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ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

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Na última atualização, publicamos 7 novas fotos nas páginas do 3º/7º GAv Esquadrão Netuno, sediado na Ala 9 em Belém, no Pará, e do GEIV Grupo Especial de Inspeção em Voo, sediado no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer P-95BM Bandeirante Patrulha FAB-7100 do Esquadrão Netuno na Ala 9 no dia 20 de julho de 2020. O Sétimo Grupo de Aviação é especializado em Patrulha Marítima e conta com três esquadrões: o /7º GAv Esquadrão Orungan, o /7º GAv Esquadrão Phoenix e o 3º/7º GAv Esquadrão Netuno. O Orungan cumpre as missões de longo alcance em toda a costa brasileira com seus Lockheed / CASA P-3AM Orion, enquanto o Phoenix realiza o patrulhamento do litoral sul e o Netuno o patrulhamento do litoral norte, ambos com os seus P-95BM Bandeirante Patrulha.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

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Na imagem acima, o Embraer IU-50 Legacy FAB-3603 do GEIV na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 10 de julho de 2020. Devido ao padrão de voo que executa em suas missões de calibração de sistemas aéreos (geralmente voando baixo e passando várias vezes sobre o mesmo local), as aeronaves do Grupo Especial de Inspeção em Voo utilizam uma pintura brilhante com grandes marcas vermelhas nas asas e fuselagem, além da sigla GEIV no estabilizador vertical e sob as asas para facilitar a sua visualização e identificação. Interessante observar que os IU-50 não ostentam as estrelas da FAB.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na atualização anterior, publicamos 8 novas fotos nas páginas do 2º ETA Esquadrão Pastor, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, e do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Ala 1 em Brasília, no Distrito Federal. Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2020 do Esquadrão Pastor na Base Aérea de Recife, Pernambuco, durante um pernoite em 16 de julho de 2020. O 2º ETA realiza missões de transporte aeroterrestre, logístico, lançamento de cargas, evacuação aeromédica, humanitárias e de socorro de vítimas em casos de desastres naturais na Região Nordeste do Brasil. Importante lembrar que no dia 03 de julho o II COMAR foi reativado e a Ala 10 voltou a ser Base Aérea de Natal e a Ala 15 voltou a ser Base Aérea de Recife.

Foto: Raffael Beltrão - raffaelbeltrao@gmail.com

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Na imagem acima, o Embraer VC-99B Legacy FAB-2580 do GTE decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 24 de junho de 2020. Em uso na Força Aérea Brasileira desde setembro de 2006, os VC-99B normalmente são os escolhidos para realizarem as missões de transporte VIP para fora do Brasil, inclusive África, Europa e América do Norte, pois possuem autonomia muito superior aos VC-99A e VC-99C. O tanque de combustível extra embaixo da parte dianteira da fuselagem (conhecido em inglês como belly tank) proporciona ao VC-99B Legacy uma autonomia de mais de 6.200 km.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 17 de julho, publicamos 7 novas fotos nas páginas do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Ala 11 no Galeão, na cidade do Rio de Janeiro, e do IPEV Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, sediado no DCTA Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, São Paulo. Na imagem acima, o Lockheed C-130M Hercules FAB-2477 do Esquadrão Gordo pousando na Ala 9 em Belém, no Pará, no dia 14 de julho de 2020. Para ajudar no combate à COVID-19, a Força Aérea Brasileira utiliza diariamente os Hercules do 1º/1º GT no transporte de Equipamentos de Proteção Individual (máscaras cirúrgicas, óculos e aventais), respiradores hospitalares, cilindros de oxigênio e álcool em gel, proporcionando a entrega rápida desses insumos nas cidades mais atingidas pela pandemia.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

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Na imagem acima, o Embraer C-95AM Bandeirante FAB-2283 do IPEV pousando na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 01 de julho de 2020. Além de realizar o transporte logístico e de pessoal técnico, essa aeronave também é utilizada em missões de ensaios e de treinamento no Curso de Ensaios em Voo. O distintivo do IPEV mostra Santos Dumont realizando o primeiro ensaio em voo, quando anexou o 14-bis sob o balão de número 14, e a letra X aplicada no estabilizador vertical de suas aeronaves representa a atividade aeronáutica experimental.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 12 de julho, publicamos 6 novas fotos na página do ETA Esquadrão Guará, sediado na Ala 1 em Brasília, no Distrito Federal. Na imagem acima, o Embraer U-100 Phenom FAB-3702 na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 10 de julho de 2020. O U-100 é uma versão militar do jato executivo Phenom 100 para uso em missões de transporte aerologístico e TOTEQ (Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipe), proporcionando um deslocamento mais rápido entre o local da captação e o hospital onde será feito o transplante. Com a entrada em serviço do U-100, o ETA encerrou a carreira do Gates U-35A Learjet na Força Aérea Brasileira.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 05 de julho, publicamos 11 novas fotos na página do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8903 decolando da Ala 5 no dia 30 de junho de 2020. Esse é o terceiro Black Hawk entregue para Esquadrão Pelicano, que já opera com o FAB-8901 e o FAB-8907, estando prevista a chegada de mais uma aeronave, provavelmente o FAB-8902, ainda no mês de julho. A Força Aérea Brasileira comprou dois lotes de H-60L, sendo que as aeronaves do primeiro lote (FAB-8901 até FAB-8906) vieram dos Estados Unidos com a camuflagem escura no padrão do US ARMY e as aeronaves do segundo lote (FAB-8907 até FAB-8916) vieram com a camuflagem no padrão da FAB.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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.JUNHO

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No dia 28 de junho, publicamos 5 novas fotos na página do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 em Anápolis, Goiás. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2855 chegando em Anápolis para a cerimônia de entrega ao 1º GTT no dia 27 de junho de 2020. O FAB-2855 é o terceiro KC-390 entregue para a Força Aérea Brasileira, embora seja o quarto modelo de produção. O FAB-2852 está pronto mas permanece na Embraer, sendo utilizado nos voos de testes e homologação, substituindo o primeiro protótipo (PT-ZNF) que se acidentou em Gavião Peixoto no dia 05 de maio de 2018 com perda total.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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No dia 21 de junho, publicamos 8 novas fotos nas páginas do 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado na Base de Aviação do Exército de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do 2º/3º GAv Esquadrão Grifo, sediado na Ala 6 em Porto Velho, Rondônia. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-1 Pantera K2 EB-2023 do 3º BAvEx decolando da Base de Aviação do Exército de Campo Grande no dia 30 de maio de 2020. No mês de maio o 3º BAvEx encerrou as operações com os Panteras ainda não modernizados para o padrão K2. O último exemplar, o EB-2030, foi transferido para o 4º BAvEx Batalhão Coronel Ricardo Pavanello, sediado na Base de Aviação do Exército de Manaus, no Amazonas, onde deverá operar por mais alguns meses, até ser enviado para a Helibras onde também será modernizado.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5944 do Esquadrão Grifo decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 30 de maio de 2020. Assim como os outros esquadrões do 3º Grupo de Aviação, o Grifo realiza missões de patrulha aérea, ataque ao solo e apoio ao Combate-SAR, tendo sob sua responsabilidade a vigilância das fronteiras com a Bolívia e o Peru, impedindo a entrada de aeronaves utilizadas no narcotráfico e contrabando.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 14 de junho, publicamos 7 novas fotos nas páginas do 1º EIA Esquadrão Cometa, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, e do 1º/6º GAv Esquadrão Carcará, sediado na Ala 2 em Anápolis, Goiás. Na imagem acima, o Embraer T-27 Tucano FAB-1434 do Esquadrão Cometa decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 31 de maio de 2020. Na última etapa do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, os Cadetes da Academia da Força Aérea começam a planejar e executar as suas primeiras missões de navegação, acompanhados pelos seus instrutores. As aeronaves decolam de Pirassununga e pousam em Campo Grande, decolando logo após serem reabastecidas. Os voos geralmente são realizados nos finais de semana, quando o tráfego aéreo na região é menos intenso.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Gates R-35AM Learjet FAB-6004 do Esquadrão Carcará na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 01 de junho de 2020. Essa aeronave possui um radar Thales DR-3000 Mk.2B com a antena instalada no cone de cauda, atuando em missões de guerra eletrônica e reconhecimento. Devido ao tipo de missão que realiza, as atividades do Esquadrão Carcará são pouco divulgadas, e a presença de suas aeronaves na Ala 5 pode estar relacionada com as missões realizadas pela FAB e a Polícia Federal na fronteira Oeste, atuando no combate aos voos ilícitos de aeronaves utilizadas no contrabando e narcotráfico. Quando em missão na região, os pilotos mantém o máximo de silêncio no rádio e utilizam códigos de chamada secretos, para não serem identificados.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 07 de junho, publicamos 7 novas fotos nas páginas do 3º ETA Esquadrão Pioneiro, sediado na Ala 11 no Galeão, na cidade do Rio de Janeiro, e do HU-2 Esquadrão Pegasus, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer C-95CM Bandeirante FAB-2342 do 3º ETA decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 21 de maio de 2020. Com a transferência dos seus Embraer C-97 Brasília para o Esquadrão Condor em meados de 2018, o Esquadrão Pioneiro passou a ser o único Esquadrão de Transporte da FAB a utilizar exclusivamente o Bandeirante, possuindo diversos exemplares das versões C-95BM e C-95CM.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) UH-15A Super Cougar SAR N-7203 do Esquadrão Pegasus no Porta-Helicópteros Multipropósito A140 Atlântico no Porto de Salvador, Bahia, no dia 07 de dezembro de 2019. Empregado em missões de Busca e Salvamento, o UH-15A está equipado com farol de busca Spectrolab SX-16 Nightsun, guincho elétrico, torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red), sistemas de autoproteção com lançadores de chaff e flare, RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver), MAWS (Missile Approach Warning System) e TDMS (Sistema de Gestão Tática de Dados).

