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ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

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Na última atualização, publicamos 13 novas fotos nas páginas de quatro esquadrões da Marinha do Brasil: HI-1 Esquadrão Garça, HS-1 Esquadrão Guerreiro, HU-1 Esquadrão Águia e HU-2 Esquadrão Pegasus, todos sediados na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Nas imagens acima, o Helibras (Airbus Helicopters) IH-18 Esquilo N-5101 do Esquadrão Garça, o Sikorsky SH-16 Seahawk N-3037 do Esquadrão Guerreiro, o Helibras (Eurocopter) UH-12 Esquilo N-7087 do Esquadrão Águia e o Helibras (Airbus Helicopters) AH-15B Super Cougar N-4104 do Esquadrão Pegasus. O IH-18 Esquilo N-5101 é o primeiro e o AH-15B Super Cougar N-4104 é o último entregue, pois a quinta aeronave prevista no contrato original foi cancelada e em seu lugar a Marinha do Brasil preferiu receber quinze IH-18 Esquilo para substituir o IH-6B Jet Ranger III em missões de treinamento no HI-1 e os UH-12 Esquilo no HU-1, HU-41, HU-51, HU-61 e HU-91 em missões de emprego geral.

Fotos 1 e 4: Gabriel Souza - gs7939348@gmail.com

Foto 2: Ricardo Hebmüller - rhebmuller@gmail.com

Foto 3: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com

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Na atualização anterior, publicamos 30 novas fotos nas páginas dos quatro batalhões de aviação do Exército Brasileiro: 1º BAvEx Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves e 2º BAvEx Batalhão Guerreiro, sediados em Taubaté, São Paulo, 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e 4º BAvEx Batalhão Coronel Ricardo Pavanello, sediado em Manaus, no Amazonas. A estrutura operacional dos batalhões está composta da seguinte forma: o 1º BAvEx com uma Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA) com HA-1A Fennec e uma Esquadrilha de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG) com HM-4 Jaguar, o 2º BAvEx com duas Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), sendo a primeira com HM-1A Pantera e a segunda com HM-3 Cougar, o 3º BAvEx com uma Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA) com HA-1A Fennec e duas Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), sendo a primeira com HM-1A Pantera e a segunda com HM-3 Cougar e o 4º BAvEx com três Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), sendo a primeira com HM-1A Pantera, a segunda com HM-2 Black Hawk e a terceira com HM-4 Jaguar.

Fotos 1 e 2: Ricardo Hebmüller - rhebmuller@gmail.com

Foto 3: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Foto 4: Gabriel Souza - gs7939348@gmail.com

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AGOSTO

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No dia 31 de agosto, publicamos 11 novas fotos nas páginas do 5º/8º GAv Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Durante o EXCON Tápio 2025 o Esquadrão Pantera utilizou os H-60L FAB-8910 e FAB-8913 em missões de busca e salvamento em combate e de infiltração e exfiltração de forças especiais, transportando soldados do PARA-SAR (Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento da Força Aérea Brasileira), GruMeC (Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil) e norte-americanos da 106th Rescue Wing da New York Air National Guard.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o H-60L Black Hawk FAB-8907 do Esquadrão Pelicano decolando da BACG no dia 14 de agosto durante o EXCON Tápio 2025. O Esquadrão Pelicano utilizou os H-60L FAB-8902 e FAB-8907 equipados com duas metralhadoras General Electric M134 Minigun instaladas nas janelas laterais e um guincho elétrico Breeze-Eastern HS-29900 com capacidade para 270 kg instalado sobre a porta direita, realizando missões de busca e salvamento em combate.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 24 de agosto, publicamos 23 novas fotos nas páginas do 1º/10º GAv Esquadrão Poker, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Durante o EXCON Tápio 2025 as aeronaves do Esquadrão Poker realizaram missões de reconhecimento tático e de ataque ao solo, encerrando o exercício com o lançamento de bombas reais BAFG-230 no Campo de Instrução de Betione. O 1º/10º GAv participou do EXCON Tápio 2025 com os monoplaces A-1AM FAB-5500, FAB-5504, FAB-5520 e FAB-5523, além do biplace A-1BM FAB-5654. Provavelmente este foi o último exercício com a participação dessas aeronaves, que devem ser desativadas dentro de alguns meses.

