.


.

ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

.


ui

ui

Na última atualização, publicamos 28 novas fotos nas páginas do 2º/10º Gav Esquadrão Pelicano e do 3º BAvEx Batalhão Pantera, ambos sediados em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. No dia 06 de dezembro, a BACG realizou uma Cerimônia Militar para comemorar os 66 anos do Esquadrão Pelicano, a única Unidade especializada em Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira. Durante o evento, o Airbus SC-105 Amazonas SAR FAB-6552 e o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8907 realizaram diversas passagens baixas em formação.  

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

ui

Também no dia 06 de dezembro, o 3º BAvEx realizou um treinamento de voo em formação com oito helicópteros: três HM-1A Pantera, três HA-1A Fennec e dois HM-3 Cougar. Assim como a Base Aérea, o Batalhão Pantera está sediado ao lado do Aeroporto Internacional de Campo Grande e conta com um efetivo de dezesseis aeronaves, sendo seis HA-1A Fennec, seis HM-1A Pantera e quatro HM-3 Cougar.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui


.

.Siga o SPOTTER no Instagram para ser informado das nossas atualizações semanais:

.


ui

ui

Na atualização anterior, publicamos 30 novas fotos nas páginas dos seis Esquadrões de Transporte Aéreo: 1º ETA Esquadrão Tracajá (Base Aérea de Belém), 2º ETA Esquadrão Pastor (Base Aérea de Natal), 3º ETA Esquadrão Pioneiro (Base Aérea do Galeão), 5º ETA Esquadrão Pégaso (Base Aérea de Canoas), 6º ETA Esquadrão Guará (Base Aérea de Brasília) e 7º ETA Esquadrão Cobra (Base Aérea de Manaus). Nesta atualização foram retiradas todas as fotos do Bombardier (Gates) U-55C Learjet FAB-6100 do Esquadrão Guará, que foi desativado e entregue no dia 29 de novembro para a SEGOV (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) do Mato Grosso do Sul, onde será utilizado no transporte do governador e demais autoridades. A frota atual dos ETAs é composta por aeronaves C-95AM, C-95BM e C-95CM Bandeirante, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-98A Grand Caravan e U-100 Phenom, sendo essa a única aeronave a jato.

Créditos das fotos, na sequência:

ETA 1: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

ETA 2: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

ETA 3: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ETA 5: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ETA 6: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

ETA 7: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com

ui


.

.NOVEMBRO

.


ui

ui

No dia 26 de novembro, publicamos 18 novas fotos nas páginas de quatro esquadrões de transporte que participaram do Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023: o 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, o 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, o 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão e o 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis. O EXCON Escudo-Tínia 2023 marcou o fim da participação do C-130M Hercules nos exercícios combinados da Força Aérea Brasileira, com todas as suas missões sendo realizadas pelo KC-390. Neste ano, os C-95BM e C-95CM Bandeirante também não participaram, as missões de lançamento de paraquedistas foram realizadas pelos esquadrões Arara e Onça com os seus C-105A Amazonas.

Fotos: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

e Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ui

ui

ui

No dia 19 de novembro, publicamos 21 novas fotos nas páginas do 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis e do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Embraer E-99M FAB-6701 do Esquadrão Guardião pousando na Base Aérea de Canoas durante o Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023, que foi realizado nas Bases Aéreas de Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entre os dias 30 de outubro e 17 de novembro. O Esquadrão Guardião participou com duas aeronaves, o FAB-6701 e o FAB-6704, realizando missões de Alarme Aéreo Antecipado e Comando e Controle.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5FM Tiger II FAB-4810 do Esquadrão Pampa na Base Aérea de Canoas durante o Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023. Essa aeronave está equipada com o simulador do míssil ar-ar Rafael Python III na ponta da asa, que tem as mesmas dimensões do míssil real, possui o mesmo sensor infravermelho e fornece ao piloto as mesmas informações e parâmetros do alvo.

Visite o website Aviação em Floripa para conhecer todos os detalhes do EXCON Escudo-Tínia 2023.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ui

ui

ui

No dia 12 de novembro, publicamos 13 novas fotos nas páginas do 2º/5º GAv Esquadrão Joker, sediado na Base Aérea de Natal e do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, que possui dois esquadrões: o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf. Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5915 pousando na BANT no dia 21 de setembro de 2023 com a pintura comemorativa para celebrar o aniversário de 70 anos do Esquadrão Joker (lado direito) e as 100.000 horas de voo com o Super Tucano (lado esquerdo). A imagem representa o antigo emblema do “s... ch... chega!”, que mostra o instrutor (um avestruz) todo lascado e cansado de ser judiado pelo aluno (um pinguim).

Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4851 do Primeiro Grupo de Aviação de Caça na Base Aérea de Canoas durante o Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023, que foi realizado nas Bases Aéreas de Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entre os dias 30 de outubro e 17 de novembro. A pintura no tanque de combustível informa a frequência de rádio que a aeronave interceptada deve acionar para receber as instruções da aeronave interceptadora.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ui

ui

ui

No dia 05 de novembro, publicamos 31 novas fotos na página do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. Todas as fotos foram captadas na Base Aérea de Santa Maria, durante a EXPOAER 2023 realizada no dia 14 de outubro.

Lembrando que, devido a grande quantidade fotos, a página da Esquadrilha da Fumaça foi dividida em Parte 1 (fotos de 2013 a 2020) e Parte 2 (fotos de 2021 a 2023).

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

ui

ui

ui

Também no dia 05 de novembro, publicamos 16 novas fotos nas páginas dos quatro Batalhões de Aviação do Exército: o 1º BAvEx Batalhão Gen. Leônidas Pires Gonçalves (Taubaté - SP), 2º BAvEx Batalhão Guerreiro (Taubaté - SP), 3º BAvEx Batalhão Pantera (Campo Grande - MS) e 4º BAvEx Batalhão Cel. Ricardo Pavanello (Manaus - AM).

Foto 1: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Foto 2: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

Foto 3: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

Foto 4: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com

ui


.

.OUTUBRO

.


ui

ui

No dia 29 de outubro, publicamos 31 novas fotos na página do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Embora a EXPOAER 2023 tenha contado com a presença sempre encantadora da Esquadrilha da Fumaça, dessa vez as apresentações em voo do A-1AM FAB-5520 e do A-1BM FAB-5652 roubaram a cena e realmente impressionaram o público presente, com manobras e passagens em baixa e alta velocidade que vão ficar na memória, especialmente porque essas aeronaves em breve serão desativadas pela Força Aérea Brasileira e talvez já não participem dos próximos eventos da Semana do Aviador em 2024.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

ui


ui

AVISO: As páginas dos esquadrões com muitas fotos serão divididas em Parte 1 e Parte 2 para facilitar a navegação, e já foram modificadas as páginas dos esquadrões Centauro e Poker (199 fotos), Flecha (99 fotos), Gordo (127 fotos), Zeus (166 fotos) e Esquadrilha da Fumaça (166 fotos). Atualmente as páginas dos 54 esquadrões da Força Aérea, Exército e Marinha contam com 2.907 fotos publicadas.

ui

ui

ui

No dia 22 de outubro, publicamos 20 novas fotos nas páginas do 5º/8º GAv Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, e do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, ambas no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8910 do Esquadrão Pantera realizando uma demonstração de infiltração utilizando a técnica de rapel durante a EXPOAER 2023, realizada no dia 14 de outubro na Base Aérea de Santa Maria.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

ui

ui

ui

Na imagem acima, os Northrop/Embraer F-5EM Tiger II do Esquadrão Pampa nos hangaretes da Base Aérea de Canoas durante a EXPOAER 2023, realizada no dia 12 de outubro. Por estarem muito próximas uma da outra, tradicionalmente a BACO e a BASM realizam as suas EXPOAER em dias diferentes, colaborando mutuamente enviando os seus esquadrões e proporcionando ao público e expositores a oportunidade de participar dos dois eventos. Na sequência, no dia 15 de outubro a Base Aérea de Florianópolis realizou o seu tradicional Portões Abertos.

Visite o website Aviação em Floripa para conhecer os detalhes desses três eventos.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ui

ui

ui

No dia 15 de outubro, publicamos 8 novas fotos na página do 1º/12º GAv Esquadrão Hórus, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que no dia 14 de outubro realizou a EXPOAER 2023, um tradicional evento aberto ao público e com a participação das Unidades Militares das Forças Armadas sediadas no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Elbit Systems / AEL Sistemas RQ-900 Hermes FAB-7810 durante a sua apresentação em voo. As fotos das aeronaves de todos os esquadrões participantes da EXPOAER 2023 serão publicadas em nossas próximas atualizações semanais.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

ui

ui

ui

Também no dia 15 de outubro, publicamos 17 novas fotos nas páginas de quatro esquadrões que participaram do Domingo Aéreo 2023 na Academia da Força Aérea: o 1º EIA Esquadrão Cometa e o 2º EIA Esquadrão Apolo, sediados na Academia da Força Aérea, o 1º/11º GAv Esquadrão Gavião, sediado na Base Aérea de Natal mas com dois helicópteros H-50 Esquilo em alerta na Academia da Força Aérea para cumprir missões de Busca e Salvamento (SAR),  e o 1º/7º GAv Esquadrão Orungan, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

Fotos Apolo e Cometa: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

Fotos Gavião e Orungan: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

ui

No dia 08 de outubro, publicamos 19 novas fotos nas páginas de quatro Esquadrões de Caça que se apresentaram em voo no Domingo Aéreo 2023 na Academia da Força Aérea: o 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, o VF-1 Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, que possui dois esquadrões: o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf. Essas aeronaves participaram também do Desfile da Independência na Esplanada dos Ministérios em Brasília, do Portões Abertos na Base Aérea de Brasília e do Portões Abertos na Base Aérea de Anápolis. Nas próximas atualizações vamos publicar as fotos das aeronaves dos outros esquadrões que participaram do Domingo Aéreo na Academia da Força Aérea, realizado no dia 17 de setembro.

Fotos: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

No dia 01 de outubro, publicamos 28 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2858 do Esquadrão Zeus lançando paraquedistas da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro em uma fazenda na região sul da cidade de Goiânia, em Goiás, no dia 26 de setembro de 2023. Nesse exercício os paraquedistas da BrigOpEsp realizaram somente saltos enganchados simultâneos pelas portas laterais.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1BM FAB-5652 de uso compartilhado pelos esquadrões Poker e Centauro passando baixo sobre a Academia da Força Aérea em Pirassununga, São Paulo, durante o Domingo Aéreo 2023 realizado no dia 17 de setembro. Além do evento na Academia da Força Aérea, no mês de setembro o Poker e o Centauro participaram do Desfile da Independência na Esplanada dos Ministérios em Brasília, do Portões Abertos na Base Aérea de Brasília e do Portões Abertos na Base Aérea de Anápolis, estando prevista a participação em mais alguns Portões Abertos no mês de outubro.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui


.

.SETEMBRO

.


ui

ui

No dia 24 de setembro, publicamos 33 novas fotos na página do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. As fotos desta atualização foram captadas em quatro apresentações recentes: Trindade, em Goiás (02/09), Desfile da Independência em Brasília, Distrito Federal (07/09), Base Aérea de Anápolis, em Goiás (09/09), e na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo (17/09).

Fotos 1, 2 e 3: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

Foto 4: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

No dia 17 de setembro, publicamos 8 novas fotos na página do 1º/1 GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2810 com a pintura especial para marcar os 15 anos de operação do C-105 no 1º/15º GAv. A aeronave foi apresentada oficialmente no dia 15 de setembro de 2023, durante a solenidade para comemorar os 53 anos do Esquadrão Onça.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

.

.

Também no dia 17 de setembro, publicamos 11 novas fotos nas páginas dos dois esquadrões que utilizaram os Helibras (Airbus Helicopters) H-36 Caracal no EXCON Tápio 2023: o 1º/8º GAv Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal (Rio Grande do Norte) e o 3º/8º GAv Esquadrão Puma, sediado na Base Aérea de Santa Cruz (Rio de Janeiro). Na imagem acima, o H-36 Caracal FAB-8520 do Esquadrão Puma na Base Aérea de Campo Grande no dia 21 de agosto. Essa aeronave está equipada com o imageador térmico FLIR Systems AN/AAQ-22 Star SAFIRE III na parte inferior do nariz, sistemas de autoproteção com lançadores de chaff e flare, RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver) e MAWS (Missile Approach Warning System), além de sonda para reabastecimento em voo, guincho e flutuadores para missões de Combate-SAR. Nas janelas laterais estão as metralhadoras FN MAG calibre 7,62 mm para a proteção dos tripulantes.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Na imagem acima, o H-36 Caracal FAB-8522 do Esquadrão Falcão decolando do Aeroporto Municipal de São José do Rio Preto, São Paulo, durante uma escala técnica em seu voo de regresso para a Base Aérea de Natal. O FAB-8522 foi o único H-36 do Esquadrão Falcão no EXCON Tápio 2023, tendo realizado diversas missões de Combate-SAR em parceria com os H-36 FAB-8515 e FAB-8520 do Esquadrão Puma, que levou também o FAB-8516, que permaneceu no solo sem realizar missões

Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

ui

ui

.

No dia 10 de setembro, publicamos 17 novas fotos nas páginas dos três esquadrões que utilizaram os Super Tucanos no EXCON Tápio 2023: 1º/3º GAv Esquadrão Escorpião, 2º/3º GAv Esquadrão Grifo e 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediados nas Bases Aéreas de Boa Vista (Roraima), Porto Velho (Rondônia) e Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Na imagem acima, os Embraer A-29B Super Tucano FAB-5921 e FAB-5933 do Esquadrão Escorpião decolando da BACG no dia 17 de agosto para cumprir uma missão de proteção aos helicópteros durante uma simulação de Resgate em Combate (C-SAR). O 2º/3º GAv participou do exercício com os A-29B FAB-5924 e FAB-5942, e o 3º/3º GAv, sediado na BACG, utilizou diversas aeronaves da sua frota.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Também no dia 10 de setembro, publicamos 12 novas fotos na página do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4105 no pátio da BAAN na noite de 08 de setembro, já posicionado para a exposição estática no Portões Abertos realizado no dia seguinte. Essa aeronave está equipada com o IRST (Infra Red Search and Track) Leonardo Skyward-G na parte superior do nariz, para busca e o rastreio de aeronaves por infravermelho durante as missões de defesa aérea. A previsão é que o Esquadrão Jaguar receba mais duas aeronaves ainda este ano.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

.

No dia 03 de setembro, publicamos 19 novas fotos nas páginas de três esquadrões que participaram do EXCON Tápio 2023: 1º/10º GAv Esquadrão Poker, 3º/10º GAv Esquadrão Centauro e 1º/12º GAv Esquadrão Hórus, todos sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, os Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM dos esquadrões Poker e Centauro nos hangaretes da Base Aérea de Campo Grande, no dia 21 de agosto. O 1º/10º GAv e o 3º/10º GAv participaram do exercício com quatro A-1AM (FAB-5500, FAB-5504, FAB-5520 e FAB-5526) e um A-1BM (FAB-5652), cumprindo missões de ataque diurno e noturno utilizando o casulo de navegação e designação de alvos Rafael LITENING III, de fabricação israelense.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Na imagem acima, o Elbit Systems / AEL Sistemas RQ-900 Hermes FAB-7810 do Esquadrão Hórus na Base Aérea de Campo Grande no dia 21 de agosto. As missões de observação e reconhecimento diurno e noturno no EXCON Tápio 2023 foram realizadas pelo RQ-900, que transmitia em tempo real as imagens para o Centro de Comando na BACG, proporcionando mais agilidade na tomada de decisões. O RQ-900 possui uma torreta ventral com sistema eletro-ótico composto por câmera diurna, câmera termal e designador a laser, podendo ser equipado com radar de abertura sintética, câmera hiperespectral e equipamentos de guerra eletrônica (SIGINT e COMINT).