Foto: Alberto Machado de Mattos - am.mattos@yahoo.com.br

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.MAIO

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No dia 31 de maio, publicamos 9 novas fotos nas páginas do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Ala 1 em Brasília, no Distrito Federal, e do HS-1 Esquadrão Guerreiro, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Airbus VC-1 FAB-2101 "Santos-Dumont" do GTE saindo da pista 06-24 e entrando na taxiway Bravo para acessar o pátio da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 19 de maio de 2020. O VC-1 é uma versão do Airbus Corporate Jetliner, que é uma versão VIP do Airbus A319 de uso comercial. Na Força Aérea Brasileira ele é utilizado exclusivamente no transporte do Presidente da República, por isso o Grupo de Transporte Especial é subordinado ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Sikorsky SH-16 Seahawk N-3033 do Esquadrão Guerreiro no Porta-Helicópteros Multipropósito A140 Atlântico no Porto de Salvador, Bahia, no dia 07 de dezembro de 2019. Existem inúmeras diferenças entre os Seahawk da Marinha e os Black Hawk da Força Aérea e do Exército, mas uma das mais peculiares é a possibilidade de dobrar as pás do rotor principal do SH-16, para economizar espaço nos hangares dos navios onde opera embarcado, realizando missões ASW (Guerra Antissubmarinos) e ASuW (Guerra Ar-Superfície).

Foto: Alberto Machado de Mattos - am.mattos@yahoo.com.br

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No dia 24 de maio, publicamos 9 novas fotos nas páginas do GEIV Grupo Especial de Inspeção em Voo, sediado no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, e do 4º BAvEx Batalhão Ricardo Pavanello, sediado na Base de Aviação do Exército de Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o Raytheon BAe IU-93M FAB-6051 do GEIV na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 21 de maio de 2020. Após a retirada de serviço dos IC-95B e IC-95C Bandeirante, os IU-93A receberam novos equipamentos e passaram a cumprir novas missões, adotando a denominação IU-93M. Interessante observar que os pilotos estão usando máscaras, de acordo com o protocolo de prevenção à COVID-19 adotado pela FAB.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Sikorsky HM-2 Black Hawk EB-3003 do Batalhão Ricardo Pavanello decolando da Base de Aviação do Exército de Manaus, Amazonas, no dia 05 de dezembro de 2019. Essa foto foi feita durante a produção da websérie Cavaleiros de Aço, que conta a trajetória e o pioneirismo da antiga Aviação Militar e mostra a atuação da Aviação do Exército nos mais variados cenários e missões operacionais. A produção é da Street Filmes e Hunter Press e os nove episódios podem ser vistos no website www.avex100.com.br, no Facebook em @avex100 e no Instagram em @cavaleirosdeaco_avex. Um excelente trabalho que merece ser visto e divulgado.

Foto: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br

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No dia 17 de maio, publicamos 8 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 em Anápolis, Goiás, e do 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado na Base de Aviação do Exército de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2853 do Esquadrão Zeus decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 08 de maio de 2020. Apesar de não ser um esquadrão, o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa adotou o nome de Esquadrão Zeus, tendo em sua dotação duas esquadrilhas. Quando o 1º GTT receber a quantidade prevista de aeronaves, as esquadrilhas serão transformadas em esquadrões, sendo reativados o Esquadrão Coral e o Esquadrão Cascavel.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-1 Pantera K2 EB-2023 do Batalhão Pantera decolando da Base de Aviação do Exército de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 05 de fevereiro de 2020. O 3º BAvEx ainda conta com alguns HM-1 tradicionais em seu inventário, mas desde o começo deste ano as operações aéreas estão sendo executadas pelos K2 modernizados. Externamente, as principais diferenças são: a protuberância sob o nariz por causa do novo radar meteorológico Telephonics RDR-1600, o reposicionamento das antenas que estavam sobre o cone de cauda e a proteção térmica na fuselagem traseira, necessária devido ao aumento da potência do motor. Mas a diferença mais marcante é o som, pois com a retirada de uma das pás do rotor de cauda, o Pantera perdeu o seu som característico, que o identificava de muito longe e colocava em risco a sua sobrevivência no campo de batalha. Deixou saudades...

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 10 de maio, publicamos 7 novas fotos nas páginas de dois esquadrões sediados na Ala 5 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul: o 3º/3º GAv Esquadrão Flecha e o 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano. Na imagem acima, o Embraer A-29A Super Tucano FAB-5713 do Esquadrão Flecha decolando da Ala 5 no dia 27 de abril de 2020. As duas versões do A-29 tem a mesma capacidade de armamento (metralhadoras, lançadores de foguetes e bombas convencionais), porém o A-29A tem um raio de ação maior devido ao tanque de combustível extra no lugar do assento traseiro, e o A-29B pode transportar a torreta FLIR, que precisa do operador no assento traseiro.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Airbus SC-105 Amazonas SAR FAB-6550 do Esquadrão Pelicano na curta final para pouso na Ala 5 no dia 15 de abril de 2020. O 2º/10º GAv possui dois SC-105 Amazonas SAR, e a única diferença entre eles é que o FAB-6551 possui uma sonda de reabastecimento em voo, que futuramente também será instalada no FAB-6550. Os dois possuem o sistema tático FITS (Fully Integrated Tactical System), o radar de busca multimodo Elta EL/M-2022A(V)3 e o EO/IR (Electro-Optical and Infrared) FLIR Systems Star SAFIRE sob o nariz, embora na imagem acima ele tenha sido retirado para manutenção.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 03 de maio, publicamos 8 novas fotos nas páginas do 1º GTT Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 em Anápolis, Goiás, e do /1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Ala 11 no Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. No dia 02 de maio, os dois esquadrões realizaram quatro missões de transporte de material de combate à COVID-19 para Manaus, no Amazonas. Os Embraer KC-390 FAB-2853 e FAB-2854 Millennium do Esquadrão Zeus transportaram cerca de 452.000 Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sendo 300.000 máscaras cirúrgicas, 17.000 máscaras N95, 130.000 luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais, além de 1.080 litros de álcool em gel.

Foto: Davi Brito - davibrito1995@hotmail.com

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Na imagem acima, o Lockheed C-130M Hercules FAB-2476 do /1º GT chegando na Ala 8 em Manaus. Os Hercules do Esquadrão Gordo transportaram mais de 12.000 litros de álcool em gel e 6 respiradores hospitalares para a capital amazonense, além de 200 cilindros de oxigênio que serão preenchidos e seguirão para Tabatinga, distante cerca de 1.100 km de Manaus. A ação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Saúde, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da Força Aérea Brasileira.

Foto: Davi Brito - davibrito1995@hotmail.com

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.ABRIL

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No dia 26 de abril, publicamos 6 novas fotos nas páginas do 7º ETA Esquadrão Cobra, sediado na Ala 8 em Manaus, Amazonas, e do 2º/7º GAv Esquadrão Phoenix, sediado na Ala 3 em Canoas, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2006 do Esquadrão Cobra na Ala 5 no dia 17 de abril. A área de atuação do 7º ETA é a parte oriental da Amazônia brasileira, compreendendo os estados do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia. Os Brasílias se encarregam das missões mais longas e com maior volume de carga, enquanto os C-98 e C-98A Grand Caravan realizam missões de curto alcance, especialmente em locais com pistas muito curtas ou sem pavimentação.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer P-95B Bandeirante Patrulha FAB-7108 do Esquadrão Phoenix durante uma passagem baixa em Canoas, no dia 14 de agosto de 2019. Na realidade, essa aeronave é um P-95BM modernizado e foi o primeiro "Bandeirulha" a receber as modificações do Programa de Modernização dos P-95B, realizado pela AEL em parceria com a Força Aérea Brasileira. Os trabalhos foram realizados no PAMA-GL (Parque de Material Aeronáutico) do Galeão, no Rio de Janeiro, e o FAB-7108 serviu como protótipo. Curiosamente, todas as aeronaves modernizadas foram entregues aos esquadrões Phoenix e Netuno com um novo padrão de pintura, mas essa aeronave seguiu do PAMA-GL diretamente para o Esquadrão Phoenix, para ser pintado posteriormente.