Fotos 1, 3 e 4: Arthur Drusian Ribeiro - arthurdrusian@gmail.com

Fotos 2 e 5: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o R-99 FAB-6750 do Esquadrão Guardião retornando para a BACG no dia 07 de agosto durante o EXCON Tápio 2025. O R-99 participou do exercício realizando missões de vigilância do terreno com o seu radar de visão lateral de abertura sintética (Synthetic Aperture Radar) e o drone MQ-9 Reaper da New York Air National Guard realizou as missões de identificação de alvos e coordenação aérea das missões de busca e salvamento em combate.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 17 de agosto, publicamos 24 novas fotos nas páginas dos esquadrões que utilizaram o Embraer A-29A/B Super Tucano no EXCON Tápio 2025: o 2º/3º GAv Esquadrão Grifo, sediado na Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia, e o 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, os A-29B FAB-5940 e FAB-5951 do Esquadrão Flecha decolando da BACG no dia 14 de agosto para uma missão de ataque com lançamento de bombas inertes BAFG-230 no Campo de Instrução de Betione, localizado na cidade de Miranda, a 205 km de Campo Grande.

Foto: Arthur Drusian Ribeiro - arthurdrusian@gmail.com

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Na imagem acima, o A-29B Super Tucano FAB-5926 do Esquadrão Grifo retornando para a BACG no dia 07 de agosto, após cumprir uma missão de ataque ao solo durante o EXCON Tápio 2025. O Esquadrão Grifo utilizou os A-29B FAB-5926 e FAB-5934 em parceria com o Esquadrão Flecha, sediado na BACG e com diversos A-29A/B operacionais.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 10 de agosto, publicamos 16 novas fotos nas páginas de dois esquadrões que participaram do EXCON Tápio 2025: o 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e o 5º/8º GAv Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O Esquadrão Pelicano foi o anfitrião do exercício e realizou missões de Busca e Salvamento em Combate com os Airbus SC-105 Amazonas SAR FAB-6550, FAB-6551 e FAB-6552, além dos Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8902 e FAB-8907.

Fotos: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8913 do Esquadrão Pantera transportando soldados da 106th Rescue Wing da New York Air National Guard durante uma missão de Combate-SAR. Os H-60L voaram equipados com metralhadoras General Electric M134 Minigun instaladas nas janelas laterais e realizaram missões diurnas e noturnas.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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A Força Aérea Americana participou do EXCON Tápio 2025 com o General Atomics MQ-9 Reaper AF-18370 do 138th Attack Squadron da 174th Attack Wing da New York Air National Guard, sediada na Hancock Field Air National Guard Base em Syracuse. O MQ-9 é um veículo aéreo não tripulado de combate (UCAV) que realiza missões de vigilância, reconhecimento e ataque.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Os militares norte-americanos chegaram na BACG durante a noite de 29 de julho trazidos pelos Boeing C-17 Globemaster III AF-70045 e AF-10188 da 105th Airlift Wing (105 AW) da New York Air National Guard, sediada na Stewart Air National Guard Base em Newburgh, New York. Para o retorno dos militares, enviaram o AF-91191 no dia 10 e o AF-80057 no dia 14. No dia 19 chegou o AF-10192, que pernoitou na BACG e decolou no dia 20 levando o MQ-9 e os equipamentos de apoio.

Em 2021 vieram os C-17 AF-50105 e AF-00177, em 2002 o AF-60005 e o AF-10192 e em 2023 o AF-70045 e o AF-40067, todos da New York Air National Guard.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 03 de agosto, publicamos 23 novas fotos nas páginas dos esquadrões de transporte que apoiaram o EXCON Tápio 2025: o 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e o GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. O Exercício Conjunto Tápio 2025 foi realizado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, entre os dias 01 e 15 de agosto com a participação de aeronaves dos esquadrões Pelicano, Pantera, Guardião, Flecha, Grifo e Poker, além de militares da Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos.

