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Na primeira atualização de 2025, publicamos 25 novas fotos na página do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. Durante o Exercício Multinacional CRUZEX 2024 o 1º/14º GAv utilizou seis Northrop/Embraer F-5EM Tiger II (FAB-4820, FAB-4834, FAB-4841, FAB-4846, FAB-4861 e FAB-4867) e um F-5EM Tiger II (FAB-4807), realizando missões de interceptação, muitas delas em parceria com os Boeing (McDonnell Douglas) F-15C Eagle da Força Aérea dos Estados Unidos. Foto 1: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br Foto 2: Fabrizio Sartorelli - fsartorelli@yahoo.com.br |
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.DEZEMBRO 2024 |
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Na última atualização de 2024, publicamos 25 novas fotos na página do VF-1 Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. O VF-1 foi o único esquadrão da Marinha do Brasil que participou do Exercício Multinacional CRUZEX 2024, realizando missões de ataque ao solo com o AF-1B N-1004 e o AF-1C N-1021, atuando como parte das "forças azuis" e das "forças vermelhas". As fotos dos outros esquadrões brasileiros serão publicadas em nossas próximas atualizações. Foto 1: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br Foto 2: Fabrizio Sartorelli - fsartorelli@yahoo.com.br |
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No dia 15 de dezembro, publicamos 32 novas fotos na página do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, composto pelo 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O 1º GAvC realizou missões de interceptação no Exercício Multinacional CRUZEX 2024 com os F-5EM FAB-4851, FAB-4857, FAB-4864 e FAB-4876, e o F-5FM FAB-4812. O FAB-4866 foi perdido em acidente no dia 22 de outubro durante um voo de preparação para o exercício. As fotos dos F-5EM e F-5FM do 1º/14º GAv, além dos outros esquadrões brasileiros, serão publicadas em nossas próximas atualizações. Foto 1: Fabrizio Sartorelli - fsartorelli@yahoo.com.br Foto 2: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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No dia 08 de dezembro, publicamos 36 novas fotos nas páginas de dois esquadrões que utilizaram o A-29A e A-29B Super Tucano em missões de ataque no Exercício Multinacional CRUZEX 2024: o 1º/3º GAv Esquadrão Escorpião, sediado na Base Aérea de Boa Vista, em Roraima, e o 2º/3º GAv Esquadrão Grifo, sediado na Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia. O Escorpião participou com os A-29B FAB-5921, FAB-5927, FAB-5946 e FAB-5959, e o Grifo participou com o A-29A FAB-5705 e os A-29B FAB-5924, FAB-5926 e FAB-5936, atuando como parte das "forças azuis" e das "forças vermelhas". As fotos dos Super Tucanos do 3º/3º GAv e do 2º/5º GAv serão publicadas em nossas próximas atualizações. Foto 1: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br Foto 2: Fabrizio Sartorelli - fsartorelli@yahoo.com.br |
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No dia 01 de dezembro, publicamos 20 novas fotos na página do 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Durante o Exercício Multinacional CRUZEX 2024, o Esquadrão Guardião empregou os Embraer E-99M FAB-6700 e FAB-6703 em missões de Alarme Aéreo Antecipado, Comando e Controle, e o R-99 FAB-6750 em missões de vigilância do campo de batalha. Nesta edição do exercício, o 2º/6º GAv era o único esquadrão com capacidade de realizar missões AEW&C (Airborne Early Warning and Control), e por isso um E-99M atuou como parte das "forças azuis" e o outro com as "forças vermelhas", enquanto o R-99 atuou em benefício de todos os participantes. Foto 1: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br Foto 2: Fabrizio Sartorelli - fsartorelli@yahoo.com.br |
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.NOVEMBRO |
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No dia 24 de novembro, publicamos 43 novas fotos nas páginas dos dois esquadrões brasileiros que participaram do Exercício Multinacional CRUZEX 2024 com o Embraer KC-390 Millennium: o 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e o 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. O Esquadrão Gordo empregou o FAB-2857 para missões de lançamento de paraquedistas e o FAB-2859 para missões de reabastecimento em voo. O Esquadrão Zeus empregou o FAB-2855 para missões de lançamento de paraquedistas e o FAB-2858 para missões de reabastecimento em voo. A Força Aérea Portuguesa participou com o KC-390 FAP-26902 da Esquadra 506 Rinocerontes, sediada na Base Aérea de Beja, realizando missões de lançamento de paraquedistas. Fotos 1 e 3: Fabrizio Sartorelli - fsartorelli@yahoo.com.br Fotos 2 e 4: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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No dia 17 de novembro, publicamos 40 novas fotos na página do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O Exercício Multinacional CRUZEX 2024 contou com a presença de quatro A-1AM (FAB-5500, FAB-5504, FAB-5523 e FAB-5526) e um A-1BM (FAB-5654), realizando missões de ataque ao solo e reconhecimento tático. Esse foi o último exercício operacional com a participação dos A-1AM e A-1BM, que serão desativados no primeiro semestre de 2025. Fotos 1 e 2: Fabrizio Sartorelli - fsartorelli@yahoo.com.br Fotos 3 e 4: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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No dia 10 de novembro, começamos a publicar as fotos dos esquadrões brasileiros que participaram do Exercício Multinacional CRUZEX 2024, realizado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 03 e 15 deste mês. O primeiro a ser atualizado foi o 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, com 23 fotos dos dias 04, 05 e 06 de novembro. Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4107 retornando para a BANT no segundo dia do exercício, quando a Força Aérea Brasileira apresentou ao público um F-39E armado com os mísseis ar-ar Diehl Defence Iris-T e MBDA System Meteor. Foto: Fabrizio Sartorelli - fsartorelli@yahoo.com.br |
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No dia 03 de novembro, publicamos 23 novas fotos na página do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. A estrutura do GTE é composta por três esquadrões: o GTE 1 para o transporte do presidente e vice-presidente com os VC-1 e VC-2, o GTE 2 para o transporte de autoridades do segundo escalão com os C-99A, VC-99A, VC-99B e VC-99C, e o GTE 3 para o transporte do presidente, com os helicópteros VH-35 e VH-36. Para facilitar a navegação, a página original foi dividida em três e os oito modelos de aeronaves foram separados dentro das páginas de seus respectivos esquadrões. Entre as 23 fotos publicadas, algumas são de anos anteriores e foram inseridas na ordem cronológica. Foto 1: José Romeu Dittmar - joseromeu9999@gmail.com Foto 2: Arthur Drusian Ribeiro - arthurdrusian@gmail.com Foto 3: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com |
