.


.

ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

.


ui

ui

Na última atualização, publicamos 14 novas fotos nas páginas do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea / Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. No dia 12 de julho a BACG realizou uma cerimônia militar para celebrar o Dia da Aviação de Busca e Salvamento, com a presença de diversas autoridades civis e militares. A aniversário da Aviação SAR é no dia 26 de junho, mas o evento foi adiado para aguardar o retorno dos integrantes do 2º/10º GAv que ainda estavam participando de missões no Rio Grande do Sul. A camuflagem dos SC-105 Amazonas SAR estão com cores muito diferentes devido ao desgaste acentuado da tinta verde aplicada na fábrica da Airbus. O primeiro a chegar foi o FAB-6550 em 2017, sem a sonda de reabastecimento, mas em 2021 ele foi repintado no Brasil e retornou para a Espanha para receber o equipamento. O FAB-6551 chegou em 2019 e o FAB-6552 em 2020 e já vieram equipados com a sonda, por isso estão com a pintura original. Com o passar dos anos e a agressividade do clima tropical, as aeronaves com a tinta espanhola estão apresentando uma coloração marrom.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

ui

Na imagem acima, os Embraer A-29A Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça chegando no Aeroporto Municipal de São José do Rio Preto, São Paulo, no dia 04 de maio de 2024. Esse deslocamento, que contou com o apoio de um C-97 Brasília do Esquadrão Pioneiro, teve o objetivo de facilitar a logística entre as apresentações nas cidades de Macaubal no dia 04 e em Catanduva no dia 05. A Esquadrilha da Fumaça permaneceu em São José do Rio Preto até o dia 06 e retornou para a Academia da Força Aérea em Pirassununga. Como as fotos são anteriores ao Arraiá Aéreo realizado em 09 de junho, elas foram inseridas na ordem cronológica.

Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

ui


.

.Siga o SPOTTER no Instagram para ser informado das nossas atualizações semanais:

.


ui

ui

Na atualização anterior, publicamos 12 novas fotos nas páginas do 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado no 3º Batalhão de Aviação do Exército em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) HA-1A Fennec EB-1033 do Batalhão Pantera durante uma missão de treinamento na região de Campo Grande no dia 03 de julho de 2024. Essa aeronave está equipada com o Sistema Olho da Águia (SOA) composto pelo imageador térmico EO/IR (Electro-Optical and Infrared) FLIR Systems Star SAFIRE III e um data link para a transmissão de dados em tempo real. O Star SAFIRE III tem um desempenho bem superior ao modelo 2000 G/V utilizado anteriormente, contando com laser range (indicador de distância até o alvo) e laser point (iluminador de alvos), possibilitando a operação em conjunto com tropas no solo utilizando óculos de visão noturna.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM FAB-5520 de uso compartilhado pelos esquadrões Centauro e Poker retornando para a Base Aérea de Santa Maria no dia 15 de maio de 2024, após realizar uma missão de reconhecimento sobre as áreas afetadas pelas enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul. As informações coletadas foram utilizadas no mapeamento das estruturas em risco, especialmente barragens e pontes, bem como o monitoramento em tempo real do avanço das águas, contribuindo com as equipes que atuavam no resgate aos desabrigados.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

ui


ui

.JUNHO

.


ui

ui

No dia 30 de junho, publicamos 18 novas fotos nas páginas do 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do 1º/5º GAv Esquadrão Rumba, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5950 do Esquadrão Flecha pousando na BACG no dia 28 de maio de 2024. Além de atuar como Unidade de Formação de Líderes de Esquadrilhas de Caça da Força Aérea Brasileira, o 3º/3º GAv tem a missão de vigiar a fronteira oeste do Brasil, monitorando e interceptando aeronaves ilícitas que adentram ao nosso território vindos da Bolívia e Paraguai. Esse trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal, Polícia Civil do MS e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Jaraguarí (DTCEA-JGI), além de radares no solo ao longo da fronteira e aeronaves de alerta aéreo antecipado E-99M do Esquadrão Guardião.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Embraer C-95AM Bandeirante FAB-2299 do Esquadrão Rumba no Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros, em Bauru, São Paulo, no dia 08 de junho, atuando como aeronave de apoio para a Esquadrilha da Fumaça em sua apresentação no Arraiá Aéreo 2024. Além de realizar a formação de pilotos de aeronaves multimotoras de transporte, patrulha e reconhecimento da Força Aérea Brasileira, o Esquadrão Rumba também cumpre missões de transporte leve e lançamento de paraquedistas, sendo atualmente o maior operador de aeronaves Bandeirante e o único a voar com as três versões: C-95AM, C-95BM e C-95CM.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

No dia 23 de junho, publicamos 23 novas fotos nas páginas do EIA Esquadrão Cometa, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, e do HA-1 Esquadrão Lince, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer T-27M Tucano FAB-1449 do Esquadrão Cometa durante uma passagem baixa sobre o Arraiá Aéreo 2024, realizado no Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros, em Bauru, São Paulo, no dia 09 de junho.

Nesta atualização retiramos 35 fotos dos T-27 originais, que não estão mais sendo utilizados na formação dos novos pilotos, pois a Academia da Força Aérea já recebeu as 42 aeronaves modernizadas pela empresa Albatross Engenharia, em parceria com o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais, sendo que algumas dessas aeronaves ainda estão com o padrão de pintura antigo.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Leonardo (AgustaWestland) AH-11B Wild Lynx N-4010 do Esquadrão Lince se aproxima para pousar na Fragata F41 Defensora, durante a Operação Lançamento de Armas II/2024, realizada pela Marinha do Brasil entre os dias 15 e 18 de junho no litoral do Rio de Janeiro. Nesta edição do exercício, os Sikorsky SH-16 Seahawk do HS-1 Esquadrão Guerreiro atacaram um alvo flutuante utilizando mísseis Kongsberg AGM-119B Penguin e os AF-1B Falcão do VF-1 Esquadrão Falcão lançaram bombas BAFG-230, finalizando com tiros de canhão de calibre 20 mm.

Foto: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com

ui

ui

ui

No dia 16 de junho, publicamos 21 novas fotos nas páginas de duas Unidades Aéreas que participaram da 9ª Edição do Arraiá Aéreo: a Esquadrilha da Fumaça, sediada na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O Arraiá Aéreo 2024 foi realizado no Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros, utilizando as instalações do Aeroclube de Bauru, em São Paulo, nos dias 08 e 09 de junho. Na imagem acima, o Embraer A-29A Super Tucano FAB-5707 "Fumaça 7" chegando no evento com o tanque de combustível externo utilizado nos voos de translado e a mochila com os pertences pessoais do piloto fixada sobre o tanque de combustível interno.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4876 do Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizando uma passagem baixa sobre o Arraiá Aéreo 2024. O 1º GAvC possui dois esquadrões: o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf, utilizando os Tiger II de forma compartilhada. A faixa azul com borda amarela na ponta do estabilizador vertical representa a Presidential Unit Citation (Citação Presidencial de Unidade) concedida pelo governo norte-americano no dia 22 de abril 1986, como reconhecimento pela atuação do 1º GAvC em território italiano durante a Segunda Guerra Mundial.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

No dia 09 de junho, publicamos 11 novas fotos nas páginas do GEIV Grupo Especial de Inspeção em Voo, sediado no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, e do 1º/8º GAv Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará. Na imagem acima, Embraer IU-50 Legacy FAB-3602 do GEIV decolando da Base Aérea de Belém no dia 11 de abril de 2024. O IU-50 é uma versão militarizada do jato bimotor executivo de porte médio Legacy 500 fabricado pela Embraer, equipado com o sistema de calibração eletrônica Norwegian Special Mission UNIFIS 3000, que proporciona a capacidade de aferir todos os instrumentos de auxílio de voo e procedimentos de navegação aérea utilizados no Brasil.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) H-36 Caracal FAB-8519 do Esquadrão Falcão na Base Aérea de Belém no dia 27 de março de 2024. O H-36 possui sistemas de autoproteção com RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver) e MAWS (Missile Approach Warning System), e pode ser equipado com sonda para reabastecimento em voo, flutuadores para pouso na água, farol de busca e guincho elétrico sobre a porta direita para missões de Combate-SAR, além de uma torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red) com um imageador térmico FLIR Systems Star SAFIRE III na parte inferior do nariz para realizar missões noturnas.

Foto: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br

ui

ui

ui

No dia 02 de junho, publicamos 16 novas fotos nas páginas do 2º/2º GT Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o  Airbus C-30 FAB-2902 do Esquadrão Corsário pousando na Base Aérea de Campo Grande no dia 28 de maio, para cumprir mais uma missão de transporte de donativos para os desabrigados no Rio Grande do Sul. Desde os primeiros dias da enchente, o 2º/2º GT já realizou dezenas de voos transportando equipes de socorro, remédios, alimentos e donativos para a Base Aérea de Canoas, de onde a ajuda é repassada para aeronaves menores que fazem a distribuição para as cidades do interior.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Airbus SC-105 Amazonas SAR FAB-6550 do Esquadrão Pelicano taxiando na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 08 de janeiro. No dia 06 de maio o 2º/10º GAv deslocou essa aeronave para a Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina, de onde atuou em missões de Busca e Salvamento dos desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O sensor EO/IR (Electro-Optical and Infrared) FLIR Systems Star SAFIRE III foi empregado para localizar pessoas que se refugiaram sobre os telhados, especialmente no período noturno.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui


ui

.MAIO

.


ui

ui

No dia 26 de maio, publicamos 17 novas fotos nas páginas de quatro esquadrões da Marinha: HA-1 Esquadrão Lince e HU-2 Esquadrão Pegasus, sediados na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, HU-41 Esquadrão Hipogrifo, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará, e HU-61 Esquadrão Gavião, sediado na Base Fluvial de Ladário, no Mato Grosso do Sul. Durante este mês o Esquadrão Lince participou da Operação Southern Seas 2024 e atuou em diversas missões com os navios da Marinha do Brasil e dos Estados Unidos, e o Esquadrão Pegasus deslocou suas aeronaves para a Base Aérea de Canoas onde atuou em missões de resgate e apoio aos desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Foto 1: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

Foto 2: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

Foto 3: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br

Foto 4: Ricardo Hebmüller - rhebmuller@gmail.com

ui


.

Visite o website Defesa Aérea & Naval e conheça os detalhes da Operação Southern Seas 2024

ui


ui

ui

No dia 19 de maio, publicamos 13 novas fotos nas páginas do 1º/1 GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, e do 5º/8º GAv Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, ambas no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5FM Tiger II FAB-4810 do Esquadrão Pampa pousando na Base Aérea de Santa Maria no dia 14 de maio, seguindo a determinação do Comando da Força Aérea Brasileira de deslocar o 1º/1 GAv da BACO para a BASM, com o objetivo de facilitar a operação das aeronaves de resgate e dos aviões cargueiros que estão descarregando na BACO os suprimentos para atender aos desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8910 do Esquadrão Pantera na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina, durante o Exercício Técnico (EXETEC) Pantera 2024, realizado entre os dias 01 e 19 de abril. Logo após esse exercício, os UH-60L retornaram para a BASM onde atuaram de forma intensa no resgate dos moradores que tiveram suas casas inundadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, e agora atuam no transporte de suprimentos, equipes de resgate, remédios e material de apoio para reconstruir a infraestrutura da região.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ui


.

