de Mach 1.2 e alcance de aproximadamente 35 km, o Penguin é utilizado em missões antinavio (ASuW) pela Marinha do Brasil.

Foto: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com

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.Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4825 do Esquadrão Pampa na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, durante o EXCON Tínia 2021, realizado entre os dias 08 e 28 de novembro. Essa aeronave está com o aviso CALL 121.5 MHz aplicado nos dois lados do tanque ventral, para informar ao piloto interceptado qual é a frequência que ele deve sintonizar para estabelecer a comunicação bilateral. Os Tiger II do Esquadrão Pampa são responsáveis pelas missões de Alerta de Defesa Aérea (ALEDA) na Região Sul do Brasil.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 06 de fevereiro, publicamos 16 novas fotos nas páginas do /10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do VF-1 Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8902 do Esquadrão Pelicano decolando da BACG no dia 03 de janeiro. O FAB-8902 é o quarto e último Black Hawk entregue para o /10º GAv e o primeiro do lote inicial (FAB-8901 até FAB-8906) que deixou de ser marrom e recebeu a camuflagem no padrão atual, em verde e cinza.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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.Na imagem acima, o McDonnell Douglas/Embraer AF-1B Falcão N-1001 do Esquadrão Falcão na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina. O VF-1 deslocou o AF-1B N-1001 e o AF-1C N-1022 para a BAFL durante a Operação ASPIRANTEX 2022, realizada pela Marinha do Brasil entre os dias 06 a 27 de janeiro. Visite o blog Aviação em Floripa e conheça todos os detalhes da operação, com dezenas de fotos das aeronaves participantes.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

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ao de

AVISO: Retiramos as páginas do / GAv Esquadrão Pacau e do 1º/6º GAv Esquadrão Carcará, extintos no final de 2021. Retiramos também as fotos dos Embraer C-97 Brasília da página do 1º/2º GT Esquadrão Condor, pois essas aeronaves foram devolvidas ao 3º ETA Esquadrão Pioneiro, que deixou a Base Aérea de Santa Cruz e retornou para a Base Aérea do Galeão.

Os esquadrões Adelphi e Corsário não foram extintos, apenas desativados temporariamente, porém as respectivas páginas também foram retiradas, pois essas duas Unidades estão sem aeronaves. A expectativa é que no futuro o Adelphi seja reativado para voar o SAAB F-39 Gripen e neste ano o Corsário receba duas aeronaves Airbus A330-200 para missões de transporte de pessoal e carga.

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.DEZEMBRO 2021

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.Na última atualização de 2021, publicamos 32 novas fotos nas páginas do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e /10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do 1º GDA Esquadrão Jaguar e 1º/6º GAv Esquadrão Carcará, sediados na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM FAB-5510 de uso compartilhado pelos esquadrões Centauro e Poker decolando da BASM para cumprir uma missão de ataque no EXCON Tínia 2021. O FAB-5510 é o último A-1AM entregue para a Força Aérea Brasileira, encerrando o programa de modernização das aeronaves AMX.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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ao de

Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4847 do Esquadrão Jaguar na Base Aérea de Santa Maria, durante o EXCON Tínia 2021. Em 2022 os F-5EM e F-5FM do 1º GDA serão substituídos pelos SAAB F-39E Gripen e repassados para o Primeiro Grupo de Caça e Esquadrão Pampa, que já estão recebendo os F-5EM que pertenciam ao Esquadrão Pacau, recentemente desativado.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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ao de

Na imagem acima, o Gates R-35AM Learjet FAB-6004 do Esquadrão Carcará pousando na BAAN no dia 01 de julho de 2021. Esta foi a última atualização da página do Carcará, pois a Unidade foi desativada no dia 20 de dezembro de 2021, durante solenidade militar realizada na Base Aérea de Anápolis. A desativação do Carcará encerrou a carreira dos Learjets na Força Aérea Brasileira e a história de um dos mais tradicionais esquadrões da FAB, que teve suas origens no Centro de Treinamento de Quadrimotores (CTQ) criado em 24 de janeiro de 1951 na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Ao longo de seus mais de 70 anos de atividades, utilizou os Boeing B-17 Flying Fortress, os Lockheed RC-130E Hercules e os Embraer R-95 Bandeirante.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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.No dia 13 de dezembro, publicamos 36 novas fotos nas páginas de quatro esquadrões que realizaram missões de lançamento de cargas e paraquedistas no EXCON Tínia 2021: 1º/1º GT Esquadrão Gordo (Base Aérea do Galeão - RJ), 1º/9º GAv Esquadrão Arara (Base Aérea de Manaus - AM), 1º/15º GAv Esquadrão Onça (Base Aérea de Campo Grande - MS) e 1º GTT Esquadrão Zeus (Base Aérea de Anápolis - GO). O Esquadrão Gordo também realizou missões de reabastecimento em voo das aeronaves F-5EM/FM e A-1AM/BM.

Fotos 1 e 4: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

Fotos 2 e 3: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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ao de

Também no dia 13 de dezembro, publicamos 3 novas fotos na página do BAvEx Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves, sediado na Base de Aviação do Exército de Taubaté, em São Paulo. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-4 Jaguar EB-5011 decolando do Navio-Aeródromo Multipropósito A140 Atlântico no dia 02 de setembro, durante a Operação Poseidon 2021, realizada pela Força Aérea, Exército e Marinha do Brasil no litoral do Rio de Janeiro.

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

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.No dia 05 de dezembro, publicamos 18 novas fotos nas páginas dos quatro esquadrões que utilizaram os C-95BM e C-95CM Bandeirante no EXCON Tínia 2021: 1º ETA Esquadrão Tracajá (Base Aérea de Belém - PA), 2º ETA Esquadrão Pastor (Base Aérea de Natal - RN), 3º ETA Esquadrão Pioneiro (Base Aérea de Santa Cruz - RJ) e 5º ETA Esquadrão Pégaso (Base Aérea de Canoas - RS). Cada um dos ETAs participou com uma aeronave e realizaram missões táticas de lançamento de paraquedistas e pequenas cargas.

Fotos 1 e 4: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Fotos 2 e 3: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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ao de

Também no dia 05 de dezembro, publicamos 8 novas fotos na página do HA-1 Esquadrão Lince, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Leonardo (AgustaWestland) AH-11B Wild Lynx N-4003 na Fragata F43 Liberal no litoral do Rio de Janeiro no dia 03 de setembro de 2021. O Esquadrão Lince já desativou todos os AH-11A Super Lynx e está operando somente com os AH-11B Wild Lynx.