Fotos: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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.JULHO

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No dia 27 de julho, publicamos 25 novas fotos nas páginas de mais dois esquadrões que participaram do Exercício Operacional Airlift COMAO 2025: o 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, e o 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. O 1º/14º GAv empregou os F-5EM FAB-4820, FAB-4846, FAB-4860, FAB-4867 e FAB-4877 equipados com simuladores de mísseis Rafael Python III, realizando missões de interceptação e patrulha aérea de combate.

Fotos: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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Na imagem acima, o Embraer E-99M FAB-6702 do Esquadrão Guardião retornando para a BAAN no dia 29 de maio. Durante o exercício o Esquadrão Guardião empregou o FAB-6702 em missões de Alarme Aéreo Antecipado, Comando e Controle.

O EXOP Airlift COMAO 2025 foi realizado na Base Aérea de Anápolis entre os dias 26 de maio e 06 de junho e contou com a participação de aeronaves dos esquadrões Arara, Corsário, Gordo, Guardião, Jaguar, Onça, Pampa, Poker, Zeus e Primeiro Grupo de Aviação de Caça.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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No dia 20 de julho, publicamos 16 novas fotos na página do GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, mostrando os seus F-39E Gripen em três locais diferentes: no dia 08 de junho no Arraiá Aéreo 2025, realizado em Bauru, interior de São Paulo, no dia 08 de julho na Base Aérea de Manaus, no Amazonas e entre os dias 12 e 16 de julho na F-AIR Colombia 2025, realizada no Aeropuerto Internacional José María Córdova, em Rionegro, Antioquia, onde voaram em formação com o Embraer KC-390 Millennium FAB-2858 do Esquadrão Zeus.

Foto 1: Patrick Krug - pdkrug@gmail.com

Foto 2: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

Foto 3: Davi Brito - davibrito1995@hotmail.com

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No dia 13 de julho, publicamos 20 novas fotos na página do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Entre os dias 26 de maio e 06 de junho, o 1º/1º GT participou do Exercício Operacional Airlift COMAO 2025 realizando missões de lançamento de paraquedistas durante o dia com o KC-390 FAB-2857 e no período noturno com o KC-390 FAB-2859, que estava equipado com o casulo Rafael LITENING III. No dia 07 de junho o KC-390 FAB-2859 participou do Arraiá Aéreo 2025 realizado em Bauru, no interior de São Paulo.

Fotos 1 e 2: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

Foto 3: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

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No dia 06 de julho, publicamos 19 novas fotos na página do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, composto pelo 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf, sediados na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. No Exercício Operacional Airlift COMAO 2025 o 1º GAvC empregou os F-5EM FAB-4851, FAB-4863, FAB-4864 e FAB-4865 equipados com simuladores de mísseis Rafael Python III, realizando missões de interceptação e patrulha aérea de combate. O simulador é instalado na ponta da asa, não pode ser disparado mas possui o mesmo sensor infravermelho do míssil verdadeiro e fornece ao piloto as informações e parâmetros do alvo, possibilitando aos F-5EM a capacidade de praticar combates ar-ar dentro do alcance visual contra os F-39E do Esquadrão Jaguar.

Fotos: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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.JUNHO

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No dia 29 de junho, publicamos 25 novas fotos na página do 1º/10º GAv Esquadrão Poker, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Desde o dia 09 de dezembro de 2024 as aeronaves Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM e A-1BM que eram operadas de forma compartilhada pelos esquadrões Centauro (ataque ao solo) e Poker (reconhecimento tático) passaram a ser de uso exclusivo do Poker, mas o Centauro não foi desativado e os seus pilotos estão voando no Poker. No Exercício Operacional Airlift COMAO 2025 o Esquadrão Poker empregou os A-1AM FAB-5500, FAB-5504, FAB-5520 e FAB-5523 em missões de ataque ao solo com o casulo de navegação e designação de alvos Rafael LITENING III e de reconhecimento tático com o Rafael RECCELITE, ambos de fabricação israelense.