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No dia 27 de outubro, publicamos 21 novas fotos nas páginas do 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e de três esquadrões que utilizam os Embraer C-95AM e C-95BM Bandeirante: o IPEV Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, sediado em São José dos Campos, São Paulo, o 3º ETA Esquadrão Pioneiro, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro e o 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5910 do Esquadrão Flecha na cerimônia do Dia do Aviador realizada na Base Aérea de Brasília, no dia 23 de outubro de 2024. O FAB-5910 recebeu uma pintura especial para representar o Republic P-47D Thunderbolt do Primeiro Grupo de Caça que foi pilotado pelo Capitão-Aviador Fortunato Câmara de Oliveira, que cumpriu 56 missões de combate durante a Segunda Guerra Mundial e criou o emblema "Senta a Púa!" Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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Na imagem acima, o C-95AM Bandeirante FAB-2283 do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo decolando da Base Aérea de Campo Grande no dia 19 de julho de 2024, o C-95BM Bandeirante FAB-2319 do Esquadrão Guará pousando da Base Aérea de Campo Grande no dia 26 de agosto de 2024 e o C-95BM Bandeirante FAB-2346 do Esquadrão Pioneiro taxiando na Academia da Força Aérea em Pirassununga, São Paulo, durante o Domingo Aéreo 2024 realizado no dia 01 de setembro. Fotos 1 e 2: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br Foto 3: Arthur Drusian Ribeiro - arthurdrusian@gmail.com |
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No dia 20 de outubro, publicamos 16 novas fotos nas páginas dos dois esquadrões responsáveis pela vigilância da fronteira oeste do Brasil: o 2º/3º GAv Esquadrão Grifo, sediado na Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia, e o 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Embraer A-29A Super Tucano FAB-5704 do Esquadrão Grifo retornando para a BAPV no dia 19 de junho de 2024. Trabalhando de forma integrada, o 2º/3º GAv realiza missões de vigilância nas fronteiras com o Peru e a parte norte da Bolívia, enquanto o 3º/3º GAv realiza suas missões nas fronteiras com a parte sul da Bolívia e o Paraguai. A atuação dos esquadrões Grifo e Flecha é em conjunto com outras Unidades da FAB, principalmente o 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis e que opera as aeronaves Embraer E-99M equipadas com radares para alerta aéreo antecipado, além dos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) das respectivas regiões, que possuem radares de solo com grande alcance. Foto: Alison Rodrigues - alisonrlima@hotmail.com |
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Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5940 do Esquadrão Flecha retornando para a BACG no dia 25 de julho de 2024. Além de cumprir missões de vigilância nas fronteiras com a parte sul da Bolívia e o Paraguai, o 3º/3º GAv é uma Unidade de Formação de Líderes de Esquadrilhas de Caça da Força Aérea Brasileira, o que demanda uma alta quantidade de horas de voo ao longo de todo o ano, utilizando os A-29A e A-29B equipados com duas metralhadoras FN Herstal M3P calibre .50 (12,7 mm) instaladas internamente nas asas e cinco suportes para até 1.550 kg de cargas externas, como bombas BAFG-230 e lançadores múltiplos Equipaer EQ-LMF-70 para sete e dezenove foguetes de 70 mm. Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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No dia 13 de outubro, publicamos 17 novas fotos nas páginas de quatro esquadrões de helicópteros da Força Aérea Brasileira: 3º/8º GAv Esquadrão Puma (Base Aérea de Santa Cruz - RJ), 7º/8º GAv Esquadrão Harpia (Base Aérea de Manaus - AM), 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano (Base Aérea de Campo Grande - MS) e 1º/11º GAv Esquadrão Gavião (Base Aérea de Natal - RN). Entre as Unidades Aéreas de Asas Rotativas da FAB, o 1º/8º GAv, 3º/8º GAv, 5º/8º GAv e 7º/8º GAv realizam missões de transporte tático, infiltração e exfiltração de tropas e busca e salvamento em combate (C-SAR), o 2º/10º GAv as missões de busca e salvamento (SAR), o 1º/11º GAv as missões de instrução, o GTE as missões de transporte VIP e o IPEV os voos de ensaios. Foto 1: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com Foto 2: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com Foto 3: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br Foto 4: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com |
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No dia 06 de outubro, publicamos 6 novas fotos na página do 2º EIA Esquadrão Apolo, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. Na imagem acima, os Neiva T-25A Universal FAB-1862, FAB-1943 e FAB-1945 e o T-25C Universal FAB-1836 sobrevoando a AFA durante o Domingo Aéreo 2024 realizado no dia 01 de setembro. No segundo ano na Academia da Força Aérea, os Cadetes do Curso de Formação de Oficiais Aviadores iniciam a instrução aérea primária e básica voando 75 horas nos T-25A e T-25C do 2º EIA, que possui quatro esquadrilhas: Orion, Centaurus, Aquila e Leo. Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com |
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Também no dia 06 de outubro, publicamos 12 novas fotos nas páginas de seis esquadrões de helicópteros da Marinha do Brasil: HA-1 Esquadrão Lince, HI-1 Esquadrão Garça, HS-1 Esquadrão Guerreiro, HU-1 Esquadrão Águia e HU-2 Esquadrão Pegasus, sediados na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e do HU-91 Esquadrão Tucano, sediado na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, no Amazonas. Fotos 1 a 5: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com Foto 6: Wiliam Braun - wiliambraun@hotmail.com |
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No dia 29 de setembro, publicamos 12 novas fotos nas páginas do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. No dia 27 de setembro o Esquadrão Gordo recebeu o FAB-2859, o sétimo KC-390 Millennium entregue para a Força Aérea Brasileira. Após uma rápida cerimônia na Embraer em Gavião Peixoto, o FAB-2859, equipado com dois casulos Cobham 912E WARP (Wing Aerial Refuelling Pod) sob as asas, foi enviado diretamente para a Base Aérea de Santa Maria, com o objetivo de realizar exercícios de reabastecimento em voo com os A-1AM e A-1BM dos esquadrões Centauro e Poker. Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com |
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Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1BM FAB-5654 de uso compartilhado pelos esquadrões Centauro e Poker retornando para a Base Aérea de Santa Maria no dia 28 de setembro, após realizar uma missão de reabastecimento em voo com o KC-390 Millennium FAB-2859 do Esquadrão Gordo. Entre os dias 1º e 20 de setembro dois A-1AM (FAB-5523 e FAB-5526) ficaram sediados na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para cumprir missões de reconhecimento tático durante a Operação Ágata Fronteira Oeste 2024. Com a desativação prevista para o primeiro trimestre de 2025, essa foi a última participação dos A-1AM e A-1BM nas operações Ágata, e se participarem da CRUZEX 2024 será a última atuação em exercícios operacionais da Força Aérea Brasileira. Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com |