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

A Força Aérea Americana participou do EXCON Tápio 2023 com dois Sikorsky HH-60G Pave Hawk (AF-27039 e AF-27065) do 101st Rescue Squadron (101 RQS) e um Lockheed HC-130J Combat King II (AF-18879) da 106th Rescue Wing (106th RQW) da New York Air National Guard, sediados na Francis S. Gabreski Air National Guard Base em Westhampton Beach, New York. Os HH-60G realizaram missões C-SAR diurnas e noturnas de longo alcance, com reabastecimento em voo no HC-130J. Os HH-60G chegaram na BACG no dia 17 de agosto trazidos por dois Boeing C-17 Globemaster III da 105th Airlift Wing (105 AW) da New York Air National Guard, sediada na Stewart Air National Guard Base em Newburgh, New York. No dia 29, os C-17 decolaram da BACG levando de volta para os EUA os helicópteros e equipamentos que participaram do EXCON Tápio 2023.

Fotos: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui


.

.AGOSTO

.


ui

.

No dia 27 de agosto, publicamos 18 novas fotos nas páginas de dois esquadrões que estão utilizando o H-60L Black Hawk no EXCON Tápio 2023: o 5º/8º GAv Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e o 7º/8º GAv Esquadrão Harpia, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, os Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8910 e FAB-8913 do Esquadrão Pantera retornando para a Base Aérea de Campo Grande ao entardecer do dia 24 de agosto após cumprirem uma missão de Resgate em Combate (Combat-SAR) na região do Pantanal. Nessa missão as duas aeronaves estavam equipadas com metralhadoras General Electric M134 Minigun nas janelas laterais, mas somente o FAB-8913 estava equipado com o guincho elétrico Breeze-Eastern HS-29900 sobre a porta direita, indicando que o FAB-8910 atuou na cobertura enquanto o FAB-8913 realizou o resgate.

Foto: José Romeu Dittmar - joseromeu9999@gmail.com

ui

ui

.

Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8914 do Esquadrão Harpia na Base Aérea de Campo Grande no dia 21 de agosto. Essa aeronave está equipada com duas metralhadoras General Electric M134 Minigun calibre 7,62 mm com seis canos instaladas nas janelas de ambos os lados. O radome no nariz abriga o radar Texas Instruments AN/APQ-174 que possibilita a operação em qualquer tempo, inclusive no período noturno, quando os pilotos utilizam óculos de visão noturna (NVG Night Vision Goggles). Para o içamento de pessoas durante o resgate, o Black Hawk possui um guincho elétrico Breeze-Eastern HS-29900 com capacidade para 270 kg instalado sobre a porta direita.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Também no dia 27 de agosto, publicamos 7 novas fotos na página do VF-1 Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o McDonnell Douglas/Embraer AF-1C Falcão N-1021 na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina, durante a Operação Fraterno XXXVI, que está sendo realizada entre os dias 23 e 30 de agosto. Esse exercício naval é realizado anualmente entre a Marinha do Brasil e a Armada Argentina, com a participação de aeronaves e navios operando em conjunto.

Visite o website Aviação em Floripa para conhecer todos os detalhes da Operação Fraterno XXXVI.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ui

ui

.

No dia 20 de agosto, publicamos 17 novas fotos nas páginas do 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer E-99M FAB-6702 do Esquadrão Guardião decolando da Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para cumprir uma missão de alerta aéreo antecipado e controle no EXCON Tápio 2023. Para missões AEW&C (Airborne Early Warning and Control) o E-99M utiliza o radar Ericsson PS-890 Erieye-ER instalado sobre a fuselagem, mas também possui a capacidade de realizar missões de inteligência de sinais SIGINT (Signals Intelligence) com uma suíte instalada internamente. Além do E-99M FAB-6702, o Esquadrão Guardião está utilizando o R-99 FAB-6752 para missões de vigilância do campo de batalha, equipado com radar de abertura sintética IRIS, sensor imageador multiespectral EPS-A 31T e sensor ótico infravermelho AN/AAQ-22 Star SAFIRE III. O Exercício Conjunto Tápio está sendo realizado na BACG entre os dias 14 de agosto e 01 de setembro e as fotos de todas as aeronaves participantes serão publicadas em nossas atualizações semanais, nas páginas dos respectivos esquadrões.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 do Esquadrão Gordo na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina, no 14 de agosto, durante o Exercício Técnico de Busca e Salvamento EXTEC SAR 2023. Nesse exercício o FAB-2857 realizou diversas missões de busca sobre terra e mar, com o lançamento de fardos com suprimentos. Para as missões noturnas, utilizou o casulo de navegação Rafael LITENING III, de fabricação israelense.

Visite o website Aviação em Floripa para conhecer todos os detalhes do EXTEC SAR 2023.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ui

ui

.

No dia 13 de agosto, publicamos 16 novas fotos nas páginas do 2º/2º GT Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro, e do HU-2 Esquadrão Pegasus, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Airbus C-30 FAB-2902 do Esquadrão Corsário chegando na Base Aérea de Campo Grande ao entardecer do dia 11 de agosto trazendo parte dos militares que vão participar do Exercício Conjunto Tápio, a ser realizado na BACG entre os dias 14 de agosto e 01 de setembro. O EXCON Tápio 2023 contará com a participação de aeronaves do 1º/3º GAv, 2º/3º GAv, 3º/3º GAv, 2º/6º GAv, 1º/8º GAv, 3º/8º GAv, 5º/8º GAv, 7º/8º GAv, 1º/10º GAv, 2º/10º GAv, 3º/10º GAv, 1º/12º GAv e 1º/15º GAv. A Força Aérea Americana vai participar com dois helicópteros Sikorsky HH-60G Pave Hawk do 101st Rescue Squadron (101 RQS) e um Lockheed HC-130J Combat King II da 106th Rescue Wing (106th RQW) da New York Air National Guard. Os HH-60G serão transportados para a BACG em dois Boeing C-17 Globemaster III da 105th Airlift Wing (105 AW), também da New York Air National Guard.

As fotos de todas as aeronaves participantes serão publicadas em nossas atualizações semanais, nas páginas dos respectivos esquadrões.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) UH-15 Super Cougar N-7106 do Esquadrão Pegasus durante uma escala técnica no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 02 de agosto de 2023. Essa aeronave estava em deslocamento para o Campo de Instrução de Formosa, em Goiás, onde sofreu um acidente com perda total no dia 08 de agosto, durante um exercício de fast rope com soldados dos Fuzileiros Navais. Essa aeronave é uma versão militar do Airbus Helicopters H225M (que tem suas origens no Eurocopter EC725 Super Cougar) e foi montada no Brasil pela Helibras, que está fornecendo diversas versões para a FAB (H-36 e VH-36 Caracal), Marinha (UH-15, UH-15A e AH-15B Super Cougar) e Exército (HM-4 Jaguar).

Foto: Gabriel Wallace Camargo - gabrielwallacecamargo@gmail.com

ui

ui

.

No dia 06 de agosto, publicamos 14 novas fotos nas páginas do 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas, e do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2809 do Esquadrão Arara retornando para a Base Aérea de Campo Grande após cumprir uma missão de lançamento de carga na Zona de Lançamento da Fazenda Metello, na área rural de Campo Grande, durante o Exercício de Ressuprimento Aéreo 2023. Para as missões noturnas, os pilotos dos C-105A dos esquadrões Arara e Onça estão utilizando óculos de visão noturna (NVG Night Vision Goggles) que amplificam em 50.000 vezes a luminosidade e assim conseguem realizar missões durante a noite sem referências visuais para o olho humano, apenas aproveitando a luz das estrelas.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Na imagem acima, o Airbus SC-105 Amazonas SAR FAB-6552 do Esquadrão Pelicano pousando na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 04 de agosto. A escolha da BACG pela Força Aérea Brasileira para a realização de grandes exercícios, como o de Combate a Incêndios e o de Ressuprimento Aéreo, no mês de julho, e o EXOP Tápio, a ser realizado em agosto, é devido à presença do Esquadrão Pelicano, equipado com três SC-105A Amazonas SAR e quatro H-60L Black Hawk em regime de prontidão 24 horas por dia para atender qualquer emergência, seja a queda de uma aeronave ou o socorro de algum participante. Interessante observar que essa aeronave apresenta uma camuflagem marrom e cinza, mas é devido ao desgaste da tinta verde aplicada na Espanha, que não tem a mesma resistência da tinta fabricada no Brasil. Após passar por revisão, a pintura do FAB-6550 foi refeita e quando o FAB-6551 e o FAB-6552 seguirem para o PAMA-GL, eles voltarão a ter a camuflagem padrão, em verde e cinza.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.


.

.JULHO

.


ui

.

No dia 30 de julho, publicamos 18 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 1º/12º GAv Esquadrão Hórus, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Com o encerramento do Exercício de Combate à incêndios utilizando o MAFFS, a Força Aérea Brasileira deu início ao Exercício de Ressuprimento Aéreo 2023, com a participação dos esquadrões Zeus, Gordo, Arara e Onça, realizando missões de lançamento de cargas na Zona de Lançamento da Fazenda Metello, na área rural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Para as missões noturnas, o Esquadrão Zeus está utilizando o KC-390 Millennium FAB-2858 equipado com o casulo de navegação Rafael LITENING, de fabricação israelense, e os pilotos dos C-105A Amazonas dos esquadrões Arara e Onça utilizam os óculos de visão noturna. O FAB-2858 também está sendo utilizado pelos pilotos do Esquadrão Gordo.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Na imagem acima, o Elbit Systems / AEL Sistemas RQ-900 Hermes FAB-7810 do Esquadrão Hórus pousando na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ao entardecer do dia 18 de julho. Desde o início deste mês a Força Aérea Brasileira está utilizando a BACG como base avançada para a operação do RQ-900 em missões de monitoramento da região de fronteira com a Bolívia e o Paraguai, realizando voos diurnos e noturnos, alguns deles com mais de 20 horas de duração. O RQ-900 possui uma torreta ventral com sistema eletro-ótico composto por câmera diurna, câmera termal e designador a laser, podendo ser equipado com radar de abertura sintética, câmera hiperespectral e equipamentos de guerra eletrônica (SIGINT e COMINT).

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

No dia 23 de julho, publicamos 12 novas fotos na página do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. Entre os dias 14 e 21 de julho de 2023, a Força Aérea Brasileira realizou um treinamento de combate a incêndios na Zona de Lançamento da Fazenda Metello, na área rural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O Esquadrão Zeus utilizou o KC-390 Millennium FAB-2858 com o MAFFS II (Modular Airborne Fire Fighting System) e o Esquadrão Gordo utilizou o C-130M Hercules FAB-2476 com o MAFFS da primeira geração. O sistema utilizado pelo Hercules possui dois tubos instalados na rampa da porta de carga que precisa permanecer aberta, e o KC-390 faz os lançamentos através de um tubo que sai pela porta dos paraquedistas, mantendo a rampa traseira fechada. Durante o exercício, o C-130M FAB-2472 e o KC-130M FAB-2462 estiveram na BACG realizando missões de apoio e suprimento, as fotos desses Hercules também estão publicadas na página.

Para conhecer os detalhes da operação dos Hercules com o MAFFS, visite a página que publicamos em 2012, na Seção ARQUIVO - Páginas Especiais ou

clique aqui: MAFFS com SC-130 Hercules

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

No dia 16 de julho, publicamos 20 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, para mostrar o treinamento de combate a incêndios realizado na Zona de Lançamento da Fazenda Metello, na área rural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, entre os dias 14 e 21 de julho de 2023. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2858 utilizando o sistema aerotransportado MAFFS II (Modular Airborne Fire Fighting System), da empresa norte-americana Aero Union. Com capacidade de lançar 11.000 litros de água ou retardantes químicos sem a necessidade de abrir a porta de carga, o MAFFS II mantém a pressurização e melhora a performance da aeronave, sendo mais eficiente que o MAFFS do modelo original, com dois tubos, instalado na rampa da porta de carga dos C-130M Hercules.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

No dia 09 de julho, publicamos 15 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2858 do Esquadrão Zeus pousando na BAAN no dia 03 de julho. O FAB-2858 é o sexto KC-390 entregue para a Força Aérea Brasileira e o primeiro com a capacidade operacional completa (Full Operational Capability - FOC), contando com todos os equipamentos e sistemas especificados no projeto, inclusive os dois casulos Cobham 912E WARP (Wing Aerial Refuelling Pod) sob as asas, que contém as mangueiras extensíveis para missões de reabastecimento em voo, quando o combustível pode ser transferido dos seus próprios tanques ou de tanques extras instalados na parte interna da fuselagem.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2810 do Esquadrão Onça decolando do Aeroporto Municipal de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, no dia 30 de junho. Com a responsabilidade de realizar as missões de transporte médio na região central do Brasil, o 1º/15º GAv utiliza três C-105A Amazonas: FAB-2806 (ex-Arara), FAB-2807 (ex-Arara) e FAB-2810 (ex-Pelicano), além do Cessna C-98A Grand Caravan FAB-2727 para transporte leve e ligação. O Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação foi criado na Base Aérea de Campo Grande no dia 17 de setembro de 1970, e devido a proximidade da Base Aérea com o Pantanal, foi escolhida a onça-pintada como símbolo. O seu lema é: "Lançar, suprir, resgatar, nossa sagrada missão!"

Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

.

.

.

No dia 02 de julho, publicamos 8 novas fotos nas páginas do HU-41 Esquadrão Hipogrifo, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará, e do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) UH-15 Super Cougar N-7105 do Esquadrão Hipogrifo realizando um treinamento de desembarque de soldados na BABE no dia 25 de junho de 2023. A BABE é a única Base Aérea que sedia Unidades Aéreas das três forças: 1º ETA Esquadrão Tracajá e 3º/7º GAv Esquadrão Netuno (FAB), HU-41 Esquadrão Hipogrifo (Marinha) e o Destacamento de Aviação do Exército (DstAvEx) do Comando Militar do Norte (Exército). O HU-41 realiza missões de transporte de carga e de tropa, Busca e Salvamento (SAR), Evacuação Aeromédica (EVAM) e inspeção dos rios e costa marítima do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, proporcionando apoio para a Capitania dos Portos e aos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval Norte. O N-7105 foi o primeiro UH-15 recebido pelo HU-41, seguido pelo N-7103 e N-7104, todos operados anteriormente pelo HU-2 Esquadrão Pegasus, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4106 do Esquadrão Jaguar pousando na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 14 de junho de 2023. Embora a FAB já tenha recebido seis aeronaves, o Esquadrão Jaguar ainda não está realizando missões operacionais com seus F-39E, concentrando as suas atividades no treinamento dos pilotos já qualificados e na formação de novos pilotos, por isso os Northrop/Embraer F-5EM Tiger II do Primeiro Grupo de Aviação de Caça e do Esquadrão Pampa ainda estão sendo responsáveis pela defesa do espaço aéreo da região central do Brasil. Os F-5EM devem permanecer operando na BAAN até o Gripen atingir a sua capacidade operacional completa, conhecida pela sigla FOC (Full Operational Capability).