Visite o website Aviação em Floripa e conheça os detalhes do Exercício Técnico (EXETEC) Pantera 2024

ui


ui

ui

No dia 12 de maio, publicamos 7 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, Embraer KC-390 Millennium FAB-2858 no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, durante uma das dezenas de missões que a Força Aérea Brasileira está cumprindo com o objetivo de transportar donativos, suprimentos e material de apoio para auxiliar as vítimas das enchentes que estão ocorrendo no Rio Grande do Sul.

Foto: Júlio Barbosa Vieira - barbosajulio344@gmail.com

ui

ui

ui

No dia 05 de maio, publicamos 32 novas fotos nas páginas do 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas, ETA Esquadrão Pioneiro, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, ETA Esquadrão Pégaso, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, ETA Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal e ETA Esquadrão Cobra, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2803 do Esquadrão Arara lançando paraquedistas da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro durante um exercício realizado na zona rural de Goiânia, em Goiás, no dia 01 de maio de 2024.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2015 do Esquadrão Cobra, o Embraer C-95CM Bandeirante FAB-2341 do Esquadrão Pégaso, o Embraer C-95CM Bandeirante FAB-2342 do Esquadrão Pioneiro e o Embraer C-97 Brasília FAB-2018 do Esquadrão Guará. Atualmente a FAB conta com seis ETAs (Esquadrão de Transporte Aéreo), cada um deles com a incumbência de realizar missões de transporte aeroterrestre, logístico, lançamento de cargas e evacuação aeromédica dentro da região onde está o seu Comando Aéreo Regional (COMAR).

Foto 1: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br

Fotos 2 e 3: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

Foto 4: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui


.

Visite o website Aviação em Floripa e conheça os detalhes do Exercício Técnico (EXETEC) ASSAET 2024

ui


ui

.ABRIL

.


ui

ui

No dia 28 de abril, publicamos 16 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do ETA Esquadrão Tracajá, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2854 do Esquadrão Zeus em exposição na FIDAE - Feria Internacional del Aire y del Espacio, realizada entre os dias 09 e 14 de abril no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago, no Chile. A Força Aérea Brasileira é parceira estratégica da Embraer no desenvolvimento e comercialização do KC-390 e a participação de sua aeronave num evento aeronáutico no exterior tem o objetivo de divulgar o produto e assim ajudar a fomentar as vendas, proporcionando benefícios financeiros para ambas.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2017 do Esquadrão Tracajá na Base Aérea de Belém no dia 12 de abril. Esse é o único C-97 operado por um ETA que ostenta o padrão de pintura branco, e a explicação é que ela é usada principalmente para transporte de autoridades civis e militares na região amazônica, onde a tinta branca brilhante proporciona maior proteção térmica e resistência ao desgaste causado pelas elevadas temperaturas da região.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

ui

ui

ui

No dia 21 de abril, abrimos a página do Destacamento de Aviação do Exército do Comando Militar do Norte, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará. O DstAvEx / CMN Amazônia Oriental foi criado no dia 23 de março de 2022 pelo Estado-Maior do Exército com o objetivo de proporcionar melhores condições de atuação na faixa de fronteira e maior disponibilidade de horas de voo para o Exército Brasileiro na região compreendida pelos estados do Amapá, Pará, Maranhão e norte do Tocantins. O efetivo conta com dois HM-4 Jaguar (operados anteriormente pelo 1º BAvEx) e no dia 15 de abril recebeu oficialmente os dois primeiros Helibras (Airbus Helicopters) HM-1A Pantera, operados anteriormente pelo 4º BAvEx, com a previsão de receber uma terceira aeronave proveniente do 2º BAvEx.

A expectativa é que futuramente o DstAvEx / CMN receba um efetivo maior e mais aeronaves, dando origem ao 5º BAvEx (Quinto Batalhão de Aviação do Exército).

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

ui

ui

ui

Também no dia 21 de abril, publicamos 7 novas fotos na página do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2810 pousando no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago, no Chile, no dia 08 de abril. O FAB-2810, que ostenta a pintura especial para marcar os 15 anos de operação do C-105 no 1º/15º GAv, atuou como aeronave de apoio para a Esquadrilha da Fumaça e ficou exposta na FIDAE - Feria Internacional del Aire y del Espacio, realizada entre os dias 09 e 14 de abril.

Foto: Marcos Junglas - mjunglas@gmail.com

ui

ui

ui

No dia 14 de abril, publicamos 21 novas fotos na página do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. As fotos desta atualização foram captadas durante a apresentação no dia da abertura da FIDAE - Feria Internacional del Aire y del Espacio, realizada entre os dias 09 e 14 de abril no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago, no Chile.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

ui

No dia 07 de abril, publicamos 13 novas fotos na página do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, os SAAB F-39E Gripen FAB-4101 e FAB-4102 decolando da BAAN no dia 08 de janeiro de 2024. Atualmente o Esquadrão Jaguar conta com sete F-39E, com previsão de receber mais um ainda no primeiro semestre deste ano.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui


.

.MARÇO

.


ui

ui

No dia 31 de março, publicamos 16 novas fotos nas páginas do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, e do 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o Airbus VC-1 FAB-2101 "Santos Dumont" pousando na Base Aérea de Belém, no Pará, no dia 26 de março de 2024. Aeronave única na Força Aérea Brasileira, o FAB-2101 é utilizado exclusivamente para o transporte do Presidente da República, enquanto os dois Embraer VC-2, o FAB-2590 "Bartolomeu de Gusmão" e o FAB-2591 "Augusto Severo" são utilizados para o transporte do Vice-Presidente e também como aeronaves de apoio aos deslocamentos do VC-1 dentro e fora do Brasil.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

ui

ui

ui

Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2809 do Esquadrão Arara decolando da Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 20 de novembro de 2023. O 1º/9º GAv é o única Unidade de transporte médio da FAB nas regiões Norte e Nordeste, e tem a incumbência de realizar missões de transporte de tropa, transporte logístico e ressuprimento para as Unidades da FAB, do Exército e da Marinha do Brasil, principalmente na região amazônica.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

No dia 24 de março, publicamos 44 novas fotos na página do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4100 em exposição no Portões Abertos da Base Aérea de Belém, no Pará, no dia 24 de março de 2024. Essa foi a primeira vez que a Embraer apresentou publicamente o protótipo do Gripen com os mísseis ar-ar Meteor e Iris-T. Embora essa aeronave não seja do Esquadrão Jaguar, as fotos dos mísseis foram inseridas na página, na parte que mostra os detalhes da aeronave.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

ui

ui

ui

Na imagem acima, os F-39E Gripen FAB-4105 e FAB-4104 pousando na Base Aérea de Anápolis no dia 25 de julho de 2023. Essa foto faz parte de um banco de imagens produzido no período de 13 de junho a 28 de julho do ano passado e foram inseridas na ordem cronológica, mostrando as atividades do Esquadrão Jaguar naquele período.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

No dia 17 de março, publicamos 21 novas fotos nas páginas de dois esquadrões sediados na Base Aérea do Galeão: o 1º/2º GT Esquadrão Condor e o 3º ETA Esquadrão Pioneiro. Na imagem acima, o Embraer C-95CM Bandeirante FAB-2342 do Esquadrão Pioneiro lançando paraquedistas da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro em uma Zona de Lançamento localizada ao sul de Goiânia, em Goiás, no dia 15 de março de 2024.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Embraer C-99A FAB-2520 do Esquadrão Condor na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 06 de dezembro de 2023. Na Base Aérea do Galeão estão sediados quatro esquadrões da Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira: 1º/1º GT Esquadrão Gordo (Embraer KC-390), 1º/2º GT Esquadrão Condor (Embraer C-99A), 2º/2º GT Esquadrão Corsário (Airbus C-30) e 3º ETA Esquadrão Pioneiro (Embraer C-95BM, C-95CM e C-97), cumprindo missões de transporte tático, transporte de pessoal, transporte estratégico e transporte leve, respectivamente.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

ui

No dia 10 de março, publicamos 18 novas fotos na página do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e que usam de forma compartilhada os Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM e A-1BM. A previsão é que essas aeronaves sejam desativadas ainda este ano, mas ainda não foi divulgado qual será o destino desses esquadrões. Além das fotos mais recentes, inserimos na ordem cronológica 15 imagens captadas no ano passado, entre os dias 19 de julho e 06 de agosto, mostrando as atividades na Base Aérea de Anápolis naquele período. 

Fotos: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

No dia 03 de março, publicamos 24 novas fotos na página do 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e que utiliza os Embraer E-99M em missões de Alarme Aéreo Antecipado e os Embraer R-99 em missões de Sensoriamento Remoto. Além das fotos mais recentes, inserimos na ordem cronológica 20 imagens captadas no ano passado, entre os dias 25 de maio e 06 de setembro, mostrando as atividades naquele período. 

Fotos: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui


.

.FEVEREIRO 2024

.


ui

ui

No dia 25 de fevereiro, publicamos 18 novas fotos nas páginas do 1º/1 GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2807 do Esquadrão Onça lançando paraquedistas da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro em uma Zona de Lançamento ao sul de Goiânia, em Goiás, no dia 22 de fevereiro. A aeronave ficou sediada no Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva e os soldados da BrigOpEsp realizaram saltos enganchados, com a abertura automática dos paraquedas.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 do Esquadrão Gordo pousando no Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva, no dia 29 de novembro de 2023. Nesta atualização retiramos as 88 fotos dos Lockheed C-130M e KC-130M da página do Esquadrão Gordo, pois essas aeronaves já não estão mais sendo utilizadas pela Força Aérea Brasileira. A cerimônia oficial de desativação será no dia 29 de fevereiro, encerrando uma longa carreira de 59 anos de serviço. O 1º/1º GT está utilizando somente os KC-390 e atualmente conta com duas aeronaves, o FAB-2853 e o FAB-2857, porém está utilizando temporariamente o FAB-2855 do Esquadrão Zeus, enquanto o FAB-2853 está sendo revitalizado pela Embraer.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

No dia 18 de fevereiro, publicamos 22 novas fotos nas páginas dos esquadrões que estão operando na Base Aérea de Anápolis para atender as necessidades de defesa área sobre a região central do Brasil: o 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, que possui dois esquadrões: o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4860 do Esquadrão Pampa e o SAAB F-39E Gripen FAB-4103 do Esquadrão Jaguar no dia 19 de janeiro de 2024. A presença dos esquadrões de caça equipados com os F-5EM e F-5FM será necessária até o F-39E Gripen atingir a sua capacidade operacional completa (Full Operational Capability).

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4876 do Primeiro Grupo de Aviação de Caça saindo do seu hangarete na Base Aérea de Anápolis. Para cumprir as missões de Alerta de Defesa Aérea (ALEDA) na região central do Brasil, os F-5EM sempre decolam com o tanque de combustível ventral, onde geralmente está o aviso CALL 121.5 MHz aplicado nos dois lados, para informar ao piloto interceptado qual é a frequência que ele deve sintonizar para estabelecer a comunicação bilateral. O armamento utilizado para as missões de acompanhamento ou verificação de algum voo ilícito é o canhão Pontiac Colt M-39A3 calibre 20 mm instalado no lado esquerdo do nariz. 