Foto: Roberto dos Santos Ferreira - roberto_sferreira@yahoo.com.br

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No dia 19 de abril, publicamos 5 novas fotos nas páginas do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e do 5º ETA Esquadrão Pégaso, sediado na Ala 3 em Canoas, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2806 do 1º/15º GAv pousando na Ala 5 no dia 18 de abril, trazendo de São Paulo uma carga de 20.000 máscaras e 15 respiradores para ampliar a estrutura de atendimento às vítimas da pandemia de COVID-19. O Esquadrão Onça é uma das Unidades de Transporte da FAB que estão realizando essas missões humanitárias.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer C-95AM Bandeirante FAB-2291 do Esquadrão Pégaso em Canoas, no dia 14 de agosto de 2019. Quando a Força Aérea Brasileira decidiu modernizar os cargueiros C-95 Bandeirante, a previsão inicial era de aproveitar as aeronaves das versões B e C, mas ao final dessa primeira etapa foram selecionadas algumas da versão A, um pouco mais antigas, mas com diversas células em boas condições. Antes de ser modernizado, o FAB-2291 era operado pelo PAMA-LS (Parque de Material Aeronáutico) de Lagoa Santa, em Minas Gerais. Assim que foi modernizado, ele foi entregue para a EEAR (Escola de Especialistas de Aeronáutica), em Guaratinguetá, São Paulo, sendo depois repassado ao Esquadrão Pégaso, onde permanece em uso.

Foto: Roberto dos Santos Ferreira - roberto_sferreira@yahoo.com.br

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No dia 12 de abril, publicamos 7 novas fotos nas páginas do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Ala 1 em Brasília, no Distrito Federal, e do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Ala 3 em Canoas, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Airbus VC-1 FAB-2101 "Santos-Dumont" do GTE na curta final para pouso na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 09 de abril de 2020. Utilizado exclusivamente no transporte do Presidente da República, o "Santos-Dumont" é visto com frequência na Ala 5, cumprindo missões de treinamento dos pilotos e pessoal de apoio.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, os Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4860 e FAB-4852 do Esquadrão Pampa em passagem baixa sobre a Ala 3 em Canoas, Rio Grande do Sul, no dia 14 de agosto de 2019. Os Tiger II da Força Aérea Brasileira foram modernizados através de um programa de revitalização desenvolvido pela Embraer, sendo a primeira aeronave (FAB-4856) entregue ao Esquadrão Pampa em 21 de setembro de 2005. Naquela época, a perspectiva era que voariam até 2015, mas atualmente a espectativa é que continuem operando ainda por vários anos, pelo menos até quando os F-39 Gripen sejam entregues ao 1º/14º GAv.

Foto: Roberto dos Santos Ferreira - roberto_sferreira@yahoo.com.br

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No dia 05 de abril, atualizamos a página do 1º GTT Primeiro Grupo de Transporte de Tropa, agora denominado Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 em Anápolis, Goiás. Mesmo com a diminuição das atividades aéreas em todos os esquadrões por causa da pandemia do coronavírus, a Força Aérea Brasileira antecipou o cronograma de implantação operacional e está utilizando seus dois KC-390 no transporte de material de combate à COVID-19 para as principais cidades brasileiras. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2853 pousando na Ala 9 em Belém, no Pará, no dia 02 de abril. No dia anterior, o FAB-2854 realizou uma missão semelhante.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

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MARÇO

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No dia 29 de março, publicamos 5 novas fotos na página do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Cessna C-98A Grand Caravan FAB-2727 decolando da Ala 5 no dia 17 de fevereiro de 2020. Essa aeronave cumpre missões de transporte leve e de curta distância no 1º/15º GAv, além de atender pequenas localidades na região de fronteira onde o C-105 Amazonas não consegue operar.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 22 de março, publicamos 6 novas fotos na página do 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediado na Ala 5 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, os Embraer A-29B Super Tucano FAB-5951 e FAB-5940 na curta final para pouso na Ala 5 no dia 27 de fevereiro de 2020. Por ser uma Unidade de Formação de Líderes de Esquadrilhas de Caça e o responsável pelo patrulhamento da fronteira com a Bolívia e o Paraguai, o 3º/3º GAv é um dos mais ativos esquadrões da FAB, realizando várias missões diariamente, inclusive no período noturno.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 15 de março, publicamos 5 novas fotos na página do 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado na Base de Aviação do Exército de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Eurocopter HM-3 Cougar EB-4005 na final para pouso na Base de Aviação do Exército no dia 09 de março de 2020. O 3º BAvEx já recebeu dois HM-3 e aguarda a entrega de mais dois, que estão na Helibras passando por revisão geral. As quatro aeronaves pertenciam ao 4º BAvEx Batalhão Coronel Ricardo Pavanello, onde voaram por dez anos cumprindo missões na Amazonia.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 08 de março, publicamos 5 novas fotos nas páginas do IPEV Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, sediado no DCTA Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, São Paulo, e do 1º/2º GT Esquadrão Condor, sediado na Ala 11 no Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2010 do IPEV decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 02 de março de 2020. Além de cumprir missões de transporte de pessoal técnico e material de apoio do IPEV, o FAB-2010 também é utilizado como aeronave de ensaios e de treinamento no Curso de Ensaios em Voo.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer C-99A FAB-2520 do Esquadrão Condor na curta final para pouso na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 27 de fevereiro de 2020. O FAB-2520 foi o primeiro C-99A entregue para a Força Aérea Brasileira e começou a operar no Esquadrão Condor em 2006, depois de ser utilizado pela empresa aérea Rio Sul entre os anos de 1997 a 2004 como ERJ-145 Jet Class, com a matrícula PT-SPB.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 01 de março, publicamos 9 novas fotos nas páginas do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Ala 5 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do HU-91 Esquadrão Tucano, sediado na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, Amazonas. Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8907 do Esquadrão Pelicano durante uma missão de treinamento na Ala 5 no dia 28 de fevereiro de 2020. O FAB-8907 (ex-Esquadrão Pantera) é o segundo Black Hawk entregue ao Esquadrão Pelicano, que até o final de 2019 operava com uma aeronave emprestada pelos esquadrões Harpia ou Pantera. Atualmente, o 2º/10º GAv está operando com dois H-60L (FAB-8901 e FAB-8907) e dois SC-105 (FAB-6550 e FAB-6551). Os SC-105 FAB-2810 e FAB-2811 foram repassados para o Esquadrão Onça. Para o futuro, existe a possibilidade do Esquadrão Pelicano receber um terceiro SC-105 (FAB-6552) e a instalação da sonda REVO no FAB-6550, bem como a substituição dos H-60L por versões mais modernas e especializadas do Black Hawk.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) UH-12 Esquilo N-7080 do HU-91 Esquadrão Tucano no hangar do HU-41 Esquadrão Hipogrifo na Ala 9 em Belém, no Pará, durante um pernoite em 14 de novembro de 2019. O HU-91 (Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste) era o HU-3 (Terceiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral) até meados do ano passado, quando a Marinha do Brasil mudou a sua designação para que ele ficasse, de uma forma mais clara, associado ao 9º Distrito Naval, ao qual está subordinado.

Foto: Thyago Thomas - mec.thyago@gmail.com

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FEVEREIRO

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No dia 16 de fevereiro, publicamos 5 novas fotos na página do IPEV Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, sediado no DCTA Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, São Paulo. Na imagem acima, o Eurocopter H-55 Fennec FAB-8818 no DCTA no dia 03 de janeiro de 2020. Essa aeronave, chamada popularmente de "Esquilo biturbina" foi utilizada pelo GTE como VH-55 até 2010, quando foi transferida para o IPEV (junto com o FAB-8819) e foi utilizada até meados da década passada, quando foi desativada e armazenada. Em 2018, ela recebeu o novo padrão de pintura da FAB e voltou para o IPEV, onde é utilizada em voos de ensaios e no Curso de Ensaios em Voo.