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.


.

.JUNHO

.


.

.

No dia 25 de junho, publicamos 11 novas fotos nas páginas do 2º/2º GT Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e do 3º/7º GAv Esquadrão Netuno, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará. Na imagem acima, o Airbus C-30 FAB-2902 do Esquadrão Corsário pousando no Pequim Capital International Airport, em Pequim, na China, ao entardecer do dia 08 de abril de 2023. Essa aeronave foi utilizada para transportar uma comitiva de empresários brasileiros que acompanhou o Presidente da República em uma série de eventos na República Popular da China.

Foto: Joseph Tang - josephtang0816@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer P-95BM Bandeirante Patrulha FAB-7100 do Esquadrão Netuno passando baixo sobre a Base Aérea de Belém, no Pará, durante o Portões Abertos realizado no dia 25 de junho de 2023. A principal missão do 3º/7º GAv é patrulhar a foz do rio Amazonas, com suas dezenas de ilhas e extensas regiões alagadas. O P-95BM está equipado com o radar Selex Seaspray 5000E que permite a detecção de alvos marítimos em distâncias superiores a 350 km, painel de instrumentos com quatro telas digitais, modernos sistemas de comunicação, navegação e sistemas de guerra eletrônica. O nome do esquadrão foi inspirado no deus mitológico Netuno, que de acordo com a tradição romana é o soberano de todos os mares e filho de Saturno, o protetor dos navegantes. O símbolo do 3º/7º GAv é um tridente alado.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.

.

.

Na dia 18 de junho, publicamos 20 novas fotos nas páginas do 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, Amazonas, e do GEIV Grupo Especial de Inspeção em Voo, sediado no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2809 do Esquadrão Arara lançando paraquedistas da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro em uma área ao sul da cidade de Goiânia, em Goiás, no dia 14 de junho de 2023. Os soldados da BrigOpEsp realizaram saltos do tipo enganchado, com a abertura automática dos paraquedas. Durante o exercício o FAB-2809 ficou sediado no Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer IU-50 Legacy FAB-3601 do

GEIV realizando uma missão de calibração de equipamentos no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 12 de junho de 2023. O IU-50 é uma versão do jato bimotor executivo de porte médio Legacy 500 fabricado pela Embraer e está equipado com a suíte de aviônicos Pro Line Fusion e o SVS (Synthetic Vision System - Sistema de Visão Sintética) da Collins Aerospace, que proporcionam maior eficiência e segurança em voos com baixa visibilidade. Para cumprir a sua missão, o IU-50 está equipado com o sistema de calibração eletrônica NSM UNIFIS 3000 da Norwegian Special Mission, que proporciona a capacidade de aferir todos os instrumentos de auxílio de voo e procedimentos de navegação aérea utilizados no Brasil.

Foto: Gabriel Wallace Camargo - gabrielwallacecamargo@gmail.com

.

.

.

No dia 11 de junho, publicamos 11 novas fotos nas páginas do 1º EIA Esquadrão Cometa, sediado na Academia Força Aérea em Pirassununga, São Paulo, e do 2º/5º GAv Esquadrão Joker, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Embraer T-27M Tucano FAB-1389 do Esquadrão Cometa decolando da Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 01 de junho de 2023. Apesar de ser um Tucano modernizado, essa aeronave ainda apresenta o padrão de pintura tradicional e somente vai receber o novo padrão quando seguir para a próxima revisão no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais. Esse procedimento adotado pela Força Aérea Brasileira visa agilizar a introdução das aeronaves modernizadas no Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea. O objetivo é padronizar a frota somente com aeronaves modernizadas ainda neste ano.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5905 do Esquadrão Joker na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, durante o evento para a comemoração do Dia da Aviação de Caça 2023, realizado no dia 21 de abril. Essa aeronave está equipada com dois lançadores múltiplos Equipaer EQ-LMF-70 para sete foguetes de 70 mm, além das duas metralhadoras FN Herstal M3P calibre .50 (12,7 mm) instaladas internamente nas asas. O Super Tucano possui cinco pontos para transportar até 1.550 kg de cargas externas, como bombas BAFG-230 (Bomba Aérea de Fins Gerais de 230 kg), bombas incendiárias BINC 200 e lançadores múltiplos de foguetes, além do casulo rebocador de alvos AV-2TAE-BR para treinamento de tiro aéreo.

Foto: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br

.

.

.

No dia 04 de junho, publicamos 10 novas fotos nas páginas do 1º/7º GAv Esquadrão Orungan, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e do 1º/5º GAv Esquadrão Rumba, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Lockheed / CASA P-3AM Orion FAB-7202 do Esquadrão Orungan na Base Aérea de Belém, no Pará, no dia 01 de junho, durante a Reunião da Aviação de Patrulha 2023. Em 2011 a Força Aérea Brasileira recebeu o primeiro de doze P-3AM (sendo oito para uso operacional e quatro para servirem de fonte de peças de reposição), todos anteriormente utilizados pela US NAVY como P-3A e fabricados entre 1964 e 1965. As aeronaves para uso operacional foram modernizadas na Espanha pela empresa CASA (Construcciones Aeronáuticas S.A.) e receberam o sistema tático FITS (Fully Integrated Tactical System), Radar de Abertura Sintética (SAR), Radar de Abertura Sintética Inversa (ISAR) e Indicador de Alvos Móveis (MTI), além de uma torreta com sensor infravermelho (FLIR). A missão do Esquadrão Orungan é realizar o patrulhamento marítimo e ataque a submarinos e navios de superfície, utilizando bombas de queda livre, cargas de profundidade, minas, torpedos e mísseis Boeing AGM-84 Harpoon, capazes de atingir alvos marítimos além do alcance visual.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer C-95BM Bandeirante FAB-2347 do Esquadrão Rumba na Base Aérea de Belém, no Pará, no dia 31 de maio de 2023. Essa aeronave faz parte do lote de cinco SC-95B Bandeirante SAR (FAB-6542 a FAB-6546) recebidos pela Força Aérea Brasileira entre 1981 e 1982 para uso exclusivo do Esquadrão Pelicano, onde operaram até 2010. Para serem aproveitadas em outras unidades, as cinco aeronaves foram modernizadas para o padrão C-95BM e receberam as matrículas FAB-2343 a FAB-2347. Externamente a única característica que se manteve é a janela em formato de bolha nos dois lados da fuselagem, utilizadas na busca visual durante as missões do Esquadrão Pelicano. A missão do Esquadrão Rumba é realizar a formação dos pilotos de aeronaves bimotoras para a FAB e diversas nações amigas, operando com seus C-95AM e C-95BM em quatro esquadrilhas denominadas com as notas musicais Dó, Ré, Mi e Fá. Interessante observar que desde o ano passado as aeronaves estão recebendo o emblema "Êta cabra da peste!" no estabilizador vertical.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.


.

.MAIO

.


.

.

No dia 28 de maio, publicamos 12 novas fotos nas páginas do 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 5º ETA Esquadrão Pégaso, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Embraer R-99 FAB-6752 do Esquadrão Guardião pousando na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, ao entardecer do dia 05 de maio de 2023. O R-99 realiza missões de Sensoriamento Remoto e está equipado com o radar de visão lateral de abertura sintética (Synthetic Aperture Radar - SAR) IRIS (Integrated Radar Imaging System) da empresa canadense MDA (MacDonald, Dettwiler and Associates), o sensor imageador multiespectral (MultiSpectral Scanner - MSS) EPS-A 31T da empresa norte-americana GER (Geophysical & Environmental Research Corp.) e o sensor ótico infravermelho (Optical and Infrared Sensor - OIS) AN/AAQ-22 Star SAFIRE III da empresa norte-americana FLIR Systems. O 2º/6º GAv possui três R-99 (FAB-6750, FAB-6751 e FAB-6752) e todos estão passando por processo de modernização de sistemas e sensores.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2008 do Esquadrão Pégaso chegando no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes, Santa Catarina, no dia 09 de maio de 2023. O C-97 é a versão militar da aeronave de transporte regional EMB-120, produzida pela Embraer, e a Força Aérea Brasileira recebeu um total de vinte e uma aeronaves de diferentes versões: no final de 1986 encomendou cinco EMB-120RT novos de fábrica, mas recebeu somente quatro (FAB-2001 a FAB-2004), e para compensar a aeronave que não foi entregue, a Embraer forneceu o EMB-120RT PP-ZBB, a terceira aeronave construída e que serviu como protótipo durante a fase de desenvolvimento. Na FAB essa aeronave recebeu a identificação de YC-97 com a matrícula FAB-2000 e voou durante muitos anos no IPEV e atualmente está como aeronave orgânica do PAMA-SP. Em 1988 a FAB começou a receber doze EMB-120RT e EMB-120ER operados anteriormente pelas linhas aéreas Rio Sul e Nordeste (FAB-2005 a FAB-2016) e em 2009 chegaram quatro EMB-120ER adquiridos de empresas norte-americanas (FAB-2017 a FAB-2020). A previsão é que os C-97 sejam substituídos pelos bimotores Cessna 408 SkyCourier.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 21 de maio, publicamos 10 novas fotos nas páginas de dois esquadrões da Força Aérea Brasileira que utilizam a versão de transporte de passageiros do jato regional Embraer ERJ-145 Jet Class: o 1º/2º GT Esquadrão Condor, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro, e o GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. Na imagem acima, o Embraer C-99A FAB-2522 do Esquadrão Condor na final para pouso na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 02 de maio, durante o EXTEC (Exercício Técnico) Condor 2023. Todas as aeronaves do 1º/2º GT são pintadas de cinza com marcações de baixa visibilidade, possuem interior configurado para o transporte de 50 passageiros e os assentos podem ser removidos para o transporte de macas e volumes pequenos, não possuindo porta de carga e nem realizando o lançamento através de paraquedas.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer VC-99A FAB-2550 do GTE no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, Amazonas, no dia 01 de maio de 2023. O Grupo de Transporte Especial realiza suas missões com três esquadrões: GTE 1, GTE 2 e GTE 3, todos sediados na Base Aérea de Brasília. O GTE 2 utiliza um VC-99A com interior configurado para o transporte VIP e um C-99A com configuração semelhante aos C-99A do Esquadrão Condor. O GTE 2 utiliza também o jato executivo Legacy, como VC-99B, e o jato regional ERJ-135 como VC-99C, todos ostentando a pintura branca com marcações em alta visibilidade. Interessante observar que no FAB-2550 a estrela está com as cores invertidas, fora do padrão.

Foto: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com

.

.

.

No dia 14 de maio, publicamos 21 novas fotos na página do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4105 decolando do Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina, no dia 09 de maio. Da mesma forma que as aeronaves anteriores, os F-39E FAB-4105 e FAB-4106 chegaram ao Brasil a bordo de um navio cargueiro e foram descarregados no Porto de Navegantes, de onde foram rebocados pelas ruas da cidade até o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder. A diferença é que desta vez as aeronaves não seguiram para a Embraer, em Gavião Peixoto, e sim para a Base Aérea de Anápolis. Essas aeronaves já chegaram com os IRST (Infra Red Search and Track) instalados e apresentavam um novo padrão de identificação, utilizando apenas o número da matrícula com quatro dígitos.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

Visite o website Aviação em Floripa para conhecer todos os detalhes da chegada dessas aeronaves

.

.

.

No dia 07 de maio, publicamos 12 novas fotos nas páginas de dois esquadrões de patrulha marítima: o 2º/7º GAv Esquadrão Phoenix, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, e o 3º/7º GAv Esquadrão Netuno, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará, e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, que possui dois esquadrões: o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf. Na imagem acima, o Embraer P-95BM Bandeirante Patrulha FAB-7108 do Esquadrão Phoenix na Base Aérea de Florianópolis, Santa Catarina, no dia 05 de maio, durante o EXOP Carranca 2023. Embora apresente a designação P-95B e a pintura antiga, o FAB-7108 é um P-95BM e serviu como protótipo do Programa de Modernização. Com o fim dos trabalhos, foi entregue em 2018 para o Esquadrão Phoenix para ser pintado posteriormente.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

Visite o website Aviação em Floripa para conhecer todos os detalhes do Exercício Operacional Carranca 2023

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer P-95BM Bandeirante Patrulha FAB-7105 do Esquadrão Netuno durante o Portões Abertos realizado na Base Aérea de Manaus, Amazonas, no dia 16 de outubro de 2022. Embora apresente a designação P-95B, o FAB-7105 é um P-95BM modernizado, mas diferente do FAB-7108 do Esquadrão Phoenix, esse recebeu a nova camuflagem. O 2º/7º GAv e o 3º/7º GAv são os únicos esquadrões da Força Aérea Brasileira que utilizam o Bandeirante Patrulha.

Foto: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5FM Tiger II FAB-4812 do Primeiro Grupo de Aviação de Caça durante o evento para a comemoração do Dia da Aviação de Caça, realizado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril. Essa aeronave faz parte do lote de onze Tiger II (oito F-5E e 3 F-5F) que a Força Aérea Brasileira comprou em 2009 da Força Aérea da Jordânia, que os recebeu novos de fábrica entre 1975 e 1980. A FAB optou por modernizar apenas os biplaces (FAB-4810, FAB-4811 e FAB-4812), sendo que o FAB-4810 está no Esquadrão Pampa e o FAB-4811 foi perdido em acidente no dia 25 de maio de 2018. Essa aeronave tem quase 43 anos de uso e a sua desativação está prevista para ocorrer quando os primeiros SAAB F-39F Gripen assumirem as funções de treinamento dos novos pilotos de caça.

Foto: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br

.


.

.ABRIL

.


.

.

No dia 30 de abril, publicamos 12 novas fotos nas páginas de dois esquadrões de transporte sediados na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro: o 1º/1º GT Esquadrão Gordo e o 2º/2º GT Esquadrão Corsário. Na imagem acima, o Airbus C-30 FAB-2902 do Esquadrão Corsário no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, Amazonas, no dia 24 de abril de 2023. O 2º/2º GT está realizando missões de transporte aeroestratégico, apoio logístico, ações humanitárias e evacuação aeromédica com suas duas aeronaves, e se forem convertidas para o padrão MRTT (Multi-Role Tanker Transport), também poderão realizar missões de reabastecimento em voo.

Foto: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2853 do Esquadrão Gordo na final para pouso na Base Aérea de Anápolis, Goiás, no dia 27 de março de 2023. Essa aeronave retornou recentemente da Embraer, onde recebeu as modificações para o padrão operacional do FAB-2857 e juntos realizam missões de transporte aeroestratégico, apoio logístico, ações humanitárias, evacuação aeromédica e reabastecimento em voo. Com a entrada em serviço do FAB-2858 no 1º GTT Esquadrão Zeus, uma das aeronaves será transferida para o Esquadrão Gordo, que vai passar a contar com três aeronaves KC-390 em sua frota, além dos veteranos Lockheed C-130M e KC-130M Hercules.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 23 de abril, publicamos 6 novas fotos na página do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM FAB-5510 de uso compartilhado pelo Centauro e Poker em exposição na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, durante o evento para a comemoração do Dia da Aviação de Caça, realizado no dia 21 de abril. Essa foi a primeira vez que os A-1AM foram vistos publicamente com os emblemas dos dois esquadrões pintados no estabilizador vertical, e as quatro aeronaves estavam equipadas com duas bombas de exercício BAFG-230 (Bomba Aérea de Fins Gerais de 230 kg) no suporte duplo sob a linha central da fuselagem.