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

No dia 11 de fevereiro, publicamos 26 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Essas imagens foram captadas no ano passado e mostram as atividades daquele período, com destaque para as belas imagens aéreas dos Embraer KC-390 Millennium FAB-2856 e FAB-2858. As fotos foram inseridas na ordem cronológica, entre os dias 04 de julho e 29 de agosto de 2023. 

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

Na primeira atualização de 2024, publicamos 16 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, os Embraer KC-390 Millennium FAB-2858 e FAB-2854 na BAAN no dia 08 de janeiro de 2024. O FAB-2858 está equipado com dois casulos Cobham 912E WARP (Wing Aerial Refuelling Pod) sob as asas para missões de reabastecimento em voo. A previsão é que neste ano a Força Aérea Brasileira receba mais um KC-390 e assim os esquadrões Zeus e Gordo poderão contar com uma frota de sete aeronaves e as missões da aviação de transporte da FAB não serão prejudicadas com a desativação dos veteranos Lockheed C-130M Hercules do Esquadrão Gordo. 

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui


.

.DEZEMBRO 2023

.


ui

ui

Na última atualização de 2023, publicamos 11 novas fotos na página 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4104 taxiando na BAAN no dia 08 de dezembro. Essa aeronave recebeu uma arte especial para homenagear o Brigadeiro Nero Moura, patrono da aviação de caça brasileira. Durante a Segunda Guerra Mundial, o então Ten. Cel. Nero Moura comandou o Primeiro Grupo de Caça e sua aeronave pessoal era o Republic P-47D Thunderbolt com a matrícula USAAF 42-26450, que depois do conflito foi incorporado à Força Aérea Brasileira e recebeu a matrícula FAB-4104.

Foto: Alberto Semedo Neto - aviacaonaweb@outlook.com

.

ui

ui

No dia 10 de dezembro, publicamos 28 novas fotos nas páginas do 2º/10º Gav Esquadrão Pelicano e do 3º BAvEx Batalhão Pantera, ambos sediados em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. No dia 06 de dezembro, a BACG realizou uma Cerimônia Militar para comemorar os 66 anos do Esquadrão Pelicano, a única Unidade especializada em Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira. Durante o evento, o Airbus SC-105 Amazonas SAR FAB-6552 e o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8907 realizaram diversas passagens baixas em formação.  

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

ui

Também no dia 06 de dezembro, o 3º BAvEx realizou um treinamento de voo em formação com oito helicópteros: três HM-1A Pantera, três HA-1A Fennec e dois HM-3 Cougar. Assim como a Base Aérea, o Batalhão Pantera está sediado ao lado do Aeroporto Internacional de Campo Grande e conta com um efetivo de dezesseis aeronaves, sendo seis HA-1A Fennec, seis HM-1A Pantera e quatro HM-3 Cougar.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

ui

No dia 03 de dezembro, publicamos 30 novas fotos nas páginas dos seis Esquadrões de Transporte Aéreo: 1º ETA Esquadrão Tracajá (Base Aérea de Belém), 2º ETA Esquadrão Pastor (Base Aérea de Natal), 3º ETA Esquadrão Pioneiro (Base Aérea do Galeão), 5º ETA Esquadrão Pégaso (Base Aérea de Canoas), 6º ETA Esquadrão Guará (Base Aérea de Brasília) e 7º ETA Esquadrão Cobra (Base Aérea de Manaus). Nesta atualização foram retiradas todas as fotos do Bombardier (Gates) U-55C Learjet FAB-6100 do Esquadrão Guará, que foi desativado e entregue no dia 29 de novembro para a SEGOV (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) do Mato Grosso do Sul, onde será utilizado no transporte do governador e demais autoridades. A frota atual dos ETAs é composta por aeronaves C-95AM, C-95BM e C-95CM Bandeirante, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-98A Grand Caravan e U-100 Phenom, sendo essa a única aeronave a jato.

Foto 1: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

Foto 2: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

Foto 3: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Foto 4: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

Foto 5: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

Foto 6: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com

ui


.

.NOVEMBRO

.


ui

ui

No dia 26 de novembro, publicamos 18 novas fotos nas páginas de quatro esquadrões de transporte que participaram do Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023: o 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, o 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, o 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão e o 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis. O EXCON Escudo-Tínia 2023 marcou o fim da participação do C-130M Hercules nos exercícios combinados da Força Aérea Brasileira, com todas as suas missões sendo realizadas pelo KC-390. Neste ano, os C-95BM e C-95CM Bandeirante também não participaram, as missões de lançamento de paraquedistas foram realizadas pelos esquadrões Arara e Onça com os seus C-105A Amazonas.

Fotos 1, 3 e 4: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

Foto 2: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ui

ui

ui

No dia 19 de novembro, publicamos 21 novas fotos nas páginas do 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis e do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Embraer E-99M FAB-6701 do Esquadrão Guardião pousando na Base Aérea de Canoas durante o Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023, que foi realizado nas Bases Aéreas de Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entre os dias 30 de outubro e 17 de novembro. O Esquadrão Guardião participou com duas aeronaves, o FAB-6701 e o FAB-6704, realizando missões de Alarme Aéreo Antecipado e Comando e Controle.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5FM Tiger II FAB-4810 do Esquadrão Pampa na Base Aérea de Canoas durante o Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023. Essa aeronave está equipada com o simulador do míssil ar-ar Rafael Python III na ponta da asa, que tem as mesmas dimensões do míssil real, possui o mesmo sensor infravermelho e fornece ao piloto as mesmas informações e parâmetros do alvo.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ui


.

uiVisite o website Aviação em Floripa e conheça os detalhes do EXCON Escudo-Tínia 2023

ui


ui

ui

No dia 12 de novembro, publicamos 13 novas fotos nas páginas do 2º/5º GAv Esquadrão Joker, sediado na Base Aérea de Natal e do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, que possui dois esquadrões: o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf. Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5915 pousando na BANT no dia 21 de setembro de 2023 com a pintura comemorativa para celebrar o aniversário de 70 anos do Esquadrão Joker (lado direito) e as 100.000 horas de voo com o Super Tucano (lado esquerdo). A imagem representa o antigo emblema do “s... ch... chega!”, que mostra o instrutor (um avestruz) todo lascado e cansado de ser judiado pelo aluno (um pinguim).

Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4851 do Primeiro Grupo de Aviação de Caça na Base Aérea de Canoas durante o Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023, que foi realizado nas Bases Aéreas de Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entre os dias 30 de outubro e 17 de novembro. A pintura no tanque de combustível informa a frequência de rádio que a aeronave interceptada deve acionar para receber as instruções da aeronave interceptadora.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ui

ui

ui

No dia 05 de novembro, publicamos 31 novas fotos na página do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. Todas as fotos foram captadas na Base Aérea de Santa Maria, durante a EXPOAER 2023 realizada no dia 14 de outubro.

Lembrando que, devido a grande quantidade fotos, a página da Esquadrilha da Fumaça foi dividida em Parte 1 (fotos de 2013 a 2020) e Parte 2 (fotos de 2021 a 2023).

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

ui

ui

ui

Também no dia 05 de novembro, publicamos 16 novas fotos nas páginas dos quatro Batalhões de Aviação do Exército: o 1º BAvEx Batalhão Gen. Leônidas Pires Gonçalves (Taubaté - SP), 2º BAvEx Batalhão Guerreiro (Taubaté - SP), 3º BAvEx Batalhão Pantera (Campo Grande - MS) e 4º BAvEx Batalhão Cel. Ricardo Pavanello (Manaus - AM).

Foto 1: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Fotos 2 e 3: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

Foto 4: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com

ui


.

.OUTUBRO

.


ui

ui

No dia 29 de outubro, publicamos 31 novas fotos na página do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Embora a EXPOAER 2023 tenha contado com a presença sempre encantadora da Esquadrilha da Fumaça, dessa vez as apresentações em voo do A-1AM FAB-5520 e do A-1BM FAB-5652 roubaram a cena e realmente impressionaram o público presente, com manobras e passagens em baixa e alta velocidade que vão ficar na memória, especialmente porque essas aeronaves em breve serão desativadas pela Força Aérea Brasileira e talvez já não participem dos próximos eventos da Semana do Aviador em 2024.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

ui


ui

AVISO: As páginas dos esquadrões com muitas fotos serão divididas em Parte 1 e Parte 2 para facilitar a navegação, e já foram modificadas as páginas dos esquadrões Centauro e Poker (199 fotos), Flecha (99 fotos), Gordo (127 fotos), Zeus (166 fotos) e Esquadrilha da Fumaça (166 fotos). Atualmente as páginas dos 54 esquadrões da Força Aérea, Exército e Marinha contam com 2.907 fotos publicadas.

ui

ui

ui

No dia 22 de outubro, publicamos 20 novas fotos nas páginas do 5º/8º GAv Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, e do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, ambas no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8910 do Esquadrão Pantera realizando uma demonstração de infiltração utilizando a técnica de rapel durante a EXPOAER 2023, realizada no dia 14 de outubro na Base Aérea de Santa Maria.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

ui

ui

ui

Na imagem acima, os Northrop/Embraer F-5EM Tiger II do Esquadrão Pampa nos hangaretes da Base Aérea de Canoas durante a EXPOAER 2023, realizada no dia 12 de outubro. Por estarem muito próximas uma da outra, tradicionalmente a BACO e a BASM realizam as suas EXPOAER em dias diferentes, colaborando mutuamente enviando os seus esquadrões e proporcionando ao público e expositores a oportunidade de participar dos dois eventos. Na sequência, no dia 15 de outubro a Base Aérea de Florianópolis realizou o seu tradicional Portões Abertos.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ui


ui

Visite o website Aviação em Floripa e conheça os detalhes da EXPOAER BACO e BASM e Portões Abertos BAFL

ui


ui

ui

No dia 15 de outubro, publicamos 8 novas fotos na página do 1º/12º GAv Esquadrão Hórus, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que no dia 14 de outubro realizou a EXPOAER 2023, um tradicional evento aberto ao público e com a participação das Unidades Militares das Forças Armadas sediadas no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Elbit Systems / AEL Sistemas RQ-900 Hermes FAB-7810 durante a sua apresentação em voo. As fotos das aeronaves de todos os esquadrões participantes da EXPOAER 2023 serão publicadas em nossas próximas atualizações semanais.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

ui

ui

ui

Também no dia 15 de outubro, publicamos 17 novas fotos nas páginas de quatro esquadrões que participaram do Domingo Aéreo 2023 na Academia da Força Aérea: o 1º EIA Esquadrão Cometa e o 2º EIA Esquadrão Apolo, sediados na Academia da Força Aérea, o 1º/11º GAv Esquadrão Gavião, sediado na Base Aérea de Natal mas com dois helicópteros H-50 Esquilo em alerta na Academia da Força Aérea para cumprir missões de Busca e Salvamento (SAR),  e o 1º/7º GAv Esquadrão Orungan, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

Fotos 1 e 2: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

Fotos 3 e 4: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

ui

No dia 08 de outubro, publicamos 19 novas fotos nas páginas de quatro Esquadrões de Caça que se apresentaram em voo no Domingo Aéreo 2023 na Academia da Força Aérea: o 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, o VF-1 Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, que possui dois esquadrões: o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf. Essas aeronaves participaram também do Desfile da Independência na Esplanada dos Ministérios em Brasília, do Portões Abertos na Base Aérea de Brasília e do Portões Abertos na Base Aérea de Anápolis. Nas próximas atualizações vamos publicar as fotos das aeronaves dos outros esquadrões que participaram do Domingo Aéreo na Academia da Força Aérea, realizado no dia 17 de setembro.