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No dia 22 de setembro, publicamos 13 novas fotos nas páginas do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do VF-1 Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4101 do Esquadrão Jaguar realizando uma passagem baixa sobre a Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, durante o Domingo Aéreo 2024 realizado no dia 01 de setembro. O FAB-4101 foi o primeiro F-39E entregue para Esquadrão Jaguar, que depois recebeu o FAB-4102, FAB-4103, FAB-4104, FAB-4105, FAB-4106 e FAB-4107. O FAB-4108 chegou no Porto de Navegantes, em Santa Catarina, no dia 23 de setembro e vai ser entregue ao Esquadrão Jaguar ainda este mês. Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com |
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Na imagem acima, o McDonnell Douglas/Embraer AF-1C Falcão N-1021 do Esquadrão Falcão pousando na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 04 de setembro de 2024. Em setembro de 1998 o Esquadrão Falcão recebeu vinte e três McDonnell Douglas A-4KU e TA-4KU Skyhawk operados anteriormente pelo Kuwait, sendo vinte monoplaces e três biplaces, designados na Marinha do Brasil como AF-1 e AF-1A Falcão. Em maio de 2015, o Esquadrão Falcão começou a receber as sete aeronaves modernizadas pela Embraer: os monoplaces AF-1B N-1001, N-1004, N-1008, N-1011 e N-1013, e os biplaces AF-1C N-1021 e N-1022. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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No dia 15 de setembro, publicamos 20 novas fotos nas páginas dos quatro esquadrões que operam Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) na Forças Armadas Brasileiras: 1º/12º GAv Esquadrão Hórus, sediado na Base Aérea de Santa Maria, 1º/7º GAv Esquadrão Orungan, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, 1º BAvEx Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves, sediado na Base de Aviação do Exército de Taubaté e QE-1 Esquadrão Harpia, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Na imagem acima, o Elbit Systems / AEL Sistemas RQ-900 Hermes FAB-7812 do Esquadrão Hórus na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 12 de setembro de 2024. Atualmente o 1º/12º GAv opera com dois RQ-900 com as matrículas FAB-7811 e FAB-7812, mas a Força Aérea Brasileira já encomendou mais um, que vai receber a matrícula FAB-7813 e vai substituir o FAB-7810, perdido em acidente no dia 07 de maio de 2024. Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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Na imagem acima, um dos IAI RQ-1150 Heron I do Esquadrão Orungan na Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro, no dia 22 de abril de 2022. Em agosto de 2020, a Força Aérea Brasileira recebeu dois RQ-1150 que anteriormente eram operados pelo Ministério da Segurança Pública / Polícia Federal e repassou ao Esquadrão Orungan, que ativou a Esquadrilha IVR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) com a função de disseminar conhecimentos e doutrinas relacionadas ao emprego conjunto dos P-3AM com os RQ-1150. Foto: João Paulo Zeitoun Moralez joaopaulo@hunterpress.com.br |
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Na imagem acima, o XMobots V2-1 Nauru 1000C EB-7201 do 1º BAvEx na Base de Aviação do Exército de Taubaté, em São Paulo, no dia 03 de setembro de 2024. O V2-1 Nauru é um RPA VTOL (Remotely Piloted Aircraft / Vertical Take-Off and Landing) desenvolvido pela empresa brasileira XMobots, equipado com um motor convencional para o voo horizontal e oito motores elétricos que permitem a decolagem e o pouso vertical, para cumprir missões táticas de comando, controle, vigilância, segurança, reconhecimento e monitoramento de fronteiras. Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br |
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Na imagem acima, o Insitu-Boeing RQ-1 ScanEagle N-8001 do Esquadrão Harpia na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro, no dia 31 de agosto de 2024. A Marinha do Brasil adquiriu seis RQ-1 ScanEagle (matriculados N-8001 a N-8006) para realizarem missões de controle naval do tráfego, inspeção naval, prevenção de ilícitos, pirataria, terrorismo, monitoramento de desastres ambientais e busca e salvamento. Foto: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com |
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No dia 08 de setembro, publicamos 14 novas fotos nas páginas do 1º EIA Esquadrão Cometa, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, e do 2º BAvEx Batalhão Guerreiro, sediado na Base de Aviação do Exército de Taubaté, ambas em São Paulo. Na imagem acima, os Embraer T-27M Tucano FAB-1444, FAB-1359, FAB-1394 e FAB-1430 sobrevoando a AFA durante o Domingo Aéreo 2024 realizado no dia 01 de setembro. As fotos de todos os esquadrões participantes serão publicadas em nossas próximas atualizações semanais. Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com |
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Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-1A Pantera EB-2007 do Batalhão Guerreiro em exposição estática no Portões Abertos 2024 realizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, no dia 31 de agosto. As fotos de todos os esquadrões participantes serão publicadas em nossas próximas atualizações semanais. Foto: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com |
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No dia 01 de setembro, publicamos 22 novas fotos nas páginas do 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf, sediados na Base Aérea de Santa Cruz, e do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, ambas no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4865 de uso compatilhado pelo 1º/1º GAvC e 2º/1º GAvC pousando na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 20 de agosto de 2024. Embora o Esquadrão Jaguar já esteja operando com os F-39E Gripen, a Força Aérea Brasileira ainda está mantendo alguns Tiger II do 1º GAvC e do 1º/14º na BAAN para cumprirem as missões de Alerta de Defesa Aérea enquanto o Gripen não atinge a sua capacidade operacional completa. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 do Esquadrão Gordo na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 07 de agosto durante o EXTEC Airlift 2024. O KC-390 está equipado com dois turbofans Pratt & Whitney IAE V2500-E5 com 31.300 libras de empuxo e tem capacidade para transportar 23 toneladas, realizando missões de transporte e lançamento de cargas, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, ajuda humanitária e combate a incêndios florestais, utilizando o MAFFS II (Modular Airborne Fire Fighting System). Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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No dia 25 de agosto, publicamos 19 novas fotos nas páginas do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e de quatro Esquadrões de Transporte Aéreo que participaram da RAT 2024: 1º ETA Esquadrão Tracajá, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará, 5º ETA Esquadrão Pégaso, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal e 7º ETA Esquadrão Cobra, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4102 do Esquadrão Jaguar pousando na BAAN no dia 08 de agosto. Essa aeronave está equipada com o tanque de combustível no cabide central, que será a configuração-padrão a ser utilizada pela Força Aérea Brasileira. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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Na imagem acima, os Embraer C-97 Brasília FAB-2017 do 1º ETA, FAB-2008 do 5º ETA, FAB-2015 do 7º ETA e FAB-2003 do 6º ETA na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde foi realizada a Reunião da Aviação de Transporte (RAT 2024) nos dias 07, 08 e 09 de agosto, com a presença dos integrantes dos 13 esquadrões de transporte da Força Aérea Brasileira. Neste ano a RAT não realizou as tradicionais competições aéreas, somente palestras, sendo uma excelente oportunidade para o aperfeiçoamento da doutrina e troca de experiências, além de proporcionar a confraternização entre as Unidades Aéreas. Fotos: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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No dia 18 de agosto, publicamos 32 novas fotos nas páginas dos dois esquadrões que participaram do EXTEC Airlift 2024 com o C-105A Amazonas: o 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas, e o 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2810 do Esquadrão Onça decolando da BACG para realizar uma missão de lançamento de carga. Essa aeronave ainda ostenta a pintura especial em comemoração aos 15 anos de operação do Amazonas e os 53 anos de criação do 1º/15º GAv. Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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Na imagem acima, CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2809 do Esquadrão Arara decolando da Base Aérea de Campo Grande. Durante o EXTEC Airlift 2024 o 1º GT, o 1º GTT, o 1º/9º GAv e o 1º/15º GAv realizaram missões de lançamento de carga em três Zonas de Lançamento na região de Campo Grande e operaram também em Bonito, que serviu como uma base avançada. Como parte do treinamento, os esquadrões realizavam a "decolagem americana", quando a aeronave sai do chão mas segue em baixa altitude e acelerando sobre a pista, para subir abruptamente e reduzir a exposição ao inimigo. Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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No dia 11 de agosto, publicamos 26 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 1º/12º GAv Esquadrão Hórus, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2854 do Esquadrão Zeus e o FAB-2857 do Esquadrão Gordo retornando para a Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ao entardecer do dia 06 de agosto, depois de realizar a primeira missão de lançamento de carga com dois KC-390 durante o Exercício Técnico Airlift 2024. Nas próximas atualizações vamos publicar as fotos das aeronaves dos outros dois esquadrões participantes do EXTEC Airlift, o Arara e o Onça, além das aeronaves participantes da Reunião da Aviação de Transporte (RAT 2024), realizada na BACG nos dias 07, 08 e 09 de agosto. Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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Na imagem acima, o Elbit Systems / AEL Sistemas RQ-900 Hermes FAB-7812 do Esquadrão Hórus na Base Aérea de Campo Grande, no dia 07 de agosto. Essa aeronave está sendo utilizada no monitoramento e localização de focos de incêndios que estão ocorrendo na região do Pantanal, utilizando os seus sensores térmicos durante voos noturnos. As informações coletadas são enviadas para o Centro de Comando da Operação Pantanal II, que coordena as equipes civis e militares que estão atuando no solo. Nesta atualização retiramos as fotos dos RQ-450, que já foram desativados pelo 1º/12º GAv. Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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No dia 04 de agosto, publicamos 25 novas fotos nas páginas do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2855 do Esquadrão Gordo decolando da Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 31 de julho durante o Exercício Técnico Airlift 2024, que está sendo realizado na BACG com a participação dos esquadrões Arara, Gordo, Onça e Zeus. Em maio de 2024 o Esquadrão Zeus emprestou o FAB-2855 ao Esquadrão Gordo para ser utilizado temporariamente até o retorno do FAB-2853, que se encontra em manutenção desde julho de 2023. A previsão é que o FAB-2859 seja entregue este ano ao Gordo e assim o FAB-2855 retornará para o Zeus. Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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Na imagem acima, o Embraer VC-2 FAB-2591 "Augusto Severo" decolando da Base Aérea de Campo Grande ao entardecer do dia 31 de julho, depois de permanecer de prontidão como aeronave reserva durante a visita do Presidente da República a Corumbá, com o objetivo de vistoriar as operações de combate aos incêndios que ocorrem na região do Pantanal. O GTE está subordinado ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GabAer) e atua em coordenação com a Assessoria de Relações Públicas do GabAer e a Assessoria do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, realizando as missões solicitadas pelo Palácio do Planalto. A sua frota está dividida entre o GTE 1 (VC-1 e VC-2), GTE 2 (C-99A, VC-99A, VC-99B e VC-99C) e GTE 3 (VH-35 e VH-36). Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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No dia 28 de julho, publicamos 16 novas fotos nas páginas do 2º ETA Esquadrão Pastor, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, 3º ETA Esquadrão Pioneiro, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, 5º ETA Esquadrão Pégaso, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul e 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. Nas imagens acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2020 do Esquadrão Pastor decolando da BACG no dia 19 de julho, o Embraer C-97 Brasília FAB-2012 do Esquadrão Pioneiro no Aeroporto de São José do Rio Preto no dia 04 de maio, o Embraer C-95BM Bandeirante FAB-2330 do Esquadrão Pégaso decolando da BACG no dia 25 de julho e o Embraer C-97 Brasília FAB-2004 do Esquadrão Guará decolando do Aeroporto de Congonhas no dia 02 de julho. Os ETAs (Esquadrão de Transporte Aéreo) realizam missões de transporte aeroterrestre, logístico, lançamento de cargas e evacuação aeromédica dentro da região onde está o seu Comando Aéreo Regional (COMAR). Fotos 1 e 3: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br Foto 2: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com Foto 4: Ricardo Hebmüller - rhebmuller@gmail.com |
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No dia 21 de julho, publicamos 12 novas fotos nas páginas do 1º BAvEx Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves e 2º BAvEx Batalhão Guerreiro, ambos sediados na Base de Aviação do Exército de Taubaté, em São Paulo. Entre os dias 03 e 21 de junho de 2024, o Comando de Aviação do Exército realizou a Operação Três Luas, um exercício de combate simulado com o objetivo de completar o adestramento da Brigada de Aviação do Exército. No dia 13 de junho foi realizado o Apronto Operacional, quando a Organização Militar demonstra a sua condição de preparo para o emprego dos seus meios disponíveis. Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) HA-1A Fennec EB-1023 do 1º BAvEx equipado com duas metralhadoras FN Herstal AE M3P calibre .50 para missões de ataque ao solo. Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br |