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

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.NOVEMBRO

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.No dia 28 de novembro, publicamos 20 novas fotos nas páginas do / GAv Esquadrão Pacau, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas, e do /12º GAv Esquadrão Hórus, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4856 do Esquadrão Pacau na Base Aérea de Santa Maria durante o EXCON Tínia 2021. O / GAv participou do exercício com somente essa aeronave, realizando missões de interceptação em conjunto com os Tiger II dos esquadrões Jaguar, Pampa, Jambock e Pif-Paf.

Esta foi a última atualização da página do Esquadrão Pacau, pois a Unidade foi desativada em dezembro de 2021, durante solenidade militar realizada na Base Aérea de Manaus. As suas aeronaves, pilotos e mecânicos foram transferidos para o Esquadrão Pampa, na Base Aérea de Canoas, Rio Grande do Sul, e Primeiro Grupo de Caça, na Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro. Desde as suas origens em 1947 até dezembro de 2010, quando se tornou um Esquadrão de Caça, o Esquadrão Pacau se dedicou à formação de pilotos e líderes para a Aviação de Caça da FAB, com profissionalismo e dedicação que lhe valeu o título de “A Sorbonne da Caça”.

Foto: Ricardo Hebmüller - rhebmuller@gmail.com

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ao de

Na imagem acima, o Elbit Systems / AEL Sistemas RQ-900 Hermes FAB-7810 do Esquadrão Hórus sendo retirado do hangar na Base Aérea de Santa Maria. O RQ-900 possui uma torreta ventral com sistema eletro-ótico composto por câmera diurna, câmera termal e designador a laser, podendo ser equipado com radar de abertura sintética, câmera hiperespectral e equipamentos de guerra eletrônica (SIGINT e COMINT). Nessa imagem ele está configurado para missões de longa distância e fora do alcance do rádio, utilizando o sistema SATCOM (Satellite Communication) para controle via satélite.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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.No dia 21 de novembro, publicamos 23 novas fotos nas páginas do GAvC (Esquadrões Jambock e Pif-Paf) e do / GAv Esquadrão Puma, ambos sediados na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, os Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4857 e FAB-4875 do Primeiro Grupo de Aviação de Caça nos hangaretes da Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, durante o EXCON Tínia 2021. O GAvC está participando do exercício com cinco F-5EM (FAB-4828, FAB-4845, FAB-4857, FAB-4865 e FAB-4875) e um F-5EM (FAB-4812).

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) H-36 Caracal FAB-8520 do Esquadrão Puma na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, durante o EXCON Tápio 2021. Essa aeronave está equipada com flutuadores, torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red) na parte inferior do nariz, sistemas de autoproteção com RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver), MAWS (Missile Approach Warning System) e guincho sobre a porta direita, para missões de Combate-SAR.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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.No dia 14 de novembro, publicamos 9 novas fotos nas páginas de dois esquadrões que estão participando do EXCON Tínia: o 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul e o /6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. O Exercício Conjunto Tínia 2021 está sendo realizado entre os dias 08 e 28 deste mês na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O objetivo é treinar missões de defesa aérea, ataque, escolta, controle e alarme, reconhecimento e reabastecimento em voo. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4844 do Esquadrão Pampa pousando na BASM no dia 07 de novembro, após cumprir uma missão de interceptação.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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Na imagem acima, o Embraer E-99M FAB-6702 do Esquadrão Guardião pousando da Base Aérea de Santa Maria no dia 12 de novembro. A participação do E-99M é fundamental para a realização do EXCON Tínia, pois tem a responsabilidade de cumprir as missões de Alarme Aéreo Antecipado, utilizando o radar Ericsson Erieye ER instalado sobre a fuselagem. Com o recente processo de modernização, o E-99M passou a cumprir também as missões SIGINT (Signals Intelligence), antes realizadas pelos R-35AM do Esquadrão Carcará.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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No dia 07 de novembro, publicamos 26 novas fotos nas páginas do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e do /10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do 1º/3º GAv Esquadrão Escorpião, sediado na Base Aérea de Boa Vista, em Roraima. Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM FAB-5523 decolando da Base Aérea de Campo Grande para realizar uma missão de ataque no EXCON Tápio 2021. O 1º/10º GAv e o /10º GAv participaram do exercício com três aeronaves monoplaces (FAB-5523, FAB-5526 e FAB-5527) e uma biplace (FAB-5652), realizando missões de ataque de precisão com os casulos Rafael LITENING e de reconhecimento com o RECCELITE.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer A-29A Super Tucano FAB-5728 do Esquadrão Escorpião decolando da Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 30 de agosto. O /3º GAv participou do EXCON Tápio 2021 com duas aeronaves monoplaces (FAB-5727 e FAB-5728) e duas biplaces (FAB-5933 e FAB-5959), executando missões de apoio aéreo aproximado e de escolta dos helicópteros H-36 Caracal e H-60L Black Hawk em missões C-SAR.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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.OUTUBRO

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No dia 31 de outubro, publicamos 11 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do ETA Esquadrão Tracajá, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2855 do Esquadrão Zeus decolando da Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, durante o Adestramento Conjunto de Salto Livre Operacional realizado na BACG entre os dias 17 e 29 de outubro. O treinamento conjunto contou com a participação de militares da Força Aérea, da Marinha e do Exército, sendo utilizados nos lançamentos o KC-390 FAB-2855 do Esquadrão Zeus e o C-130M FAB-2476 do Esquadrão Gordo.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Cessna C-98A Grand Caravan FAB-2728 do Esquadrão Tracajá decolando da Base Aérea de Belém no dia 12 de agosto. O 1º ETA realiza missões de transporte na parte oriental da Amazônia brasileira, compreendendo os estados do Pará e Amapá. O símbolo é um tracajá, uma espécie de tartaruga típica da região, de grande robustez, dotado de asas imaginárias. O seu lema é "Devagar, mas chego lá", representando a lentidão dos Catalinas, mas que sempre cumpriam suas missões.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