Foto: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br

.

.

.

Também no dia 23 de abril, publicamos 10 novas fotos nas páginas de quatro Esquadrões de Transporte Aéreo: o 1º ETA Esquadrão Tracajá, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará, o 3º ETA Esquadrão Pioneiro sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, o 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal e o 7º ETA Esquadrão Cobra, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Os seis Esquadrões de Transporte Aéreo da Força Aérea Brasileira utilizam uma grande variedade de aeronaves, a maioria delas movidas à hélice, como o C-95AM, C-95BM e C-95CM Bandeirante, C-97 Brasília, C-98 Caravan e C-98A Grand Caravan. O 6º ETA é o único que possui aeronaves à jato, o U-55C e o U-100. A previsão é que as aeronaves mais antigas (Bandeirante e Brasília) sejam substituídas pelos bimotores Cessna 408 SkyCourier.

Fotos (Cobra e Tracajá): Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com

Fotos (Guará e Pioneiro): Gabriel Wallace Camargo - gabrielwallacecamargo@gmail.com

.

.

.

No dia 16 de abril, publicamos 10 novas fotos nas páginas do HU-2 Esquadrão Pegasus, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e do Batalhão Pantera, sediado no 3º Batalhão de Aviação do Exército em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) AH-15B Super Cougar N-4103 do Esquadrão Pegasus exposto na LAAD Defence & Security 2023, realizada entre os dias 11 e 14 de abril no RioCentro, na cidade do Rio de Janeiro. Essa aeronave está equipada com o radar Telephonics AN/APS-143C(V)3 OceanEye, torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red), sistemas de autoproteção com lançadores de chaff e flare, RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver), MAWS (Missile Approach Warning System) e o míssil antinavio MBDA AM 39 Exocet.

Foto: Luiz Padilha - padilha@defesaaereanaval.com.br

Visite o website Defesa Aérea e Naval para acessar a cobertura completa da LAAD 2023

.

.

.

Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-1A Pantera EB-2013 do Batalhão Pantera no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 16 de abril de 2023. Para celebrar a Semana do Exército, o Comando Militar do Oeste organizou uma grande exposição de veículos, armamentos e equipamentos de apoio, manutenção, resgate e comunicação, além de viaturas blindadas e tanques de guerra, com destaque para o HA-1A Fennec aberto para visitação e as missões simuladas de resgate em combate realizadas diariamente por um HM-1A Pantera.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 10 de abril, publicamos 12 novas fotos na página do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4103 exposto no evento realizado para comemorar o aniversário da BAAN, no dia 05 de abril. Essa aeronave está equipada com o IRST (Infra Red Search and Track) Leonardo Skyward-G fabricado na Itália. Esse equipamento realiza a busca e o rastreio de aeronaves por infravermelho durante as missões de defesa aérea.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Durante o evento na BAAN, o nosso amigo Marco Aurélio do Couto Ramos recebeu o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira. Uma merecida homenagem a um dos maiores incentivadores da Cultura Aeronáutica Brasileira, um fotógrafo de aviação altamente motivado e um artista de aviation art dos mais talentosos. Colaborador do SPOTTER desde 2003, sempre esteve ao nosso lado, com sua imensa simpatia e amizade sincera. Parabéns Marcão!

Foto: Juliano Lisboa - contato@julianolisboa.com.br

.

.

.

No dia 02 de abril, publicamos 11 novas fotos nas páginas do Batalhão Coronel Ricardo Pavanello, sediado no 4º Batalhão de Aviação do Exército em Manaus, no Amazonas, e do HS-1 Esquadrão Guerreiro, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-4 Jaguar EB-5012 do 4º BAvEx na Base Aérea de Manaus durante o Portões Abertos realizado no dia 16 de outubro de 2022. A estrutura operacional do 4º BAvEx é composta por três Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), sendo a primeira com dez HM-1A Pantera, a segunda com quatro HM-2 Black Hawk e a terceira com seis HM-4 Jaguar. A missão do Batalhão Coronel Ricardo Pavanello é atender as necessidades do Exército Brasileiro na região Norte do Brasil, em especial as fronteiras com a Guiana, Venezuela, Colômbia e Peru.

Foto: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Sikorsky SH-16 Seahawk N-3035 do Esquadrão Guerreiro pousando no Navio-Aeródromo Multipropósito A140 Atlântico durante o Exercício ASPIRANTEX 2023, no dia 16 de janeiro. O Esquadrão Guerreiro tem a missão de detectar, localizar, acompanhar e atacar submarinos e alvos de superfície, mas também realiza tarefas secundárias como evacuação aeromédica, busca e salvamento, transporte aéreo logístico, lançamento de paraquedistas, infiltração e exfiltração de Fuzileiros Navais e Mergulhadores de Combate. O SH-16 Seahawk está equipado com o radar Telephonics AN/APS-143C(V)3 e o sonar de mergulho L3 Communications DS 100 HELRAS, além de uma torreta giratória com FLIR, TV, telêmetro e designador laser. Seu armamento é composto por torpedos Alliant Techsystems Mk.46, cargas de profundidade e mísseis Kongsberg AGM-119B Penguin Mk.2 de guiagem passiva por infravermelho.

Foto: Luiz Padilha - padilha@defesaaereanaval.com.br

.


.

.MARÇO

.


.

.

No dia 26 de março, publicamos 16 novas fotos nas páginas do HI-1 Esquadrão Garça, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro, e do Batalhão Pantera, sediado no 3º Batalhão de Aviação do Exército em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Bell IH-6B Jet Ranger III N-5052 do Esquadrão Garça sobrevoando o Navio-Aeródromo Multipropósito A140 Atlântico durante o Exercício ASPIRANTEX 2023, realizado pela Marinha do Brasil entre os dias 16 de janeiro e 01 de fevereiro. O Esquadrão Garça tem a missão de realizar a parte prática de voo do CAAvO (Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais), complementando o ensino teórico ministrado no CIAAN (Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira), com sede na BAeNSPA.

Foto: Luiz Padilha - padilha@defesaaereanaval.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Eurocopter HM-3 Cougar EB-4008 do Batalhão Pantera decolando do 3º Batalhão de Aviação do Exército, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 14 de fevereiro de 2023. A estrutura operacional do 3º BAvEx é composta por uma Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA) com seis HA-1A Fennec e duas Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), sendo a primeira com seis HM-1A Pantera e a segunda com quatro HM-3 Cougar. A sua missão é atender as missões do Exército Brasileiro na região Oeste do Brasil, em especial as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 20 de março, publicamos 13 novas fotos na página do GTE Grupo de Transporte Especial, que realiza suas missões com três esquadrões: GTE 1, GTE 2 e GTE 3, todos sediados na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. Na imagem acima, o Airbus VC-1 FAB-2101 "Santos Dumont" do GTE 1 na final para pouso no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O GTE 1 tem a missão de transportar o Presidente da República em viagens pelo Brasil e exterior, e além do Airbus VC-1 possui mais duas aeronaves Embraer VC-2: o FAB-2590 "Bartolomeu de Gusmão" e o FAB-2591 "Augusto Severo". À partir deste ano as missões de transporte presidencial de longa distância serão realizadas com os dois Airbus C-30 do Esquadrão Corsário.

Foto: Júlio Barbosa Vieira - barbosajulio344@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer VC-99B Legacy FAB-2580 do GTE 2 na final para pouso na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O GTE 2 tem a missão de transportar os Ministros de Estado e demais autoridades em viagens pelo Brasil e exterior, e além dos VC-99B Legacy possui os C-99A e VC-99A derivados do jato de transporte regional Embraer ERJ 145 e o VC-99C, derivado do Embraer ERJ 135. Em missões de transporte de autoridades de terceiro escalão ou para localidades onde o uso de um jato da família ERJ 145 seja inadequado, o GTE 2 solicita o apoio do 6º ETA Esquadrão Guará, também sediado na Base Aérea de Brasília.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) VH-36 Caracal FAB-8506 do GTE 3 no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O GTE 3 tem a missão de transportar o Presidente da República de um aeroporto que comporte as aeronaves VC-1 e VC-2 até o destino final da missão, trazendo de volta para o aeroporto de onde decolou. Além dos VH-36 Caracal de grande capacidade, o GTE 3 possui os Eurocopter VH-35 de pequeno porte, e quando a missão é para um local onde não seja adequado o envio dessas aeronaves, o GTE 3 solicita o apoio dos esquadrões Falcão, Harpia, Pantera, Pelicano e Puma, com seus UH-60L Black Hawk e H-36 Caracal.

Foto: Gabriel Wallace Camargo - gabrielwallacecamargo@gmail.com

.

.

.

No dia 13 de março, publicamos 11 novas fotos nas páginas do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro, e do 2º EIA Esquadrão Apolo, sediado na Academia da Força Aérea em Pirassununga, São Paulo. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2853 do Esquadrão Gordo pousando na pista 31 do Malta International Airport, na cidade de Luqa, em Malta, no dia 12 de fevereiro. A Embraer enviou essa aeronave para participar do Aero Índia 2023, realizado em Bangalore, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. O FAB-2853 é o primeiro KC-390 operacional da Força Aérea Brasileira e foi entregue no dia 04 de setembro de 2019 para o Esquadrão Zeus. No dia 25 de março de 2022 foi transferido para o Esquadrão Gordo, onde opera junto com o FAB-2857, que também foi utilizado pelo Esquadrão Zeus. A expectativa é que com a entrega do FAB-2858 para o Esquadrão Zeus, o Esquadrão Gordo receba mais uma aeronave.

Foto: Alan Cordina - alan.cordina1@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Neiva T-25C Universal FAB-1908 do Esquadrão Apolo exposto na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, durante o Domingo Aéreo realizado no dia 21 de agosto de 2022. Essa aeronave recebeu uma pintura especial para comemorar os 80 anos da Escola de Aeronáutica, criada no dia 25 de março de 1941, e que passou a se chamar Academia da Força Aérea em 10 de julho de 1969. No Curso de Formação de Oficiais Aviadores, os Cadetes Aviadores iniciam a instrução aérea primária e básica voando 75 horas no T-25 Universal. No quarto ano, realizam a instrução avançada no T-27 Tucano, voando cerca de 125 horas. O Segundo Esquadrão de Instrução Aérea possui quatro Esquadrilhas: Orion, Centaurus, Aquila e Leo.

Foto: Gabriel Wallace Camargo - gabrielwallacecamargo@gmail.com

.

.

.

No dia 06 de março, publicamos 15 novas fotos nas páginas do GEIV - Grupo Especial de Inspeção em Voo, sediado no Aeroporto Santos Dumont, e do 3º ETA Esquadrão Pioneiro, sediado na Base Aérea do Galeão, ambos na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Raytheon BAe IU-93M FAB-6052 pousando no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 19 de maio de 2022. Nesta atualização retiramos todas as fotos dos IU-93A, pois a Força Aérea Brasileira concluiu a modernização das quatro aeronaves para o padrão IU-93M, que receberam diversas melhorias no AFIS (Automatic Flight Inspection System) e no painel de inspeção SIERRA 9711, além da instalação do sistema de display integrado Pro Line 21, da Rockwell Collins. Além dos IU-93M, o GEIV conta ainda com os IU-50 Legacy, equipados com os sistemas eletrônicos NSM UNIFIS 3000, suíte de aviônica Rockwell Collins Pro Line Fusion e SVS (Synthetic Vision System). As aeronaves do GEIV tem a capacidade de aferir todos os instrumentos de auxílio de voo e procedimentos de navegação aérea utilizados no Brasil.

Foto: Gabriel Wallace Camargo

gabrielwallacecamargo@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer C-95CM Bandeirante FAB-2342 do Esquadrão Pioneiro decolando do Aeroporto Municipal de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, no dia 24 de agosto de 2022. Neste ano o Bandeirante vai completar 50 anos de operação na Força Aérea Brasileira, mas o FAB-2342 era originalmente um C-95C e foi entregue para o 6º ETA Esquadrão Guará em 1990. Em 2012, depois de modernizado para o padrão C-95CM, ele foi entregue ao Esquadrão Pioneiro, e este ano vai completar 33 anos de operação na FAB. No dia 20 de janeiro deste ano, em reunião com o Ministro da Defesa e o Presidente da República, o Comandante da FAB anunciou que o Cessna 408 SkyCourier estava inserido no Projeto Estratégico da nova gestão, como a aeronave que vai substituir os C-95AM, C-95BM e C-95CM, e muito provavelmente substituirá também o C-97 Brasília. 

Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

.


.

.FEVEREIRO

.


.

.

No dia 27 de fevereiro, publicamos 9 novas fotos nas páginas dos dois esquadrões da Força Aérea Brasileira que utilizam o Embraer U-100 Phenom: o 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, e o IPEV - Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, sediado no DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em São José dos Campos, São Paulo. Na imagem acima, o Embraer U-100 Phenom FAB-3701 do Esquadrão Guará pousando na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 17 de janeiro de 2023. O U-100 é uma versão militar do jato executivo Phenom 100 e no 6º ETA é utilizado em missões de transporte aerologístico e TOTEQ (Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipe), onde a sua alta velocidade proporciona um deslocamento mais rápido entre o local da captação e o hospital onde será feito o transplante.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer U-100 Phenom FAB-3702 do IPEV taxiando no Aeroporto Municipal de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, no dia 17 de agosto de 2022. No IPEV essa aeronave é utilizada em missões de transporte aerologístico e no Curso de Ensaios em Voo - Asa Fixa, ministrado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Neste ano o CEV-AF vai completar 33 anos de atividades, é o único do tipo certificado na América Latina e forma pilotos e engenheiros de ensaio experimental de asa fixa para as nossas Forças Armadas e diversas outras nações.

Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

.

.

.

No dia 20 de fevereiro, publicamos 12 novas fotos nas páginas do 1º ETA Esquadrão Tracajá, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará, e do 1º/11º GAv Esquadrão Gavião, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2017 do Esquadrão Tracajá pousando na BABE após realizar uma missão de transporte de pessoal entre as diversas localidades na parte oriental da Amazônia. Embora os outros ETAs (2º, 3º, 5º, 6º e 7º) utilizem o C-97 na cor cinza, o Esquadrão Tracajá mantém o FAB-2017 pintado de branco brilhante com o objetivo de ajudar a refletir e dispersar os raios solares, amenizando o calor extremo da região onde atua e aumentando a durabilidade da pintura. No estabilizador vertical está o tracajá alado, símbolo do 1º ETA. O seu lema é "Devagar, mas chego lá", representando os lendários hidroaviões Catalina, que eram lentos mas sempre cumpriam suas missões.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) H-50 Esquilo FAB-8780 do Esquadrão Gavião na Academia da Força Aérea em Pirassununga, São Paulo, no dia 21 de agosto de 2022. Com o objetivo de proporcionar mais segurança aos alunos e instrutores do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, o 1º/11º GAv mantém em caráter permanente um H-50 Esquilo sediado na AFA, com tripulação e equipamentos adequados para cumprir missões de Busca e Salvamento. No último trimestre de 2022, a Força Aérea Brasileira assinou o contrato de compra de doze H-125, a versão militarizada do Helibras (Airbus Helicopters) H125, com previsão de início das entregas em 2024.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 13 de fevereiro, publicamos 11 novas fotos nas páginas do 1º EIA Esquadrão Cometa, sediado na Academia da Força Aérea em Pirassununga, São Paulo, e do 3º/7º GAv Esquadrão Netuno, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará. Na imagem acima, o Embraer T-27M Tucano FAB-1312 do Esquadrão Cometa pousando na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 14 de dezembro de 2022. Interessante observar que essa aeronave já foi modernizada mas ainda está com a pintura tradicional, e isso se deve à decisão da Força Aérea Brasileira de priorizar a implantação de aeronaves com novos aviônicos no Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea, deixando para aplicar a nova pintura somente quando as aeronaves seguirem para revisão de rotina no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer P-95BM Bandeirante Patrulha FAB-7100 do Esquadrão Netuno taxiando na Base Aérea de Belém. Atualmente a Força Aérea Brasileira possui somente dois esquadrões que utilizam o P-95BM, sendo o Esquadrão Netuno responsável pelo patrulhamento do litoral norte e da foz do rio Amazonas, com suas dezenas de ilhas e extensas regiões alagadas, e o Esquadrão Phoenix, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, responsável pelo patrulhamento do litoral sul. O P-95BM está equipado com um radar de busca Selex Seaspray 5000E para detecção de alvos marítimos em distâncias superiores a 350 km e equipamentos de comunicação, navegação e fotográficos, MAE, EW, ELINT e SIGINT, podendo ser armado com lançadores múltiplos Equipaer EQ-LMF-70 para sete foguetes de 70 mm.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.