Fotos: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

No dia 01 de outubro, publicamos 28 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2858 do Esquadrão Zeus lançando paraquedistas da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro em uma fazenda na região sul da cidade de Goiânia, em Goiás, no dia 26 de setembro de 2023. Nesse exercício os paraquedistas da BrigOpEsp realizaram somente saltos enganchados simultâneos pelas portas laterais.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

ui

Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1BM FAB-5652 de uso compartilhado pelos esquadrões Poker e Centauro passando baixo sobre a Academia da Força Aérea em Pirassununga, São Paulo, durante o Domingo Aéreo 2023 realizado no dia 17 de setembro. Além do evento na Academia da Força Aérea, no mês de setembro o Poker e o Centauro participaram do Desfile da Independência na Esplanada dos Ministérios em Brasília, do Portões Abertos na Base Aérea de Brasília e do Portões Abertos na Base Aérea de Anápolis, estando prevista a participação em mais alguns Portões Abertos no mês de outubro.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui


.

.SETEMBRO

.


ui

ui

No dia 24 de setembro, publicamos 33 novas fotos na página do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. As fotos desta atualização foram captadas em quatro apresentações recentes: Trindade, em Goiás (02/09), Desfile da Independência em Brasília, Distrito Federal (07/09), Base Aérea de Anápolis, em Goiás (09/09), e na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo (17/09).

Fotos 1, 2 e 3: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

Foto 4: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

No dia 17 de setembro, publicamos 8 novas fotos na página do 1º/1 GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2810 com a pintura especial para marcar os 15 anos de operação do C-105 no 1º/15º GAv. A aeronave foi apresentada oficialmente no dia 15 de setembro de 2023, durante a solenidade para comemorar os 53 anos do Esquadrão Onça.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

.

.

Também no dia 17 de setembro, publicamos 11 novas fotos nas páginas dos dois esquadrões que utilizaram os Helibras (Airbus Helicopters) H-36 Caracal no EXCON Tápio 2023: o 1º/8º GAv Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal (Rio Grande do Norte) e o 3º/8º GAv Esquadrão Puma, sediado na Base Aérea de Santa Cruz (Rio de Janeiro). Na imagem acima, o H-36 Caracal FAB-8520 do Esquadrão Puma na Base Aérea de Campo Grande no dia 21 de agosto. Essa aeronave está equipada com o imageador térmico FLIR Systems AN/AAQ-22 Star SAFIRE III na parte inferior do nariz, sistemas de autoproteção com lançadores de chaff e flare, RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver) e MAWS (Missile Approach Warning System), além de sonda para reabastecimento em voo, guincho e flutuadores para missões de Combate-SAR. Nas janelas laterais estão as metralhadoras FN MAG calibre 7,62 mm para a proteção dos tripulantes.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Na imagem acima, o H-36 Caracal FAB-8522 do Esquadrão Falcão decolando do Aeroporto Municipal de São José do Rio Preto, São Paulo, durante uma escala técnica em seu voo de regresso para a Base Aérea de Natal. O FAB-8522 foi o único H-36 do Esquadrão Falcão no EXCON Tápio 2023, tendo realizado diversas missões de Combate-SAR em parceria com os H-36 FAB-8515 e FAB-8520 do Esquadrão Puma, que levou também o FAB-8516, que permaneceu no solo sem realizar missões

Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

ui

ui

.

No dia 10 de setembro, publicamos 17 novas fotos nas páginas dos três esquadrões que utilizaram os Super Tucanos no EXCON Tápio 2023: 1º/3º GAv Esquadrão Escorpião, 2º/3º GAv Esquadrão Grifo e 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediados nas Bases Aéreas de Boa Vista (Roraima), Porto Velho (Rondônia) e Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Na imagem acima, os Embraer A-29B Super Tucano FAB-5921 e FAB-5933 do Esquadrão Escorpião decolando da BACG no dia 17 de agosto para cumprir uma missão de proteção aos helicópteros durante uma simulação de Resgate em Combate (C-SAR). O 2º/3º GAv participou do exercício com os A-29B FAB-5924 e FAB-5942, e o 3º/3º GAv, sediado na BACG, utilizou diversas aeronaves da sua frota.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Também no dia 10 de setembro, publicamos 12 novas fotos na página do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4105 no pátio da BAAN na noite de 08 de setembro, já posicionado para a exposição estática no Portões Abertos realizado no dia seguinte. Essa aeronave está equipada com o IRST (Infra Red Search and Track) Leonardo Skyward-G na parte superior do nariz, para busca e o rastreio de aeronaves por infravermelho durante as missões de defesa aérea. A previsão é que o Esquadrão Jaguar receba mais duas aeronaves ainda este ano.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

ui

ui

.

No dia 03 de setembro, publicamos 19 novas fotos nas páginas de três esquadrões que participaram do EXCON Tápio 2023: 1º/10º GAv Esquadrão Poker, 3º/10º GAv Esquadrão Centauro e 1º/12º GAv Esquadrão Hórus, todos sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, os Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM dos esquadrões Poker e Centauro nos hangaretes da Base Aérea de Campo Grande, no dia 21 de agosto. O 1º/10º GAv e o 3º/10º GAv participaram do exercício com quatro A-1AM (FAB-5500, FAB-5504, FAB-5520 e FAB-5526) e um A-1BM (FAB-5652), cumprindo missões de ataque diurno e noturno utilizando o casulo de navegação e designação de alvos Rafael LITENING III, de fabricação israelense.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Na imagem acima, o Elbit Systems / AEL Sistemas RQ-900 Hermes FAB-7810 do Esquadrão Hórus na Base Aérea de Campo Grande no dia 21 de agosto. As missões de observação e reconhecimento diurno e noturno no EXCON Tápio 2023 foram realizadas pelo RQ-900, que transmitia em tempo real as imagens para o Centro de Comando na BACG, proporcionando mais agilidade na tomada de decisões. O RQ-900 possui uma torreta ventral com sistema eletro-ótico composto por câmera diurna, câmera termal e designador a laser, podendo ser equipado com radar de abertura sintética, câmera hiperespectral e equipamentos de guerra eletrônica (SIGINT e COMINT).

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

A Força Aérea Americana participou do EXCON Tápio 2023 com dois Sikorsky HH-60G Pave Hawk (AF-27039 e AF-27065) do 101st Rescue Squadron (101 RQS) e um Lockheed HC-130J Combat King II (AF-18879) da 106th Rescue Wing (106th RQW) da New York Air National Guard, sediados na Francis S. Gabreski Air National Guard Base em Westhampton Beach, New York. Os HH-60G realizaram missões C-SAR diurnas e noturnas de longo alcance, com reabastecimento em voo no HC-130J. Os HH-60G chegaram na BACG no dia 17 de agosto trazidos por dois Boeing C-17 Globemaster III da 105th Airlift Wing (105 AW) da New York Air National Guard, sediada na Stewart Air National Guard Base em Newburgh, New York. No dia 29, os C-17 decolaram da BACG levando de volta para os EUA os helicópteros e equipamentos que participaram do EXCON Tápio 2023.

Fotos: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui


.

.AGOSTO

.


ui

.

No dia 27 de agosto, publicamos 18 novas fotos nas páginas de dois esquadrões que estão utilizando o H-60L Black Hawk no EXCON Tápio 2023: o 5º/8º GAv Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e o 7º/8º GAv Esquadrão Harpia, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, os Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8910 e FAB-8913 do Esquadrão Pantera retornando para a Base Aérea de Campo Grande ao entardecer do dia 24 de agosto após cumprirem uma missão de Resgate em Combate (Combat-SAR) na região do Pantanal. Nessa missão as duas aeronaves estavam equipadas com metralhadoras General Electric M134 Minigun nas janelas laterais, mas somente o FAB-8913 estava equipado com o guincho elétrico Breeze-Eastern HS-29900 sobre a porta direita, indicando que o FAB-8910 atuou na cobertura enquanto o FAB-8913 realizou o resgate.

Foto: José Romeu Dittmar - joseromeu9999@gmail.com

ui

ui

.

Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8914 do Esquadrão Harpia na Base Aérea de Campo Grande no dia 21 de agosto. Essa aeronave está equipada com duas metralhadoras General Electric M134 Minigun calibre 7,62 mm com seis canos instaladas nas janelas de ambos os lados. O radome no nariz abriga o radar Texas Instruments AN/APQ-174 que possibilita a operação em qualquer tempo, inclusive no período noturno, quando os pilotos utilizam óculos de visão noturna (NVG Night Vision Goggles). Para o içamento de pessoas durante o resgate, o Black Hawk possui um guincho elétrico Breeze-Eastern HS-29900 com capacidade para 270 kg instalado sobre a porta direita.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Também no dia 27 de agosto, publicamos 7 novas fotos na página do VF-1 Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o McDonnell Douglas/Embraer AF-1C Falcão N-1021 na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina, durante a Operação Fraterno XXXVI, que está sendo realizada entre os dias 23 e 30 de agosto. Esse exercício naval é realizado anualmente entre a Marinha do Brasil e a Armada Argentina, com a participação de aeronaves e navios operando em conjunto.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

ui


.

Visite o website Aviação em Floripa e conheça os detalhes da Operação Fraterno XXXVI

.


ui

.

No dia 20 de agosto, publicamos 17 novas fotos nas páginas do 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer E-99M FAB-6702 do Esquadrão Guardião decolando da Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para cumprir uma missão de alerta aéreo antecipado e controle no EXCON Tápio 2023. Para missões AEW&C (Airborne Early Warning and Control) o E-99M utiliza o radar Ericsson PS-890 Erieye-ER instalado sobre a fuselagem, mas também possui a capacidade de realizar missões de inteligência de sinais SIGINT (Signals Intelligence) com uma suíte instalada internamente. Além do E-99M FAB-6702, o Esquadrão Guardião está utilizando o R-99 FAB-6752 para missões de vigilância do campo de batalha, equipado com radar de abertura sintética IRIS, sensor imageador multiespectral EPS-A 31T e sensor ótico infravermelho AN/AAQ-22 Star SAFIRE III. O Exercício Conjunto Tápio está sendo realizado na BACG entre os dias 14 de agosto e 01 de setembro e as fotos de todas as aeronaves participantes serão publicadas em nossas atualizações semanais, nas páginas dos respectivos esquadrões.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 do Esquadrão Gordo na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina, no 14 de agosto, durante o Exercício Técnico de Busca e Salvamento EXETEC SAR 2023. Nesse exercício o FAB-2857 realizou diversas missões de busca sobre terra e mar, com o lançamento de fardos com suprimentos. Para as missões noturnas, utilizou o casulo de navegação Rafael LITENING III, de fabricação israelense.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

.


.

Visite o website Aviação em Floripa e conheça os detalhes do EXETEC SAR 2023

.


ui

.