Foto: Fábio Ramos de Andrade - fabio.bma@gmail.com

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No dia 09 de fevereiro, publicamos 17 novas fotos na página do 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado na Base de Aviação do Exército de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o primeiro Eurocopter HM-3 Cougar entregue para o 3º BAvEx, no dia 05 de fevereiro de 2020. O EB-4005 pertencia ao 4º BAvEx Batalhão Coronel Ricardo Pavanello, que está recebendo os Helibras (Airbus Helicopters) HM-4 Jaguar. O HM-3 Cougar é o modelo AS532 UE Cougar Mk.1, com algumas adaptações exigidas pelo Exército Brasileiro para ser usado no transporte tático e apoio logístico, podendo transportar vinte e dois soldados, além da tripulação.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na primeira atualização de 2020, publicamos 7 novas fotos nas páginas do 2º ETA Esquadrão Pastor, sediado na Ala 10 em Natal, no Rio Grande do Norte, e do HA-1 Esquadrão Lince, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2020 do 2º ETA pousando na Ala 5 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 27 de janeiro de 2020. Interessante observar que essa aeronave ostenta um tipo de estrela único na FAB, diferente do padrão utilizado nas outras aeronaves com a camuflagem cinza. No estabilizador vertical está o cachorro-piloto Mutley, personagem de desenhos animados da TV, que simboliza a fidelidade, a tenacidade, a coragem e a perseverança em cumprir as suas missões.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Leonardo (AgustaWestland) AH-11B Wild Lynx N-4001 do Esquadrão Lince decolando da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia no dia 16 de dezembro de 2019. Esse é o primeiro AH-11A Super Lynx modernizado para o padrão AH-11B Wild Lynx, com novos motores LHTEC CTS 800-4N, sistemas de navegação, painel com telas digitais e compatibilidade com óculos de visão noturna (NVG), processador tático, sistema de navegação por satélite, sistema de prevenção de colisão de tráfego (TCAS), sistema de identificação automática (AIS), receptor de alarme de radar (RWR), medidas de apoio à guerra eletrônica (MAGE) integradas com dispensadores de contramedidas (Chaff e Flare) e um novo guincho elétrico de resgate. Atualmente o Esquadrão Lince possui três AH-11B e deve receber outros cinco até o próximo ano.

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

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DEZEMBRO 2019

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Na última atualização de 2019, publicamos 3 novas fotos na página do 1º GTT Primeiro Grupo de Transporte de Tropa, sediado na Ala 2 em Anápolis, Goiás. Na imagem acima, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2854 decolando do Aeródromo de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, no dia 13 de dezembro de 2019. O "GTT 54" voou direto para Anápolis, onde nesse mesmo dia foi realizada a cerimônia de entrega para a Força Aérea Brasileira.

Foto: David Branco Filho - davidbranco.sjk@gmail.com

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No dia 15, publicamos 5 novas fotos na página do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Ala 1 em Brasília, no Distrito Federal, e subordinado ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GabAer). O Grupo de Transporte Especial possui três esquadrões: o GTE 1 para transportar o Presidente da República (VC-1 e VC-2), o GTE 2 para transportar os Ministros de Estado e demais autoridades (C-99A, VC-99A, VC-99B e VC-99C) e o GTE 3 para transportar o Presidente da República utilizando aeronaves de asas rotativas (VH-34, VH-35 e VH-36). Na imagem acima, o Embraer VC-99B Legacy FAB-2580 pousando na Ala 5 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 08 de novembro de 2019.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 08, publicamos 7 novas fotos nas páginas do 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediado na Ala 5 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do 1º/6º GAv Esquadrão Carcará, sediado na Ala 2 em Anápolis, Goiás. Na imagem acima, o Embraer A-29A Super Tucano FAB-5714 do Esquadrão Flecha retornando para a Ala 5 no dia 23 de outubro de 2019, após cumprir mais uma missão de interceptação na região da fronteira com o Paraguai.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Gates R-35A Learjet FAB-6001 do Esquadrão Carcará exposto na Ala 2 em Anápolis durante o Portões Abertos realizado no dia 08 de setembro de 2019. Os R-35A utilizam câmeras para fotografia vertical instaladas nas carenagens laterais em ambos os lados da fuselagem dianteira. O 1º/6º GAv conta também com os R-35AM, equipados com radar Thales DR-3000 Mk.2B para missões de guerra eletrônica e reconhecimento.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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No dia 01, publicamos 13 novas fotos nas páginas do ETA Esquadrão Guará, sediado na Ala 1 em Brasília, no Distrito Federal, e do VF-1 Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer U-100 Phenom FAB-3702 do Esquadrão Guará na Ala 1 em 26 de novembro de 2019. A missão básica do U-100 será o transporte aerologístico, atuando também no transporte de órgãos para transplantes, substituindo gradativamente os Gates U-35A Learjet.

Foto: Pablo Rodrigues Fontes - pablorofon@gmail.com

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Na imagem acima, o McDonnell Douglas/Embraer AF-1B Falcão N-1008 do Esquadrão Falcão na Ala 9 em Belém, no Pará, em 14 de novembro de 2019. Modernizados pela Embraer, os veteranos A-4KU e TA-4KU Skyhawk (ex-Kuwait) da Marinha do Brasil receberam radares ELTA 2032, HUD (Head-Up Display), painel de instrumentos com dois CMFD (Color Multi-Function Display), HOTAS (Hand On Throttle and Stick), computadores de bordo para cálculos de navegação e balística, OBOGS (On Board Oxygen Generation System), novos sistemas de geração de energia, novos rádios com sistema data-link, RWR (Radar Warning Receiver) e sistemas inerciais, além de completa revisão nos motores e sistemas associados.

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

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NOVEMBRO

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No dia 24 de novembro, publicamos 7 novas fotos na página do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Ala 5 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Em cerimônia realizada no dia 24 de novembro, o Pelicano recebeu o Airbus SC-105 Amazonas SAR FAB-6551, equipado com sonda fixa para reabastecimento em voo, que vai proporcionar a ampliação de sua autonomia. A previsão é que o FAB-6550 siga para a Espanha e também receba esse sistema, e quando retornar, o SC-105 FAB-2810 seja repassado para uma Unidade de transporte a ser definida, podendo ser o Esquadrão Onça ou o Esquadrão Arara. Também faz parte dos planos da FAB a encomenda de uma terceira aeronave, com a mesma configuração. 

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 17, abrimos a página do HU-41 Esquadrão Hipogrifo, sediado na Ala 9 em Belém, no Pará. O HU-41 é o mais novo esquadrão da Marinha do Brasil, tendo sido ativado no dia 29 de outubro de 2019, para realizar missões de transporte de carga e de tropa, Busca e Salvamento (SAR), Evacuação Aeromédica (EVAM) e inspeção dos rios e costa marítima do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, proporcionando importante apoio à Capitania dos Portos, aos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval Norte e ao 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) UH-15 Super Cougar N-7105 no hangar do HU-41 na Ala 9, no dia 14 de novembro de 2019. O N-7105 foi o primeiro UH-15 recebido pelo Hipogrifo, seguido pelo N-7103 e N-7104, todos operados anteriormente pelo HU-2 Pegasus da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. 

Foto: Leonardo Carvalho - leonardo.jm.carvalho@gmail.com

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No dia 10, publicamos 7 novas fotos nas páginas do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e do 1º BAvEx Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves, sediado na Base de Aviação do Exército de Taubaté, em São Paulo. Na imagem acima, o Cessna Grand Caravan FAB-2727 do Esquadrão Onça na cerimônia alusiva ao Dia do Aviador realizada na Ala 5, no dia 23 de outubro de 2019. Interessante observar que essa aeronave recebeu pintura nova e passou a ser designada como C-98A, embora seja um C-98 Grand Caravan da série inicial, que até julho de 2007 pertencia ao 7º ETA Esquadrão Cobra.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-4 Jaguar EB-5010 do 1º BAvEx na final para pouso no Aeroporto Municipal de Cascavel, no Paraná, no dia 21 de maio de 2019. Essa aeronave está equipada com os exaustores do motor que permitem a instalação dos supressores de calor para reduzir a assinatura térmica. O suporte na parte inferior do nariz é para a instalação do imageador térmico FLIR (Forward Looking Infra-Red).

Foto: Luiz Carlos Thomann Jr. - luizthomannjr@gmail.com

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No dia 03, publicamos 7 novas fotos nas páginas do HI-1 Esquadrão Garça, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e do IPEV Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, sediado no DCTA Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, São Paulo. Na imagem acima, o Bell IH-6B Jet Ranger III N-5046 do Esquadrão Garça no Aeroporto Municipal de Cascavel, Paraná, no dia 28 de junho de 2019, depois de cumprir mais um voo de instrução no Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval.

Foto: Luiz Carlos Thomann Jr. - luizthomannjr@gmail.com

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Na imagem acima, o Embraer C-95AM Bandeirante FAB-2283 do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo decolando do Aeroporto de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 22 de fevereiro de 2019. O IPEV tem suas instalações, incluindo hangares, laboratórios de instrumentação e calibração, estação de telemetria e sistemas de trajetografia fixa e móvel no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos. O seu distintivo mostra Santos Dumont realizando o primeiro ensaio em voo, quando pendurou o 14-bis no balão de número 14. A letra X no estabilizador vertical de suas aeronaves representa a atividade aeronáutica experimental em todo o mundo.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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OUTUBRO

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No dia 27 de outubro, publicamos 7 novas fotos nas páginas do 1º/3º GAv Esquadrão Escorpião, sediado na Ala 7 em Boa Vista, Roraima, e do 2º/3º GAv Esquadrão Grifo, sediado na Ala 6 em Porto Velho, Rondônia. Desde 2017 a Força Aérea Brasileira realiza na cidade de Cascavel, Paraná, a Operação Ostium, com o objetivo de reforçar a vigilância aérea na região de fronteira com o Paraguai e a Argentina. Na imagem acima, o Embraer A-29A Super Tucano FAB-5730 do Esquadrão Grifo retornando para o Aeroporto Municipal de Cascavel no dia 14 de junho de 2019, após cumprir mais uma missão na Ostium III.