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Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-1A Pantera EB-2003 do 2º BAvEx equipado com duas metralhadoras FN Herstal MAG calibre 7,62 mm para missões de infiltração e resgate em combate. Atuando de forma conjunta, o 1º BAvEx está equipado com os HA-1A Fennec e HM-4 Jaguar, e o 2º BAvEx com os HM-1A Pantera e HM-3 Cougar, cumprindo todas as missões determinadas pela Brigada de Aviação do Exército. Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br |
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Visite o website Defesa Aérea & Naval e conheça os detalhes da Operação Três Luas |
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No dia 14 de julho, publicamos 14 novas fotos nas páginas do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea / Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. No dia 12 de julho a BACG realizou uma cerimônia militar para celebrar o Dia da Aviação de Busca e Salvamento, com a presença de diversas autoridades civis e militares. A aniversário da Aviação SAR é no dia 26 de junho, mas o evento foi adiado para aguardar o retorno dos integrantes do 2º/10º GAv que ainda estavam participando de missões no Rio Grande do Sul. A camuflagem dos SC-105 Amazonas SAR estão com cores muito diferentes devido ao desgaste acentuado da tinta verde aplicada na fábrica da Airbus. O primeiro a chegar foi o FAB-6550 em 2017, sem a sonda de reabastecimento, mas em 2021 ele foi repintado no Brasil e retornou para a Espanha para receber o equipamento. O FAB-6551 chegou em 2019 e o FAB-6552 em 2020 e já vieram equipados com a sonda, por isso estão com a pintura original. Com o passar dos anos e a agressividade do clima tropical, as aeronaves com a tinta espanhola estão apresentando uma coloração marrom. Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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Na imagem acima, os Embraer A-29A Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça chegando no Aeroporto Municipal de São José do Rio Preto, São Paulo, no dia 04 de maio de 2024. Esse deslocamento, que contou com o apoio de um C-97 Brasília do Esquadrão Pioneiro, teve o objetivo de facilitar a logística entre as apresentações nas cidades de Macaubal no dia 04 e em Catanduva no dia 05. A Esquadrilha da Fumaça permaneceu em São José do Rio Preto até o dia 06 e retornou para a Academia da Força Aérea em Pirassununga. Como as fotos são anteriores ao Arraiá Aéreo realizado em 09 de junho, elas foram inseridas na ordem cronológica. Foto: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com |
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No dia 07 de julho, publicamos 12 novas fotos nas páginas do 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado no 3º Batalhão de Aviação do Exército em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) HA-1A Fennec EB-1033 do Batalhão Pantera durante uma missão de treinamento na região de Campo Grande no dia 03 de julho de 2024. Essa aeronave está equipada com o Sistema Olho da Águia (SOA) composto pelo imageador térmico EO/IR (Electro-Optical and Infrared) FLIR Systems Star SAFIRE III e um data link para a transmissão de dados em tempo real. O Star SAFIRE III tem um desempenho bem superior ao modelo 2000 G/V utilizado anteriormente, contando com laser range (indicador de distância até o alvo) e laser point (iluminador de alvos), possibilitando a operação em conjunto com tropas no solo utilizando óculos de visão noturna. Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM FAB-5520 de uso compartilhado pelos esquadrões Centauro e Poker retornando para a Base Aérea de Santa Maria no dia 15 de maio de 2024, após realizar uma missão de reconhecimento sobre as áreas afetadas pelas enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul. As informações coletadas foram utilizadas no mapeamento das estruturas em risco, especialmente barragens e pontes, bem como o monitoramento em tempo real do avanço das águas, contribuindo com as equipes que atuavam no resgate aos desabrigados. Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com |
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No dia 30 de junho, publicamos 18 novas fotos nas páginas do 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do 1º/5º GAv Esquadrão Rumba, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5950 do Esquadrão Flecha pousando na BACG no dia 28 de maio de 2024. Além de atuar como Unidade de Formação de Líderes de Esquadrilhas de Caça da Força Aérea Brasileira, o 3º/3º GAv tem a missão de vigiar a fronteira oeste do Brasil, monitorando e interceptando aeronaves ilícitas que adentram ao nosso território vindos da Bolívia e Paraguai. Esse trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal, Polícia Civil do MS e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Jaraguarí (DTCEA-JGI), além de radares no solo ao longo da fronteira e aeronaves de alerta aéreo antecipado E-99M do Esquadrão Guardião. Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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Na imagem acima, o Embraer C-95AM Bandeirante FAB-2299 do Esquadrão Rumba no Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros, em Bauru, São Paulo, no dia 08 de junho, atuando como aeronave de apoio para a Esquadrilha da Fumaça em sua apresentação no Arraiá Aéreo 2024. Além de realizar a formação de pilotos de aeronaves multimotoras de transporte, patrulha e reconhecimento da Força Aérea Brasileira, o Esquadrão Rumba também cumpre missões de transporte leve e lançamento de paraquedistas, sendo atualmente o maior operador de aeronaves Bandeirante e o único a voar com as três versões: C-95AM, C-95BM e C-95CM. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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No dia 23 de junho, publicamos 23 novas fotos nas páginas do 1º EIA Esquadrão Cometa, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, e do HA-1 Esquadrão Lince, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer T-27M Tucano FAB-1449 do Esquadrão Cometa durante uma passagem baixa sobre o Arraiá Aéreo 2024, realizado no Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros, em Bauru, São Paulo, no dia 09 de junho. Nesta atualização retiramos 35 fotos dos T-27 originais, que não estão mais sendo utilizados na formação dos novos pilotos, pois a Academia da Força Aérea já recebeu as 42 aeronaves modernizadas pela empresa Albatross Engenharia, em parceria com o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais, sendo que algumas dessas aeronaves ainda estão com o padrão de pintura antigo. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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Na imagem acima, o Leonardo (AgustaWestland) AH-11B Wild Lynx N-4010 do Esquadrão Lince se aproxima para pousar na Fragata F41 Defensora, durante a Operação Lançamento de Armas II/2024, realizada pela Marinha do Brasil entre os dias 15 e 18 de junho no litoral do Rio de Janeiro. Nesta edição do exercício, os Sikorsky SH-16 Seahawk do HS-1 Esquadrão Guerreiro atacaram um alvo flutuante utilizando mísseis Kongsberg AGM-119B Penguin e os AF-1B Falcão do VF-1 Esquadrão Falcão lançaram bombas BAFG-230, finalizando com tiros de canhão de calibre 20 mm. Foto: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com |