No dia 13 de agosto, publicamos 16 novas fotos nas páginas do 2º/2º GT Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro, e do HU-2 Esquadrão Pegasus, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Airbus C-30 FAB-2902 do Esquadrão Corsário chegando na Base Aérea de Campo Grande ao entardecer do dia 11 de agosto trazendo parte dos militares que vão participar do Exercício Conjunto Tápio, a ser realizado na BACG entre os dias 14 de agosto e 01 de setembro. O EXCON Tápio 2023 contará com a participação de aeronaves do 1º/3º GAv, 2º/3º GAv, 3º/3º GAv, 2º/6º GAv, 1º/8º GAv, 3º/8º GAv, 5º/8º GAv, 7º/8º GAv, 1º/10º GAv, 2º/10º GAv, 3º/10º GAv, 1º/12º GAv e 1º/15º GAv. A Força Aérea Americana vai participar com dois helicópteros Sikorsky HH-60G Pave Hawk do 101st Rescue Squadron (101 RQS) e um Lockheed HC-130J Combat King II da 106th Rescue Wing (106th RQW) da New York Air National Guard. Os HH-60G serão transportados para a BACG em dois Boeing C-17 Globemaster III da 105th Airlift Wing (105 AW), também da New York Air National Guard.

As fotos de todas as aeronaves participantes serão publicadas em nossas atualizações semanais, nas páginas dos respectivos esquadrões.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) UH-15 Super Cougar N-7106 do Esquadrão Pegasus durante uma escala técnica no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 02 de agosto de 2023. Essa aeronave estava em deslocamento para o Campo de Instrução de Formosa, em Goiás, onde sofreu um acidente com perda total no dia 08 de agosto, durante um exercício de fast rope com soldados dos Fuzileiros Navais. Essa aeronave é uma versão militar do Airbus Helicopters H225M (que tem suas origens no Eurocopter EC725 Super Cougar) e foi montada no Brasil pela Helibras, que está fornecendo diversas versões para a FAB (H-36 e VH-36 Caracal), Marinha (UH-15, UH-15A e AH-15B Super Cougar) e Exército (HM-4 Jaguar).

Foto: Gabriel Wallace Camargo - gabrielwallacecamargo@gmail.com

ui

ui

.

No dia 06 de agosto, publicamos 14 novas fotos nas páginas do 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas, e do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2809 do Esquadrão Arara retornando para a Base Aérea de Campo Grande após cumprir uma missão de lançamento de carga na Zona de Lançamento da Fazenda Metello, na área rural de Campo Grande, durante o Exercício de Ressuprimento Aéreo 2023. Para as missões noturnas, os pilotos dos C-105A dos esquadrões Arara e Onça estão utilizando óculos de visão noturna (NVG Night Vision Goggles) que amplificam em 50.000 vezes a luminosidade e assim conseguem realizar missões durante a noite sem referências visuais para o olho humano, apenas aproveitando a luz das estrelas.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Na imagem acima, o Airbus SC-105 Amazonas SAR FAB-6552 do Esquadrão Pelicano pousando na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 04 de agosto. A escolha da BACG pela Força Aérea Brasileira para a realização de grandes exercícios, como o de Combate a Incêndios e o de Ressuprimento Aéreo, no mês de julho, e o EXOP Tápio, a ser realizado em agosto, é devido à presença do Esquadrão Pelicano, equipado com três SC-105A Amazonas SAR e quatro H-60L Black Hawk em regime de prontidão 24 horas por dia para atender qualquer emergência, seja a queda de uma aeronave ou o socorro de algum participante. Interessante observar que essa aeronave apresenta uma camuflagem marrom e cinza, mas é devido ao desgaste da tinta verde aplicada na Espanha, que não tem a mesma resistência da tinta fabricada no Brasil. Após passar por revisão, a pintura do FAB-6550 foi refeita e quando o FAB-6551 e o FAB-6552 seguirem para o PAMA-GL, eles voltarão a ter a camuflagem padrão, em verde e cinza.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.


.

.JULHO

.


ui

.

No dia 30 de julho, publicamos 18 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 1º/12º GAv Esquadrão Hórus, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Com o encerramento do Exercício de Combate à incêndios utilizando o MAFFS, a Força Aérea Brasileira deu início ao Exercício de Ressuprimento Aéreo 2023, com a participação dos esquadrões Zeus, Gordo, Arara e Onça, realizando missões de lançamento de cargas na Zona de Lançamento da Fazenda Metello, na área rural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Para as missões noturnas, o Esquadrão Zeus está utilizando o KC-390 Millennium FAB-2858 equipado com o casulo de navegação Rafael LITENING, de fabricação israelense, e os pilotos dos C-105A Amazonas dos esquadrões Arara e Onça utilizam os óculos de visão noturna. O FAB-2858 também está sendo utilizado pelos pilotos do Esquadrão Gordo.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

Na imagem acima, o Elbit Systems / AEL Sistemas RQ-900 Hermes FAB-7810 do Esquadrão Hórus pousando na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ao entardecer do dia 18 de julho. Desde o início deste mês a Força Aérea Brasileira está utilizando a BACG como base avançada para a operação do RQ-900 em missões de monitoramento da região de fronteira com a Bolívia e o Paraguai, realizando voos diurnos e noturnos, alguns deles com mais de 20 horas de duração. O RQ-900 possui uma torreta ventral com sistema eletro-ótico composto por câmera diurna, câmera termal e designador a laser, podendo ser equipado com radar de abertura sintética, câmera hiperespectral e equipamentos de guerra eletrônica (SIGINT e COMINT).

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

No dia 23 de julho, publicamos 12 novas fotos na página do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. Entre os dias 14 e 21 de julho de 2023, a Força Aérea Brasileira realizou um treinamento de combate a incêndios na Zona de Lançamento da Fazenda Metello, na área rural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O Esquadrão Zeus utilizou o KC-390 Millennium FAB-2858 com o MAFFS II (Modular Airborne Fire Fighting System) e o Esquadrão Gordo utilizou o C-130M Hercules FAB-2476 com o MAFFS da primeira geração. O sistema utilizado pelo Hercules possui dois tubos instalados na rampa da porta de carga que precisa permanecer aberta, e o KC-390 faz os lançamentos através de um tubo que sai pela porta dos paraquedistas, mantendo a rampa traseira fechada. Durante o exercício, o C-130M FAB-2472 e o KC-130M FAB-2462 estiveram na BACG realizando missões de apoio e suprimento, as fotos desses Hercules também estão publicadas na página.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.


.

Visite a página que publicamos em 2012 na seção Páginas Especiais e conheça os detalhes da operação dos Hercules com o MAFFS: MAFFS com SC-130 Hercules

.


ui

.

No dia 16 de julho, publicamos 20 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, para mostrar o treinamento de combate a incêndios realizado na Zona de Lançamento da Fazenda Metello, na área rural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, entre os dias 14 e 21 de julho de 2023. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2858 utilizando o sistema aerotransportado MAFFS II (Modular Airborne Fire Fighting System), da empresa norte-americana Aero Union. Com capacidade de lançar 11.000 litros de água ou retardantes químicos sem a necessidade de abrir a porta de carga, o MAFFS II mantém a pressurização e melhora a performance da aeronave, sendo mais eficiente que o MAFFS do modelo original, com dois tubos, instalado na rampa da porta de carga dos C-130M Hercules.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

ui

ui

.

No dia 09 de julho, publicamos 15 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2858 do Esquadrão Zeus pousando na BAAN no dia 03 de julho. O FAB-2858 é o sexto KC-390 entregue para a Força Aérea Brasileira e o primeiro com a capacidade operacional completa (Full Operational Capability - FOC), contando com todos os equipamentos e sistemas especificados no projeto, inclusive os dois casulos Cobham 912E WARP (Wing Aerial Refuelling Pod) sob as asas, que contém as mangueiras extensíveis para missões de reabastecimento em voo, quando o combustível pode ser transferido dos seus próprios tanques ou de tanques extras instalados na parte interna da fuselagem.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2810 do Esquadrão Onça decolando do Aeroporto Municipal de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, no dia 30 de junho. Com a responsabilidade de realizar as missões de transporte médio na região central do Brasil, o 1º/15º GAv utiliza três C-105A Amazonas: FAB-2806 (ex-Arara), FAB-2807 (ex-Arara) e FAB-2810 (ex-Pelicano), além do Cessna C-98A Grand Caravan FAB-2727 para transporte leve e ligação. O Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação foi criado na Base Aérea de Campo Grande no dia 17 de setembro de 1970, e devido a proximidade da Base Aérea com o Pantanal, foi escolhida a onça-pintada como símbolo. O seu lema é: "Lançar, suprir, resgatar, nossa sagrada missão!"

Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

.

.

.

No dia 02 de julho, publicamos 8 novas fotos nas páginas do HU-41 Esquadrão Hipogrifo, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará, e do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) UH-15 Super Cougar N-7105 do Esquadrão Hipogrifo realizando um treinamento de desembarque de soldados na BABE no dia 25 de junho de 2023. A BABE é a única Base Aérea que sedia Unidades Aéreas das três forças: 1º ETA Esquadrão Tracajá e 3º/7º GAv Esquadrão Netuno (FAB), HU-41 Esquadrão Hipogrifo (Marinha) e o Destacamento de Aviação do Exército (DstAvEx) do Comando Militar do Norte (Exército). O HU-41 realiza missões de transporte de carga e de tropa, Busca e Salvamento (SAR), Evacuação Aeromédica (EVAM) e inspeção dos rios e costa marítima do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, proporcionando apoio para a Capitania dos Portos e aos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval Norte. O N-7105 foi o primeiro UH-15 recebido pelo HU-41, seguido pelo N-7103 e N-7104, todos operados anteriormente pelo HU-2 Esquadrão Pegasus, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4106 do Esquadrão Jaguar pousando na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 14 de junho de 2023. Embora a FAB já tenha recebido seis aeronaves, o Esquadrão Jaguar ainda não está realizando missões operacionais com seus F-39E, concentrando as suas atividades no treinamento dos pilotos já qualificados e na formação de novos pilotos, por isso os Northrop/Embraer F-5EM Tiger II do Primeiro Grupo de Aviação de Caça e do Esquadrão Pampa ainda estão sendo responsáveis pela defesa do espaço aéreo da região central do Brasil. Os F-5EM devem permanecer operando na BAAN até o Gripen atingir a sua capacidade operacional completa, conhecida pela sigla FOC (Full Operational Capability).

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.


.

.JUNHO

.


.

.

No dia 25 de junho, publicamos 11 novas fotos nas páginas do 2º/2º GT Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e do 3º/7º GAv Esquadrão Netuno, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará. Na imagem acima, o Airbus C-30 FAB-2902 do Esquadrão Corsário pousando no Pequim Capital International Airport, em Pequim, na China, ao entardecer do dia 08 de abril de 2023. Essa aeronave foi utilizada para transportar uma comitiva de empresários brasileiros que acompanhou o Presidente da República em uma série de eventos na República Popular da China.

Foto: Joseph Tang - josephtang0816@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer P-95BM Bandeirante Patrulha FAB-7100 do Esquadrão Netuno passando baixo sobre a Base Aérea de Belém, no Pará, durante o Portões Abertos realizado no dia 25 de junho de 2023. A principal missão do 3º/7º GAv é patrulhar a foz do rio Amazonas, com suas dezenas de ilhas e extensas regiões alagadas. O P-95BM está equipado com o radar Selex Seaspray 5000E que permite a detecção de alvos marítimos em distâncias superiores a 350 km, painel de instrumentos com quatro telas digitais, modernos sistemas de comunicação, navegação e sistemas de guerra eletrônica. O nome do esquadrão foi inspirado no deus mitológico Netuno, que de acordo com a tradição romana é o soberano de todos os mares e filho de Saturno, o protetor dos navegantes. O símbolo do 3º/7º GAv é um tridente alado.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.