Fotos: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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No dia 22 de junho, publicamos 24 novas fotos na página do GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. No Exercício Operacional Airlift COMAO 2025 o Esquadrão Jaguar realizou missões de interceptação e superioridade aérea com os F-39E FAB-4101, FAB-4103, FAB-4105 e FAB-4108. Na imagem acima, o F-39E FAB-4110 pousando na Base Aérea de Anápolis no dia 17 de junho, vindo em voo direto do Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina. O FAB-4110 é o décimo F-39E entregue para a Força Aérea Brasileira e agora o Esquadrão Jaguar conta com nove aeronaves operacionais. O FAB-4100 permanece no GFTC (Gripen Flight Test Centre) da Embraer em Gavião Peixoto.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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No dia 15 de junho, publicamos 25 novas fotos nas páginas de dois esquadrões de transporte que participaram do EXOP Airlift COMAO 2025: o 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e o 2º/2º GT Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O EXOP Airlift COMAO 2025 foi realizado na Base Aérea de Anápolis entre os dias 26 de maio e 06 de junho e contou com a participação de aeronaves KC-390 dos esquadrões Gordo e Zeus, C-105A dos esquadrões Arara e Onça, C-30 do Esquadrão Corsário, F-5EM e F-5FM do Primeiro Grupo de Aviação de Caça e do Esquadrão Pampa, F-39E do Esquadrão Jaguar, A-1AM do Esquadrão Poker e E-99M do Esquadrão Guardião. O Esquadrão Zeus participou com o KC-390 FAB-2855 para missões de lançamento de paraquedistas e o FAB-2858 para missões de reabastecimento em voo.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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Na imagem acima, o Airbus C-30 FAB-2902 do Esquadrão Corsário pousando na Base Aérea de Anápolis no dia 25 de maio. O Esquadrão Corsário não realizou missões durante o EXOP Airlift COMAO 2025, mas a sua participação foi fundamental no deslocamento de aproximadamente 950 militares do Exército Brasileiro e de Unidades Militares da Força Aérea Brasileira que participaram do exercício.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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No dia 08 de junho, publicamos 17 novas fotos nas páginas de quatro Esquadrões de Transporte Aéreo: 2º ETA Esquadrão Pastor, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, 3º ETA Esquadrão Pioneiro, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal e 7º ETA Esquadrão Cobra, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Os ETAs são responsáveis pelo cumprimento de missões de transporte aeroterrestre, logístico, lançamento de cargas e evacuação aeromédica dentro da região onde está o seu Comando Aéreo Regional (COMAR), utilizando aeronaves C-95AM, C-95BM, C-95CM, C-97, C-98 e C-98A. O 6º ETA é o único que utiliza o U-100 para missões TOTEQ (Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipe).

Foto 1: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

Foto 2: Fabrizio Sartorelli - fsartorelli@yahoo.com.br

Fotos 3 e 4: Arthur Drusian Ribeiro - arthurdrusian@gmail.com

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No dia 01 de junho, publicamos 18 novas fotos nas páginas dos esquadrões que utilizam o CASA/EADS C-105A Amazonas na função de transporte tático: o 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas, e o 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o C-105A Amazonas FAB-2800 do Esquadrão Arara realizando uma decolagem americana na BACG no dia 21 de maio durante o treinamento para o EXOP Airlift COMAO 2025 que foi realizado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, entre os dias 26 de maio e 06 de junho.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o C-105A Amazonas FAB-2806 do Esquadrão Onça realizando uma decolagem americana na BACG no dia 21 de maio. Essas duas aeronaves participaram do EXOP Airlift COMAO 2025 realizando missões de transporte de carga e lançamento de paraquedistas. As fotos de todas as aeronaves participantes do EXOP Airlift COMAO 2025 serão publicadas em nossas próximas atualizações semanais.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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.MAIO