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No dia 24 de outubro, publicamos 13 novas fotos nas páginas do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro, e do / GAv Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Lockheed C-130M Hercules FAB-2476 do Esquadrão Gordo pousando na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, depois de cumprir uma missão no Adestramento Conjunto de Salto Livre Operacional que está sendo realizado na BACG entre os dias 17 e 29 de outubro. Em cada decolagem o FAB-2476 leva uma média de 50 paraquedistas até a Zona de Lançamento na Fazenda Metelo, distante 18 km de Campo Grande, com três missões diárias, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8913 do Esquadrão Pantera decolando da Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 19 de agosto, para cumprir uma missão de Combate-SAR no EXCON Tápio 2021. Neste ano o / GAv participou com dois H-60L, o FAB-8913 e o FAB-8916, armados com duas metralhadoras General Electric M134 Minigun calibre 7,62 mm com seis canos nas janelas laterais. O FAB-8910 também foi visto na BACG, mas estava realizando uma missão de ligação, sem participar do exercício.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 17 de outubro, publicamos 15 novas fotos nas páginas do 2º/3º GAv Esquadrão Grifo, sediado na Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia, e do BAvEx Batalhão Guerreiro, sediado na Base de Aviação do Exército de Taubaté, em São Paulo. Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5944 do Esquadrão Grifo taxiando na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 26 de agosto. O 2º/3º GAv participou do EXCON Tápio 2021 com cinco aeronaves biplaces (FAB-5924, FAB-5928, FAB-5934, FAB-5936 e FAB-5944), e embora algumas delas estivessem com os tanques de combustível com o aviso CALL 121.5 para os voos de interceptação, no exercício elas executaram missões de apoio aéreo aproximado e de escolta dos helicópteros H-36 Caracal e H-60L Black Hawk em suas missões C-SAR.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-1A Pantera EB-2011 do Batalhão Guerreiro na Base de Aviação do Exército de Taubaté no dia 17 de agosto de 2021. O Exército Brasileiro recebeu o primeiro Pantera modernizado (EB-2010) em março de 2014, e a previsão é que neste ano a Helibras entregue a última aeronave. Denominadas inicialmente como Pantera K2, as aeronaves revitalizadas receberam motores Turbomeca Arriel 2C2CG com potência máxima de 994 shp e FADEC (Full Authority Digital Engine Control), radar meteorológico Telephonics RDR-1600, novos rádios e aviônicos, piloto automático de quatro eixos, painel de instrumentos digital (glass cockpit) compatível com NVG (Night Vision Goggles), proteção térmica na fuselagem traseira e novo rotor de cauda.

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

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No dia 10 de outubro, publicamos 14 novas fotos nas páginas do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, e do HU-61 Esquadrão Gavião, sediado na Base Fluvial de Ladário, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, a Esquadrilha da Fumaça chegando na Base Aérea de Belém, no Pará, no dia 08 de outubro de 2021 para participar das celebrações religiosas do Círio de Nazaré. Na sexta-feira foi realizada a cerimônia de bênção dos Super Tucanos e no sábado e domingo as aeronaves realizaram diversas passagens sobre os locais das celebrações na área central de Belém.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

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Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) UH-12 Esquilo N-7053 do Esquadrão Gavião decolando da Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 30 de agosto de 2021. O HU-61 foi o único esquadrão da Marinha do Brasil que participou do EXCON Tápio 2021, cumprindo missões de transporte leve e ligação. Suas aeronaves ostentam o emblema "Operações no Pantanal" na porta do lado esquerdo e o símbolo do esquadrão nos dois lados da carenagem do motor.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 03 de outubro, publicamos 15 novas fotos nas páginas do /8º GAv Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, e do GEIV Grupo Especial de Inspeção em Voo, sediado no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) H-36 Caracal FAB-8513 do Esquadrão Falcão decolando da Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 01 de setembro. No EXCON Tápio 2021 essa aeronave ficou responsável pelas missões de Combate-SAR diurnas com içamento, utilizando o guincho elétrico instalado sobre a porta direita.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Raytheon BAe IU-93M FAB-6050 do GEIV taxiando na Base Aérea de Belém, no Pará, no dia 11 de setembro de 2021. Recebida em meados do ano 2000 como EU-93A, no final de 2008 essa aeronave passou a ser designada como IU-93A e recebeu um novo padrão de pintura. Em 2019 foi modernizada para a versão IU-93M, com diversas melhorias no Sistema Automático de Inspeção em Voo (AFIS - Automatic Flight Inspection System) e no painel de inspeção SIERRA 9711, além de novos equipamentos de comunicação e navegação.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

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.SETEMBRO

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No dia 26 de setembro, publicamos 14 novas fotos nas páginas do 7º/8º GAv Esquadrão Harpia, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas, e do CIAvEx (Centro de Instrução de Aviação do Exército), sediado na Base de Aviação do Exército de Taubaté, em São Paulo. Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8905 do Esquadrão Harpia decolando da Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 26 de agosto. Durante o EXCON Tápio 2021, o Esquadrão Harpia realizou missões de infiltração e exfiltração de tropas especiais, contando com a cobertura aérea dos Super Tucanos dos esquadrões Escorpião, Grifo e Flecha.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, os Helibras (Eurocopter) HA-1A Fennec EB-1002 e EB-1004 decolando da Base de Aviação do Exército de Taubaté para cumprir uma missão de treinamento de apoio aéreo aproximado. Essas aeronaves estão equipadas com tubos lançadores de foguetes SBAT de 70 mm e podem ser equipadas com casulos de metralhadoras axiais de calibre .50 (12,7 mm).

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

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No dia 19 de setembro, publicamos 15 novas fotos na página do /6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Nas imagens acima, o Embraer E-99M FAB-6703 e o R-99 FAB-6752 decolando da Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, durante o EXCON Tápio 2021, realizado entre os dias 16 de agosto e 03 de setembro. Além do radar Erieye ER com maior alcance, a versão modernizada E-99M recebeu um novo conjunto de comunicação, um novo sistema IFF (Identification Friend or Foe) e agora conta com uma suíte SIGINT (Signals Intelligence) e sistemas de autoproteção. Os R-99 também estão sendo modernizados, recebendo novos sensores e sistemas de comunicação e navegação, mas a denominação não foi alterada. Nas próximas atualizações vamos publicar as fotos das aeronaves de todos os esquadrões participantes do EXCON Tápio 2021.

Fotos: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 12 de setembro, publicamos 7 novas fotos nas páginas do VF-1 Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro, e do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o McDonnell Douglas/Embraer AF-1B Falcão N-1008 do VF-1 pousando na Base Aérea de Anápolis, no dia 18 de agosto. Essa aeronave participou da Operação Formosa 2021, um exercício anual realizado pela Marinha do Brasil e a Força de Fuzileiros da Esquadra, e neste ano, com a participação da Força Aérea e do Exército. Durante o exercício, as duas aeronaves do VF-1 realizaram missões de ataque e apoio aéreo aproximado.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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Na imagem acima, os Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4848 e FAB-4847 do Esquadrão Jaguar na curta final para pouso na Base Aérea de Anápolis no dia 11 de agosto. Durante o Saab's Annual Gripen Seminar, realizado no dia 08 de junho na Suécia, o chefe de negócios da SAAB, Jonas Hjelm, afirmou que seriam entregues quatro aeronaves F-39E Gripen para a FAB ainda em 2021. Mas essa possibilidade está se tornando cada vez mais remota, com a previsão de entrega de apenas duas neste ano e outras duas no primeiro semestre de 2022, fazendo com que os Tiger II do Esquadrão Jaguar continuem por mais algum tempo cumprindo missões de defesa do espaço aéreo na região central do Brasil.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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No dia 05 de setembro, após o intervalo durante o EXCON Tápio, publicamos 21 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2855 no pátio da BAAN no dia 25 de agosto. O Esquadrão Zeus não participou das missões do EXCON Tápio na Base Aérea de Campo Grande entre os dias 16 de agosto e 03 de setembro, mas foi fundamental para a realização do exercício, realizando o transporte de pessoal e carga das diversas bases aéreas para a BACG, e depois levando tudo de volta para as bases de origem.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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.AGOSTO