.

.

Na dia 18 de junho, publicamos 20 novas fotos nas páginas do 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, Amazonas, e do GEIV Grupo Especial de Inspeção em Voo, sediado no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2809 do Esquadrão Arara lançando paraquedistas da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro em uma área ao sul da cidade de Goiânia, em Goiás, no dia 14 de junho de 2023. Os soldados da BrigOpEsp realizaram saltos do tipo enganchado, com a abertura automática dos paraquedas. Durante o exercício o FAB-2809 ficou sediado no Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer IU-50 Legacy FAB-3601 do

GEIV realizando uma missão de calibração de equipamentos no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 12 de junho de 2023. O IU-50 é uma versão do jato bimotor executivo de porte médio Legacy 500 fabricado pela Embraer e está equipado com a suíte de aviônicos Pro Line Fusion e o SVS (Synthetic Vision System - Sistema de Visão Sintética) da Collins Aerospace, que proporcionam maior eficiência e segurança em voos com baixa visibilidade. Para cumprir a sua missão, o IU-50 está equipado com o sistema de calibração eletrônica NSM UNIFIS 3000 da Norwegian Special Mission, que proporciona a capacidade de aferir todos os instrumentos de auxílio de voo e procedimentos de navegação aérea utilizados no Brasil.

Foto: Gabriel Wallace Camargo - gabrielwallacecamargo@gmail.com

.

.

.

No dia 11 de junho, publicamos 11 novas fotos nas páginas do 1º EIA Esquadrão Cometa, sediado na Academia Força Aérea em Pirassununga, São Paulo, e do 2º/5º GAv Esquadrão Joker, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Embraer T-27M Tucano FAB-1389 do Esquadrão Cometa decolando da Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 01 de junho de 2023. Apesar de ser um Tucano modernizado, essa aeronave ainda apresenta o padrão de pintura tradicional e somente vai receber o novo padrão quando seguir para a próxima revisão no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais. Esse procedimento adotado pela Força Aérea Brasileira visa agilizar a introdução das aeronaves modernizadas no Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea. O objetivo é padronizar a frota somente com aeronaves modernizadas ainda neste ano.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5905 do Esquadrão Joker na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, durante o evento para a comemoração do Dia da Aviação de Caça 2023, realizado no dia 21 de abril. Essa aeronave está equipada com dois lançadores múltiplos Equipaer EQ-LMF-70 para sete foguetes de 70 mm, além das duas metralhadoras FN Herstal M3P calibre .50 (12,7 mm) instaladas internamente nas asas. O Super Tucano possui cinco pontos para transportar até 1.550 kg de cargas externas, como bombas BAFG-230 (Bomba Aérea de Fins Gerais de 230 kg), bombas incendiárias BINC 200 e lançadores múltiplos de foguetes, além do casulo rebocador de alvos AV-2TAE-BR para treinamento de tiro aéreo.

Foto: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br

.

.

.

No dia 04 de junho, publicamos 10 novas fotos nas páginas do 1º/7º GAv Esquadrão Orungan, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e do 1º/5º GAv Esquadrão Rumba, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Lockheed / CASA P-3AM Orion FAB-7202 do Esquadrão Orungan na Base Aérea de Belém, no Pará, no dia 01 de junho, durante a Reunião da Aviação de Patrulha 2023. Em 2011 a Força Aérea Brasileira recebeu o primeiro de doze P-3AM (sendo oito para uso operacional e quatro para servirem de fonte de peças de reposição), todos anteriormente utilizados pela US NAVY como P-3A e fabricados entre 1964 e 1965. As aeronaves para uso operacional foram modernizadas na Espanha pela empresa CASA (Construcciones Aeronáuticas S.A.) e receberam o sistema tático FITS (Fully Integrated Tactical System), Radar de Abertura Sintética (SAR), Radar de Abertura Sintética Inversa (ISAR) e Indicador de Alvos Móveis (MTI), além de uma torreta com sensor infravermelho (FLIR). A missão do Esquadrão Orungan é realizar o patrulhamento marítimo e ataque a submarinos e navios de superfície, utilizando bombas de queda livre, cargas de profundidade, minas, torpedos e mísseis Boeing AGM-84 Harpoon, capazes de atingir alvos marítimos além do alcance visual.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer C-95BM Bandeirante FAB-2347 do Esquadrão Rumba na Base Aérea de Belém, no Pará, no dia 31 de maio de 2023. Essa aeronave faz parte do lote de cinco SC-95B Bandeirante SAR (FAB-6542 a FAB-6546) recebidos pela Força Aérea Brasileira entre 1981 e 1982 para uso exclusivo do Esquadrão Pelicano, onde operaram até 2010. Para serem aproveitadas em outras unidades, as cinco aeronaves foram modernizadas para o padrão C-95BM e receberam as matrículas FAB-2343 a FAB-2347. Externamente a única característica que se manteve é a janela em formato de bolha nos dois lados da fuselagem, utilizadas na busca visual durante as missões do Esquadrão Pelicano. A missão do Esquadrão Rumba é realizar a formação dos pilotos de aeronaves bimotoras para a FAB e diversas nações amigas, operando com seus C-95AM e C-95BM em quatro esquadrilhas denominadas com as notas musicais Dó, Ré, Mi e Fá. Interessante observar que desde o ano passado as aeronaves estão recebendo o emblema "Êta cabra da peste!" no estabilizador vertical.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.


.

.MAIO

.


.

.

No dia 28 de maio, publicamos 12 novas fotos nas páginas do 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 5º ETA Esquadrão Pégaso, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Embraer R-99 FAB-6752 do Esquadrão Guardião pousando na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, ao entardecer do dia 05 de maio de 2023. O R-99 realiza missões de Sensoriamento Remoto e está equipado com o radar de visão lateral de abertura sintética (Synthetic Aperture Radar - SAR) IRIS (Integrated Radar Imaging System) da empresa canadense MDA (MacDonald, Dettwiler and Associates), o sensor imageador multiespectral (MultiSpectral Scanner - MSS) EPS-A 31T da empresa norte-americana GER (Geophysical & Environmental Research Corp.) e o sensor ótico infravermelho (Optical and Infrared Sensor - OIS) AN/AAQ-22 Star SAFIRE III da empresa norte-americana FLIR Systems. O 2º/6º GAv possui três R-99 (FAB-6750, FAB-6751 e FAB-6752) e todos estão passando por processo de modernização de sistemas e sensores.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2008 do Esquadrão Pégaso chegando no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes, Santa Catarina, no dia 09 de maio de 2023. O C-97 é a versão militar da aeronave de transporte regional EMB-120, produzida pela Embraer, e a Força Aérea Brasileira recebeu um total de vinte e uma aeronaves de diferentes versões: no final de 1986 encomendou cinco EMB-120RT novos de fábrica, mas recebeu somente quatro (FAB-2001 a FAB-2004), e para compensar a aeronave que não foi entregue, a Embraer forneceu o EMB-120RT PP-ZBB, a terceira aeronave construída e que serviu como protótipo durante a fase de desenvolvimento. Na FAB essa aeronave recebeu a identificação de YC-97 com a matrícula FAB-2000 e voou durante muitos anos no IPEV e atualmente está como aeronave orgânica do PAMA-SP. Em 1988 a FAB começou a receber doze EMB-120RT e EMB-120ER operados anteriormente pelas linhas aéreas Rio Sul e Nordeste (FAB-2005 a FAB-2016) e em 2009 chegaram quatro EMB-120ER adquiridos de empresas norte-americanas (FAB-2017 a FAB-2020). A previsão é que os C-97 sejam substituídos pelos bimotores Cessna 408 SkyCourier.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 21 de maio, publicamos 10 novas fotos nas páginas de dois esquadrões da Força Aérea Brasileira que utilizam a versão de transporte de passageiros do jato regional Embraer ERJ-145 Jet Class: o 1º/2º GT Esquadrão Condor, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro, e o GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. Na imagem acima, o Embraer C-99A FAB-2522 do Esquadrão Condor na final para pouso na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 02 de maio, durante o EXTEC (Exercício Técnico) Condor 2023. Todas as aeronaves do 1º/2º GT são pintadas de cinza com marcações de baixa visibilidade, possuem interior configurado para o transporte de 50 passageiros e os assentos podem ser removidos para o transporte de macas e volumes pequenos, não possuindo porta de carga e nem realizando o lançamento através de paraquedas.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer VC-99A FAB-2550 do GTE no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, Amazonas, no dia 01 de maio de 2023. O Grupo de Transporte Especial realiza suas missões com três esquadrões: GTE 1, GTE 2 e GTE 3, todos sediados na Base Aérea de Brasília. O GTE 2 utiliza um VC-99A com interior configurado para o transporte VIP e um C-99A com configuração semelhante aos C-99A do Esquadrão Condor. O GTE 2 utiliza também o jato executivo Legacy, como VC-99B, e o jato regional ERJ-135 como VC-99C, todos ostentando a pintura branca com marcações em alta visibilidade. Interessante observar que no FAB-2550 a estrela está com as cores invertidas, fora do padrão.

Foto: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com

.

.

.

No dia 14 de maio, publicamos 21 novas fotos na página do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4105 decolando do Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina, no dia 09 de maio. Da mesma forma que as aeronaves anteriores, os F-39E FAB-4105 e FAB-4106 chegaram ao Brasil a bordo de um navio cargueiro e foram descarregados no Porto de Navegantes, de onde foram rebocados pelas ruas da cidade até o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder. A diferença é que desta vez as aeronaves não seguiram para a Embraer, em Gavião Peixoto, e sim para a Base Aérea de Anápolis. Essas aeronaves já chegaram com os IRST (Infra Red Search and Track) instalados e apresentavam um novo padrão de identificação, utilizando apenas o número da matrícula com quatro dígitos.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.


.

Visite o website Aviação em Floripa e conheça os detalhes da chegada dos F-39E FAB-4105 e FAB-4106

.


.

.

No dia 07 de maio, publicamos 12 novas fotos nas páginas de dois esquadrões de patrulha marítima: o 2º/7º GAv Esquadrão Phoenix, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, e o 3º/7º GAv Esquadrão Netuno, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará, e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, que possui dois esquadrões: o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf. Na imagem acima, o Embraer P-95BM Bandeirante Patrulha FAB-7108 do Esquadrão Phoenix na Base Aérea de Florianópolis, Santa Catarina, no dia 05 de maio, durante o EXOP Carranca 2023. Embora apresente a designação P-95B e a pintura antiga, o FAB-7108 é um P-95BM e serviu como protótipo do Programa de Modernização. Com o fim dos trabalhos, foi entregue em 2018 para o Esquadrão Phoenix para ser pintado posteriormente.

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

.


.

Visite o website Aviação em Floripa e conheça os detalhes do Exercício Operacional Carranca 2023

.


.

.

Na imagem acima, o Embraer P-95BM Bandeirante Patrulha FAB-7105 do Esquadrão Netuno durante o Portões Abertos realizado na Base Aérea de Manaus, Amazonas, no dia 16 de outubro de 2022. Embora apresente a designação P-95B, o FAB-7105 é um P-95BM modernizado, mas diferente do FAB-7108 do Esquadrão Phoenix, esse recebeu a nova camuflagem. O 2º/7º GAv e o 3º/7º GAv são os únicos esquadrões da Força Aérea Brasileira que utilizam o Bandeirante Patrulha.