Foto: Luiz Carlos Thomann Jr. - luizthomannjr@gmail.com

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Na imagem acima, o Embraer A-29A Super Tucano FAB-5708 do Esquadrão Escorpião retornando para o Aeroporto Municipal de Cascavel no dia 28 de setembro de 2018, após cumprir mais uma missão na Ostium II. Além dos esquadrões Escorpião e Grifo, o Flecha também envia suas aeronaves para Cascavel, embora a sua área de atuação seja na região de fronteira com a Bolívia.

Foto: Luiz Carlos Thomann Jr. - luizthomannjr@gmail.com

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No dia 20, publicamos 7 novas fotos nas páginas do 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado na Base de Aviação do Exército em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e do 1º EIA Esquadrão Cometa, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) HA-1 Fennec AvEx EB-1019 do 3º BAvEx em exposição no Portões Abertos realizado na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 25 de agosto de 2019. A previsão é que até 2020 o Batalhão Pantera esteja operando com todos os seus HA-1 Fennec modernizados para o padrão AvEx, enquanto a conversão para o HM-1 Pantera K2 e a entrada em serviço do HM-3 Cougar devem demorar mais alguns anos.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer T-27 Tucano FAB-1368 do Esquadrão Cometa em exposição no Portões Abertos realizado na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 25 de agosto de 2019. A expectativa é que os Tucanos da Força Aérea Brasileira sejam modernizados, recebendo equipamentos de comunicação e navegação mais avançados para permitir a formação de pilotos já ambientados com os modernos painéis digitais.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 13, publicamos 10 novas fotos nas páginas do GEIV Grupo Especial de Inspeção em Voo, sediado no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, e do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Raytheon BAe IU-93A FAB-6052 do GEIV pousando no Aeroporto Municipal de Cascavel, no Paraná, ao entardecer do dia 12 de julho de 2019. O IU-93 está equipado com o Sistema Automático de Inspeção em Voo (AFIS - Automatic Flight Inspection System) e o painel de inspeção SIERRA 9711 para aferir equipamentos de comunicação, trajetória de aproximação visual (VASIS e AVASIS), pouso por instrumentos (ILS), aproximação de precisão (PAPIS), luzes de aproximação (ALS), medidores de distância (DME), rádio-farol não direcional (NDB), estação VHF omnidirecional (VOR), recalada (VHF-DF), radares (primário, secundário) e de aproximação de precisão (PAR).

Foto: Luiz Carlos Thomann Jr. - luizthomannjr@gmail.com

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Na imagem acima, o CASA/EADS C-105 Amazonas FAB-2811 do Esquadrão Onça em exposição no Portões Abertos realizado na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 25 de agosto de 2019. Além dessa aeronave (ex-Pelicano), o 1º/15º GAv conta ainda com o C-105A FAB-2806 (ex-Arara) e o monomotor Cessna C-98 Grand Caravan FAB-2727 (ex-Cobra).

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 06, publicamos 5 novas fotos na página do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Ala 11 no Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Lockheed C-130M Hercules FAB-2467 no Aeroporto Municipal de Cascavel, no Paraná, na noite de 30 de junho de 2019. O 1º/1º GT é o único esquadrão da FAB que utiliza os Hercules, que deverão permanecer em uso até o final desta década, quando serão substituídos pelo Embraer KC-390.

Foto: Luiz Carlos Thomann Jr. - luizthomannjr@gmail.com

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SETEMBRO

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No dia 29 de setembro, publicamos 10 novas fotos nas páginas do 1º GDA Esquadrão Jaguar, sediado na Ala 2 em Anápolis, Goiás, e do HS-1 Esquadrão Guerreiro, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4849 do Esquadrão Jaguar liderando as aeronaves do Pampa, Primeiro Grupo de Caça e Pacau sobre a Esplanada dos Ministérios em Brasília, Distrito Federal, durante o Desfile Militar da Independência, no dia 07 de setembro de 2019.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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Na imagem acima, o Sikorsky SH-16 Seahawk N-3037 do Esquadrão Guerreiro decolando do Porta-Helicópteros Multipropósito A140 Atlântico no litoral do Rio de Janeiro, no dia 08 de maio de 2019. O SH-16 operado pela Marinha do Brasil é uma versão do MH-60R da US NAVY, modificada para realizar missões ASW (Guerra Antissubmarinos) e ASuW (Guerra Ar-Superfície).

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

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No dia 22, publicamos 6 novas fotos nas páginas do VF-1 Esquadrão Falcão, da Marinha do Brasil, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro, e do 1º/2º GT Esquadrão Condor, sediado na Ala 11 no Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o McDonnell Douglas/Embraer AF-1B Falcão N-1013 na Ala 2 em Anápolis, Goiás, no dia 08 de setembro. Essa é a mais nova aeronave do VF-1, tendo sido entregue no dia 06 de setembro, durante cerimônia nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto. Esta atualização marca a retirada de todas as fotos dos AF-1 e AF-1A da página do VF-1, porque agora o esquadrão está operando somente com as aeronaves modernizadas AF-1B e AF-1C. 

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2013 do Esquadrão Condor no Aeroporto Internacional Tom Jobim / Ala 11 Galeão na cidade do Rio de Janeiro, no dia 1º de julho de 2019. Além do C-97 para missões de médio alcance, o 1º/2º GT opera com o jato bimotor C-99A, também fabricado pela Embraer, utilizado principalmente para missões de longo alcance e internacionais.

Foto: Hélio Bastos Salmon - hbsalmon43@gmail.com

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No dia 15, publicamos 7 novas fotos na página do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa, sediado na Ala 2 em Anápolis, Goiás. No dia 04 de setembro de 2019, a Embraer e a Força Aérea Brasileira realizaram a cerimônia de entrega do FAB-2853, o primeiro KC-390 Millennium do 1º GTT. O primeiro KC-390 deveria ser o FAB-2852, mas devido a um acidente com perda total do primeiro protótipo, essa aeronave permaneceu com a Embraer para ser utilizada nos voos de ensaios e homologação, devendo em breve também ser entregue ao 1º GTT.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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No dia 08, publicamos 8 novas fotos nas páginas do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa e do 5º ETA Esquadrão Pégaso, ambos sediados na Ala 3 em Canoas, no Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4852 do Esquadrão Pampa em exposição no Portões Abertos realizado na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 25 de agosto de 2019. O 1º/14º GAv realiza missões de interceptação, combate aéreo e ataque ao solo, com o emprego de mísseis guiados ar-ar, foguetes ar-solo não-guiados e bombas convencionais.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2008 do Esquadrão Pégaso chegando na Ala 5 no dia 25 de agosto. Essa aeronave foi utilizada no apoio à Esquadrilha da Fumaça em sua apresentação no Portões Abertos, transportando mecânicos, ferramentas e peças sobressalentes. O Brasília está equipado com duas turbinas Pratt & Whitney PW-118 com 1.850 shp cada, tem velocidade máxima de 556 km/h e autonomia de 1.750 km com 30 passageiros. O peso vazio é de 7.580 kg e o peso máximo de decolagem é de 11.500 kg.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia primeiro, publicamos 9 novas fotos nas páginas de dois esquadrões participantes do Portões Abertos da Ala 5 em Campo Grande, no dia 25 de agosto: o HU-61 Esquadrão Gavião, sediado na Base Fluvial de Ladário, no Mato Grosso do Sul, e do 2º EIA Esquadrão Apolo, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. Na imagem acima, Helibras (Eurocopter) UH-12 Esquilo N-7053 do Esquadrão Gavião, que recentemente alterou a sua designação de Quarto Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4) para Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (HU-61). O Comando da Marinha alterou as designações dos três esquadrões distritais (HU-3, HU-4 e HU-5) para ficarem de acordo com o Distrito Naval a que estão subordinados (9º DN, 6º DN e 5º DN).