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No dia 15 de agosto, publicamos 13 novas fotos na página do Batalhão Pantera, sediado no 3º Batalhão de Aviação do Exército em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) HA-1A Fennec sobrevoando o 3º BAvEx no dia 12 de agosto de 2021. Para simplificar a identificação de suas aeronaves modernizadas, o Estado-Maior do Exército alterou a designação do HA-1 Fennec AvEx para HA-1A Fennec e do HM-1 Pantera K2 para HM-1A Pantera.

(Fonte: www.defesaaereanaval.com.br).

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 08 de agosto, publicamos 16 novas fotos nas páginas do GEIV Grupo Especial de Inspeção em Voo, sediado no Aeroporto Santos Dumont, e do / GT Esquadrão Condor, sediado na Base Aérea do Galeão, ambos no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer IU-50 Legacy FAB-3602 do GEIV fazendo a aferição do ILS da pista 06-24 de uso compartilhado pelo Aeroporto Internacional e a Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 21 de julho. Hoje será entregue a primeira etapa das obras de expansão do Aeroporto Internacional de Campo Grande, que passará a se chamar Aeroporto Internacional Ueze Elias Zahran. Além da construção de um novo Terminal de Passageiros, estão sendo ampliadas as áreas de escape e a recuperação do sistema de drenagem da pista e das taxiways.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2012 do Esquadrão Condor na curta final para pouso na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 01 de julho. Equipado com os C-97 e C-99A, o Esquadrão Condor não vai participar do EXCON Tápio 2021 porque as missões táticas de lançamento de paraquedistas e cargas leves serão realizadas pelos C-95BM e C-95CM Bandeirante do 1º ETA, 2º ETA, 3º ETA e 5º ETA, mas vai cumprir a importante tarefa de transportar carga e pessoal para a Base Aérea de Campo Grande, e no final, retirar os equipamentos e transportar os militares para suas bases de origem.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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No dia 01 de agosto, publicamos 13 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2855 lançando paraquedistas da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro em uma fazenda localizada a trinta quilômetros ao sul de Goiânia, no dia 14 de julho de 2021. Esse treinamento é preparatório para o EXCON Tápio 2021, que será realizado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, entre os dias 16 de agosto e 03 de setembro. Esse será o primeiro Exercício Conjunto do Esquadrão Zeus com o KC-390, substituindo o C-130M Hercules do Esquadrão Gordo. A FAB configurou internamente o FAB-2855 para missões de lançamento de paraquedistas e instalou estribos nas portas laterais para proporcionar mais segurança no momento dos saltos.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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.JULHO

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.No dia 25 de julho, publicamos 10 novas fotos nas páginas do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e do /10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do 1º/11º GAv Esquadrão Gavião, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1BM FAB-5652 decolando da BASM no dia 17 de junho. De um total de onze A-1B recebidos pela FAB, apenas o FAB-5652 e o FAB-5654 foram modernizados para o padrão A-1BM e atualmente são utilizados para o treinamento de novos pilotos dos esquadrões Poker e Centauro.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) H-50 Esquilo FAB-8774 do Esquadrão Gavião no hangar de manutenção da BANT no dia 06 de setembro de 2019. O H-50 utilizado pela FAB é uma versão do monomotor civil HB350 BA Esquilo projetado pela Eurocopter e montado no Brasil pela Helibras, e no Esquadrão Gavião a sua função principal é a instrução aérea no Curso de Especialização Operacional na Aviação de Asas Rotativas (CEO-AR). O 1º/11º GAv também realiza missões de resgate e de busca e salvamento no litoral nordestino, dispondo de aeronaves em alerta durante as 24 horas do dia. O seu lema é: "Nós ensinamos a voar e manter helicópteros!"

Foto: Juan C. Penha - juanc.penha@gmail.com

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.No dia 18 de julho, publicamos 12 novas fotos nas páginas do 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, do /10º GAv Esquadrão Pelicano e do /15º GAv Esquadrão Onça, sediados na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Nos dias 13 e 14 de julho de 2021, os três esquadrões realizaram um total de dez passagens baixas em formação, sendo seis durante o treinamento na véspera e quatro no dia da cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante da BACG e de subordinação da BACG ao Comando de Preparo (COMPREP).

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o CASA/EADS C-105 Amazonas FAB-2811 do Esquadrão Onça e o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8903 do Esquadrão Pelicano.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o C-105 Amazonas, o Embraer A-29A FAB-5715 e o A-29B FAB-5939 Super Tucano do Esquadrão Flecha durante uma das passagens de treinamento. No dia da cerimônia militar, o Esquadrão Flecha utilizou os A-29A FAB-5721 e FAB-5722.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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.No dia 11 de julho, publicamos 14 novas fotos nas páginas do 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, e do 1º/5º GAv Esquadrão Rumba, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Embraer U-100 Phenom FAB-3702 do Esquadrão Guará no Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha - Carlos Drummond de Andrade, no dia 12 de maio de 2021. O U-100 é utilizado principalmente nas missões TOTEQ (Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipe) em apoio ao Ministério da Saúde, e no dia 06 de julho o 6º ETA alcançou a marca de 50 missões somente neste ano. A Força Aérea Brasileira mantém permanentemente disponível, no mínimo, uma aeronave exclusivamente para esse propósito.

Foto: Guilherme Rezende Gomes - spotterguilherme@gmail.com

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Na imagem acima, o Embraer C-95AM Bandeirante FAB-2291 do Esquadrão Rumba na curta final para pouso na BANT no dia 07 de maio. A pintura comemorativa na cauda é para celebrar as 100.000 horas de voo do esquadrão com o Bandeirante, que ao longo de quase 19 anos de operação é o responsável pela formação de mais de 1100 pilotos de aeronaves multimotoras de transporte, patrulha e reconhecimento da Força Aérea Brasileira, da Marinha do Brasil e de diversas nações amigas.