Foto: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5FM Tiger II FAB-4812 do Primeiro Grupo de Aviação de Caça durante o evento para a comemoração do Dia da Aviação de Caça, realizado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril. Essa aeronave faz parte do lote de onze Tiger II (oito F-5E e 3 F-5F) que a Força Aérea Brasileira comprou em 2009 da Força Aérea da Jordânia, que os recebeu novos de fábrica entre 1975 e 1980. A FAB optou por modernizar apenas os biplaces (FAB-4810, FAB-4811 e FAB-4812), sendo que o FAB-4810 está no Esquadrão Pampa e o FAB-4811 foi perdido em acidente no dia 25 de maio de 2018. Essa aeronave tem quase 43 anos de uso e a sua desativação está prevista para ocorrer quando os primeiros SAAB F-39F Gripen assumirem as funções de treinamento dos novos pilotos de caça.

Foto: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br

.


.

.ABRIL

.


.

.

No dia 30 de abril, publicamos 12 novas fotos nas páginas de dois esquadrões de transporte sediados na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro: o 1º/1º GT Esquadrão Gordo e o 2º/2º GT Esquadrão Corsário. Na imagem acima, o Airbus C-30 FAB-2902 do Esquadrão Corsário no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, Amazonas, no dia 24 de abril de 2023. O 2º/2º GT está realizando missões de transporte aeroestratégico, apoio logístico, ações humanitárias e evacuação aeromédica com suas duas aeronaves, e se forem convertidas para o padrão MRTT (Multi-Role Tanker Transport), também poderão realizar missões de reabastecimento em voo.

Foto: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2853 do Esquadrão Gordo na final para pouso na Base Aérea de Anápolis, Goiás, no dia 27 de março de 2023. Essa aeronave retornou recentemente da Embraer, onde recebeu as modificações para o padrão operacional do FAB-2857 e juntos realizam missões de transporte aeroestratégico, apoio logístico, ações humanitárias, evacuação aeromédica e reabastecimento em voo. Com a entrada em serviço do FAB-2858 no 1º GTT Esquadrão Zeus, uma das aeronaves será transferida para o Esquadrão Gordo, que vai passar a contar com três aeronaves KC-390 em sua frota, além dos veteranos Lockheed C-130M e KC-130M Hercules.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 23 de abril, publicamos 6 novas fotos na página do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM FAB-5510 de uso compartilhado pelo Centauro e Poker em exposição na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, durante o evento para a comemoração do Dia da Aviação de Caça, realizado no dia 21 de abril. Essa foi a primeira vez que os A-1AM foram vistos publicamente com os emblemas dos dois esquadrões pintados no estabilizador vertical, e as quatro aeronaves estavam equipadas com duas bombas de exercício BAFG-230 (Bomba Aérea de Fins Gerais de 230 kg) no suporte duplo sob a linha central da fuselagem.

Foto: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br

.

.

.

Também no dia 23 de abril, publicamos 10 novas fotos nas páginas de quatro Esquadrões de Transporte Aéreo: o 1º ETA Esquadrão Tracajá, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará, o 3º ETA Esquadrão Pioneiro sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, o 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal e o 7º ETA Esquadrão Cobra, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Os seis Esquadrões de Transporte Aéreo da Força Aérea Brasileira utilizam uma grande variedade de aeronaves, a maioria delas movidas à hélice, como o C-95AM, C-95BM e C-95CM Bandeirante, C-97 Brasília, C-98 Caravan e C-98A Grand Caravan. O 6º ETA é o único que possui aeronaves à jato, o U-55C e o U-100. A previsão é que as aeronaves mais antigas (Bandeirante e Brasília) sejam substituídas pelos bimotores Cessna 408 SkyCourier.

Fotos 1 e 3: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com

Fotos 2 e 4: Gabriel Wallace Camargo - gabrielwallacecamargo@gmail.com

.

.

.

No dia 16 de abril, publicamos 10 novas fotos nas páginas do HU-2 Esquadrão Pegasus, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e do Batalhão Pantera, sediado no 3º Batalhão de Aviação do Exército em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) AH-15B Super Cougar N-4103 do Esquadrão Pegasus exposto na LAAD Defence & Security 2023, realizada entre os dias 11 e 14 de abril no RioCentro, na cidade do Rio de Janeiro. Essa aeronave está equipada com o radar Telephonics AN/APS-143C(V)3 OceanEye, torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red), sistemas de autoproteção com lançadores de chaff e flare, RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver), MAWS (Missile Approach Warning System) e o míssil antinavio MBDA AM 39 Exocet.

Foto: Luiz Padilha - padilha@defesaaereanaval.com.br

.


.

Visite o website Defesa Aérea e Naval e conheça os detalhes da LAAD 2023

.


.

.

Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-1A Pantera EB-2013 do Batalhão Pantera no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 16 de abril de 2023. Para celebrar a Semana do Exército, o Comando Militar do Oeste organizou uma grande exposição de veículos, armamentos e equipamentos de apoio, manutenção, resgate e comunicação, além de viaturas blindadas e tanques de guerra, com destaque para o HA-1A Fennec aberto para visitação e as missões simuladas de resgate em combate realizadas diariamente por um HM-1A Pantera.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 10 de abril, publicamos 12 novas fotos na página do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4103 exposto no evento realizado para comemorar o aniversário da BAAN, no dia 05 de abril. Essa aeronave está equipada com o IRST (Infra Red Search and Track) Leonardo Skyward-G fabricado na Itália. Esse equipamento realiza a busca e o rastreio de aeronaves por infravermelho durante as missões de defesa aérea.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

Durante o evento na BAAN, o nosso amigo Marco Aurélio do Couto Ramos recebeu o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira. Uma merecida homenagem a um dos maiores incentivadores da Cultura Aeronáutica Brasileira, um fotógrafo de aviação altamente motivado e um artista de aviation art dos mais talentosos. Colaborador do SPOTTER desde 2003, sempre esteve ao nosso lado, com sua imensa simpatia e amizade sincera. Parabéns Marcão!

Foto: Juliano Lisboa - contato@julianolisboa.com.br

.

.

.

No dia 02 de abril, publicamos 11 novas fotos nas páginas do Batalhão Coronel Ricardo Pavanello, sediado no 4º Batalhão de Aviação do Exército em Manaus, no Amazonas, e do HS-1 Esquadrão Guerreiro, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-4 Jaguar EB-5012 do 4º BAvEx na Base Aérea de Manaus durante o Portões Abertos realizado no dia 16 de outubro de 2022. A estrutura operacional do 4º BAvEx é composta por três Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), sendo a primeira com dez HM-1A Pantera, a segunda com quatro HM-2 Black Hawk e a terceira com seis HM-4 Jaguar. A missão do Batalhão Coronel Ricardo Pavanello é atender as necessidades do Exército Brasileiro na região Norte do Brasil, em especial as fronteiras com a Guiana, Venezuela, Colômbia e Peru.

Foto: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Sikorsky SH-16 Seahawk N-3035 do Esquadrão Guerreiro pousando no Navio-Aeródromo Multipropósito A140 Atlântico durante o Exercício ASPIRANTEX 2023, no dia 16 de janeiro. O Esquadrão Guerreiro tem a missão de detectar, localizar, acompanhar e atacar submarinos e alvos de superfície, mas também realiza tarefas secundárias como evacuação aeromédica, busca e salvamento, transporte aéreo logístico, lançamento de paraquedistas, infiltração e exfiltração de Fuzileiros Navais e Mergulhadores de Combate. O SH-16 Seahawk está equipado com o radar Telephonics AN/APS-143C(V)3 e o sonar de mergulho L3 Communications DS 100 HELRAS, além de uma torreta giratória com FLIR, TV, telêmetro e designador laser. Seu armamento é composto por torpedos Alliant Techsystems Mk.46, cargas de profundidade e mísseis Kongsberg AGM-119B Penguin Mk.2 de guiagem passiva por infravermelho.

Foto: Luiz Padilha - padilha@defesaaereanaval.com.br

.


.

.MARÇO

.


.

.

No dia 26 de março, publicamos 16 novas fotos nas páginas do HI-1 Esquadrão Garça, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro, e do Batalhão Pantera, sediado no 3º Batalhão de Aviação do Exército em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Bell IH-6B Jet Ranger III N-5052 do Esquadrão Garça sobrevoando o Navio-Aeródromo Multipropósito A140 Atlântico durante o Exercício ASPIRANTEX 2023, realizado pela Marinha do Brasil entre os dias 16 de janeiro e 01 de fevereiro. O Esquadrão Garça tem a missão de realizar a parte prática de voo do CAAvO (Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais), complementando o ensino teórico ministrado no CIAAN (Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira), com sede na BAeNSPA.

Foto: Luiz Padilha - padilha@defesaaereanaval.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Eurocopter HM-3 Cougar EB-4008 do Batalhão Pantera decolando do 3º Batalhão de Aviação do Exército, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 14 de fevereiro de 2023. A estrutura operacional do 3º BAvEx é composta por uma Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA) com seis HA-1A Fennec e duas Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), sendo a primeira com seis HM-1A Pantera e a segunda com quatro HM-3 Cougar. A sua missão é atender as missões do Exército Brasileiro na região Oeste do Brasil, em especial as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

No dia 20 de março, publicamos 13 novas fotos na página do GTE Grupo de Transporte Especial, que realiza suas missões com três esquadrões: GTE 1, GTE 2 e GTE 3, todos sediados na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. Na imagem acima, o Airbus VC-1 FAB-2101 "Santos Dumont" do GTE 1 na final para pouso no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O GTE 1 tem a missão de transportar o Presidente da República em viagens pelo Brasil e exterior, e além do Airbus VC-1 possui mais duas aeronaves Embraer VC-2: o FAB-2590 "Bartolomeu de Gusmão" e o FAB-2591 "Augusto Severo". À partir deste ano as missões de transporte presidencial de longa distância serão realizadas com os dois Airbus C-30 do Esquadrão Corsário.

Foto: Júlio Barbosa Vieira - barbosajulio344@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer VC-99B Legacy FAB-2580 do GTE 2 na final para pouso na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O GTE 2 tem a missão de transportar os Ministros de Estado e demais autoridades em viagens pelo Brasil e exterior, e além dos VC-99B Legacy possui os C-99A e VC-99A derivados do jato de transporte regional Embraer ERJ 145 e o VC-99C, derivado do Embraer ERJ 135. Em missões de transporte de autoridades de terceiro escalão ou para localidades onde o uso de um jato da família ERJ 145 seja inadequado, o GTE 2 solicita o apoio do 6º ETA Esquadrão Guará, também sediado na Base Aérea de Brasília.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) VH-36 Caracal FAB-8506 do GTE 3 no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O GTE 3 tem a missão de transportar o Presidente da República de um aeroporto que comporte as aeronaves VC-1 e VC-2 até o destino final da missão, trazendo de volta para o aeroporto de onde decolou. Além dos VH-36 Caracal de grande capacidade, o GTE 3 possui os Eurocopter VH-35 de pequeno porte, e quando a missão é para um local onde não seja adequado o envio dessas aeronaves, o GTE 3 solicita o apoio dos esquadrões Falcão, Harpia, Pantera, Pelicano e Puma, com seus UH-60L Black Hawk e H-36 Caracal.

