.


.

ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

.


.

.

.

Na última atualização, publicamos 6 novas fotos na página do 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Ala 2 em Anápolis, Goiás. Na imagem acima, o Embraer E-99 FAB-6704 decolando da Ala 5 em Campo Grande no dia 09 de maio de 2018, durante o EXOP Tápio, onde realizou missões de Alarme Aéreo Antecipado com o radar Ericsson PS-890 Erieye instalado sobre a fuselagem.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na atualização anterior, publicamos 9 novas fotos na página do 2º/3º GAv Esquadrão Grifo, sediado na Ala 6 em Porto Velho, Rondônia. Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5926 taxiando na Ala 5 em Campo Grande no dia 10 de maio de 2018, durante o EXOP Tápio. Essa aeronave está equipada com o imageador térmico FLIR Systems AN/AAQ-22 Star SAFIRE III no suporte ventral na parte dianteira da fuselagem. Durante as missões noturnas, o FLIR é operado pelo piloto do assento traseiro.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 24 de junho, publicamos 9 novas fotos na página do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Ala 11 no Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. No dia 18 de junho, os dois esquadrões do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º/1º GTT Coral e 2º/1º GTT Cascavel) foram transferidos para a Ala 2 em Anápolis, Goiás, onde em breve vão operar com o Embraer KC-390, deixando para o Esquadrão Gordo parte de suas tripulações e todos os Hercules ainda operacionais, sendo agora o único esquadrão na Força Aérea Brasileira a operar com essa aeronave. Na imagem acima, o Lockheed C-130M Hercules FAB-2474 decolando da Ala 5 em Campo Grande - MS no dia 06 de maio. No EXOP Tápio os Hercules foram utilizados em missões de lançamento de paraquedistas e cargas pesadas.

Foto: Jorge Luis Kasper - jorge_kasper@hotmail.com

.

.

.

No dia 17 de junho, publicamos 23 novas fotos nas páginas dos cinco esquadrões que utilizaram os Embraer C-95BM e C-95CM Bandeirante no EXOP Tápio: 1º/5º GAv Esquadrão Rumba (Ala 10 Natal - RN), 1º ETA Esquadrão Tracajá (Ala 9 Belém - PA), 3º ETA Esquadrão Pioneiro (Ala 11 Galeão - RJ), 5º ETA Esquadrão Pégaso (Ala 3 Canoas - RS) e 6º ETA Esquadrão Guará (Ala 1 Brasília - DF). Na imagem acima, o C-95BM FAB-2319 do Esquadrão Guará e o C-95CM FAB-2341 do Esquadrão Pégaso no pátio da Ala 5 no dia 10 de maio. Durante o EXOP Tápio, esses cinco esquadrões utilizaram seus Bandeirantes em missões de lançamento de paraquedistas e cargas leves.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 10 de junho, publicamos 6 novas fotos na página do 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Ala 8 em Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2809 decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 10 de maio de 2018 durante o EXOP Tápio, onde o 1º/9º GAv realizou missões de lançamento de paraquedistas e cargas.

Foto: Jorge Luis Kasper - jorge_kasper@hotmail.com

.

.

.

No dia 03 de junho, publicamos 8 novas fotos na página do 7º/8º GAv Esquadrão Harpia, sediado na Ala 8 em Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8908 decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 09 de maio de 2018 durante o EXOP Tápio, onde o 7º/8º GAv realizou missões de Combate SAR com o apoio dos AH-2 Sabre do Esquadrão Poti, da Ala 6 em Porto Velho, Rondônia.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 27 de maio, publicamos 8 novas fotos na página do 3º/7º GAv Esquadrão Netuno, da Força Aérea Brasileira, sediado na Ala 9 em Belém, no Pará. Na imagem acima, o Embraer P-95BM Bandeirante Patrulha FAB-7101 no pátio da Ala 9 no dia 25 de maio de 2018. O P-95BM é a versão modernizada do Bandeirante Patrulha, equipada com o radar Selex Seaspray 5000E, que permite a detecção de alvos marítimos em distâncias superiores a 350 km, painel de instrumentos com quatro telas digitais, modernos sistemas de comunicação, navegação e sistemas de guerra eletrônica. Além de realizar o patrulhamento do litoral norte do Brasil, o Esquadrão Netuno tem a incumbência de patrulhar a foz do rio Amazonas, com suas dezenas de ilhas e extensas regiões alagadas.   

Foto: Thyago Thomas - mec.thyago@gmail.com

.

.

.

No dia 20 de maio, publicamos 14 novas fotos na página do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O 1º/15º GAv participou do EXOP Tápio, realizado entre os dias 25 de abril e 12 de maio na Ala 5. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105 Amazonas FAB-2811 na Zona de Lançamento da Fazenda Metelo, em Campo Grande, no dia 03 de maio. O FAB-2811 pertencia ao Esquadrão Pelicano e em abril deste ano foi entregue para o Esquadrão Onça. As janelas em forma de bolha foram mantidas, podendo atuar como aeronave de apoio em missões SAR.   