.

.

No dia 06 de fevereiro, publicamos 13 novas fotos nas páginas de quatro esquadrões participantes do Exercício ASPIRANTEX 2023: VF-1 Esquadrão Falcão, HA-1 Esquadrão Lince, HU-2 Esquadrão Pegasus e HI-1 Esquadrão Garça, todos sediados na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. O Exercício ASPIRANTEX 2023 foi realizado pela Marinha do Brasil entre os dias 16 de janeiro e 01 de fevereiro e os helicópteros estavam embarcados na Fragata F44 Independência e no Navio-Aeródromo Multipropósito A140 Atlântico, enquanto os AF-1B e AF-1C Falcão foram deslocados para a Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina.

Fotos: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

Visite o website Aviação em Floripa para conhecer todos os detalhes do Exercício ASPIRANTEX 2023

.


.

.DEZEMBRO

.


.

.

Na última atualização de 2022, no dia 19 de dezembro, publicamos 13 novas fotos na página do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4103 na solenidade militar realizada na BAAN no dia 19 de dezembro para oficializar a entrega dos três primeiros F-39E para o Primeiro Grupo de Defesa Aérea / Esquadrão Jaguar. Pelo cronograma estabelecido pela Força Aérea Brasileira, as primeiras aeronaves serão utilizadas na instrução e formação de novos pilotos, com o apoio de simuladores de voo. As missões de alerta na BAAN continuarão a ser realizadas pelos F-5EM do Primeiro Grupo de Aviação de Caça e do Esquadrão Pampa até o F-39E alcançar a sua plena capacidade operacional.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 11 de dezembro, publicamos 12 novas fotos nas páginas de mais três esquadrões que participaram do Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2022: o 1º/10º GAv Esquadrão Poker e o 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e o 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM FAB-5504 de uso compartilhado dos esquadrões Poker e Centauro decolando da BASM no dia 15 de novembro para cumprir mais uma missão de ataque de precisão, simulando o lançamento de bombas guiadas a laser utilizando o designador Rafael LITENING instalado no cabide central.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer E-99M FAB-6700 do Esquadrão Guardião retornando para a Base Aérea de Canoas no dia 16 de novembro, depois de cumprir uma missão no EXCON Escudo-Tínia 2022. Durante o exercício deste ano, o Rio Grande do Sul se tornou o Continente Gaúcho com dois países em conflito, o Alfa e o Bravo, cada um com suas próprias Unidades Aéreas. O FAB-6700 foi essencial para o sucesso do exercício, pois embora ele tenha sido incorporado ao país Alfa para realizar missões de Alarme Aéreo Antecipado contra o país Bravo, ele também atuou como aeronave de Comando e Controle para ambos, coordenando as mais de 50 aeronaves de caça, ataque, transporte, reconhecimento e salvamento envolvidas nas missões dos países em conflito.

Foto: Ricardo Hebmüller - rhebmuller@gmail.com

.

.

.

No dia 04 de dezembro, publicamos 12 novas fotos nas páginas do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 5º/8º GAv Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4104 pousando na BAAN no dia 29 de novembro. Junto com FAB-4104 chegou também o FAB-4103, marcando o início da entrega dos F-39E para o 1º GDA. A cerimônia oficial de entrega dos primeiros quatro Gripens está marcada para o dia 19 de dezembro. Nesta atualização retiramos as 53 fotos dos F-5EM e F-5FM da página, pois o Esquadrão Jaguar não está mais operando com essas aeronaves.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8910 do Esquadrão Pantera na Base Aérea de Santa Maria durante o Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2022, realizado nas bases aéreas de Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entre os dias 07 e 22 de novembro. Além de atuar como Unidade de Alerta SAR para a busca e salvamento no caso de algum acidente, o 5º/8º GAv também realizou missões de Combate-SAR, simulando o resgate diurno e noturno de pilotos abatidos na zona de combate. Nas missões C-SAR o Black Hawk opera equipado com duas metralhadoras General Electric M134 Minigun calibre 7,62 mm instaladas nas janelas laterais.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

.


.

.NOVEMBRO

.


.

.

No dia 27 de novembro, publicamos 21 novas fotos nas páginas de mais quatro esquadrões que participaram do Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2022: o 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas, o 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e o 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Os esquadrões Arara e Onça realizaram missões de lançamento de cargas e paraquedistas com os C-105A Amazonas, com destaque para o FAB-2810, o mais novo integrante da frota do Esquadrão Onça, que está operando temporariamente com três aeronaves (FAB-2806, FAB-2807 e FAB-2810). O Esquadrão Zeus realizou missões de lançamento de paraquedistas com o KC-390 Millennium FAB-2855 e o Esquadrão Gordo realizou missões de reabastecimento em voo com o KC-390 Millennium FAB-2857 e o KC-130M Hercules FAB-2461 em sua última participação num exercício da Força Aérea Brasileira, que determinou a sua desativação ainda este ano.

Fotos: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

Visite o website Aviação em Floripa para conhecer os detalhes do EXCON Escudo-Tínia 2022

.

.

.

No dia 20 de novembro, publicamos 25 novas fotos nas páginas de cinco esquadrões que participaram do Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2022: o 1º/3º GAv Esquadrão Escorpião, sediado na Base Aérea de Boa Vista, em Roraima, o 2º/3º GAv Esquadrão Grifo, sediado na Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia, o 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e o 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf, ambos pertencentes ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

Fotos: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

.

.

.

No dia 13 de novembro, publicamos 14 novas fotos nas páginas do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, e do 1º/2º GT Esquadrão Condor, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4846 do Esquadrão Pampa na Base Aérea de Canoas no dia 10 de novembro, durante o Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2022, que foi realizado nas bases aéreas de Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entre os dias 07 e 22 de novembro.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer C-99A FAB-2523 do Esquadrão Condor pousando na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 06 de setembro de 2022. Embora sejam equipados com aeronaves modernas e com grande capacidade, os dois esquadrões do Segundo Grupo de Transporte, o 1º/2º GT Esquadrão Condor e o 2º/2º GT Esquadrão Corsário, ambos sediados na Base Aérea do Galeão, não participam de missões operacionais em exercícios como o Tápio e Tínia, mas são fundamentais na realização, pois são eles que transportam o pessoal que participa desses exercícios, trazendo de suas bases de origem e levando de volta no encerramento.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 06 de novembro, publicamos 15 novas fotos nas páginas do VF-1 Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o McDonnell Douglas/Embraer AF-1B Falcão N-1008 do Esquadrão Falcão no Portões Abertos realizado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, no dia 18 de setembro de 2022. O N-1008 é um dos cinco AF-1 monoplaces modernizados pela Embraer para o padrão AF-1B (N-1001, N-1004, N-1008, N-1011 e N-1013), sendo que o N-1011 foi perdido em acidente no dia 26 de julho de 2016 e o N-1013 está em processo de recuperação após um incidente no dia 23 de outubro de 2019. As aeronaves biplaces AF-1A N-1021 e N-1022 foram modernizadas para o padrão AF-1C e permanecem em uso.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2807 do Esquadrão Onça taxiando na BACG no dia 04 de agosto de 2022. Esse Amazonas, que ainda não recebeu o emblema do 1º/15º GAv, voou no Esquadrão Arara entre 2010 e 2021 e foi entregue ao Esquadrão Onça em julho deste ano, com o objetivo de substituir o FAB-2811 que foi utilizado entre 2018 e 2022, depois de ter voado no Esquadrão Pelicano entre 2009 e 2017. A frota do Esquadrão Onça conta ainda com o C-105A FAB-2806 e o Cessna C-98A Grand Caravan FAB-2727.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.


.

.OUTUBRO

.


.

.

No dia 30 de outubro, publicamos 17 novas fotos nas páginas dos três esquadrões que operam com os Northrop/Embraer F-5EM e F-5FM Tiger II na Força Aérea Brasileira: o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e o 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf, ambos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e o 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, os F-5EM FAB-4820 do Primeiro Grupo de Aviação de Caça e FAB-4867 do Esquadrão Pampa durante um voo de treinamento na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 06 de setembro. As aeronaves do 1º GAvC e do 1º/14º GAv operam em rodízio na BAAN para atender as necessidades do Esquadrão Jaguar que está sem aeronaves próprias, aguardando a implantação dos SAAB F-39E Gripen, prevista para este ano.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 23 de outubro, publicamos 17 novas fotos nas páginas do 2º/2º GT Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Airbus C-30 FAB-2901 do Esquadrão Corsário em formação com os F-5EM FAB-4856 do Primeiro Grupo de Aviação de Caça e FAB-4858 do Esquadrão Pampa, o A-1AM FAB-5510 e o A-1M FAB-5520 de uso compartilhado dos esquadrões Centauro e Poker durante a cerimônia militar para comemorar o Dia do Aviador, realizada na Base Aérea de Brasília no dia 21 de outubro de 2022.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Airbus SC-105 Amazonas SAR FAB-6550 do Esquadrão Pelicano pousando na Base Aérea de Anápolis, Goiás, no dia 06 de setembro, após realizar o voo de treinamento para o desfile aéreo realizado em Brasília no dia 07 de setembro, para comemorar os 200 anos de independência do Brasil. Além dessa aeronave, o Esquadrão Pelicano utiliza os SC-105 FAB-6551 e FAB-6552, todos equipados com torreta EO/IR (Electro-Optical and Infrared) FLIR Systems Star SAFIRE, radar de busca multimodo Elta EL/M-2022A(V)30, sistema tático FITS (Fully Integrated Tactical System) e sonda para reabastecimento em voo.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 16 de outubro, publicamos 24 novas fotos nas páginas do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, e do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. Na imagem acima, os Embraer A-29A e A-29B Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça na Base Aérea de Belém, no Pará, de onde decolou no dia seguinte para realizar uma apresentação durante as celebrações religiosas do Círio de Nazaré, na área central de Belém.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Airbus VC-1 FAB-2101 "Santos Dumont" do GTE pousando na Base Aérea de Belém no dia 08 de outubro, trazendo o presidente Jair Bolsonaro, que foi até a cidade para participar das celebrações religiosas do Círio de Nazaré. Nessa missão o VC-2 FAB-2590 foi utilizado como aeronave reserva e o C-99A FAB-2520 do Esquadrão Condor como aeronave de apoio, transportando a equipe de segurança e convidados. Devido às eleições presidenciais, o GTE tem sido bastante requisitado, atendendo as necessidades diárias de deslocamento do presidente e sua equipe para eventos de campanha em diversas cidades em todo o território brasileiro.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.

.

.

No dia 09 de outubro, publicamos 31 novas fotos nas páginas do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do 1º/5º GAv Esquadrão Rumba, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM FAB-5500 decolando da Base Aérea de Campo Grande no dia 25 de agosto. Durante o EXCON Tápio 2022, a Força Aérea Brasileira realizou uma missão ar-solo com os A-1AM FAB-5500 e FAB-5504 armados com duas bombas BAFG-230 equipadas com o kit de guiamento Lizard II, com o objetivo de testar o designador de alvos Rattler GX, ambos produzidos pela empresa israelense Elbit Systems. Para o lançamento de bombas guiadas a laser, o A-1AM utiliza o designador Rafael LITENING instalado na linha central da aeronave, que proporciona alta precisão mas apresenta a desvantagem de obrigar o piloto a manter a aeronave voando em direção ao alvo ou curvando muito próximo, para iluminar o ponto de impacto. Com o uso do Rattler GX, o piloto do A-1AM conta com um designador operado por uma equipe no solo, podendo se evadir imediatamente após o lançamento.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer C-95AM Bandeirante FAB-2285 do Esquadrão Rumba lançando paraquedistas em uma fazenda na região oeste da cidade de Goiânia, no dia 05 de setembro. Todos os anos, como parte do Curso de Formação de pilotos de Transporte Aéreo, Reconhecimento e Patrulha, as aeronaves do Esquadrão Rumba se deslocam para Goiânia e realizam um exercício em conjunto com a Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro, cumprindo missões de transporte tático e lançamento de paraquedistas. A rumba é um ritmo musical e as quatro esquadrilhas que compõem o 1º/ GAv são denominadas com as notas musicais Dó, Ré, Mi e Fá. O seu lema é: “Instruir para o combate".

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 02 de outubro, publicamos 22 novas fotos nas páginas dos três esquadrões que utilizaram o Super Tucano no EXCON Tápio 2022: o 1º/3º GAv Esquadrão Escorpião, sediado na Base Aérea de Boa Vista, em Roraima, o 2º/3º GAv Esquadrão Grifo, sediado na Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia e o 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5933 do Esquadrão Escorpião taxiando na BACG no dia 24 de agosto. Além dessa aeronave, o 1º/3º GAv utilizou os A-29B FAB-5920, FAB-5923, FAB-5943 e FAB-5959 para cumprirem missões de apoio aéreo e escolta de helicópteros em missões C-SAR.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5944 do Esquadrão Grifo taxiando na BACG no dia 24 de agosto. No assento traseiro está o Tenente-Coronel Daniel Griffin, da Força Aérea Americana. Além dele, os Estados Unidos enviaram o Major Eric Calvey, ambos pilotos de Republic A-10C Thunderbolt II do 104th Fighter Squadron da Maryland Air National Guard. Durante o exercício, os americanos voaram diversas missões de apoio aéreo e escolta de helicópteros nos A-29B e A-1BM, com o objetivo de compartilhar experiências e unificar o padrão operacional. Além dessa aeronave, o 2º/3º GAv utilizou o A-29A FAB-5729 e os A-29B FAB-5928 e FAB-5934.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer A-29A Super Tucano FAB-5721 do Esquadrão Flecha no hangar do Esquadrão Onça, durante o Media Day do EXCON Tápio 2022 realizado na BACG no dia 23 de agosto. Essa aeronave está equipada com dois lançadores Equipaer EQ-LMF-70 com capacidade para sete foguetes de 70 mm. Embora pudesse contar com toda a sua frota, o Esquadrão Flecha disponibilizou apenas uma parte de seus Super Tucanos para o EXCON Tápio, entre eles os A-29A FAB-5714, FAB-5721 e FAB-5722, e os A-29B FAB-5910, FAB-5923, FAB-5932, FAB-5940 e FAB-5951, para cumprir as suas missões e fornecer aeronaves para o Esquadrão Joker, que neste ano participou apenas com seus pilotos.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.