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No dia 25 de maio, publicamos 15 novas fotos nas páginas do 4º BAvEx Batalhão Coronel Ricardo Pavanello, sediado no 4º Batalhão de Aviação do Exército em Manaus, no Amazonas, e do HU-2 Esquadrão Pegasus, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-4 Jaguar EB-5004 do 4º BAvEx sobrevoando a região próxima de Manaus onde ocorre o encontro das águas dos rios Negro e Amazonas, no dia 13 de março de 2025. Embora tenham nomes diferentes, os HM-4 Jaguar do Exército Brasileiro, os UH-15 / UH-15A / AH-15B Super Cougar da Marinha do Brasil e os H-36 / VH-36 Caracal da Força Aérea Brasileira são todos versões militarizadas dos Eurocopter EC725 Super Cougar (atual Airbus Helicopters H225M) montados no Brasil pela Helibras, mas cada um tem os equipamentos específicos para as missões que precisam cumprir.

Foto: Davi Brito - davibrito1995@hotmail.com

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Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) AH-15B Super Cougar N-4101 do HU-2 exposto na LAAD Defence & Security 2025, realizada entre os dias 01 e 04 de abril no RioCentro, na cidade do Rio de Janeiro. Essa aeronave possui um radar Telephonics AN/APS-143C(V)3 OceanEye e pode ser equipada com uma torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red) sob o nariz, além de sistemas de autoproteção com lançadores de chaff e flare, RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver) e MAWS (Missile Approach Warning System). O seu principal armamento é o míssil antinavio MBDA AM 39 Exocet.

Foto: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com

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No dia 18 de maio, publicamos 8 novas fotos na página do único esquadrão de formação de pilotos de helicópteros da Força Aérea Brasileira, o 1º/11º GAv Esquadrão Gavião, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Além da instrução aérea, o 1º/11º GAv realiza missões de resgate, busca e salvamento no litoral nordestino mantendo aeronaves em alerta 24 horas na BANT e também na Academia da Força Aérea, com duas aeronaves destacadas em Pirassununga. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) H-125 Esquilo FAB-8821 realizando um voo de testes na fábrica em Itajubá, Minas Gerais, no dia 27 de agosto de 2024. Encomendado para substituir os veteranos H-50, o H-125 é a versão militar do Airbus Helicopters H125 Écureuil (AS350 B3e) fabricada no Brasil pela Helibras, equipada com um painel glass cockpit com telas touchscreen e um conjunto de aviônicos Garmin G500H TXi e VEMD (Vehicle Engine Monitoring Display) compatível com óculos de visão noturna, piloto automático, novo sistema de combustível, uma turbina Safran (Turbomeca) Arriel 2D com 856 shp e FADEC (Full Authority Digital Engine Control) digital de dois canais, proporcionando índices maiores de segurança e capacidade operacional.