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No dia 16 de junho, publicamos 21 novas fotos nas páginas de duas Unidades Aéreas que participaram da 9ª Edição do Arraiá Aéreo: a Esquadrilha da Fumaça, sediada na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O Arraiá Aéreo 2024 foi realizado no Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros, utilizando as instalações do Aeroclube de Bauru, em São Paulo, nos dias 08 e 09 de junho. Na imagem acima, o Embraer A-29A Super Tucano FAB-5707 "Fumaça 7" chegando no evento com o tanque de combustível externo utilizado nos voos de translado e a mochila com os pertences pessoais do piloto fixada sobre o tanque de combustível interno. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4876 do Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizando uma passagem baixa sobre o Arraiá Aéreo 2024. O 1º GAvC possui dois esquadrões: o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf, utilizando os Tiger II de forma compartilhada. A faixa azul com borda amarela na ponta do estabilizador vertical representa a Presidential Unit Citation (Citação Presidencial de Unidade) concedida pelo governo norte-americano no dia 22 de abril 1986, como reconhecimento pela atuação do 1º GAvC em território italiano durante a Segunda Guerra Mundial. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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No dia 09 de junho, publicamos 11 novas fotos nas páginas do GEIV Grupo Especial de Inspeção em Voo, sediado no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, e do 1º/8º GAv Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará. Na imagem acima, Embraer IU-50 Legacy FAB-3602 do GEIV decolando da Base Aérea de Belém no dia 11 de abril de 2024. O IU-50 é uma versão militarizada do jato bimotor executivo de porte médio Legacy 500 fabricado pela Embraer, equipado com o sistema de calibração eletrônica Norwegian Special Mission UNIFIS 3000, que proporciona a capacidade de aferir todos os instrumentos de auxílio de voo e procedimentos de navegação aérea utilizados no Brasil. Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com |
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Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) H-36 Caracal FAB-8519 do Esquadrão Falcão na Base Aérea de Belém no dia 27 de março de 2024. O H-36 possui sistemas de autoproteção com RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver) e MAWS (Missile Approach Warning System), e pode ser equipado com sonda para reabastecimento em voo, flutuadores para pouso na água, farol de busca e guincho elétrico sobre a porta direita para missões de Combate-SAR, além de uma torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red) com um imageador térmico FLIR Systems Star SAFIRE III na parte inferior do nariz para realizar missões noturnas. Foto: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br |
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No dia 02 de junho, publicamos 16 novas fotos nas páginas do 2º/2º GT Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Airbus C-30 FAB-2902 do Esquadrão Corsário pousando na Base Aérea de Campo Grande no dia 28 de maio, para cumprir mais uma missão de transporte de donativos para os desabrigados no Rio Grande do Sul. Desde os primeiros dias da enchente, o 2º/2º GT já realizou dezenas de voos transportando equipes de socorro, remédios, alimentos e donativos para a Base Aérea de Canoas, de onde a ajuda é repassada para aeronaves menores que fazem a distribuição para as cidades do interior. Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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Na imagem acima, o Airbus SC-105 Amazonas SAR FAB-6550 do Esquadrão Pelicano taxiando na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 08 de janeiro. No dia 06 de maio o 2º/10º GAv deslocou essa aeronave para a Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina, de onde atuou em missões de Busca e Salvamento dos desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O sensor EO/IR (Electro-Optical and Infrared) FLIR Systems Star SAFIRE III foi empregado para localizar pessoas que se refugiaram sobre os telhados, especialmente no período noturno. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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No dia 26 de maio, publicamos 17 novas fotos nas páginas de quatro esquadrões da Marinha: HA-1 Esquadrão Lince e HU-2 Esquadrão Pegasus, sediados na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, HU-41 Esquadrão Hipogrifo, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará, e HU-61 Esquadrão Gavião, sediado na Base Fluvial de Ladário, no Mato Grosso do Sul. Durante este mês o Esquadrão Lince participou da Operação Southern Seas 2024 e atuou em diversas missões com os navios da Marinha do Brasil e dos Estados Unidos, e o Esquadrão Pegasus deslocou suas aeronaves para a Base Aérea de Canoas onde atuou em missões de resgate e apoio aos desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Foto 1: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br Foto 2: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com Foto 3: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br Foto 4: Ricardo Hebmüller - rhebmuller@gmail.com |
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No dia 19 de maio, publicamos 13 novas fotos nas páginas do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, e do 5º/8º GAv Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, ambas no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5FM Tiger II FAB-4810 do Esquadrão Pampa pousando na Base Aérea de Santa Maria no dia 14 de maio, seguindo a determinação do Comando da Força Aérea Brasileira de deslocar o 1º/14º GAv da BACO para a BASM, com o objetivo de facilitar a operação das aeronaves de resgate e dos aviões cargueiros que estão descarregando na BACO os suprimentos para atender aos desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com |
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Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8910 do Esquadrão Pantera na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina, durante o Exercício Técnico (EXETEC) Pantera 2024, realizado entre os dias 01 e 19 de abril. Logo após esse exercício, os UH-60L retornaram para a BASM onde atuaram de forma intensa no resgate dos moradores que tiveram suas casas inundadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, e agora atuam no transporte de suprimentos, equipes de resgate, remédios e material de apoio para reconstruir a infraestrutura da região. Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com |