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Neiva T-25C Universal FAB-1967 do Esquadrão Apolo em exposição dentro do hangar do Esquadrão Pelicano. A missão do Segundo Esquadrão de Instrução Aérea (2º EIA) é ministrar a instrução primária e básica aos Cadetes do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, onde voam cerca de 75 horas no T-25 Universal.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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AGOSTO

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No dia 25 de agosto, publicamos 19 novas fotos na página do EDA Esquadrão de Demonstração Aérea - Esquadrilha da Fumaça, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. Na imagem acima, os Embraer A-29A Super Tucano FAB-5707 (Fumaça 1), FAB-5710 (Fumaça 2), FAB-5703 (Fumaça 4), FAB-5724 (Fumaça 5), FAB-5712 (Fumaça 6) e FAB-5719 (Fumaça 7) chegando na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para participar do Portões Abertos realizado no dia 25 de agosto de 2019, véspera do aniversário da cidade.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 18, publicamos 13 novas fotos nas páginas do 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediado na Ala 5, e do 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado na Base de Aviação do Exército, ambos em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, os Embraer A-29B Super Tucano FAB-5939 e FAB-5931 do Esquadrão Flecha pousando na Ala 5, no dia 26 de julho. Além de cumprir missões de ataque aéreo e patrulhamento na fronteira, o 3º/3º GAv é uma Unidade de Formação de Líderes de Esquadrilhas de Caça da Força Aérea Brasileira.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-1 Pantera K2 EB-2024 do 3º BAvEx decolando da Base de Aviação do Exército de Campo Grande, no dia 05 de maio. Esse é o primeiro Pantera K2 do Batalhão Pantera e está sendo utilizado no treinamento dos pilotos e mecânicos, preparando-os para o recebimento de mais aeronaves.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 11, publicamos 24 novas fotos nas páginas do 3º/10º GAv Esquadrão Centauro, sediado na Ala 4 em Santa Maria, Rio Grande do Sul, e do HU-91 Esquadrão Tucano, sediado na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, Amazonas. Na imagem acima, os Embraer/Alenia/Aermacchi A-1A FAB-5539 e FAB-5533 do Esquadrão Centauro decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 17 de maio, para cumprir mais uma missão de ataque ao solo durante o EXOP Tápio 2019.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) UH-12 Esquilo N-7058 do Esquadrão Tucano na Ala 8 em Manaus, Amazonas, no dia 15 de fevereiro de 2019. O Comando da Marinha alterou a designação dos três esquadrões distritais (HU-3, HU-4 e HU-5) para ficarem de acordo com o Distrito Naval a que estão subordinados (9º DN, 6º DN e 5º DN). O Terceiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-3) passou a ser denominado Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (HU-91).

Foto: Davi Brito - davibrito1995@hotmail.com

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No dia 04, publicamos 7 novas fotos nas páginas do 1º/7º GAv Esquadrão Orungan e do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, ambos sediados na Ala 12 em Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Lockheed / CASA P-3AM Orion FAB-7203 do Esquadrão Orungan no Aeroporto Internacional Tom Jobim / Ala 11 Galeão na cidade do Rio de Janeiro, no dia 9 de julho de 2019. Além da vigilância marítima e guerra antissubmarino, os P-3AM também realizam missões de busca e salvamento no Atlântico Sul, cobrindo uma área com mais de seis milhões de quilômetros quadrados.

Foto: Hélio Bastos Salmon - hbsalmon43@gmail.com

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Na imagem acima, o Northrop/Embraer F-5EM Tiger II FAB-4865 do Primeiro Grupo de Aviação de Caça no Aeroporto Internacional Tom Jobim / Ala 11 Galeão na cidade do Rio de Janeiro, no dia 1º de julho de 2019. O 1º GAvC possui dois esquadrões: o 1º/1º GAvC Esquadrão Jambock e o 2º/1º GAvC Esquadrão Pif-paf. As duas Unidades realizam missões de ataque à superfície e defesa aérea, utilizando de forma compartilhada todos os F-5EM e F-5FM Tiger II sediados em Santa Cruz.

Foto: Hélio Bastos Salmon - hbsalmon43@gmail.com

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JULHO

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No dia 21 de julho, publicamos 7 novas fotos nas páginas do 1º/2º GT Esquadrão Condor, sediado na Ala 11 no Galeão, na cidade do Rio de Janeiro, e do 1º/11º GAv Esquadrão Gavião, sediado na Ala 10 em Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2012 do Esquadrão Condor pousando na Ala 11 no dia 09 de maio de 2019. Os C-97 do 1º/2º GT são utilizados em missões de médio alcance e pouca quantidade de carga, onde o uso do C-99A seria muito dispendioso.

Foto: Hélio Bastos Salmon - hbsalmon43@gmail.com

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Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) H-50 Esquilo FAB-8783 do Esquadrão Gavião decolando da Academia da Força Aérea em Pirassununga, São Paulo, no dia 10 de maio de 2018. O 1º/11º GAv mantém, em sistema de rodízio, pelo menos um Esquilo na Academia da Força Aérea para atender eventuais necessidades de Busca e Salvamento. Nessas missões, o assento do co-piloto é removido para dar lugar ao material de resgate.

Foto: João Paulo Zeitoun Moralez - joaopaulo@hunterpress.com.br

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No dia 14, publicamos 12 novas fotos nas páginas de dois esquadrões que utilizaram o Black Hawk no EXOP Tápio 2019: o 5º/8º GAv Esquadrão Pantera, sediado na Ala 4 em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e o 7º/8º GAv Esquadrão Harpia, sediado na Ala 8 em Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8916 do Esquadrão Pantera na Ala 5 no dia 14 de maio. Observar que essa aeronave, além do adesivo da Dimensão 22 e a pantera símbolo do esquadrão, tem o emblema do 5º GAv na carenagem do motor.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8904 do Esquadrão Harpia na Ala 5 no dia 14 de maio, taxiando para mais uma missão de Combate-SAR. Essa aeronave está equipada com o ESSS (External Stores Support System) para a instalação de quatro tanques de combustível, mísseis ou lançadores de foguetes ar-solo.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 07, publicamos 10 novas fotos nas páginas do 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Ala 1 em Brasília, no Distrito Federal, e do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Ala 5 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Bombardier (Gates) U-55C Learjet FAB-6100 do Esquadrão Guará decolando da Ala 5 no dia 02 de julho de 2019. A previsão é que essa aeronave, única na FAB, permaneça em uso mesmo com a entrada em serviço dos Embraer U-100 Phenom, que vão substituir os Learjet da versão U-35A.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o CASA/EADS SC-105 Amazonas FAB-2810 do Esquadrão Pelicano pousando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 06 de maio de 2019. A previsão é que essa aeronave seja substituída ainda neste ano pelo segundo SC-105 Amazonas SAR (FAB-6551), devendo ser entregue ao Esquadrão Arara, onde vai atuar como aeronave SAR de apoio, da mesma forma que o FAB-2811 entregue ao Esquadrão Onça.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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JUNHO

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No dia 30 de junho, publicamos 9 novas fotos nas páginas dos outros dois esquadrões que utilizaram o Bandeirante no EXOP Tápio 2019: o 5º ETA Esquadrão Pégaso, sediado na Ala 3 em Canoas, no Rio Grande do Sul, e o 2º ETA Esquadrão Pastor, sediado na Ala 10 em Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Embraer C-95CM Bandeirante FAB-2341 do 5º ETA decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 08 de maio.

Foto: Jorge Luis Kasper - jorge_kasper@hotmail.com

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Na imagem acima, o Embraer C-95CM Bandeirante FAB-2339 do Esquadrão Pastor decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 02 de maio. O símbolo do 2º ETA é o cachorro-piloto Mutley, personagem de desenhos animados da TV, por simbolizar a fidelidade, a tenacidade, a coragem e a perseverança em cumprir as suas missões. O seu lema é "Dois é bom".

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 23, publicamos 10 novas fotos nas páginas do 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Ala 2 em Anápolis, Goiás, e do HU-2 Esquadrão Pegasus, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer R-99 FAB-6750 do Esquadrão Guardião pousando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 14 de maio. No EXOP Tápio 2019 o R-99 cumpriu missões de vigilância do campo de batalha utilizando o radar de visão lateral de abertura sintética e o scanner multiespectral EPS-31T.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) UH-15A Super Cougar SAR N-7202 do Esquadrão Pegasus na Base de Aviação do Exército de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 15 de maio. No EXOP Tápio 2019 o UH-15A cumpriu missões SAR e C-SAR diurnas e noturnas, utilizando o farol de busca Spectrolab SX-16 Nightsun. Essa foi a primeira vez que a Marinha do Brasil participou do EXOP Tápio realizado pela Força Aérea Brasileira.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 16, publicamos 9 novas fotos nas páginas do 1º/3º GAv Esquadrão Escorpião, sediado na Ala 7 em Boa Vista, Roraima, e do 2º/3º GAv Esquadrão Grifo, sediado na Ala 6 em Porto Velho, Rondônia. Na imagem acima, o Embraer A-29B Super Tucano FAB-5926 do Esquadrão Grifo decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 02 de maio de 2019. Essa aeronave está equipada com o imageador térmico FLIR Systems AN/AAQ-22 Star SAFIRE III instalado no suporte ventral na parte dianteira da fuselagem e operado pelo piloto do assento traseiro.