Foto: Gabriel Souza - gs7939348@gmail.com

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No dia 11 de maio, publicamos 17 novas fotos na página do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O 2º/10º GAv é o único esquadrão da Força Aérea Brasileira especializado em missões de Busca e Salvamento (SAR) e sua frota está composta por três Airbus SC-105 Amazonas SAR e quatro Sikorsky H-60L Black Hawk. Na imagem acima, o SC-105 FAB-6552 decolando da BACG no dia 08 de maio ostentando a pintura nova, aplicada durante uma revisão geral. Essa aeronave chegou ao Brasil em 2020 e ainda estava com a pintura original aplicada na Espanha, que por causa da agressividade do clima tropical se desgastou rapidamente e estava apresentando uma coloração marrom. O FAB-6550 foi pintado em 2021 antes de voltar para a Espanha para a instalação da sonda REVO e o FAB-6551 foi pintado provisoriamente em 2024, devendo receber pintura nova durante a próxima revisão.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 04 de maio, publicamos 13 novas fotos na página do 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado no 3º Batalhão de Aviação do Exército em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A estrutura operacional do 3º BAvEx é composta por uma Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA) com seis Helibras (Eurocopter) HA-1A Fennec e duas Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), sendo a primeira com seis Helibras (Airbus Helicopters) HM-1A Pantera e a segunda com quatro Eurocopter HM-3 Cougar. Os HA-1A Fennec e HM-1A Pantera passaram por processos de modernização, mas o Exército Brasileiro decidiu não modernizar o HM-3 Cougar, que começou a ser desativado no dia 31 de março deste ano, quando o EB-4001 do 2º BAvEx foi entregue para o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (B Mnt Sup Av Ex) em Taubaté, para ser usado como fonte de peças para os remanescentes. A previsão é que o último HM-3 seja desativado em 2032, sendo substituídos pelos doze Sikorsky HM-2A Black Hawk encomendados no ano passado.

Foto 1: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

Foto 2: Arthur Drusian Ribeiro - arthurdrusian@gmail.com

Foto 3: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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.ABRIL

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No dia 27 de abril, publicamos 9 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2855 chegando na sexta edição da Feira Aeroespacial México / Mexico Aerospace Fair (FAMEX 2025), realizada entre os dias 23 e 26 de abril na Base Aérea nº 1, localizada ao lado do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles em Santa Lucía, ao norte da Cidade do México. Um detalhe interessante é que o FAB-2855 participou da FAMEX com uma tripulação do Esquadrão Gordo, sendo pilotado pela Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, comandante do 1º/1º GT.

Foto: Patrick Krug - pdkrug@gmail.com

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No dia 20 de abril, publicamos 17 novas fotos na página do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e do 5º/8º GAv Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2857 do Esquadrão Gordo pousando na Base Aérea de Santa Maria no dia 14 de abril. No lado direito da porta da tripulação está o adesivo comemorativo dos 60 anos do 1º/1º GT, aplicado no dia 20 de fevereiro durante a cerimônia militar realizada na Base Aérea do Galeão

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8911 do Esquadrão Pantera na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina, durante o Exercício Técnico Içamento no Mar 2025, realizado entre os dias 01 e 17 de abril. O 5º/8º GAv levou para a BAFL os H-60L FAB-8911, FAB-8912 e FAB-8913 com sessenta militares, realizando missões durante o dia e também à noite, com o uso de óculos de visão noturna (Night Vision Goggles).

Foto: Marcelo Lobo da Silva - pampavermelho@hotmail.com

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Visite o website Aviação em Floripa e conheça os detalhes do Exercício Técnico (EXTEC) Içamento no Mar 2025

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No dia 13 de abril, publicamos 11 novas fotos nas páginas dos três esquadrões do Grupo de Transporte Especial, sediado na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. Nas imagens acima, o Airbus VC-1 FAB-2101 "Santos Dumont" do GTE 1 na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 05 de dezembro de 2024, o Embraer VC-99B Legacy FAB-2582 do GTE 2 e o Helibras (Airbus Helicopters) VH-36 Caracal FAB-8505 do GTE 3 em São José do Rio Preto, São Paulo, nos dias 20 de fevereiro e 06 de abril de 2025.

A estrutura do Grupo de Transporte Especial é composta por três esquadrões: o GTE 1 para o transporte do presidente e vice-presidente com os VC-1 e VC-2, o GTE 2 para o transporte de autoridades do segundo escalão com os C-99A, VC-99A, VC-99B e VC-99C, e o GTE 3 para o transporte do presidente, com os helicópteros VH-35 e VH-36.