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No dia 12 de maio, publicamos 7 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, Embraer KC-390 Millennium FAB-2858 no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, durante uma das dezenas de missões que a Força Aérea Brasileira está cumprindo com o objetivo de transportar donativos, suprimentos e material de apoio para auxiliar as vítimas das enchentes que estão ocorrendo no Rio Grande do Sul. Foto: Júlio Barbosa Vieira - barbosajulio344@gmail.com |
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No dia 05 de maio, publicamos 32 novas fotos nas páginas do 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas, 3º ETA Esquadrão Pioneiro, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, 5º ETA Esquadrão Pégaso, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal e 7º ETA Esquadrão Cobra, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2803 do Esquadrão Arara lançando paraquedistas da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro durante um exercício realizado na zona rural de Goiânia, em Goiás, no dia 01 de maio de 2024. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2015 do Esquadrão Cobra, o Embraer C-95CM Bandeirante FAB-2341 do Esquadrão Pégaso, o Embraer C-95CM Bandeirante FAB-2342 do Esquadrão Pioneiro e o Embraer C-97 Brasília FAB-2018 do Esquadrão Guará. Atualmente a FAB conta com seis ETAs (Esquadrão de Transporte Aéreo), cada um deles com a incumbência de realizar missões de transporte aeroterrestre, logístico, lançamento de cargas e evacuação aeromédica dentro da região onde está o seu Comando Aéreo Regional (COMAR). Foto 1: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br Fotos 2 e 3: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com Foto 4: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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No dia 28 de abril, publicamos 16 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e do 1º ETA Esquadrão Tracajá, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2854 do Esquadrão Zeus em exposição na FIDAE - Feria Internacional del Aire y del Espacio, realizada entre os dias 09 e 14 de abril no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago, no Chile. A Força Aérea Brasileira é parceira estratégica da Embraer no desenvolvimento e comercialização do KC-390 e a participação de sua aeronave num evento aeronáutico no exterior tem o objetivo de divulgar o produto e assim ajudar a fomentar as vendas, proporcionando benefícios financeiros para ambas. Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2017 do Esquadrão Tracajá na Base Aérea de Belém no dia 12 de abril. Esse é o único C-97 operado por um ETA que ostenta o padrão de pintura branco, e a explicação é que ela é usada principalmente para transporte de autoridades civis e militares na região amazônica, onde a tinta branca brilhante proporciona maior proteção térmica e resistência ao desgaste causado pelas elevadas temperaturas da região. Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com |
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No dia 21 de abril, abrimos a página do Destacamento de Aviação do Exército do Comando Militar do Norte, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará. O DstAvEx / CMN Amazônia Oriental foi criado no dia 23 de março de 2022 pelo Estado-Maior do Exército com o objetivo de proporcionar melhores condições de atuação na faixa de fronteira e maior disponibilidade de horas de voo para o Exército Brasileiro na região compreendida pelos estados do Amapá, Pará, Maranhão e norte do Tocantins. O efetivo conta com dois HM-4 Jaguar (operados anteriormente pelo 1º BAvEx) e no dia 15 de abril recebeu oficialmente os dois primeiros Helibras (Airbus Helicopters) HM-1A Pantera, operados anteriormente pelo 4º BAvEx, com a previsão de receber uma terceira aeronave proveniente do 2º BAvEx. A expectativa é que futuramente o DstAvEx / CMN receba um efetivo maior e mais aeronaves, dando origem ao 5º BAvEx (Quinto Batalhão de Aviação do Exército). Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com |
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Também no dia 21 de abril, publicamos 7 novas fotos na página do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2810 pousando no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago, no Chile, no dia 08 de abril. O FAB-2810, que ostenta a pintura especial para marcar os 15 anos de operação do C-105 no 1º/15º GAv, atuou como aeronave de apoio para a Esquadrilha da Fumaça e ficou exposta na FIDAE - Feria Internacional del Aire y del Espacio, realizada entre os dias 09 e 14 de abril. Foto: Marcos Junglas - mjunglas@gmail.com |
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No dia 14 de abril, publicamos 21 novas fotos na página do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. As fotos desta atualização foram captadas durante a apresentação no dia da abertura da FIDAE - Feria Internacional del Aire y del Espacio, realizada entre os dias 09 e 14 de abril no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago, no Chile. Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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No dia 07 de abril, publicamos 13 novas fotos na página do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, os SAAB F-39E Gripen FAB-4101 e FAB-4102 decolando da BAAN no dia 08 de janeiro de 2024. Atualmente o Esquadrão Jaguar conta com sete F-39E, com previsão de receber mais um ainda no primeiro semestre deste ano. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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No dia 31 de março, publicamos 16 novas fotos nas páginas do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, e do 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o Airbus VC-1 FAB-2101 "Santos Dumont" pousando na Base Aérea de Belém, no Pará, no dia 26 de março de 2024. Aeronave única na Força Aérea Brasileira, o FAB-2101 é utilizado exclusivamente para o transporte do Presidente da República, enquanto os dois Embraer VC-2, o FAB-2590 "Bartolomeu de Gusmão" e o FAB-2591 "Augusto Severo" são utilizados para o transporte do Vice-Presidente e também como aeronaves de apoio aos deslocamentos do VC-1 dentro e fora do Brasil. Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com |
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Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2809 do Esquadrão Arara decolando da Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no dia 20 de novembro de 2023. O 1º/9º GAv é o única Unidade de transporte médio da FAB nas regiões Norte e Nordeste, e tem a incumbência de realizar missões de transporte de tropa, transporte logístico e ressuprimento para as Unidades da FAB, do Exército e da Marinha do Brasil, principalmente na região amazônica. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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No dia 24 de março, publicamos 44 novas fotos na página do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4100 em exposição no Portões Abertos da Base Aérea de Belém, no Pará, no dia 24 de março de 2024. Essa foi a primeira vez que a Embraer apresentou publicamente o protótipo do Gripen com os mísseis ar-ar Meteor e Iris-T. Embora essa aeronave não seja do Esquadrão Jaguar, as fotos dos mísseis foram inseridas na página, na parte que mostra os detalhes da aeronave. Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com |