Foto: Juan C. Penha - juanc.penha@gmail.com

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.No dia 04 de julho, publicamos 11 novas fotos nas páginas do /6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do / GAv Esquadrão Joker, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Embraer R-99 FAB-6752 do Esquadrão Guardião na final para pouso na BAAN no dia 01 de julho, ostentando a camuflagem cinza brilhante com as marcações em preto com baixa visibilidade, conforme o novo padrão adotado pela Força Aérea Brasileira. Embora o brilho prejudique a camuflagem de uma aeronave em voo, as tintas brilhantes tem maior durabilidade que as tintas foscas e reduzem sensivelmente a temperatura interna das aeronaves quando estão no solo expostas ao sol, sendo mais apropriadas para as condições climáticas do Brasil.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5949 do Esquadrão Joker na curta final para pouso na BANT no dia 07 de maio. A pintura comemorativa na cauda é para celebrar as 90.000 horas de voo do esquadrão com o Super Tucano, que ao longo de quase 17 anos de operação é o responsável pela formação de mais de 400 pilotos de caça da Força Aérea e Marinha do Brasil, além de diversas nações amigas. Com a sua aeronave anterior, o AT-26 Xavante, o Joker formou mais de 700 pilotos, voando aproximadamente 250.000 horas ao longo de 23 anos.

Foto: Juan C. Penha - juanc.penha@gmail.com

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.JUNHO

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.No dia 27 de junho, publicamos 10 novas fotos nas páginas do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, e do GEIV Grupo Especial de Inspeção em Voo, sediado no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer VC-2 FAB-2591 "Augusto Severo" do GTE na curta final para pouso no Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, em Quito, Equador, no dia 24 de maio de 2021. Essa aeronave cumpriu missão de apoio ao Airbus VC-1 FAB-2101 "Santos-Dumont" que levou o presidente Jair Bolsonaro à solenidade de posse do novo presidente do Equador, Guillermo Lasso.

Foto: Juan Andrés Saavedra - juanansaavedra@gmail.com

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Na imagem acima, o Embraer IU-50 Legacy FAB-3602 do GEIV no Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha - Carlos Drummond de Andrade, no dia 01 de maio de 2021. O IU-50 é uma versão militarizada do jato bimotor executivo de porte médio Legacy 500 fabricado pela Embraer, equipado com o sistema de calibração eletrônica Norwegian Special Mission UNIFIS 3000, que proporciona a capacidade de aferir todos os instrumentos de auxílio de voo e procedimentos de navegação aérea utilizados no Brasil.

Foto: Guilherme Rezende Gomes - spotterguilherme@gmail.com

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.No dia 20 de junho, publicamos 14 novas fotos nas páginas do 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5931 do Esquadrão Flecha no Aeroporto Internacional de Campo Grande no dia 15 de junho. Devido as obras que estão sendo realizadas, a taxiway que liga a BACG à pista 24-06 precisa ser fechada no período da tarde, o que obrigou o Esquadrão Flecha a deslocar dois Super Tucanos e seus tripulantes para o pátio de aviação geral do aeroporto, de onde podem ser acionados para cumprirem missões de interceptação.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer A-29A Super Tucano FAB-5712 da Esquadrilha da Fumaça na Base Aérea de Campo Grande, no dia 15 de junho. Embora ainda não seja possível realizar as suas apresentações por causa da pandemia, o Esquadrão de Demonstração Aérea mantém a rotina de treinamento de seus pilotos, e além dos voos de acrobacia, também realiza missões de navegação. Entre os dias 10 e 15 de junho, diversas aeronaves estiveram na BACG, com pernoite e retorno para a AFA no dia seguinte.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 13 de junho, publicamos 7 novas fotos na página do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Lockheed KC-130M Hercules FAB-2462 na curta final para pouso na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no dia 07 de junho, após realizar uma missão de reabastecimento em voo com os A-1M dos esquadrões Centauro e Poker. Essa aeronave retornou recentemente de Portugal, onde passou por manutenção na OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal, antiga Oficinas Gerais de Material Aeronáutico), uma empresa controlada pela EMBRAER. A Força Aérea Brasileira assinou em 2018 um contrato para realizar a manutenção de doze Hercules de sua frota (oito C-130 de transporte, dois C-130 de combate à incêndios florestais e dois KC-130 de reabastecimento em voo), com previsão de entrega da última aeronave em outubro de 2023. Com o anúncio da revisão do contrato do KC-390, prevendo a redução pela metade das encomendas e a entrega de uma aeronave por ano, certamente ainda teremos os Hercules operando no Esquadrão Gordo por muitos anos. As aeronaves mais antigas são as de reabastecimento em voo (FAB-2461 e FAB-2462), que chegaram ao Brasil em 1976 para reabastecer os Northrop F-5E Tiger II, que também continuam em uso.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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No dia 06 de junho, publicamos 7 novas fotos nas páginas de dois Esquadrões de Transporte Aéreo que utilizam o C-97 Brasília: o ETA Esquadrão Pégaso, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, e do 7º ETA Esquadrão Cobra, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2008 do Esquadrão Pégaso pousando na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no dia 02 de abril. A Força Aérea Brasileira não mantém nenhum esquadrão de transporte médio ou pesado na Região Sul, cabendo ao ETA atender as necessidades de transporte leve no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas eventualmente também faz deslocamentos para outras regiões. O símbolo do 5º ETA é o pégaso, o cavalo alado da mitologia grega. O seu lema é "Quando a espada é curta, dá-se um passo a mais".

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2006 do Esquadrão Cobra decolando da Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 04 de maio. Para atender as necessidades de transporte médio na Região Norte, a Força Aérea Brasileira conta com o Esquadrão Arara (também sediado em Manaus), cabendo aos C-97 do 7º ETA e do 1º ETA (sediado em Belém) a responsabilidade pelas missões de transporte leve no Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Acre e Rondônia. A manutenção das aeronaves C-97 da Força Aérea Brasileira é realizada por uma empresa particular instalada junto ao Aeroporto Internacional de Campo Grande, e por esse motivo é muito comum a presença dessas aeronaves, inclusive realizando voos para testes e checagem.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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.MAIO