Foto 1: Arthur Drusian Ribeiro - arthurdrusian@gmail.com

Fotos 2 e 3: Lucas Loreto - lucsloreto@gmail.com

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No dia 06 de abril, publicamos 9 novas fotos nas páginas do QE-1 Esquadrão Harpia, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, na região norte do estado do Rio de Janeiro, e do GEIV Grupo Especial de Inspeção em Voo, sediado no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Xmobots RQ-2 Nauru 500C N-1801 do Esquadrão Harpia em exposição na LAAD 2025. No dia 10 de outubro de 2024, o QE-1 recebeu o primeiro RPA VTOL (Remotely Piloted Aircraft / Vertical Take-Off and Landing) RQ-2 Nauru 500C, com capacidade para cumprir missões táticas de comando, controle, vigilância, segurança, reconhecimento e monitoramento de fronteiras. O RQ-2 Nauru 500C pode ser equipado com câmeras de alta resolução com transmissão de dados e imagens em tempo real e na Marinha do Brasil vai atuar principalmente na busca e salvamento sobre o mar.

Foto: Victor M. S. Barreira - barreira.v@gmail.com

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Na imagem acima, o Embraer IU-50 Legacy FAB-3602 do GEIV decolando da Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 15 de janeiro de 2025.  O IU-50 é uma versão militarizada do jato bimotor executivo de porte médio Legacy 500 fabricado pela Embraer, equipado com o sistema de calibração eletrônica Norwegian Special Mission UNIFIS 3000, que proporciona a capacidade de aferir todos os instrumentos de auxílio ao voo e procedimentos de navegação aérea utilizados no Brasil.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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.MARÇO

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No dia 30 de março, publicamos 28 novas fotos na página do GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, encerrando a publicação das fotos de todos os esquadrões brasileiros que participaram do Exercício Multinacional CRUZEX 2024, realizado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 03 e 15 de novembro. O Esquadrão Jaguar participou do exercício com seis SAAB F-39E Gripen (FAB-4101, FAB-4102, FAB-4103, FAB-4104, FAB-4107 e FAB-4108) realizando missões de superioridade aérea e interceptação, simulando o lançamento de mísseis ar-ar Diehl Defence Iris-T e MBDA System Meteor.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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No dia 23 de março, publicamos 21 novas fotos nas páginas do 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do IPEV (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo), sediado no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) em São José dos Campos, São Paulo. Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5910 do Esquadrão Flecha taxiando na Base Aérea de Natal durante o Exercício Multinacional CRUZEX 2024, realizado na BANT entre os dias 03 e 15 de novembro. O FAB-5910 recebeu essa pintura especial para representar o Republic P-47D Thunderbolt do Primeiro Grupo de Caça que foi pilotado pelo Capitão-Aviador Fortunato Câmara de Oliveira, que cumpriu 56 missões de combate durante a Segunda Guerra Mundial e criou o emblema "Senta a Púa!". O Esquadrão Flecha participou do exercício com os A-29B FAB-5910, FAB-5929, FAB-5931 e FAB-5950, atuando como parte das "forças azuis" e das "forças vermelhas".

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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Na imagem acima, o Embraer T-27M Tucano FAB-1302 do IPEV no hangar do DCTA em São José dos Campos no dia 23 de janeiro de 2025. Em meados de 1981 a DEV (Divisão de Ensaios em Voo, atual IPEV - Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo) do CTA (Centro Técnico Aeroespacial, atual DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) recebeu o YT-27 FAB-1302, terceiro protótipo do projeto EMB-312, com o objetivo de realizar os voos de testes para a homologação. Após o final do processo, o FAB-1302 permaneceu em São José dos Campos, onde atua até hoje como aeronave de ensaios e testes em voo. Em 2024 o FAB-1302 passou pelo processo de modernização e agora tem a mesma aviônica dos T-27M utilizados pela Academia da Força Aérea em Pirassununga.

Foto: Arthur Drusian Ribeiro - arthurdrusian@gmail.com

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No dia 16 de março, publicamos 15 novas fotos nas páginas do 1º/7º GAv Esquadrão Orungan, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e do 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o Lockheed / CASA P-3AM Orion FAB-7205 do Esquadrão Orungan pousando na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, durante o EXOP IVR 2025 (Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), que está sendo realizado na BASM entre os dias 10 e 24 de março, com a participação de aeronaves da Força Aérea, Marinha e Exército.