Foto: Jorge Luis Kasper - jorge_kasper@hotmail.com

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Na imagem acima, o Embraer A-29A Super Tucano FAB-5727 do Esquadrão Escorpião na Ala 5 no dia 14 de maio. No EXOP Tápio 2019 os esquadrões Escorpião, Grifo e Flecha realizaram missões de patrulha aérea, ataque ao solo e apoio ao Combate-SAR, inclusive à noite com o imageador térmico Star SAFIRE III e NVG (Night Vision Goggles - óculos de visão noturna).

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 09, publicamos 13 novas fotos nas páginas do 1º/15º GAv Esquadrão Onça, sediado na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e do HI-1 Esquadrão Garça, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o CASA/EADS C-105 Amazonas FAB-2811 do Esquadrão Onça pousando na Ala 5 no dia 06 de maio. No EXOP Tápio 2019 o 1º/15º GAv realizou missões de lançamento de paraquedistas e cargas à baixa altura. Esse Amazonas pertencia ao Esquadrão Pelicano e as janelas em forma de bolha foram mantidas, podendo atuar como aeronave de apoio em missões SAR.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Bell IH-6B Jet Ranger III N-5054 do Esquadrão Garça voando na região da BAeNSPA no dia 10 de maio de 2017. A missão do HI-1 é realizar a parte prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais, complementando o ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval.

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

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No dia 02, publicamos 10 novas fotos na página do 2º/8º GAv Esquadrão Poti, sediado na Ala 6 em Porto Velho, Rondônia. Na imagem acima, os Mil AH-2 Sabre FAB-8960 e FAB-8962 na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 14 de maio. No EXOP Tápio 2019 o Esquadrão Poti realizou missões de escolta, ataque ao solo, infiltração e exfiltração de Forças Especiais e Busca e Salvamento em Combate (C-SAR).

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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MAIO

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No dia 26 de maio, publicamos 11 novas fotos nas páginas de dois esquadrões que utilizaram o Bandeirante no EXOP Tápio 2019: o 1º ETA Esquadrão Tracajá, sediado na Ala 9 em Belém, no Pará, e o 3º ETA Esquadrão Pioneiro, sediado na Ala 11 no Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Embraer C-95BM Bandeirante FAB-2344 do Esquadrão Tracajá pousando na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 15 de maio.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer C-95CM Bandeirante FAB-2336 do Esquadrão Pioneiro decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 04 de maio. No EXOP Tápio os C-95BM e C-95CM do 1º ETA, 3º ETA, 5º ETA e 1º/5º GAv realizaram missões táticas de lançamento de paraquedistas e cargas leves.

Foto: Jorge Luis Kasper - jorge_kasper@hotmail.com

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No dia 19, publicamos 13 novas fotos nas páginas do 1º/10º GAv Esquadrão Poker, sediado na Ala 4 em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do 1º/8º GAv Esquadrão Falcão, sediado na Ala 10 em Natal, no Rio Grande do Norte. Na imagem acima, o Embraer/Alenia/Aermacchi A-1AM FAB-5523 do Esquadrão Poker pousando na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 14 de maio. No EXOP Tápio o 1º/10º GAv realizou missões de ataque ao solo e reconhecimento tático, utilizando o casulo de reconhecimento tático Rafael RECCELITE, de fabricação israelense.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) H-36 Caracal FAB-8519 do Esquadrão Falcão na Base de Aviação do Exército de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 15 de maio. Essa aeronave está equipada com uma torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red) na parte inferior do nariz, sistemas de autoproteção com lançadores de chaff e flare, RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver) e MAWS (Missile Approach Warning System), além de sonda para reabastecimento em voo, guincho e flutuadores para missões de Combate-SAR.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 12, publicamos 12 novas fotos nas páginas do 3º/8º GAv Esquadrão Puma, sediado na Ala 12 em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e do 1º/9º GAv Esquadrão Arara, sediado na Ala 8 em Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) H-36 Caracal FAB-8515 do Esquadrão Puma decolando da Base de Aviação do Exército de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 06 de maio. No EXOP Tápio os H-36 do 3º/8º GAv, do 1º/8º GAv e o UH-15A do HU-2 utilizaram as instalações do 3º BAvEx, de onde decolavam para realizar missões de Combate-SAR.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o CASA/EADS C-105A Amazonas FAB-2809 do Esquadrão Arara decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 04 de maio. No EXOP Tápio o Esquadrão Arara realizou missões de lançamento de paraquedistas e cargas à baixa altura.

Foto: Jorge Luis Kasper - jorge_kasper@hotmail.com

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No dia 05, publicamos 10 novas fotos nas páginas do 3º/3º GAv Esquadrão Flecha, sediado na Ala 5 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Ala 1 em Brasília, no Distrito Federal. Na imagem acima, o Embraer A-29B FAB-5932 e o A-29A FAB-5721 Super Tucano pousando na Ala 5 no dia 30 de abril. No EXOP Tápio os esquadrões Flecha, Escorpião e Grifo realizaram missões de patrulha aérea, ataque ao solo e apoio ao Combate-SAR.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Airbus VC-1 FAB-2101 do GTE Grupo de Transporte Especial chegando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 15 de abril. O VC-1 é uma versão militarizada do ACJ Airbus Corporate Jetliner, que por sua vez é uma versão VIP do Airbus A319 de uso comercial. No GTE o FAB-2101 é utilizado exclusivamente no transporte do Presidente da República.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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ABRIL

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No dia 28 de abril, publicamos 20 novas fotos nas páginas do 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado na Base de Aviação do Exército de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e do 2º/6º GAv Esquadrão Guardião, sediado na Ala 2 em Anápolis, Goiás. Na imagem acima, o primeiro Helibras (Airbus Helicopters) HM-1 Pantera K2 do 3º BAvEx durante a cerimônia de entrega realizada em Campo Grande no dia 25 de abril. O EB-2024 pertencia ao 2º BAvEx Batalhão Guerreiro e vai ser utilizado no treinamento dos pilotos e mecânicos, preparando o 3º BAvEx para o recebimento de mais aeronaves.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer E-99 FAB-6700 do Esquadrão Guardião decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 25 de abril. No EXOP Tápio 2019 o E-99 cumpriu missões de Alarme Aéreo Antecipado utilizando o radar Ericsson PS-890 Erieye. As aeronaves do Esquadrão Guardião foram essenciais no EXOP e por isso voaram dia e noite, mantendo uma constante vigilância do espaço aéreo na região.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 21, publicamos 11 novas fotos nas páginas do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Ala 11 no Galeão, na cidade do Rio de Janeiro, e do 2º/10º GAv Esquadrão Pelicano, sediado na Ala 5 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Lockheed C-130M Hercules FAB-2467 do Esquadrão Gordo pousando na Ala 5 no dia 18 de abril de 2019, trazendo equipamentos e integrantes dos esquadrões que participaram do EXOP Tápio 2019, realizado na Ala 5 entre os dias 23 de abril e 17 de maio. As fotos das aeronaves de todos os esquadrões participantes serão publicadas em nossas próximas atualizações.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8901 do Esquadrão Pelicano decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 17 de abril de 2019. O FAB-8901 é o único Black Hawk entregue para o 2º/10º GAv e realiza missões de Busca e Salvamento em conjunto com outro Black Hawk emprestado pelo Esquadrão Harpia ou Esquadrão Pantera, até a chegada de mais helicópteros para completar a sua dotação.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 14, publicamos 5 novas fotos na página do HU-5 Esquadrão Albatroz, sediado na Base de Aviação Naval do Rio Grande, na Ilha do Terrapleno de Leste na Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul. Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) UH-12 Esquilo N-7054 decolando da Base de Aviação Naval do Rio Grande no dia 16 de novembro de 2015. O HU-5 realiza operações ribeirinhas e patrulhas fluviais, missões de busca e salvamento (SAR), esclarecimento visual, transporte de tropa, evacuação aeromédica (EVAM), ligação e observação, apoio logístico, apoio às operações especiais, reconhecimento armado e ataque aéreo na região Sul, operando também embarcado em navios da Marinha do Brasil.