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No dia 30 de maio, publicamos 7 novas fotos nas páginas do /15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e /10º GAv Esquadrão Centauro, ambos sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105 Amazonas FAB-2811 do Esquadrão Onça no Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva, no dia 18 de maio. Da mesma forma que o Esquadrão Zeus, o Esquadrão Onça participou de um exercício em conjunto com a Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro, realizando saltos enganchados e livres, inclusive no período noturno. O emprego de aeronaves de tamanho e performance diferentes tem o objetivo de adestrar os paraquedistas nos procedimentos específicos de cada uma delas, qualificando a Brigada de Operações Especiais para missões de lançamento em diferentes velocidades e altitudes.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1BM FAB-5654 de uso compartilhado entre o Esquadrão Centauro e o Esquadrão Poker, na curta final para pouso na Base Aérea de Santa Maria, no dia 29 de abril. Além da formação de novos pilotos na própria Base Aérea de Santa Maria, os biplaces FAB-5652 e FAB-5654 são utilizados em missões de instrução com os casulos Rafael LITENING e RECCELITE, de ataque e reconhecimento tático. Geralmente os pilotos que chegam ao 1º/10º e /10º GAv são provenientes dos esquadrões do GAv, onde voavam o Super Tucano, e como as duas aeronaves utilizam praticamente a mesma aviônica e painel de instrumentos, a adaptação é mais simples e rápida.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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No dia 23 de maio, publicamos 9 novas fotos nas páginas do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, e do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Airbus VC-1 FAB-2101 "Santos-Dumont" do GTE na Base Aérea de Campo Grande no dia 14 de maio, trazendo o presidente Jair Bolsonaro para uma visita oficial ao Mato Grosso do Sul. Além do VC-1, o GTE utilizou nessa missão o VC-2 FAB-2590 "Bartolomeu de Gusmão" trazendo parte da comitiva presidencial e o FAB-2591 "Augusto Severo" como aeronave de reserva, além de aeronaves VC-99 para as equipes de cerimonial e segurança. Dessa vez o GTE não trouxe os seus helicópteros VH-35 e VH-36, e para o deslocamento entre Campo Grande e Terenos utilizou um H-36 Caracal do Esquadrão Puma e um H-60L Black Hawk do Esquadrão Pelicano. Para o transporte do pessoal de apoio e equipamentos, vieram um C-95BM Bandeirante do Esquadrão Guará e um C-130M do Esquadrão Gordo. A visita durou pouco mais de cinco horas, com o presidente retornando para Brasília no meio da tarde.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2853 do Esquadrão Zeus pousando na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no dia 29 de abril. Essa aeronave foi utilizada para transportar do Rio Grande do Sul para Roraima os equipamentos e material de apoio dos militares do Comando Militar do Sul do Exército Brasileiro que participam da Operação Acolhida, coordenada pelo Governo Federal para auxiliar os refugiados venezuelanos. Os 533 militares voluntários foram transportados de Porto Alegre para Boa Vista em aeronaves comerciais fretadas, e para realizar esse tipo de missão a Força Aérea Brasileira pretende comprar duas aeronaves do porte do Airbus A330 ou Boeing 767 para reativar o 2º/2º GT Esquadrão Corsário e proporcionar o rápido deslocamento de grande quantidade de pessoal e carga.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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No dia 16 de maio, publicamos 10 novas fotos nas páginas dos esquadrões de helicópteros utilizados na visita do Presidente Jair Bolsonaro ao Mato Grosso do Sul, no dia 14 de maio: o /10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, e o / GAv Esquadrão Puma, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8907 do Esquadrão Pelicano decola da BACG levando o presidente para a cidade de Terenos, com o H-36 Caracal do Esquadrão Puma atuando como aeronave de apoio. Essa missão foi muito relevante para o Esquadrão Pelicano, pois normalmente um Presidente da República utiliza somente as aeronaves do GTE ou excepcionalmente os H-36 do Esquadrão Puma, o que demonstra a elevada confiabilidade que a Unidade possui dentro da Força Aérea Brasileira.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) H-36 Caracal FAB-8518 do Esquadrão Puma. Essa aeronave está equipada com flutuadores, sistemas de autoproteção com RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver) e MAWS (Missile Approach Warning System), além do guincho elétrico sobre a porta direita, podendo ainda receber uma torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red) na parte inferior do nariz e um farol de busca, para cumprir missões de Combate-SAR.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 09 de maio, publicamos 7 novas fotos nas páginas do IPEV Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, sediado em São José dos Campos, São Paulo, e do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2010 do IPEV decolando de São José dos Campos no dia 06 de maio. O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo está subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e as suas instalações, incluindo hangares, estação de telemetria, laboratórios de instrumentação e calibração ocupam o setor Norte do Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf, compartilhando a pista 16-34 com a Embraer, que ocupa todo o setor Sul. No mesmo aeroporto está o MAB Memorial Aeroespacial Brasileiro, com diversas aeronaves expostas.

Foto: Gisele Orquídea - giseleorquidea@gmail.com

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Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4866 na final para pouso na pista 06-24 da Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 28 de abril. Originalmente utilizada pelo 64th Aggressor Squadron do USAF Warfare Center em Nellis AFB, essa aeronave iniciou a sua carreira na Força Aérea Brasileira em 1988, quando os pilotos do Esquadrão Pampa trouxeram dos Estados Unidos o segundo lote de F-5E adquirido pela FAB. Depois de modernizada, ela foi utilizada pelo Primeiro Grupo de Caça até 13 de dezembro de 2010, quando foi transferida para o Esquadrão Pacau. Depois de quase dez anos em Manaus, ela voltou para o Primeiro Grupo de Caça e agora está no Esquadrão Jaguar, onde deve voar mais alguns anos até ser substituída pelo SAAB F-39E Gripen.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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No dia 02 de maio, publicamos 7 novas fotos nas páginas dos esquadrões responsáveis pelo patrulhamento aéreo da fronteira Oeste do Brasil: o /3º GAv Esquadrão Grifo, sediado na Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia, e do 3º/ GAv Esquadrão Flecha, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Embraer A-29A Super Tucano FAB-5713 do Esquadrão Flecha pousando na BACG no dia 19 de abril. O cartazete na parte traseira do canopí informa a frequência de rádio que a aeronave interceptada deve acionar para receber as instruções da aeronave interceptadora. De acordo com protocolos internacionais, essa informação deve ser apresentada no lado direito do interceptador, pois o contato visual entre as aeronaves será sempre pelo lado esquerdo, de forma que os pilotos possam se ver o tempo todo. Caso a aeronave não acione a frequência 121,5 e se recuse a obedecer as instruções visuais, tem início uma sequência de ações mais incisivas com o objetivo de fazer essa aeronave pousar em um aeroporto indicado pelo interceptador, ou ela poderá ser abatida.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5934 do Esquadrão Grifo taxiando na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 23 de março. Interessante observar que essa aeronave, além do cartazete no canopí, apresenta a informação CALL 121,5 de forma bem visível no tanque de combustível da asa direita. É comum aeronaves do Grifo pousarem na BACG, assim como aeronaves do Flecha pousarem na BAPV, pois muitas vezes precisam acompanhar as aeronaves suspeitas por distâncias muito grandes, e mesmo utilizando dois tanques de combustível sob as asas, precisam reabastecer para retornarem às suas bases de origem.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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.ABRIL