Foto: Rafael Beltrame - rafaelrcb@gmail.com

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Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2800 do Esquadrão Arara pousando na Base Aérea de Natal durante o Exercício Multinacional CRUZEX 2024, realizado na BANT entre os dias 03 e 15 de novembro. A Força Aérea Brasileira participou do exercício com os três esquadrões que utilizam o Amazonas, com o Arara (C-105A FAB-2800) e Onça (C-105A FAB-2806) realizando missões de transporte tático e lançamento de paraquedistas, e o Pelicano (SC-105 FAB-6550) de prontidão para eventuais missões de busca e salvamento.

Foto: Fabrizio Sartorelli - fsartorelli@yahoo.com.br

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No dia 09 de março, publicamos 19 novas fotos na página do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na primeira foto, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2806 executando uma "decolagem americana" durante o Exercício Multinacional CRUZEX 2024, realizado na Base Aérea de Natal entre os dias 03 e 15 de novembro. Na segunda foto, o Cessna C-98A Grand Caravan FAB-2727 pousando na Base Aérea de Campo Grande no dia 27 de dezembro de 2024. Atualmente o Esquadrão Onça possui quatro aeronaves, sendo três C-105A (FAB-2806, FAB-2807 e FAB-2810) para transporte de carga e paraquedistas, e um C-98A (FAB-2727) para missões de transporte leve e ligação.

Foto 1: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

Foto 2: Arthur Drusian Ribeiro - arthurdrusian@gmail.com

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No dia 02 de março, publicamos 10 novas fotos na página do 1º/2º GT Esquadrão Condor, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer C-99A FAB-2551 pousando no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, no dia 26 de fevereiro. Recebido pelo 1º/2º GT em novembro de 2024, o FAB-2551 é um dos ERJ-145LR utilizados pela Coordenação de Aviação do Departamento de Polícia Federal, onde operou até 2022 com a matrícula PR-PFN. Interessante observar que os C-99A da Força Aérea Brasileira receberam as matrículas FAB-2520 até FAB-2526, mas o FAB-2551 segue a matrícula do VC-99A FAB-2550 do GTE (ex-PT-SPP da Rio Sul), porque ambos são da versão ERJ-145LR (Long Range), com alcance extendido.

Foto: Ricardo Hebmüller - rhebmuller@gmail.com

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.FEVEREIRO

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No dia 23 de fevereiro, publicamos 15 novas fotos na página do 2º/5º GAv Esquadrão Joker, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, onde foi realizado o Exercício Multinacional CRUZEX 2024 entre os dias 03 e 15 de novembro. Embora o 2º/5º GAv aparente ser uma Unidade de Treinamento porque utiliza os Super Tucanos biplaces para formar os pilotos de combate da Força Aérea Brasileira, na realidade ele é uma Unidade de Caça e realiza as mesmas missões dos esquadrões do 3º GAv, inclusive o Alerta de Defesa Aérea (ALEDA), quando voam armados e com os cartazes indicando a frequência de rádio 121.5 que a aeronave interceptada precisa sintonizar. Nas missões diárias de treinamento são utilizados os Super Tucanos sem as metralhadoras calibre .50 nas asas, com o objetivo de diminuir o peso da aeronaves e economizar combustível.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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Na primeira atualização de 2025, publicamos 25 novas fotos na página do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. Durante o Exercício Multinacional CRUZEX 2024 o 1º/14º GAv utilizou seis Northrop/Embraer F-5EM Tiger II (FAB-4820, FAB-4834, FAB-4841, FAB-4846, FAB-4861 e FAB-4867) e um F-5EM Tiger II (FAB-4807), realizando missões de interceptação, muitas delas em parceria com os Boeing (McDonnell Douglas) F-15C Eagle da Força Aérea dos Estados Unidos.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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