.

.SETEMBRO

.


.

.

No dia 25 de setembro, publicamos 15 novas fotos nas páginas do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e do 1º BAvEx Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves, sediado na Base de Aviação do Exército de Taubaté, em São Paulo. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 do Esquadrão Gordo retornando para a Base Aérea de Canoas, Rio Grande do Sul, no dia 23 de setembro, após uma missão de reabastecimento em voo com os F-5EM dos esquadrões Pampa, Jambock e Pif-Paf, e A-1M dos esquadrões Centauro e Poker. Essa aeronave está equipada com dois casulos Cobham 912E WARP (Wing Aerial Refuelling Pod) sob as asas, contendo as mangueiras extensíveis. O combustível pode ser transferido dos seus próprios tanques ou de tanques extras instalados na parte interna da fuselagem.

Foto: Ricardo Hebmüller - rhebmuller@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-4 Jaguar EB-5014 do Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves decolando da Base Aérea de Belém, no Pará, no dia 19 de setembro. Embora ainda seja do 1º BAvEx, essa aeronave ostenta o emblema do Destacamento de Aviação do Exército (DstAvEx) do Comando Militar do Norte (CMN), criado pelo Estado-Maior do Exército no dia 23 de março deste ano, com o objetivo de proporcionar melhores condições de atuação para o Exército Brasileiro na região amazônica. O efetivo atual é de sessenta e um militares, entre oficiais e praças, e uma Seção de Aviação do Exército com dois HM-4 Jaguar (EB-5011 e EB-5014), operados por pilotos e tripulantes do 1º BAvEx. A expectativa é que futuramente o DstAvEx do CMN receba um efetivo maior e mais aeronaves, dando origem ao 5º BAvEx (Quinto Batalhão de Aviação do Exército).

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.

.

.

No dia 18 de setembro, publicamos 27 novas fotos nas páginas do 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Embraer R-99 FAB-6752 do Esquadrão Guardião pousando na BAAN no dia 06 de setembro, depois de participar do treinamento para o desfile aéreo realizado em Brasília no dia 07 de setembro, em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil. Essa aeronave participou do EXCON Tápio 2022 realizando missões de vigilância do campo de batalha utilizando o radar de visão lateral de abertura sintética e o scanner multiespectral EPS-31T, e o E-99M FAB-6700 realizou missões de Alarme Aéreo Antecipado, utilizando o radar Ericsson PS-890 Erieye-ER.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5FM Tiger II FAB-4810 do Esquadrão Pampa chegando na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, para participar do Domingo Aéreo realizado no dia 21 de agosto. No lado direito essa aeronave ostenta a pintura comemorativa dos 45 anos do Tiger II em Canoas, e no lado esquerdo a pintura comemorativa dos 75 anos do esquadrão.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 11 de setembro, publicamos 11 novas fotos nas páginas de dois esquadrões que utilizaram o Sikorsky H-60L Black Hawk no EXCON Tápio 2022: o 5º/8º GAv Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e o 7º/8º GAv Esquadrão Harpia, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o H-60L FAB-8914 do Esquadrão Harpia e o H-60L FAB-8910 do Esquadrão Pantera decolando da BACG no dia 22 de agosto para realizarem uma missão C-SAR. Nessa ocasião, o FAB-8914 pousou para fazer o resgate e o FAB-8910 se encarregou da proteção, utilizando as metralhadoras General Electric M134 Minigun calibre 7,62 mm.  

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Também no dia 11 de setembro, publicamos 13 novas fotos nas páginas dos cinco esquadrões que participaram do desfile aéreo no evento comemorativo ao aniversário de 106 anos da Aviação Naval, realizado no dia 26 de agosto na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Na imagem acima, o Bell IH-6B Jet Ranger III N-5052 do Esquadrão Garça, o Helibras (Eurocopter) UH-12 Esquilo N-7082 do Esquadrão Águia, o Leonardo (AgustaWestland) AH-11B Wild Lynx N-4004 do Esquadrão Lince, o Sikorsky SH-16 Seahawk N-3035 do Esquadrão Guerreiro e o Helibras (Airbus Helicopters) AH-15B Super Cougar N-4101 do Esquadrão Pegasus, todos sediados na BAeNSPA.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

Visite o website Aviação em Floripa para ler a matéria completa sobre o evento

.

.

.

Nas próximas atualizações vamos publicar as fotos das aeronaves participantes do desfile aéreo realizado em Brasília no dia 07 de setembro, para comemorar os 200 anos de independência do Brasil. Na página de cada esquadrão vamos publicar também as fotos das aeronaves decolando e pousando na Base Aérea de Anápolis no dia anterior, durante o voo de treinamento para o evento.

Fotos: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 04 de setembro, publicamos 11 novas fotos nas páginas do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e do VF-1 Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Lockheed KC-130M Hercules FAB-2461 do Esquadrão Gordo decolando da Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 28 de agosto. Uma das grandes novidades do EXCON Tápio 2022 foi o início das missões C-SAR com reabastecimento em voo dos helicópteros H-36 Caracal do 1º/8º GAv e do 3º/8º GAv pelo KC-130M do Esquadrão Gordo. O FAB-2461 realizou cinco missões REVO diurnas, voando cerca de 20 horas no total, com pleno sucesso.

Foto: Alberto Semedo Neto - aviacaonaweb@outlook.com

.

.

.

Na imagem acima, o McDonnell Douglas/Embraer AF-1B Falcão N-1004 do Esquadrão Falcão decolando para a sua apresentação em voo durante o Domingo Aéreo realizado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, no dia 21 de agosto. As fotos das aeronaves dos outros esquadrões participantes serão publicadas nas próximas atualizações.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.


.

.AGOSTO

.


.

.

No dia 28 de agosto, publicamos 10 novas fotos nas páginas de dois esquadrões que participaram do EXCON Tápio 2022 com o Helibras (Airbus Helicopters) H-36 Caracal: o 1º/8º GAv Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, e o 3º/8º GAv Esquadrão Puma, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o H-36 Caracal FAB-8520 do Esquadrão Puma regressando para a BACG no dia 24 de agosto, depois de realizar uma missão C-SAR. O Esquadrão Puma utilizou também o FAB-8516, sem FLIR e sonda de reabastecimento, para cumprir missões SAR e de infiltração e exfiltração de tropas.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o H-36 Caracal FAB-8519 do Esquadrão Falcão no pátio da BACG no dia 24 de agosto. No EXCON Tápio 2022 os H-36 Caracal FAB-8519 do 1º/8º GAv e o FAB-8520 do 3º/8º GAv realizaram missões C-SAR de longo alcance sendo reabastecidos em voo pelo Lockheed KC-130M Hercules FAB-2461 do Esquadrão Gordo.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Também no dia 28 de agosto, publicamos 5 novas fotos na página do 1º EIA Esquadrão Cometa, sediado na Academia da Força Aérea em Pirassununga, São Paulo. Na imagem acima, o Embraer T-27M Tucano FAB-1438 em exposição estática no Domingo Aéreo realizado na AFA no dia 21 de agosto. Essa foi a primeira apresentação pública dos T-27M modernizados e com o novo padrão de pintura. A previsão é que nos próximos anos todas as células de T-27 passem pelo processo de modernização no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais.

Foto: Alberto Semedo Neto - aviacaonaweb@outlook.com

.

.

.

A Força Aérea Americana participou do EXCON Tápio 2022 com três Sikorsky HH-60G Pave Hawk (AF-26886, AF-27039 e AF-27040) do 101st Rescue Squadron (101 RQS) e um Lockheed HC-130J Combat King II (AF-18879) da 106th Rescue Wing (106th RQW) da New York Air National Guard, sediados na Francis S. Gabreski Air National Guard Base em Westhampton Beach, New York. Os HH-60G realizaram missões C-SAR diurnas e noturnas de longo alcance, com reabastecimento em voo no HC-130J.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Os três HH-60G Pave Hawk chegaram na BACG no dia 20 de agosto trazidos por dois Boeing C-17 Globemaster III da 105th Airlift Wing (105 AW) da New York Air National Guard, sediada na Stewart Air National Guard Base em Newburgh, New York. A decolagem ocorreu no dia 21 e os dois seguiram para a Base Aérea do Galeão, onde permaneceram até o dia 29, quando decolaram de volta para a BACG. No dia seguinte, decolaram da BACG no período noturno levando de volta para os EUA os helicópteros e equipamentos que participaram do EXCON Tápio 2022.

Fotos: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 21 de agosto, publicamos 16 novas fotos nas páginas de dois esquadrões que participaram do EXCON Tápio 2022: o 1º/3º GAv Esquadrão Escorpião, sediado na Base Aérea de Boa Vista, em Roraima, e o 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5920 do Esquadrão Escorpião regressando para a BACG no dia 20 de agosto, depois de realizar a escolta dos helicópteros H-60L Black Hawk durante uma missão C-SAR.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8907 do Esquadrão Pelicano decolando da BACG no dia 20 de agosto para realizar uma missão C-SAR. Além do Esquadrão Pelicano, também participaram com helicópteros os esquadrões Harpia e Pantera, com H-60L, e Falcão e Puma, com H-36. Uma das novidades do EXCON Tápio deste ano foi o emprego das metralhadoras General Electric M134 Minigun calibre 7,62 mm pelos H-60L do Esquadrão Pelicano.  

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 14 de agosto, publicamos 25 novas fotos nas páginas do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, os Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM FAB-5500, A-1AM FAB-5504, A-1M FAB-5520, A-1AM FAB-5523 e A-1BM FAB-5652 de uso compartilhado dos esquadrões Centauro e Poker pousando na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 13 de agosto. Essas aeronaves participaram do Exercício Conjunto Tápio 2022, realizado entre os dias 15 de agosto e 02 de setembro.

Fotos: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Lockheed C-130M Hercules FAB-2472 do Esquadrão Gordo lançando paraquedistas da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro na Zona de Lançamento localizada em uma fazenda a oeste de Goiânia, Goiás, no dia 04 de agosto. Essa aeronave passou por uma revisão completa e recebeu pintura nova nas oficinas da OGMA, em Portugal, e ainda não ostenta o emblema na parte frontal e o símbolo do 1º/1º GT na cauda.

O Esquadrão Gordo vai participar do EXCON Tápio com o KC-130M FAB-2462 para realizar missões de reabastecimento em voo.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 07 de agosto, publicamos 16 novas fotos nas páginas do QE-1 Esquadrão Harpia, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e do 2º/8º GAv Esquadrão Poti, sediado na Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia. Na imagem acima, o Insitu-Boeing RQ-1 ScanEagle N-8004 na BAeNSPA durante a cerimônia de ativação do Primeiro Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas, no dia 05 de julho de 2022. O Esquadrão Harpia utiliza o drone norte-americano RQ-1 ScanEagle equipado com câmeras eletro-ópticas e infra-vermelhas, controladas pelo sistema de processamento de imagens IVES (Insitu Video Exploiation System). Com autonomia acima de 18 horas, alcance de 100 km, teto operacional de 19.000 pés e navegação autônoma por GPS (Global Positioning System), o ScanEagle pode realizar missões de Controle Naval do Tráfego, Inspeção Naval, Prevenção de Ilícitos, Pirataria, Terrorismo, Monitoramento de Desastres Ambientais e Busca e Salvamento.

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

Visite o website Defesa Aérea & Naval e leia diversas matérias sobre as atividades da Marinha do Brasil

.

.

.

Na imagem acima, o Mil AH-2 Sabre FAB-8961 decolando da Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 04 de agosto. Entre os dias 25 de julho e 04 de agosto o Esquadrão Poti desativou os seus três últimos AH-2 ainda operacionais: o FAB-8960 e o FAB-8962 seguiram para o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), onde serão armazenados, e o FAB-8961 foi entregue para o Museu Aeroespacial (MUSAL), para ser preservado.

Os três primeiros AH-2 Sabre chegaram em dezembro de 2009 e foram oficialmente incorporadas no dia 17 de abril de 2010. Passados pouco mais de 12 anos, a Força Aérea Brasileira se despede de uma lenda da aviação mundial.

O futuro do Esquadrão Poti é incerto e esta foi a última atualização da sua página, mas ela ainda vai permanecer no SPOTTER enquanto o esquadrão não for desativado.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.


.

.JULHO

.


.

.

No dia 31 de julho, publicamos 17 novas fotos nas páginas do 2º/2º GT Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Airbus C-30 FAB-2901 do Esquadrão Corsário chegando na Base Aérea do Galeão escoltado por dois Northrop/Embraer F-5EM Tiger II do Primeiro Grupo de Caça, no dia 26 de julho de 2022. O FAB-2901 é um A330-200 que voava na Azul Linhas Aéreas com a matrícula PR-AIS "Voa Brasil" e é o primeiro C-30 entregue para a Força Aérea Brasileira, que ainda vai receber uma segunda aeronave, o FAB-2902. Na Força Aérea Brasileira os C-30 vão cumprir missões de transporte aeroestratégico, apoio logístico, ações humanitárias e evacuação aeromédica. Quando forem convertidos para o padrão MRTT (Multi-Role Tanker Transport), serão utilizados também em missões de reabastecimento em voo. A entrega do primeiro C-30 fez parte da cerimônia que marcou a reativação do Esquadrão Corsário, que estava inativo desde junho de 2019.

Foto: Hélio Bastos Salmon - hbsalmon43@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2856 do Esquadrão Zeus em formação com o Embraer C-99A FAB-2524 do Esquadrão Condor durante a cerimônia de reativação do Esquadrão Corsário, realizada na Base Aérea do Galeão no dia 26 de julho de 2022. A expectativa é que o Esquadrão Zeus receba este ano mais uma aeronave para incrementar a sua capacidade de realizar missões de transporte e lançamento de cargas e paraquedistas, evacuação aeromédica e ajuda humanitária.

Foto: Hélio Bastos Salmon - hbsalmon43@gmail.com

.

.

.

No dia 24 de julho, publicamos 13 novas fotos nas páginas do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, os Embraer/Alenia/Aermacchi A-1M FAB-5520 e A-1AM FAB-5504 de uso compartilhado dos esquadrões Centauro e Poker pousando na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 20 de julho de 2022. Apesar da diferença de nomenclatura, os A-1M e A-1AM são iguais, trata-se apenas de uma alteração feita pela FAB entre a entrega dos primeiros modernizados e as aeronaves do lote final. Os esquadrões Centauro e Poker vão participar do Exercício Conjunto Tápio (EXCON Tápio 2022), que será realizado no mês de agosto na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2853 do Esquadrão Gordo pousando na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 22 de julho de 2022. Atualmente o 1º/1º GT conta com duas aeronaves KC-390 em sua frota e alguns Lockheed C-130M e KC-130M Hercules, estes encerrando a sua longa carreira na Força Aérea Brasileira. O Esquadrão Gordo vai participar do Exercício Conjunto Tápio (EXCON Tápio 2022) com um KC-130M para cumprir missões de reabastecimento em voo. Os KC-390 atuarão somente no transporte de pessoal e equipamentos para o exercício, em parceria com o Esquadrão Zeus, que também opera com o mesmo tipo de aeronave.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 17 de julho, publicamos 16 novas fotos nas páginas do 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas, e do 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado no 3º Batalhão de Aviação do Exército de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2800 do Esquadrão Arara pousando no Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, em Quito, Equador, no dia 25 de junho de 2022. A Força Aérea Brasileira enviou essa aeronave para o Equador com o objetivo de realizar missões humanitárias de transporte de suprimentos e remédios entre a capital Quito e as cidades de Latacunga, Tulcán e Cuenca, que estavam isoladas devido aos bloqueios nas estradas durante os dezoito dias de greve geral e protestos que paralisaram o Equador.