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No dia 25 de abril, publicamos 8 novas fotos nas páginas do /10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do / GAv Esquadrão Orungan, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Airbus SC-105 Amazonas FAB-6552 do Esquadrão Pelicano taxiando na BACG no dia 23 de março. Atualmente o /10º GAv conta com três SC-105 Amazonas SAR, recebidos em 03 de agosto de 2017 (FAB-6550), 24 de novembro de 2019 (FAB-6551) e 14 de dezembro de 2020 (FAB-6552). O FAB-6550 em breve será enviado para a Espanha onde vai receber a sonda de reabastecimento em voo, com previsão de começar ainda neste semestre a qualificação dos pilotos para realizarem missões com REVO.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Lockheed / CASA P-3AM Orion FAB-7202 do Esquadrão Orungan decolando do Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf, em São José dos Campos, São Paulo, no dia 23 de janeiro. Com capacidade de vigilância marítima de longo alcance e guerra antissubmarino (ASW), o P-3AM é capaz de atuar em missões com duração de até 16 horas, monitorando alvos com o sistema tático FITS (Fully Integrated Tactical System), radares de abertura sintética (SAR) e de abertura sintética inversa (ISAR), indicador de alvos móveis (MTI) e a torreta com sensores infravermelhos (FLIR). Além da proteção costeira e marítima do país, o Esquadrão Orungan tem papel determinante nas missões de busca e salvamento (SAR) no Atlântico Sul, onde o Brasil é responsável pela segurança aérea e marítima de uma área com mais de seis milhões de quilômetros quadrados.

Foto: David Branco Filho - davidbranco.sjk@gmail.com

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No dia 18 de abril, publicamos 8 novas fotos nas páginas do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do / GT Esquadrão Condor, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o CASA/EADS SC-105 Amazonas FAB-2810 do Esquadrão Onça decolando da BACG no dia 22 de janeiro. Com a entrada em serviço do FAB-6551 no Esquadrão Pelicano em novembro de 2019, o FAB-2810 foi entregue ao Onça, que já havia recebido o FAB-2811 em 2018 quando o Pelicano recebeu o FAB-6550. Mas, ao contrário do FAB-2811, que recebeu uma nova pintura sem as marcações SAR e passou a ser identificado como C-105 para realizar somente missões de transporte, o FAB-2810 não foi modificado e ainda está com as mesmas cores, atuando como uma aeronave de duplo emprego e realizando missões de transporte e também de busca e salvamento em apoio ao Esquadrão Pelicano.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer C-99A FAB-2522 do Esquadrão Condor pousando na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no dia 02 de abril. Todos os C-99A do / GT são pintados de cinza e voam missões de transporte de pessoal e carga, especialmente as mais urgentes e de longa distância, atendendo as necessidades da FAB no Brasil e no exterior. Para as missões de curta distância ou pequena quantidade de carga e pessoal, o Esquadrão Condor utiliza os seus Embraer C-97 Brasília.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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No dia 11 de abril, publicamos 9 novas fotos nas páginas do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e do /10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM FAB-5527 pousando na BASM no dia 02 de abril. De uso compartilhado entre o Centauro e o Poker, o FAB-5527 pode realizar missões de ataque de precisão utilizando bombas guiadas pelo casulo designador de alvos Rafael LITENING, e de reconhecimento tático, quando equipado com o casulo Rafael RECCELITE.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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Na imagem acima, o Embraer R-99 FAB-6750 do Esquadrão Guardião pousando na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no dia 27 de março. O R-99 realiza missões de vigilância do campo de batalha utilizando o radar de visão lateral de abertura sintética instalado nas laterais da fuselagem e um scanner multiespectral EPS-31T, na parte de baixo. O E-99 realiza missões de Alarme Aéreo Antecipado utilizando o radar Ericsson PS-890 Erieye instalado sobre a fuselagem.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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No dia 04 de abril, publicamos 15 novas fotos nas páginas do 2º EIA Esquadrão Apolo, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, e do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, Goiás. Na imagem acima, o Neiva T-25C Universal FAB-1908 do Esquadrão Apolo com a pintura especial para comemorar os 80 anos da Academia da Força Aérea. Assim como o T-27 Tucano do Esquadrão Cometa utilizado pelos alunos do 3º e 4º ano, essa aeronave está sendo utilizada normalmente pelos alunos do 1º e 2º ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores.

Foto: Hélio Bastos Salmon - hbsalmon43@gmail.com

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Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2855 decolando do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva no dia 16 de março. Nesta atualização publicamos novas fotos do exercício que a Força Aérea Brasileira realizou em conjunto com a Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro entre os dias 09 e 25 de março em Goiânia. No total foram cumpridas mais de 30 missões com o FAB-2855, que manteve a mesma configuração para o lançamento de paraquedistas utilizada em sua participação no Exercício Culminating 2021, realizado em conjunto com a 82ª Airborne Division, do Exército dos Estados Unidos.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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.MARÇO

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No dia 28 de março, publicamos 13 novas fotos nas páginas de dois esquadrões sediados na Academia da Força Aérea, em Pirassununga: o 1º EIA Esquadrão Cometa e o EDA Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça. Na imagem acima, o Embraer T-27 Tucano FAB-1443 do Esquadrão Cometa com a pintura especial para comemorar os 80 anos da Academia da Força Aérea. Apesar do padrão diferenciado, essa aeronave está sendo utilizada normalmente pelos alunos do 3º e 4º ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores.

Foto: Hélio Bastos Salmon - hbsalmon43@gmail.com

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Na imagem acima, os Embraer A-29A Super Tucano FAB-5724 e FAB-5712 da Esquadrilha da Fumaça no hangar de manutenção do EDA na Academia da Força Aérea em Pirassununga, no dia 25 de março de 2021. Entre as Unidades Aéreas da FAB, com certeza a Esquadrilha da Fumaça foi a mais prejudicada em suas missões por causa da pandemia de COVID-19, que começou durante o seu recesso entre dezembro de 2019 e março de 2020. Com a suspensão das atividades, a Esquadrilha da Fumaça realizou raríssimas apresentações em 2020, com apenas passagens rápidas para não causar aglomeração de pessoas. Neste ano, devido ao agravamento da pandemia, o EDA ainda está sem um calendário definido, mas as aeronaves são mantidas em perfeitas condições e seus pilotos realizam voos semanais de treinamento em uma área próxima da Academia da Força Aérea.