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 13 de maio, publicamos 12 novas fotos na página do 1º/3º GAv Esquadrão Escorpião, sediado na Ala 7 em Boa Vista, Roraima. O 1º/3º GAv participou do EXOP Tápio, realizado entre os dias 25 de abril e 12 de maio na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e realizou, junto com o 2º/3º GAv e o 3º/3º GAv, missões de ataque ao solo, apoio aéreo aproximado e Combate SAR. Na imagem acima, os Embraer A-29B Super Tucano FAB-5943, FAB-5920 e FAB-5938 no pátio da Ala 5 no dia 10 de maio.       

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 06 de maio, publicamos 5 novas fotos na página do 1º/10º GAv Esquadrão Poker, um dos participantes do EXOP Tápio, realizado entre os dias 25 de abril e 12 de maio na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1BM FAB-5652 decolando da Ala 5 no dia 04 de maio. Esse é o primeiro A-1B modernizado para o padrão A-1BM e pertencia ao 1º/16º GAv Esquadrão Adelphi. Como parte do processo de reestruturação da Força Aérea Brasileira, o Adelphi foi desativado no dia 12 de dezembro de 2016 e todas as suas aeronaves foram transferidas para os esquadrões Centauro e Poker.       

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 29 de abril, começamos a publicar as fotos do Exercício Operacional Tápio, realizado entre os dias 25 de abril e 12 de maio na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Mil AH-2 Sabre FAB-8960 do 2º/8º GAv Esquadrão Poti decolando no dia 28 de abril. O EXOP Tápio teve o objetivo de adestrar os esquadrões para atuarem em cenários com as mesmas características encontradas nas Missões de Paz da ONU, envolvendo simulações de apoio aéreo aproximado, Combate-SAR, lançamento de paraquedistas e cargas, reconhecimento aéreo e evacuação aeromédica, entre outras. O EXOP Tápio contou com a participação de aeronaves do 1º ETA, 3º ETA, 5º ETA, 6º ETA, 1º/3º GAv, 2º/3º GAv, 3º/3º GAv, 1º/5º GAv, 2º/6º GAv, 1º/8º GAv, 2º/8º GAv, 3º/8º GAv, 5º/8º GAv, 7º/8º GAv, 1º/9º GAv, 1º/10º GAv, 2º/10º GAv, 3º/10º GAv, 1º/15º GAv, 1º/1º GT, 1º/1º GTT e 2º/1º GTT. Nas próximas atualizações vamos publicar as fotos de todos os esquadrões participantes.       

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.


.

VOLTAR

.


 

Copyright © 2001 - 2018 - WWW.SPOTTER.COM.BR - Todos os direitos reservados.

LEI INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE ARTÍSTICA E LITERÁRIA.

 

Para todo documento (fotografia, ilustração ou qualquer reportagem) publicada nesta página, SPOTTER tem reservado todos os direitos, inclusive para o caso de concessão de patente ou modelo registrado. Sem nossa prévia autorização por escrito e devidamente confirmada não pode ser reproduzido nenhum documento, seja por meios convencionais ou digitais nem posto ao alcance de terceiras pessoas sem o respectivo crédito original e nem deve ser utilizado de outro modo ilicitamente pelo receptor ou terceira pessoa. As contravenções obrigam a indenização por eventuais prejuízos.

 

Copyright © 2001 - 2018 - WWW.SPOTTER.COM.BR - All rights reserved.

INTERNATIONAL LAW OF ARTISTIC AND LITERARY PROPERTY.


For every document (picture, illustration or any report) published in this page, SPOTTER has guaranteed all the rights, besides for the case of patent concession or registered model. Without our previous authorization in writing and properly confirmed any document cannot be reproduced, be for conventional means or digital for position to the third people's reach without the respective original credit and for it should be used in another way illicitly for the receiver or third person. The misdemeanors force the compensation for eventual damages.

 

Copyright © 2001 - 2018 - WWW.SPOTTER.COM.BR - Reservados todos los derechos.

LEY INTERNACIONAL DE PROPRIEDAD ARTISTICA Y LITERARIA.

 

Para todo documento (fotografía, ilustración o cualquier reportaje) publicado en esta pagina, SPOTTER se reserva todos los derechos, incluso para el caso de concesión de patente o modelo registrado. Sin nuestra previa autorización por escrito y debidamente confirmada no debe ser reproducido ningún documento, ya sea por medios convencionales o digitales ni puesto al alcance de terceras personas sin el respectivo crédito original y tampoco debe ser utilizado de otro modo ilícitamente por el receptor o tercera persona. Las contravenciones obligan a indemnización por perjuicios.