Foto: Diogo da Conceição - diogo20009@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Eurocopter HM-3 Cougar EB-4008 do Batalhão Pantera pousando no 3º Batalhão de Aviação do Exército em Campo Grande, no dia 18 de abril de 2022. O HM-3 Cougar é utilizado pelo Exército Brasileiro em missões de transporte tático e apoio logístico, contando com modernos sistemas de comunicação e navegação, além de posto de pilotagem compatível com óculos de visão noturna. Pode ser equipado com metralhadoras laterais calibre 7,62 mm, macas para o transporte de feridos, guincho de içamento e gancho para o transporte de carga externa, com capacidade para 4.500 kg ou vinte e dois soldados equipados, além da tripulação.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 10 de julho, publicamos 9 novas fotos nas páginas do BAvEx Batalhão Coronel Ricardo Pavanello, sediado no 4º Batalhão de Aviação do Exército de Manaus, no Amazonas, e do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-1A Pantera EB-2005 do BAvEx no Comando de Fronteira Solimões / 8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol / 8º BIS) em Tabatinga, no Amazonas, no dia 20 de junho de 2022. O BAvEx utiliza os HM-1A Pantera em missões de transporte de tropa e operações aeromóveis, reconhecimento, busca e salvamento, evacuação aérea e transporte de cargas leves, enquanto os HM-2 Black Hawk e HM-4 Jaguar realizam o transporte de cargas pesadas em missões de longo alcance.

Foto: Danilo Batista - danilosvm12@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, os Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8902 e FAB-8907 do Esquadrão Pelicano decolando da Base Aérea de Campo Grande no dia 25 de maio de 2022. No próximo mês de agosto a BACG vai sediar o Exercício Conjunto Tápio (EXCON Tápio 2022), com a participação de diversos esquadrões da FAB e da USAF, e neste ano mais uma vez o foco do exercício será o treinamento de missões de Combate-SAR, uma das especialidades do 2º/10º GAv. Na edição passada, os H-60L Black Hawk do Esquadrão Pelicano operaram em conjunto com os HH-60G Pave Hawk do 101st Rescue Squadron (101 RQS) da 106th Rescue Wing da New York Air National Guard, um dos mais experientes e capacitados esquadrões de resgate da USAF, o que proporcionou uma excelente oportunidade para a absorção de conhecimento.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 03 de julho, publicamos 11 novas fotos nas páginas do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, e do 3º ETA Esquadrão Pioneiro, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer VC-2 FAB-2590 "Bartolomeu de Gusmão" decolando da Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 30 de junho de 2022. O GTE possui duas aeronaves derivadas do Embraer ERJ-190 na sua frota: o FAB-2590 "Bartolomeu de Gusmão" e o FAB-2591 "Augusto Severo", mas diversas vezes utilizou um Embraer Lineage 1000 pintado com as mesmas cores e com a matrícula FAB-2592. Essa aeronave era emprestada pela Embraer quando o FAB-2590 ou o FAB-2591 precisavam passar por manutenção mais longa, evitando que o GTE ficasse com somente uma aeronave para cumprir suas missões.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2009 do Esquadrão Pioneiro decolando da Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ao entardecer do dia 29 de junho de 2022. No dia 29 de dezembro de 2017 o 3º ETA foi transferido da Base Aérea do Galeão para a Base Aérea de Santa Cruz e os seus C-97 foram entregues para o 1º/2º GT Esquadrão Condor. No dia 11 de janeiro de 2022, o 3º ETA voltou para a Base Aérea do Galeão e recebeu de volta os seus C-97 Brasília, que operam em parceria com os Embraer C-95BM e C-95CM Bandeirante em missões de transporte tático e aerologístico.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.


.

.JUNHO

.


.

.

No dia 26 de junho, publicamos 13 novas fotos nas páginas de dois esquadrões da FAB que utilizam aeronaves a jato para missões de transporte aerologístico: o 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, Distrito Federal, e o 1º/2º GT Esquadrão Condor, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer U-100 Phenom FAB-3701 do Esquadrão Guará na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, durante uma missão de transporte de autoridades. O U-100 é uma versão militar do jato executivo Phenom 100 e também realizava missões TOTEQ (Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipe), proporcionando um deslocamento mais rápido entre o local da captação e o hospital onde será feito o transplante.

Foto: Ricardo Hebmüller - rhebmuller@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer C-99A FAB-2520 do Esquadrão Condor pousando na Base Aérea de Anápolis, Goiás, durante uma missão de treinamento de novos pilotos do Esquadrão Guardião. O C-99A é uma versão militar do jato de transporte regional ERJ-145 e realiza missões de transporte de pessoal e carga para as Forças Armadas e diversos órgãos como o IBAMA, IBGE, TRE, FUNAI, Defesa Civil, Ministério da Saúde e outros organismos governamentais e não-governamentais, além de atender diversas linhas do Correio Aéreo Nacional.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 19 de junho, publicamos 11 novas fotos nas páginas do 2º/7º GAv Esquadrão Phoenix, sediado na Base Aérea de Canoas, Rio Grande do Sul, e do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Embraer P-95BM Bandeirante Patrulha FAB-7103 do Esquadrão Phoenix pousando na Base Aérea de Anápolis, Goiás, no dia 19 de maio de 2022. Conhecida popularmente como "Bandeirulha", a versão de patrulha marítima do C-95 Bandeirante foi desenvolvida no final dos anos 70 com o objetivo de equipar os quatro esquadrões do Sétimo Grupo de Aviação: 1º/7º GAv Esquadrão Orungan, 2º/7º GAv Esquadrão Phoenix, 3º/7º GAv Esquadrão Netuno e 4º/7º GAv Esquadrão Cardeal. Em 2011 o 1º/7º GAv foi reequipado com o P-3AM Orion e o 4º/7º GAv foi extinto, restando aos esquadrões Phoenix e Netuno a missão de continuar patrulhando o litoral brasileiro com os P-95B. Em 2015 o Phoenix e o Netuno começaram a receber a versão modernizada P-95BM, equipada com o radar de busca Selex Seaspray 5000E, que permite a detecção de alvos marítimos em distâncias superiores a 350 km.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2806 do Esquadrão Onça pousando na Base Aérea de Campo Grande no dia 18 de abril de 2022. Atualmente o 1º/15º GAv utiliza o C-105A FAB-2806 (ex-Arara) e o C-105 FAB-2811 (ex-Pelicano), mas os dois primeiros Amazonas foram os C-105A FAB-2808 e FAB-2809, recebidos novos de fábrica no dia 29 de setembro de 2008. Ao longo desses quase 14 anos, diversos outros foram utilizados, entre eles o FAB-2802 e o FAB-2804 (ex-Arara) e o FAB-2810 (ex-Pelicano). Agora essas três aeronaves estão no 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, que em março de 2008 recebeu o primeiro C-105A Amazonas da Força Aérea Brasileira.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 12 de junho, publicamos 14 novas fotos nas páginas de três esquadrões do Décimo Grupo de Aviação, mas que desempenham missões completamente diferentes: o 1º/10º GAv Esquadrão Poker (Base Aérea de Santa Maria - Reconhecimento Tático), 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano (Base Aérea de Campo Grande - Busca e Salvamento) e o 3º/10º GAv Esquadrão Centauro (Base Aérea de Santa Maria - Ataque ao Solo). Na imagem acima, o Airbus SC-105 Amazonas SAR FAB-6550 do Esquadrão Pelicano na Base Aérea de Florianópolis, Santa Catarina, no dia 06 de maio de 2022. O FAB-6550 é o primeiro SC-105 com torreta EO/IR (Electro-Optical and Infrared), radar de busca multimodo Elta EL/M-2022A(V)3 e sistema tático FITS (Fully Integrated Tactical System). Foi recebido pela FAB em agosto de 2017 e no final de 2021 retornou para a Espanha, onde recebeu a sonda para reabastecimento em voo, retornando ao serviço no dia 04 de abril deste ano.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM FAB-5500 dos esquadrões Poker e Centauro pousando na Base Aérea de Santa Maria, Rio Grande do Sul, no dia 05 de maio de 2022. O FAB-5500 é o primeiro A-1 monoplace recebido pela Força Aérea Brasileira e entrou em serviço em 1989 no extinto 1º/16º GAv Esquadrão Adelphi, onde voou até 2016. Depois de modernizado para o padrão A-1AM, foi entregue para o Esquadrão Centauro e atualmente é utilizado de forma compartilhada com o Esquadrão Poker.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

.

.

.

No dia 05 de junho, publicamos 10 novas fotos nas páginas de três esquadrões que participaram da Operação ADEREX / Aeronaval 2022, realizada pela Marinha do Brasil no litoral do Rio de Janeiro, entre os dias 08 e 16 de março. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) AH-15B Super Cougar N-4102 do HU-2 Esquadrão Pegasus no Navio-Aeródromo Multipropósito A140 Atlântico. O N-4102 é o segundo AH-15B entregue para a Marinha do Brasil, que tinha a previsão de receber cinco, mas a quantidade foi reduzida para quatro. Com o cancelamento dessa quinta unidade, a Aviação Naval vai receber 15 helicópteros Helibras H125 Esquilo para substituir os Bell IH-6B Jet Ranger III do HI-1 Esquadrão Garça e os Helibras (Eurocopter) UH-12 Esquilo do HU-1 Esquadrão Águia, HU-51 Esquadrão Albatroz, HU-61 Esquadrão Gavião e HU-91 Esquadrão Tucano.

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Bell IH-6B Jet Ranger III N-5048 do HI-1 Esquadrão Garça pousando no Navio-Aeródromo Multipropósito A140 Atlântico no dia 08 de março. A missão do HI-1 é realizar a parte prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais, complementando o ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval. Os IH-6B estão em uso desde 1985 e em breve serão substituídos pelos Helibras H125 Esquilo, com performance superior e instrumentação de voo moderna, proporcionando melhorias na instrução aos futuros pilotos da Aviação Naval.

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) UH-12 Esquilo N-7082 do HU-1 Esquadrão Águia no Navio-Aeródromo Multipropósito A140 Atlântico no dia 15 de março. A missão do HU-1 é prover meios aéreos em apoio às unidades de superfície e de tropa e às demais Organizações Militares da Marinha do Brasil, contribuindo para o cumprimento de suas missões operativas e atividades administrativas. Os UH-12 estão em uso desde 1979 e em breve também serão substituídos pelos Helibras H125 Esquilo. Sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no dia 05 de junho o Esquadrão Águia comemorou 61 anos de vida, com a distinção de ser a primeira Unidade Aérea de asas rotativas da Marinha do Brasil.

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

.


.

.MAIO

.


.

.

No dia 29 de maio, publicamos 13 novas fotos na página do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. Na imagem acima, os Embraer A-29A e A-29B Super Tucano sobrevoando o Rio Paraná e a Ponte Internacional da Amizade, que liga as cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, durante uma das missões fotográficas realizadas pela Hunter Press com o objetivo de captar imagens para a produção de um documentário para celebrar os 70 anos da Esquadrilha da Fumaça, lançado este mês.

As fotos que publicamos são de outubro de 2020 (Natal e Rio de Janeiro) e maio de 2021 (Foz do Iguaçu) e foram inseridas na ordem cronológica da página.

Foto: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br

Para assistir os episódios da websérie Fumaça 70 anos no YouTube CLIQUE AQUI e conheça mais detalhes visitando o website www.fumaca70.com.br

.

.

.

No dia 22 de maio, publicamos 9 novas fotos nas páginas do HU-2 Esquadrão Pegasus, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e do /6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) UH-15 Super Cougar N-7108 do Esquadrão Pegasus na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina, durante a SC Expo Defense 2022, realizada nos dias 19 e 20 de maio. O N-7108 está operando temporariamente com o HU-51 Esquadrão Albatroz, sediado na Base de Aviação Naval de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de auxiliar nas missões de Busca e Salvamento (SAR) na região sob responsabilidade do 5º Distrito Naval.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

Visite o blog Aviação em Floripa e conheça a SC Expo Defense 2022, com todos os detalhes e fotos exclusivas

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer R-99 FAB-6752 do Esquadrão Guardião na curta final para pouso na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 19 de maio de 2022. Assim como os E-99, os R-99 também estão sendo modernizados e recebendo o novo padrão de pintura cinza brilhante, com marcações de baixa visibilidade. A expectativa é que até o final deste ano o /6º GAv complete a modernização da frota, composta por cinco E-99M com radar para alarme aéreo antecipado e três R-99 com radar de visão lateral de abertura sintética para monitoramento de alvos no solo.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 15 de maio, publicamos 10 novas fotos nas páginas de quatro esquadrões que participaram do EXOP Carranca 2022: o 1º/7º GAv Esquadrão Orungan (Base Aérea de Santa Cruz), o 2º/7º GAv Esquadrão Phoenix (Base Aérea de Canoas), o 3º/7º GAv Esquadrão Netuno (Base Aérea de Belém) e o 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano (Base Aérea de Campo Grande). O Exercício Operacional Carranca 2022 foi realizado pela Força Aérea Brasileira na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina, entre os dias 17 de abril e 7 de maio, com o objetivo de treinar pilotos, tripulantes e controladores de voo para realizarem missões de Busca e Salvamento (SAR).

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

Visite o blog Aviação em Floripa e leia as matérias com a cobertura completa, com todos os detalhes do exercício e dezenas de fotos exclusivas

.

.

.

No dia 08 de maio, publicamos 19 novas fotos nas páginas do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 do Esquadrão Gordo pousando na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ao entardecer do dia 20 de abril. Devido ao baixo volume de tráfego comercial e o apoio SAR proporcionado pelo Esquadrão Pelicano, a BACG tem sido utilizada pelos esquadrões Gordo e Zeus para a instrução em voo dos novos pilotos, além de missões de treinamento de lançamento de paraquedistas e cargas.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer VC-99B Legacy FAB-2582 do Grupo de Transporte Especial no Aeroporto Mário de Almeida Franco, em Uberaba, Minas Gerais, no dia 30 de abril, transportando os ministros que participaram da cerimônia de abertura da ExpoZebu 2022. A estrutura do GTE é composta por três esquadrões: o GTE 1 para o transporte do presidente e vice-presidente com os VC-1 e VC-2, o GTE 2 para o transporte de autoridades do segundo escalão com os C-99A, VC-99A, VC-99B e VC-99C, e o GTE 3 para o transporte do presidente, com os helicópteros VH-35 e VH-36.

Foto: Raphael Resende Fabris - raphael.rfabris@gmail.com

.

.

.

No dia 01 de maio, publicamos 14 novas fotos nas páginas dos quatro esquadrões que operam com o Super Tucano e que participaram da cerimônia militar do Dia da Aviação de Caça, realizada na Base Aérea de Santa Cruz, no dia 22 de abril. Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5931 do Esquadrão Flecha (Base Aérea de Campo Grande), A-29B FAB-5949 do Esquadrão Joker (Base Aérea de Natal), A-29B FAB-5959 do Esquadrão Escorpião (Base Aérea de Boa Vista) e A-29B FAB-5926 do Esquadrão Grifo (Base Aérea de Porto Velho).

Fotos: Carlos Moyna - chmoyna@hotmail.com

.

.

.