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Na imagem acima, os F-39E Gripen FAB-4105 e FAB-4104 pousando na Base Aérea de Anápolis no dia 25 de julho de 2023. Essa foto faz parte de um banco de imagens produzido no período de 13 de junho a 28 de julho do ano passado e foram inseridas na ordem cronológica, mostrando as atividades do Esquadrão Jaguar naquele período. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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No dia 17 de março, publicamos 21 novas fotos nas páginas de dois esquadrões sediados na Base Aérea do Galeão: o 1º/2º GT Esquadrão Condor e o 3º ETA Esquadrão Pioneiro. Na imagem acima, o Embraer C-95CM Bandeirante FAB-2342 do Esquadrão Pioneiro lançando paraquedistas da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro em uma Zona de Lançamento localizada ao sul de Goiânia, em Goiás, no dia 15 de março de 2024. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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Na imagem acima, o Embraer C-99A FAB-2520 do Esquadrão Condor na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 06 de dezembro de 2023. Na Base Aérea do Galeão estão sediados quatro esquadrões da Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira: 1º/1º GT Esquadrão Gordo (Embraer KC-390), 1º/2º GT Esquadrão Condor (Embraer C-99A), 2º/2º GT Esquadrão Corsário (Airbus C-30) e 3º ETA Esquadrão Pioneiro (Embraer C-95BM, C-95CM e C-97), cumprindo missões de transporte tático, transporte de pessoal, transporte estratégico e transporte leve, respectivamente. Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br |
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No dia 10 de março, publicamos 18 novas fotos na página do 1º/10º GAv Esquadrão Poker e 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e que usam de forma compartilhada os Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM e A-1BM. A previsão é que essas aeronaves sejam desativadas ainda este ano, mas ainda não foi divulgado qual será o destino desses esquadrões. Além das fotos mais recentes, inserimos na ordem cronológica 15 imagens captadas no ano passado, entre os dias 19 de julho e 06 de agosto, mostrando as atividades na Base Aérea de Anápolis naquele período. Fotos: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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No dia 03 de março, publicamos 24 novas fotos na página do 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e que utiliza os Embraer E-99M em missões de Alarme Aéreo Antecipado e os Embraer R-99 em missões de Sensoriamento Remoto. Além das fotos mais recentes, inserimos na ordem cronológica 20 imagens captadas no ano passado, entre os dias 25 de maio e 06 de setembro, mostrando as atividades naquele período. Fotos: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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.FEVEREIRO 2024 |
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No dia 25 de fevereiro, publicamos 18 novas fotos nas páginas do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2807 do Esquadrão Onça lançando paraquedistas da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro em uma Zona de Lançamento ao sul de Goiânia, em Goiás, no dia 22 de fevereiro. A aeronave ficou sediada no Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva e os soldados da BrigOpEsp realizaram saltos enganchados, com a abertura automática dos paraquedas. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 do Esquadrão Gordo pousando no Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva, no dia 29 de novembro de 2023. Nesta atualização retiramos as 88 fotos dos Lockheed C-130M e KC-130M da página do Esquadrão Gordo, pois essas aeronaves já não estão mais sendo utilizadas pela Força Aérea Brasileira. A cerimônia oficial de desativação será no dia 29 de fevereiro, encerrando uma longa carreira de 59 anos de serviço. O 1º/1º GT está utilizando somente os KC-390 e atualmente conta com duas aeronaves, o FAB-2853 e o FAB-2857, porém está utilizando temporariamente o FAB-2855 do Esquadrão Zeus, enquanto o FAB-2853 está sendo revitalizado pela Embraer. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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No dia 18 de fevereiro, publicamos 22 novas fotos nas páginas dos esquadrões que estão operando na Base Aérea de Anápolis para atender as necessidades de defesa área sobre a região central do Brasil: o 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, que possui dois esquadrões: o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4860 do Esquadrão Pampa e o SAAB F-39E Gripen FAB-4103 do Esquadrão Jaguar no dia 19 de janeiro de 2024. A presença dos esquadrões de caça equipados com os F-5EM e F-5FM será necessária até o F-39E Gripen atingir a sua capacidade operacional completa (Full Operational Capability). Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4876 do Primeiro Grupo de Aviação de Caça saindo do seu hangarete na Base Aérea de Anápolis. Para cumprir as missões de Alerta de Defesa Aérea (ALEDA) na região central do Brasil, os F-5EM sempre decolam com o tanque de combustível ventral, onde geralmente está o aviso CALL 121.5 MHz aplicado nos dois lados, para informar ao piloto interceptado qual é a frequência que ele deve sintonizar para estabelecer a comunicação bilateral. O armamento utilizado para as missões de acompanhamento ou verificação de algum voo ilícito é o canhão Pontiac Colt M-39A3 calibre 20 mm instalado no lado esquerdo do nariz. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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No dia 11 de fevereiro, publicamos 26 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Essas imagens foram captadas no ano passado e mostram as atividades daquele período, com destaque para as belas imagens aéreas dos Embraer KC-390 Millennium FAB-2856 e FAB-2858. As fotos foram inseridas na ordem cronológica, entre os dias 04 de julho e 29 de agosto de 2023. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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Na primeira atualização de 2024, publicamos 16 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, os Embraer KC-390 Millennium FAB-2858 e FAB-2854 na BAAN no dia 08 de janeiro de 2024. O FAB-2858 está equipado com dois casulos Cobham 912E WARP (Wing Aerial Refuelling Pod) sob as asas para missões de reabastecimento em voo. A previsão é que neste ano a Força Aérea Brasileira receba mais um KC-390 e assim os esquadrões Zeus e Gordo poderão contar com uma frota de sete aeronaves e as missões da aviação de transporte da FAB não serão prejudicadas com a desativação dos veteranos Lockheed C-130M Hercules do Esquadrão Gordo. Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br |
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