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

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No dia 07, publicamos 10 novas fotos nas páginas do 5º/8º GAv Esquadrão Pantera, sediado na Ala 4 em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do 7º/8º GAv Esquadrão Harpia, sediado na Ala 8 em Manaus, no Amazonas. Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8903 do Esquadrão Harpia em alerta SAR na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 27 de março de 2019. Desde o ano passado, o Pantera e o Harpia mantém (em sistema de rodízio) um Black Hawk na Ala 5 para apoiar o Esquadrão Pelicano nas missões de Busca e Salvamento, até a chegada de mais helicópteros para completar a sua dotação.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Sikorsky H-60L Black Hawk FAB-8911 do Esquadrão Pantera decolando da Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 22 de outubro de 2018. Durante o período desdobrado na Ala 5, os Black Hawks do Pantera e do Harpia realizam as missões de Busca e Salvamento somente com pilotos e equipes SAR do Esquadrão Pelicano.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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MARÇO

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No dia 31 de março, publicamos 22 novas fotos na página do VF-1 Esquadrão Falcão, da Marinha do Brasil, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o McDonnell Douglas/Embraer AF-1C Falcão N-1022 pousando na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 22 de março. O Esquadrão Falcão participou da Operação Celeiro IV, realizada entre os dias 20 e 29 de março, cumprindo missões de interdição aérea e apoio tático aos Fuzileiros Navais na região do Pantanal.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 24, publicamos 14 novas fotos na página do 3º BAvEx Batalhão Pantera, sediado na Base de Aviação do Exército de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) HA-1 Fennec AvEx EB-1003 decolando do BAvEx no dia 12 de março de 2019 com destino a Ponta Porã, onde participou da Operação Rotores do Oeste, realizada pelo Exército Brasileiro na região de fronteira com o Paraguai.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 17, publicamos 6 novas fotos na página do 3º/7º GAv Esquadrão Netuno, sediado na Ala 9 em Belém, no Pará. Na imagem acima, o Embraer P-95BM Bandeirante Patrulha FAB-7101 na Ala 9 no dia 08 de março de 2019. A principal missão do Esquadrão Netuno é realizar o patrulhamento do litoral norte e da foz do rio Amazonas, com suas dezenas de ilhas e extensas regiões alagadas.

Foto: Thyago Thomas - mec.thyago@gmail.com

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No dia 10, publicamos 9 novas fotos nas páginas do 6º ETA Esquadrão Guará, sediado na Ala 1 em Brasília, Distrito Federal, e do GEIV Grupo Especial de Inspeção em Voo, sediado no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Bombardier (Gates) U-55C Learjet FAB-6100 em Brasília, no dia 02 de fevereiro de 2019. Esse Learjet é o antigo PT-OCA que pertenceu ao Banco Bamerindus, até ser repassado para a Força Aérea Brasileira, onde operou no GTE até 2012, quando foi entregue ao 6º ETA. Em 2013 ele foi retirado de uso e permaneceu armazenado no PAMA-LS. Depois de uma extensa revisão, foi posto novamente em operação no dia 14 de novembro de 2018.

Foto: Pablo Rodrigues Fontes - pablorofon@gmail.com

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Na imagem acima, o Embraer IU-50 Legacy FAB-3603 do GEIV na Ala 5 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 19 de fevereiro de 2019. O IU-50 é uma versão do jato executivo de porte médio Legacy 500 especialmente adaptada para cumprir missões de inspeção de radares, equipamentos de comunicação e de trajetória, sistemas de aproximação visual e por instrumentos.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 03, publicamos 16 novas fotos na página do 1º GTT Grupo de Transporte de Tropa, sediado na Ala 2 em Anápolis, Goiás. Embora ainda não tenha sido entregue oficialmente para a Força Aérea Brasileira, o Embraer KC-390 Millennium FAB-2852 é um dos que serão entregues para o 1º GTT, e como parte do processo de homologação, essa aeronave foi deslocada para a Ala 5 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde participou da Operação Guarani 2019, entre os dias 10 de fevereiro e 01 de março. Os voos de lançamento de cargas foram realizados na Fazenda Boa Vista, a cerca de 30 Km de Campo Grande, sempre acompanhados pelo Embraer Phenom 300 PP-XVL.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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FEVEREIRO

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No dia 24 de fevereiro, publicamos 10 novas fotos nas páginas do GTE Grupo de Transporte Especial, sediado na Ala 1 em Brasília, no Distrito Federal, e do HU-4 Esquadrão Gavião, sediado na Base Fluvial de Ladário, no Mato Grosso do Sul. Na imagem acima, o Embraer VC-99B Legacy FAB-2584 do GTE decolando da Ala 5 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 22 de fevereiro de 2019.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Helibras (Eurocopter) UH-12 Esquilo N-7053 do Esquadrão Gavião sobrevoando o Pantanal do Mato Grosso do Sul no dia 17 de novembro de 2014. Criado para apoiar os navios da Flotilha de Mato Grosso e o Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa), o HU-4 realiza operações ribeirinhas e patrulhas fluviais, missões de busca e salvamento (SAR), esclarecimento visual, transporte de tropa, evacuação aeromédica (EVAM), ligação e observação, apoio logístico, apoio às operações especiais, reconhecimento armado e ataque aéreo.

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

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No dia 17, publicamos 9 novas fotos nas páginas do 1º BAvEx Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves, sediado na Base de Aviação do Exército de Taubaté, em São Paulo, e do 1º ETA Esquadrão Tracajá, sediado na Ala 9 em Belém, no Pará. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-4 Jaguar EB-5011 na Base de Aviação do Exército de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 22 de novembro de 2018.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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Na imagem acima, o Embraer C-97 Brasília FAB-2017 do Esquadrão Tracajá no Aeroporto Internacional de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 14 de janeiro de 2019. Essa aeronave é a única operada por um Esquadrão de Transporte da FAB que ostenta a pintura branca com a faixa azul, sendo utilizada principalmente para o transporte de passageiros em missões humanitárias e de apoio ao Exército Brasileiro na região amazônica.

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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No dia 10, publicamos 5 novas fotos na página do HU-2 Esquadrão Pegasus, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) AH-15B Super Cougar N-4101 no Navio Doca Multipropósito G40 Bahia, atracado no píer da Praça Mauá na cidade do Rio de Janeiro, no dia 27 de junho de 2018. Essa aeronave está equipada com o radar Telephonics AN/APS-143C(V)3 OceanEye, torreta FLIR (Forward Looking Infra-Red), sistemas de autoproteção com lançadores de chaff e flare, RWR (Radar Warning Receiver), LWR (Laser Warning Receiver), MAWS (Missile Approach Warning System), TDMS (Sistema de Gestão Tática de Dados) e dois mísseis MDBA AM 39 Exocet para emprego contra alvos navais.

Foto: Guilherme Wiltgen - wiltgen@defesaaereanaval.com.br

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No dia 03, publicamos 11 novas fotos nas páginas do HU-1 Esquadrão Águia, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e do 2º/2º GT Esquadrão Corsário, sediado na Ala 11 no Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Eurocopter UH-13 Fennec N-7062 do Esquadrão Águia pousando no Navio de Apoio Oceanográfico H44 Ary Rongel na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George, Antártica, no dia 14 de janeiro de 2019. O HU-1 é o único esquadrão da Marinha do Brasil que realiza missões de apoio logístico às missões OPERANTAR para ressuprimento da Estação Antártica Comandante Ferraz.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos - makitec@terra.com.br

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Na imagem acima, o Boeing C-767 FAB-2900 do Esquadrão Corsário decolando da Ala 5 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 25 de janeiro de 2019. Nesse dia a Força Aérea Brasileira realizou uma missão de apoio ao Exército Brasileiro, deslocando para Boa Vista, Roraima, um contingente de 226 militares do Comando Militar do Oeste que vão auxiliar o Governo Federal no acolhimento aos imigrantes venezuelanos.  

Foto: Luciano Porto - luciano@spotter.com.br

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JANEIRO

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No dia 27 de janeiro, publicamos 16 novas fotos nas páginas do 4º BAvEx Batalhão Coronel Ricardo Pavanello, sediado na Base de Aviação do Exército de Manaus, no Amazonas, e do 1º/2º GT Esquadrão Condor, sediado na Ala 11 no Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Helibras (Airbus Helicopters) HM-4 Jaguar EB-5009 na cerimônia de troca de comando do 4º BAvEx, no dia 24 de janeiro de 2019. O EB-5009 é o primeiro HM-4 entregue para o 4º BAvEx e vai começar a substituir os HM-3 Cougar, que serão enviados para o 3º BAvEx em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Foto: Davi Brito - davibrito1995@hotmail.com

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Na imagem acima, o Embraer C-99A FAB-2523 do Esquadrão Condor no Aeroporto Almirante Marco Andrés Zar em Trelew, na Província de Chubut, Argentina, no dia 13 de janeiro de 2019. Essa aeronave foi utilizada no apoio logístico à missão OPERANTAR XXXVII, dentro do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), transportando até Punta Arenas, no Chile, os pesquisadores brasileiros que atuam na Estação Antártica Comandante Ferraz.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos

 - makitec@terra.com.br

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Na primeira atualização de 2019, publicamos 4 novas fotos na página do 1º/1º GT Esquadrão Gordo, sediado na Ala 11 no Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. Na imagem acima, o Lockheed C-130M Hercules FAB-2467 pousando na Base Presidente Eduardo Frei Montalva, na Ilha Rei George, Antártica, no dia 15 de janeiro. Essa aeronave foi utilizada no apoio logístico à missão OPERANTAR XXXVII, dentro do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). O Esquadrão Gordo é a única Unidade da FAB a realizar missões de ressuprimento da Estação Antártica Comandante Ferraz.

Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos

 - makitec@terra.com.br

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