Publicamos também 6 novas fotos na página do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, que possui dois esquadrões: o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf. Depois da desativação do Esquadrão Pacau e a retirada de serviço de quase todos os Tiger II do Esquadrão Jaguar, o 1º GAvC e o 1º/14º GAv Esquadrão Pampa estão operando com praticamente toda a frota de F-5EM e F-5FM da Força Aérea Brasileira, com previsão de manterem essas aeronaves em uso até receberem os SAAB F-39E Gripen do segundo lote, ainda em fase de negociação.

Foto: Carlos Moyna - chmoyna@hotmail.com

.


.

.ABRIL

.


.

.

No dia 24 de abril, publicamos 17 novas fotos nas páginas do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. No dia 22 de abril, junto com a solenidade militar para celebrar o Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz, a Força Aérea Brasileira realizou uma solenidade militar para incorporar oficialmente os dois primeiros SAAB F-39E Gripen, o FAB-4101 e o FAB-4102. Embora estas duas aeronaves ainda não tenham sido entregues ao Esquadrão Jaguar, a partir desta data vamos começar a publicar as fotos dos F-39E na página, mantendo as fotos dos F-5EM até a sua completa desativação.

Foto: Carlos Moyna - chmoyna@hotmail.com

.

.

.

Neste ano, a solenidade militar para celebrar o Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz reuniu cerca de 50 aeronaves de diversos esquadrões da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5FM Tiger II FAB-4810 com a pintura comemorativa dos 75 anos do Esquadrão Pampa. No lado direito tem outra pintura, para comemorar os 45 anos de uso dos Tiger II na Força Aérea Brasileira. Nas próximas atualizações vamos publicar as fotos das aeronaves dos outros esquadrões participantes.

Foto: Carlos Moyna - chmoyna@hotmail.com

.

.

.

No dia 17 de abril, publicamos 16 novas fotos nas páginas do HS-1 Esquadrão Guerreiro, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Sikorsky SH-16 Seahawk N-3033 do Esquadrão Guerreiro decolando do Navio-Aeródromo Multipropósito A140 Atlântico no dia 15 de março, durante a Operação ADEREX / Aeronaval 2022, realizada pela Marinha do Brasil no litoral do Rio de Janeiro.

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

.

.

.

Na imagem acima, os Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4846 e FAB-4866 do Esquadrão Jaguar no pátio da Base Aérea de Anápolis. No dia 12 de abril, a Força Aérea Brasileira realizou uma cerimônia militar para celebrar os 43 anos do 1º Grupo de Defesa Aérea, que será a primeira Unidade de Caça a receber os SAAB F-39 Gripen. Atualmente o 1º GDA está operando com uma quantidade reduzida de F-5EM, realizando apenas missões de alerta e voos de rotina para manter a proficiência dos seus pilotos, que já estão recebendo treinamento no Brasil e na Suécia.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 10 de abril, publicamos 9 novas fotos nas páginas do /10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do / GAv Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Airbus SC-105 Amazonas SAR FAB-6550 retornando para a BACG no dia 04 de abril, depois de passar por um processo de atualização na Espanha, onde recebeu a sonda para reabastecimento em voo. Agora o Esquadrão Pelicano está com a sua dotação definitiva, com quatro helicópteros Sikorsky H-60L Black Hawk (FAB-8901, FAB-8902, FAB-8903 e FAB-8907) e três Amazonas SAR (FAB-6550, FAB-6551 e FAB-6552) equipados com o sistema tático FITS (Fully Integrated Tactical System), a torreta EO/IR e a sonda fixa para reabastecimento em voo.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8910 do Esquadrão Pantera no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes, Santa Catarina, no dia 06 de abril. Essa aeronave ficou de prontidão para cumprir uma eventual missão de Busca e Salvamento durante a decolagem dos dois primeiros SAAB F-39E Gripen de produção entregues para a Força Aérea Brasileira. Os Gripens vieram da Suécia no navio holandês MV Marsgracht e foram deslocados por terra até o aeroporto de Navegantes, de onde decolaram para a sede da Embraer em Gavião Peixoto, em São Paulo.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com Visite o blog Aviação em Floripa e leia a matéria com a cobertura completa, com todos os detalhes da operação e dezenas de fotos exclusivas

.

.

.

No dia 03 de abril, publicamos 11 novas fotos nas páginas de dois esquadrões que utilizam o Grand Caravan na Força Aérea Brasileira: o 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, e o 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Cessna C-98A Grand Caravan FAB-2709 do Esquadrão Guará chegando na BACG, no dia 18 de março de 2022. O 6º ETA é um dos esquadrões da FAB com a frota mais heterogênea, operando com os C-95BM e C-95CM Bandeirante, C-98A Grand Caravan, C-97 Brasília, U-55C Learjet e U-100 Phenom, cumprindo missões de transporte leve de pessoal e carga, transporte de autoridades e TOTEQ (Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipe).

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Cessna C-98A Grand Caravan FAB-2727 do Esquadrão Onça pousando na BACG no dia 07 de fevereiro de 2022. O 1º/15º GAv possui apenas esse C-98A Grand Caravan, que atua em missões de transporte leve e de curta distância. Com capacidade de levar 1.500 kg de carga e autonomia de 2.000 km, o Grand Caravan realiza as missões onde seria inviável economicamente empregar os C-105A Amazonas, que possuem maior capacidade de carga e autonomia.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.


.

.MARÇO

.


.

.

No dia 27 de março, publicamos 15 novas fotos nas páginas do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. No dia 25 de março de 2022, a Força Aérea Brasileira realizou na Base Aérea do Galeão a cerimônia de entrega dos primeiros Embraer KC-390 Millennium para o Esquadrão Gordo, o FAB-2853 e o FAB-2857, operados anteriormente pelo Esquadrão Zeus. Essas aeronaves vão operar junto com os veteranos C-130M e KC-130M, que ainda devem permanecer em uso por mais alguns anos.

Foto: Carlos Moyna - chmoyna@hotmail.com

.

.

.

Na imagem acima, quatro Embraer A-29A Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça escoltando o Embraer KC-390 Millennium FAB-2855 do Esquadrão Zeus durante a cerimônia de entrega dos KC-390 FAB-2853 e FAB-2857 para o Esquadrão Gordo, no dia 25 de março. Nesse mesmo dia, a Esquadrilha da Fumaça realizou passagens baixas sobre a Base Aérea do Galeão durante a cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica.

Foto: Carlos Moyna - chmoyna@hotmail.com

.

.

.

No dia 20 de março, publicamos 28 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 retornando de uma missão de lançamento de cargas na Zona de Lançamento da Fazenda Metello, na área rural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Entre os dias 02 e 18 de março, o Esquadrão Zeus deslocou suas aeronaves para a Base Aérea de Campo Grande com o objetivo de formar novos pilotos e qualificar os pilotos já formados para cumprirem missões de lançamento de paraquedistas e cargas, utilizando a técnica de extração por gravidade. As aeronaves FAB-2855, FAB-2856 e FAB-2857 voaram cerca de 90 horas, em dezenas de missões diurnas e noturnas. Esse exercício marcou a despedida do FAB-2857 no Esquadrão Zeus, que no dia 25 de março foi transferido para o Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 13 de março, publicamos 12 novas fotos nas páginas do /6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado no 3º Batalhão de Aviação do Exército de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Embraer E-99M FAB-6700 na BAAN no dia 21 de dezembro de 2021. Essa é a terceira aeronave modernizada entregue para o /6º GAv, que já havia recebido o FAB-6702 e o FAB-6703. Nesta atualização, retiramos todas as fotos dos E-99 originais, que não estão mais em uso, pois o FAB-6701 e o FAB-6704 já estão em processo de modernização na Embraer, devendo retornar para o Esquadrão Guardião ainda neste ano.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

.Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-1A Pantera EB-2023 na final para pouso no heliponto do 3º BAvEx no dia 17 de fevereiro de 2022. O Pantera é um helicóptero de manobra da Aviação do Exército, tendo como missão primordial o transporte de tropa em operações aeromóveis. Devido as suas características, pode ser empregado também em missões secundárias, tais como reconhecimento, apoio à guerra eletrônica, busca e salvamento, evacuação aérea e transporte de carga. Em agosto de 2021, o Estado-Maior do Exército alterou a designação do HM-1 Pantera K2 para HM-1A Pantera.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 06 de março, publicamos 10 novas fotos nas páginas do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, e do HU-2 Esquadrão Pegasus, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, ambas no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4865 decolando da Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no 21 de outubro de 2021. O GAvC, composto pelos esquadrões Jambock e Pif-Paf, recebeu diversos Tiger II que antes operavam no extinto Esquadrão Pacau e também do Esquadrão Jaguar, que manteve em operação apenas algumas aeronaves, enquanto espera a chegada dos primeiros SAAB F-39E/F Gripen. Com a entrada em serviço dos Gripens no Esquadrão Jaguar, os Tigers serão repassados para o GAvC e o 1º/14º GAv, onde devem operar até essas Unidades também receberem os seus Gripens.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

.Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) UH-15 Super Cougar N-7108 do Esquadrão Pegasus na BAeNSPA no dia 19 de outubro de 2021. Essa aeronave está configurada para realizar missões de Combate-SAR, equipada com flutuadores, torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red) na parte inferior do nariz, metralhadoras FN Herstal MAG calibre 7,62 mm nas janelas laterais e guincho elétrico sobre a porta direita.

Foto: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com

.


.

.FEVEREIRO

.


.

.

No dia 27 de fevereiro, publicamos 9 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do  HU-1 Esquadrão Águia, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 durante o exercício de lançamento de carga aérea realizado pelo Esquadrão Zeus entre os dias 23 e 25 de fevereiro, em uma área rural próxima de Goiânia.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

.Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) UH-17 N-7090 do Esquadrão Águia na BAeNSPA no dia 19 de outubro de 2021. Essa aeronave é utilizada no apoio logístico das missões OPERANTAR do Programa Antártico Brasileiro para o ressuprimento da Estação Antártica Comandante Ferraz, operando embarcada no Navio de Apoio Oceanográfico H44 Ary Rongel.

Foto: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com

.

.

.

No dia 20 de fevereiro, publicamos 8 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do  HA-1 Esquadrão Lince, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 chegando na BAAN no dia 16 de fevereiro, quando foi entregue oficialmente ao Esquadrão Zeus. Esse é o quinto KC-390 entregue para a Força Aérea Brasileira, e foi apresentado na solenidade de aniversário do GTT na BAAN no dia 30 de novembro de 2021 ostentando um adesivo com o emblema do Esquadrão Gordo, para onde será transferido quando os dois KC-130M Hercules do / GT forem desativados.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

.Na imagem acima, o Leonardo (AgustaWestland) AH-11B Wild Lynx N-4003 do Esquadrão Lince na BAeNSPA no dia 19 de outubro de 2021. O AH-11B Wild Lynx é uma modernização do AH-11A Super Lynx, com novos motores LHTEC CTS 800-4N e diversas melhorias. A torreta FLIR Star SAFIRE III está instalada na parte de cima do nariz e o radome do radar Marconi Seaspray Mk. 3000 na parte de baixo. Na porta lateral, uma metralhadora automática FN Herstal M3M (GAU-21) calibre .50 (12.7 x 99 mm padrão OTAN) com capacidade para 1.025 tiros por minuto, utilizada em missões de patrulha e interdição de pequenas embarcações.

Foto: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com

.

.

.

No dia 13 de fevereiro, publicamos 10 novas fotos nas páginas do HS-1 Esquadrão Guerreiro, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Sikorsky SH-16 Seahawk N-3032 do Esquadrão Guerreiro no pátio da BAeNSPA no dia 19 de outubro de 2021. Essa aeronave está equipada com a versão de treinamento do míssil norueguês Kongsberg AGM-119B Penguin. Com uma ogiva de 120 kg, velocidade de Mach 1.2 e alcance de aproximadamente 35 km, o Penguin é utilizado em missões antinavio (ASuW) pela Marinha do Brasil.

Foto: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com

.

.

.

.Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4825 do Esquadrão Pampa na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, durante o EXCON Tínia 2021, realizado entre os dias 08 e 28 de novembro. Essa aeronave está com o aviso CALL 121.5 MHz aplicado nos dois lados do tanque ventral, para informar ao piloto interceptado qual é a frequência que ele deve sintonizar para estabelecer a comunicação bilateral. Os Tiger II do Esquadrão Pampa são responsáveis pelas missões de Alerta de Defesa Aérea (ALEDA) na Região Sul do Brasil.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na primeira atualização de 2022, no dia 06 de fevereiro, publicamos 16 novas fotos nas páginas do /10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do VF-1 Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8902 do Esquadrão Pelicano decolando da BACG no dia 03 de janeiro. O FAB-8902 é o quarto e último Black Hawk entregue para o /10º GAv e o primeiro do lote inicial (FAB-8901 até FAB-8906) que deixou de ser marrom e recebeu a camuflagem no padrão atual, em verde e cinza.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

.Na imagem acima, o McDonnell Douglas/Embraer AF-1B Falcão N-1001 do Esquadrão Falcão na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina. O VF-1 deslocou o AF-1B N-1001 e o AF-1C N-1022 para a BAFL durante o Exercício ASPIRANTEX 2022, realizado pela Marinha do Brasil entre os dias 06 a 27 de janeiro.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

Visite o blog Aviação em Floripa e conheça todos os detalhes da operação, com dezenas de fotos das aeronaves participantes

.


.

VOLTAR

.


.

.

Copyright © 2001 - 2023 - WWW.SPOTTER.COM.BR - Todos os direitos reservados.

LEI INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE ARTÍSTICA E LITERÁRIA.

 

Para todo documento (fotografia, ilustração ou qualquer reportagem) publicada nesta página, SPOTTER tem reservado todos os direitos, inclusive para o caso de concessão de patente ou modelo registrado. Sem nossa prévia autorização por escrito e devidamente confirmada não pode ser reproduzido nenhum documento, seja por meios convencionais ou digitais nem posto ao alcance de terceiras pessoas sem o respectivo crédito original e nem deve ser utilizado de outro modo ilicitamente pelo receptor ou terceira pessoa. As contravenções obrigam a indenização por eventuais prejuízos.

 

Copyright © 2001 - 2023 - WWW.SPOTTER.COM.BR - All rights reserved.

INTERNATIONAL LAW OF ARTISTIC AND LITERARY PROPERTY.


For every document (picture, illustration or any report) published in this page, SPOTTER has guaranteed all the rights, besides for the case of patent concession or registered model. Without our previous authorization in writing and properly confirmed any document cannot be reproduced, be for conventional means or digital for position to the third people's reach without the respective original credit and for it should be used in another way illicitly for the receiver or third person. The misdemeanors force the compensation for eventual damages.

 

Copyright © 2001 - 2023 - WWW.SPOTTER.COM.BR - Reservados todos los derechos.

LEY INTERNACIONAL DE PROPRIEDAD ARTISTICA Y LITERARIA.

 

Para todo documento (fotografía, ilustración o cualquier reportaje) publicado en esta pagina, SPOTTER se reserva todos los derechos, incluso para el caso de concesión de patente o modelo registrado. Sin nuestra previa autorización por escrito y debidamente confirmada no debe ser reproducido ningún documento, ya sea por medios convencionales o digitales ni puesto al alcance de terceras personas sin el respectivo crédito original y tampoco debe ser utilizado de otro modo ilícitamente por el receptor o tercera persona. Las contravenciones obligan a indemnización por perjuicios.