Foto: Hélio Bastos Salmon - hbsalmon43@gmail.com

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No dia 21 de março, publicamos 12 novas fotos na página do 1º/ GAv Esquadrão Pacau, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4856 pousando na BAMN utilizando o paraquedas de frenagem, que aumenta a segurança no pouso em pistas curtas. Por causa do grande movimento de aeronaves de transporte trazendo insumos para atender os hospitais da região, o Esquadrão Pacau foi transferido provisoriamente para o Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes, que possui uma pista mais longa e proporciona melhores condições de operação aos Tiger II. Com uma pista maior, o F-5EM consegue decolar com um ou mais tanques de combustível de 1.040 litros mesmo nos dias quentes, aumentando significativamente a sua autonomia e assim poderá realizar missões de interceptação mais longas, alcançando até a fronteira com a Guiana ou a Venezuela, com pouso para reabastecimento na Base Aérea de Boa Vista na perna de volta para Manaus.

Foto: Davi Brito - davibrito1995@hotmail.com

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No dia 14 de março, publicamos 9 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2855 decolando do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva para cumprir uma missão de lançamento de paraquedistas do Exército Brasileiro. Entre os dias 09 e 25 de março de 2021, o Esquadrão Zeus participou de um exercício em conjunto com a Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro, realizando saltos enganchados e livres, inclusive no período noturno. A Zona de Lançamento foi estabelecida em uma fazenda  localizada a trinta quilômetros ao sul de Goiânia, possibilitando maior quantidade de missões diárias e um rápido retorno dos paraquedistas ao quartel do Comando de Operações Especiais.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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No dia 07 de março, publicamos 8 novas fotos na página do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8903 decolando da BACG no dia 10 de fevereiro, durante um exercício de Busca e Salvamento. Atualmente o Esquadrão Pelicano possui três H-60L Black Hawk: FAB-8901 e FAB-8903 (ex-Esquadrão Harpia) e o FAB-8907 (ex-Esquadrão Pantera), com previsão de receber mais uma aeronave ainda no primeiro semestre deste ano. O 2º/10º GAv é o único esquadrão da Força Aérea Brasileira com a incumbência de executar missões de Busca e Salvamento em âmbito nacional, mantendo permanentemente um SC-105 Amazonas e um H-60L Black Hawk em alerta para decolagem em poucos minutos, equipados para atender a qualquer situação de emergência na terra ou no mar. O seu lema é: "Para que outros possam viver!".

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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.FEVEREIRO

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No dia 28 de fevereiro, publicamos 8 novas fotos nas páginas de três esquadrões sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul: o 1º/10º GAv Esquadrão Poker, /10º GAv Esquadrão Centauro e 5º/ GAv Esquadrão Pantera. Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1BM FAB-5654 dos esquadrões Poker e Centauro taxiando na BASM no dia 25 de fevereiro de 2021. De uso compartilhado, o FAB-5654 é o segundo biplace modernizado entregue para a Força Aérea Brasileira, e junto com o FAB-5652 vai atuar na formação de novos pilotos de ataque e reconhecimento.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8911 do Esquadrão Pantera pousando na BASM no dia 25 de fevereiro de 2021. Os Black Hawk da Força Aérea Brasileira estão equipados com dois motores General Electric T-700-GE-701C com supressores de calor nos escapamentos, radar Texas Instruments AN/APQ-174 e podem ser armados com duas metralhadoras General Electric M134 Minigun calibre 7,62 mm com seis canos, instaladas nas janelas de ambos os lados da parte frontal da fuselagem.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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No dia 21 de fevereiro, publicamos 9 novas fotos nas páginas de dois esquadrões que estão atuando no combate à pandemia de COVID-19: o 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e o 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2854 do Esquadrão Zeus decolando da Base Aérea de Manaus, depois de cumprir mais uma missão levando oxigênio e insumos para a capital amazonense. O Esquadrão Zeus está utilizando suas quatro aeronaves KC-390 no transporte pesado entre Brasília e Manaus, e de lá os insumos são levados para as cidades menores em aeronaves C-97 e C-98 do Esquadrão Cobra e C-105 do Esquadrão Arara.

Foto: Davi Brito - davibrito1995@hotmail.com

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Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2802 do Esquadrão Arara pousando na Base Aérea de Belém, no Pará. Com grande autonomia e capacidade de operar em pistas curtas e sem pavimentação asfáltica, as aeronaves do Esquadrão Arara tem a responsabilidade de levar os insumos para as cidades mais distantes dentro do Amazonas e demais capitais da região Norte, cabendo ao Esquadrão Cobra abastecer com cargas menores as cidades mais próximas dentro do Amazonas.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

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No dia 14 de fevereiro, publicamos 8 novas fotos nas páginas do 1º/ GAv Esquadrão Pacau, sediado na Base Aérea de Manaus, Amazonas, e do 3º/ GAv Esquadrão Flecha, sediado na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4861 do Esquadrão Pacau no Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes, no dia 14 de fevereiro de 2021. Devido ao colapso no sistema público de de saúde causado pela pandemia de COVID-19, a Força Aérea Brasileira está utilizando suas aeronaves C-99A, C-130M e KC-390 em voos diários para levar oxigênio e insumos para Manaus, e por isso deslocou temporariamente o Esquadrão Pacau para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, proporcionando mais espaço na Base Aérea de Manaus. Interessante observar que o Esquadrão Pacau está utilizando uma identificação na ponta do estabilizador vertical de suas aeronaves, da mesma forma que os outros esquadrões que utilizam o Tiger II. O pacau é um jogo de cartas, e por isso a identificação apresenta os quatro naipes do baralho: paus, copas, espadas e ouros.

Foto: Davi Brito - davibrito1995@hotmail.com

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Na imagem acima, os Embraer Super Tucano A-29A FAB-5713 e A-29B FAB-5931 do Esquadrão Flecha pousando na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. No dia 11 de fevereiro o Esquadrão Flecha completou 17 anos de intensa atividade, atuando dia e noite na vigilância das fronteiras com o Paraguai e a Bolívia para interceptar aeronaves utilizadas no contrabando e tráfico de drogas. Além de ser um Esquadrão de Caça, o / GAv é uma Unidade de Formação de Líderes de Esquadrilhas de Caça da Força Aérea Brasileira, o que gera uma elevada quantidade de horas de voo.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na primeira atualização de 2021, publicamos 9 novas fotos na página do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. No dia 18 de janeiro o CASA/EADS C-105 Amazonas FAB-2811 realizou uma missão histórica, trazendo para Campo Grande o primeiro lote de vacinas contra a COVID-19, contendo 158.766 doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Nascido em Campo Grande no dia 17 de setembro de 1970, o Esquadrão Onça já realizou inúmeras missões importantes para sua cidade natal, mas com certeza essa foi a de maior importância e repercussão. Os lotes seguintes de vacinas foram entregues por aeronaves das companhias aéreas Azul, Gol e LATAM.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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