Foto: Gabriel Wallace Camargo - gabrielwallacecamargo@gmail.com

.

.

.

No dia 13 de março, publicamos 11 novas fotos nas páginas do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro, e do 2º EIA Esquadrão Apolo, sediado na Academia da Força Aérea em Pirassununga, São Paulo. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2853 do Esquadrão Gordo pousando na pista 31 do Malta International Airport, na cidade de Luqa, em Malta, no dia 12 de fevereiro. A Embraer enviou essa aeronave para participar do Aero Índia 2023, realizado em Bangalore, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. O FAB-2853 é o primeiro KC-390 operacional da Força Aérea Brasileira e foi entregue no dia 04 de setembro de 2019 para o Esquadrão Zeus. No dia 25 de março de 2022 foi transferido para o Esquadrão Gordo, onde opera junto com o FAB-2857, que também foi utilizado pelo Esquadrão Zeus. A expectativa é que com a entrega do FAB-2858 para o Esquadrão Zeus, o Esquadrão Gordo receba mais uma aeronave.

Foto: Alan Cordina - alan.cordina1@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Neiva T-25C Universal FAB-1908 do Esquadrão Apolo exposto na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, durante o Domingo Aéreo realizado no dia 21 de agosto de 2022. Essa aeronave recebeu uma pintura especial para comemorar os 80 anos da Escola de Aeronáutica, criada no dia 25 de março de 1941, e que passou a se chamar Academia da Força Aérea em 10 de julho de 1969. No Curso de Formação de Oficiais Aviadores, os Cadetes Aviadores iniciam a instrução aérea primária e básica voando 75 horas no T-25 Universal. No quarto ano, realizam a instrução avançada no T-27 Tucano, voando cerca de 125 horas. O Segundo Esquadrão de Instrução Aérea possui quatro Esquadrilhas: Orion, Centaurus, Aquila e Leo.

Foto: Gabriel Wallace Camargo - gabrielwallacecamargo@gmail.com

.

.

.

No dia 06 de março, publicamos 15 novas fotos nas páginas do GEIV - Grupo Especial de Inspeção em Voo, sediado no Aeroporto Santos Dumont, e do 3º ETA Esquadrão Pioneiro, sediado na Base Aérea do Galeão, ambos na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Raytheon BAe IU-93M FAB-6052 pousando no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 19 de maio de 2022. Nesta atualização retiramos todas as fotos dos IU-93A, pois a Força Aérea Brasileira concluiu a modernização das quatro aeronaves para o padrão IU-93M, que receberam diversas melhorias no AFIS (Automatic Flight Inspection System) e no painel de inspeção SIERRA 9711, além da instalação do sistema de display integrado Pro Line 21, da Rockwell Collins. Além dos IU-93M, o GEIV conta ainda com os IU-50 Legacy, equipados com os sistemas eletrônicos NSM UNIFIS 3000, suíte de aviônica Rockwell Collins Pro Line Fusion e SVS (Synthetic Vision System). As aeronaves do GEIV tem a capacidade de aferir todos os instrumentos de auxílio de voo e procedimentos de navegação aérea utilizados no Brasil.

Foto: Gabriel Wallace Camargo

gabrielwallacecamargo@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer C-95CM Bandeirante FAB-2342 do Esquadrão Pioneiro decolando do Aeroporto Municipal de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, no dia 24 de agosto de 2022. Neste ano o Bandeirante vai completar 50 anos de operação na Força Aérea Brasileira, mas o FAB-2342 era originalmente um C-95C e foi entregue para o 6º ETA Esquadrão Guará em 1990. Em 2012, depois de modernizado para o padrão C-95CM, ele foi entregue ao Esquadrão Pioneiro, e este ano vai completar 33 anos de operação na FAB. No dia 20 de janeiro deste ano, em reunião com o Ministro da Defesa e o Presidente da República, o Comandante da FAB anunciou que o Cessna 408 SkyCourier estava inserido no Projeto Estratégico da nova gestão, como a aeronave que vai substituir os C-95AM, C-95BM e C-95CM, e muito provavelmente substituirá também o C-97 Brasília. 

Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

.


.

.FEVEREIRO

.


.

.

No dia 27 de fevereiro, publicamos 9 novas fotos nas páginas dos dois esquadrões da Força Aérea Brasileira que utilizam o Embraer U-100 Phenom: o 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, e o IPEV - Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, sediado no DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em São José dos Campos, São Paulo. Na imagem acima, o Embraer U-100 Phenom FAB-3701 do Esquadrão Guará pousando na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 17 de janeiro de 2023. O U-100 é uma versão militar do jato executivo Phenom 100 e no 6º ETA é utilizado em missões de transporte aerologístico e TOTEQ (Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipe), onde a sua alta velocidade proporciona um deslocamento mais rápido entre o local da captação e o hospital onde será feito o transplante.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer U-100 Phenom FAB-3702 do IPEV taxiando no Aeroporto Municipal de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, no dia 17 de agosto de 2022. No IPEV essa aeronave é utilizada em missões de transporte aerologístico e no Curso de Ensaios em Voo - Asa Fixa, ministrado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Neste ano o CEV-AF vai completar 33 anos de atividades, é o único do tipo certificado na América Latina e forma pilotos e engenheiros de ensaio experimental de asa fixa para as nossas Forças Armadas e diversas outras nações.

Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

.

.

.

No dia 20 de fevereiro, publicamos 12 novas fotos nas páginas do 1º ETA Esquadrão Tracajá, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará, e do 1º/11º GAv Esquadrão Gavião, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2017 do Esquadrão Tracajá pousando na BABE após realizar uma missão de transporte de pessoal entre as diversas localidades na parte oriental da Amazônia. Embora os outros ETAs (2º, 3º, 5º, 6º e 7º) utilizem o C-97 na cor cinza, o Esquadrão Tracajá mantém o FAB-2017 pintado de branco brilhante com o objetivo de ajudar a refletir e dispersar os raios solares, amenizando o calor extremo da região onde atua e aumentando a durabilidade da pintura. No estabilizador vertical está o tracajá alado, símbolo do 1º ETA. O seu lema é "Devagar, mas chego lá", representando os lendários hidroaviões Catalina, que eram lentos mas sempre cumpriam suas missões.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.

.

.

Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) H-50 Esquilo FAB-8780 do Esquadrão Gavião na Academia da Força Aérea em Pirassununga, São Paulo, no dia 21 de agosto de 2022. Com o objetivo de proporcionar mais segurança aos alunos e instrutores do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, o 1º/11º GAv mantém em caráter permanente um H-50 Esquilo sediado na AFA, com tripulação e equipamentos adequados para cumprir missões de Busca e Salvamento. No último trimestre de 2022, a Força Aérea Brasileira assinou o contrato de compra de doze H-125, a versão militarizada do Helibras (Airbus Helicopters) H125, com previsão de início das entregas em 2024.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

.

.

.

No dia 13 de fevereiro, publicamos 11 novas fotos nas páginas do 1º EIA Esquadrão Cometa, sediado na Academia da Força Aérea em Pirassununga, São Paulo, e do 3º/7º GAv Esquadrão Netuno, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará. Na imagem acima, o Embraer T-27M Tucano FAB-1312 do Esquadrão Cometa pousando na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 14 de dezembro de 2022. Interessante observar que essa aeronave já foi modernizada mas ainda está com a pintura tradicional, e isso se deve à decisão da Força Aérea Brasileira de priorizar a implantação de aeronaves com novos aviônicos no Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea, deixando para aplicar a nova pintura somente quando as aeronaves seguirem para revisão de rotina no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

.

.

.

Na imagem acima, o Embraer P-95BM Bandeirante Patrulha FAB-7100 do Esquadrão Netuno taxiando na Base Aérea de Belém. Atualmente a Força Aérea Brasileira possui somente dois esquadrões que utilizam o P-95BM, sendo o Esquadrão Netuno responsável pelo patrulhamento do litoral norte e da foz do rio Amazonas, com suas dezenas de ilhas e extensas regiões alagadas, e o Esquadrão Phoenix, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, responsável pelo patrulhamento do litoral sul. O P-95BM está equipado com um radar de busca Selex Seaspray 5000E para detecção de alvos marítimos em distâncias superiores a 350 km e equipamentos de comunicação, navegação e fotográficos, MAE, EW, ELINT e SIGINT, podendo ser armado com lançadores múltiplos Equipaer EQ-LMF-70 para sete foguetes de 70 mm.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

.

.

.

Na primeira atualização de 2023, publicamos 13 novas fotos nas páginas de quatro esquadrões participantes do Exercício ASPIRANTEX 2023: VF-1 Esquadrão Falcão, HA-1 Esquadrão Lince, HU-2 Esquadrão Pegasus e HI-1 Esquadrão Garça, todos sediados na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. O Exercício ASPIRANTEX 2023 foi realizado pela Marinha do Brasil entre os dias 16 de janeiro e 01 de fevereiro e os helicópteros estavam embarcados na Fragata F44 Independência e no Navio-Aeródromo Multipropósito A140 Atlântico, enquanto os AF-1B e AF-1C Falcão foram deslocados para a Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina.

Fotos: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

.


.

Visite o website Aviação em Floripa e conheça os detalhes do Exercício ASPIRANTEX 2023

.


.

VOLTAR

.


.

.

Copyright © 2001 - 2024 - WWW.SPOTTER.COM.BR - Todos os direitos reservados.

LEI INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE ARTÍSTICA E LITERÁRIA.

 

Para todo documento (fotografia, ilustração ou qualquer reportagem) publicada nesta página, SPOTTER tem reservado todos os direitos, inclusive para o caso de concessão de patente ou modelo registrado. Sem nossa prévia autorização por escrito e devidamente confirmada não pode ser reproduzido nenhum documento, seja por meios convencionais ou digitais nem posto ao alcance de terceiras pessoas sem o respectivo crédito original e nem deve ser utilizado de outro modo ilicitamente pelo receptor ou terceira pessoa. As contravenções obrigam a indenização por eventuais prejuízos.

 

Copyright © 2001 - 2024 - WWW.SPOTTER.COM.BR - All rights reserved.

INTERNATIONAL LAW OF ARTISTIC AND LITERARY PROPERTY.


For every document (picture, illustration or any report) published in this page, SPOTTER has guaranteed all the rights, besides for the case of patent concession or registered model. Without our previous authorization in writing and properly confirmed any document cannot be reproduced, be for conventional means or digital for position to the third people's reach without the respective original credit and for it should be used in another way illicitly for the receiver or third person. The misdemeanors force the compensation for eventual damages.

 

Copyright © 2001 - 2024 - WWW.SPOTTER.COM.BR - Reservados todos los derechos.

LEY INTERNACIONAL DE PROPRIEDAD ARTISTICA Y LITERARIA.

 

Para todo documento (fotografía, ilustración o cualquier reportaje) publicado en esta pagina, SPOTTER se reserva todos los derechos, incluso para el caso de concesión de patente o modelo registrado. Sin nuestra previa autorización por escrito y debidamente confirmada no debe ser reproducido ningún documento, ya sea por medios convencionales o digitales ni puesto al alcance de terceras personas sin el respectivo crédito original y tampoco debe ser utilizado de otro modo ilícitamente por el receptor o tercera persona. Las contravenciones obligan a indemnización por perjuicios.